Compartilhe!!!


Vivendo o essencial: seja onde estiver

O meu convite nesse mês de maio é para uma jornada pelo livro de Daniel. Te convido a conhecer um pouco mais desse personagem, de sua história, mas principalmente, do seu relacionamento com Deus.

Nessa trajetória algumas perguntas devem permear nossas mentes:

- Por que o livro de Daniel está na Bíblia?

- Em que esse livro, e essa história, contribuem para a missão de Deus de salvar a humanidade?

- Como esse livro se relaciona com a salvação em Jesus Cristo?

- Em que o meu relacionamento com Cristo é transformado ao aprender essa história?

 

Quais dessas perguntas você consegue responder?

Se sua resposta hoje for “nenhuma”, tudo bem. Mas ao fim dessa jornada, desejo de coração que você consiga responder a todas elas. Afinal, ser um discípulo de Cristo é também ser obediente no estudo de sua Palavra.

Por isso, te convido a uma jornada pelo livro de Daniel parar descobrirmos essa respostas e aprender um pouco mais sobre a manusear esse livro incrível que é a Bíblia.

O contexto do livro

O livro de Daniel foi escrito, muito provavelmente, para os judeus exilados na Babilônia, com o objetivo de lembra-los do controle soberano de Deus sobre a história mundial e para fortalecer esse povo com as promessas de Deus de restauração.

Ao ler o livro de Daniel percebemos essa temática da soberania de Deus claramente. Daniel aponta para um Deus que tem poder sobre todo tempo, lugar e circunstância, mostrando o agir de Deus em meio a um povo pagão e reis que nem mesmo conheciam a Deus.

A história se passa na Babilônia, capital do império babilônico, onde hoje seria o Iraque, cerca de 90 km de Bagdá. E os personagens que envolvem a história são principalmente Daniel, mas também outros três jovens: Ananias, Misael e Azarias.

Estes quatro personagens são jovens que faziam parte da corte em Judá. Jovens, bonitos, inteligentes, que são escolhidos para um treinamento de três anos com o objetivo de servirem ao rei Nabucodonosor.

No exílio na Babilônia esses jovens enfrentam provações em sua fé, sendo que seu posicionamento convicto de servir ao Deus de Judá, o Deus verdadeiro, trás sérias consequências e grandes histórias para suas biografias.

Compreendendo o texto bíblico

Nesse primeiro estudo vamos ficar no capítulo 1 do livro de Daniel. Essa capítulo relato o tempo e que tudo isso aconteceu e também a ida de Daniel e seus amigos até a Babilônia. Vemos, também, que o próprio rei Nabucodonosor solicita jovens como Daniel e seus amigos para um treinamento, pois era da sua vontade que esses jovens o servissem.

“Então o rei ordenou que Aspenaz, o chefe dos oficiais da sua corte, trouxesse alguns dos israelitas da família real e da nobreza; jovens sem defeito físico, de boa aparência, cultos, inteligentes, que dominassem os vários campos do conhecimento e fossem capacitados para servir no palácio do rei. Ele devia ensinar-lhes a língua e a literatura dos babilônios”. Daniel 1:3,4

Nabucodonosor designa a esse grupo de jovens uma comida especial, tirada de sua própria mesa, para que fossem bem servidos e tivessem boa aparência. No entanto, Daniel e seus amigos decidem se abster dessa comida por alguns motivos bem específicos:  

“Daniel, contudo, decidiu não se tornar impuro com a comida e com o vinho do rei, e pediu ao chefe dos oficiais permissão para se abster deles. E Deus fez com que o homem fosse bondoso para com Daniel e tivesse simpatia por ele. Apesar disso, ele disse a Daniel: "Tenho medo do rei, o meu senhor, que determinou a comida e a bebida de vocês. E se ele os achar menos saudáveis que os outros jovens da mesma idade? O rei poderia pedir a minha cabeça por causa de vocês". Daniel disse então ao homem que o chefe dos oficiais tinha encarregado de cuidar de Daniel, Hananias, Misael e Azarias: "Peço-lhe que faça uma experiência com os seus servos durante dez dias: Não nos dê nada além de vegetais para comer e água para beber. Depois compare a nossa aparência com a dos jovens que comem a comida do rei, e trate os seus servos de acordo com o que você concluir". Ele concordou e fez a experiência com eles durante dez dias. Passados os dez dias eles pareciam mais saudáveis e mais fortes do que todos os jovens que comiam a comida da mesa do rei”. Daniel 1:8-15

Os babilônicos não seguiam os rituais judaicos na preparação dos alimentos, sendo assim, esses alimentos eram considerados impuros diante de Deus. Além disso, uma parte da comida e do vinho era ofertada aos deuses pagãos babilônicos. Tudo isso ia contra a Lei que Deus dera ao seu povo.

Sabendo disso, Daniel decide se abster desses alimentos e cumprir a vontade de Deus, mesmo que isso fizesse com que eles não comecem muitas coisas gostosas que lhes eram oferecidas pelo rei.

O medo do encarregado de levar a comida era que isso prejudicasse a aparência e saúde dos jovens. Sabendo disso Daniel propõe um teste de dez dias. Após os dez dias Daniel, Ananias, Azarias e Misael estavam mais saudáveis do que os demais jovens que comiam toda a comida do rei.

Interessante perceber nesse texto que Deus estava cuidando daqueles jovens. Deus age em favor deles, permitindo a benevolência do oficial, e também dando a eles boa saúde.

A fidelidade de Daniel e seus amigos é demonstrada por Deus no cuidado com os jovens. Afinal, o texto deixa claro que Daniel decidiu não se tornar impuro, isso significa, que Daniel decidiu seguir a Deus onde ele estava, sendo um preso do rei Nabucodonosor.

Ousadia e fidelidade

Já nesse primeiro capítulo de Daniel percebemos a soberania de Deus. O povo de Israel entendia que a ação desse Deus limitava-se apenas ao espaço geográfico e ao povo de Israel. No entanto, logo de início percebemos a ação de Deus em um oficial babilônico.

Percebemos também a soberania de Deus quanto a saúde dos jovens, enquanto o oficial teve medo de que eles ficassem fracos sem ter uma alimentação completa, Daniel o pede uma chance de provar que tudo ficaria bem. De mostrar a esse encarregado que servir ao Deus verdadeiro é sempre o melhor.

Daniel é ousado em pedir isso. Como exilado ele deveria apenas fazer o que fosse mandado e conformar-se com a situação. No entanto, Daniel pede algo que contraria a ordem do homem mais poderoso de seu tempo, e isso para permanecer em fidelidade aos mandamentos de Deus.

Um servo fiel?

Quando olhamos um texto bíblico para aprender dele uma lição para a vida, apenas um exemplo moral e ético, nós aprendemos algo, mas diminuímos o texto e seu papel na missão de Deus.

Todo texto bíblico possui aprendizados, mas ele vão além desse aprendizado básico. A bíblia como um todo aponta para aquele que por excelência cumpriu a vontade de Deus. Um livro bíblico, uma história bíblica, não está ali para apenas nos mostrar o que podemos ou não fazer, o que é certo e o que é errado. Isso é muito pouco!

Toda a bíblia, cada personagem, história, textos e livro bíblico está ali escrito por um propósito maior: apontar para Cristo! Ele é o alvo, o foco, o caminho, de todas as coisas. Mas, por que você precisa saber disso? Por que falar sobre isso aqui?

Porque assim também é o livro de Daniel. Daniel foi um exilado, levado para uma terra desconhecida, em meio a um povo descrente, idólatra. Lá ele teve tentações, ou seja, oportunidades de desobedecer a Deus, mas ele decidiu permanecer fiel a Deus.

Daniel e seus três amigos são exemplos para nós, mas muito além disso, eles apontam para o servo que foi fiel em todos os momentos, que foi tentado e não pecou: Jesus Cristo. Daniel e seus três amigos cumpriram o propósito de Deus em suas vidas aqui, mas eles não eram perfeitos, eles tinham a marca do pecado, eles também falhavam.

Jesus é o servo que veio exilado a esse mundo. Deixando a glória, ele entrou nesse mundo pecador, mau e idolatra, e aqui ele decidiu servir a Deus o pai até a morte e morte de Cruz. Sua obediência custou sua vida e nos presenteou com a salvação.

Daniel nos ensina a servir a Deus e ser fiel a ele mesmo quando somos tentados a desobedecer. Mais acima disso, a biografia de Daniel, Ananias, Azaria e Misael nos ensina que mesmo ao passarmos por adversidades, questões que não compreendemos, tristezas,  grandes mudanças, nossos olhamos precisam estar fixos na missão de Deus de salvar a cada um de nós, fixos em Cristo que como servo obedeceu com excelência!

Perguntas para a discussão: 

1 O quanto a Bíblia foi essencial na sua semana? 

2 Se a Bíblia é essencial pra você, o quanto você a tem estudado? 

3 O que te marcou nesse primeiro capítulo de Daniel?