Compartilhe!!!


Gestos de Esperança

Como comunidade temos buscado compreender o que Deus quer nos ensinar nesse momento de pandemia. Viver o que Ele tem para nós e nos deixar moldar segundo a vontade do nosso Senhor, o Senhor da Igreja: Jesus Cristo! 

A solidariedade foi uma vivencia de Jesus enquanto ele caminhava pelos vilarejos e cidades nos arredores de Jerusalém cumprindo sua Missão e Chamado! Se temos um exemplo a seguir, alguém pra aprender, com certeza é com o Jesus que olhou para a necessidade, a real necessidade daqueles que ele encontrava pelo caminho! 

"Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram; necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram’. "Então os justos lhe responderão: ‘Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos? Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar? ’ "O Rei responderá: ‘Digo-lhes a verdade: o que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram’". Mateus 25.35-40 

Nesse relato de Mateus Jesus chama seus discípulos a serem solidários e amar o próximo de forma não apenas sentimental mas, também, prática. Ir ao encontro do necessitado, daquele que de fato carece da nossa ajuda. 

Esse texto foi nos primeiros séculos do cristianismo como um hino para os cristãos, um código de conduta. Os primeiros cristãos levaram muito à sério esse ensino de Jesus buscando viver a solidariedade e o amor ao próximo no seu dia-a-dia, não como uma obrigação ou um afago no ego, mas como uma vivencia de vida cristã! 

Talvez você ainda não saiba, ou apenas não refletiu sobre, mas os prmeiros cristão enfrentaram grandes adversidades, melhor dizendo, dificuldade e sofrimentos, para vivenciarem a fé. Foram perseguidos, presos e mortos em dados momentos, mas, também, passaram por dificuldades que hoje estão mais próximas a nós brasileiros, a pobreza, a fome, e grandes epidemias. 

Nesse período os cristãos não se fecharam em seus clubinhos para simplesmente se protegerem e esparar tudo passar. Os cristãos cuidaram dos doentes, acolheram pessoas que tinham sido abandonas para morrerem nas ruas, enterreram com dignidade seus mortos (enquanto nas ruas pilhas de cadávers aumentavam, disseminando ainda mais doenças). 

Dar de comer ao que necessita! Acolher o desabrigado! Alimentar o faminto! Agasalhar o que passa frio! Evangelizar o perseguidor o zombador! Amar o diferente! Ir na contramão da raiva, do ódio, dos conflitos que esse mundo ensina! Está ai algo que precisamos aprender a vivenciar! 

Como Comunidade Luterana sabemos que somos chamados a anunciar e vivenciar vida plena e digna em Cristo! Plena pela restauração que temos Nele, a salvação, e o novo sentido de vida que nosso Salvador nos trás; Digna pelo amor ao próximo, pelo cuidado ao faminto, ao desabrigado, ao desolado!