Compartilhe!!!


 

Vida ... Verdadeira  

 

“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas”.Mateus 6:33

 

Por acaso você já ouviu esse versículo alguma vez? Diversas vezes? já falou esse versículo para outra pessoa? Mas e viver o que ensina esse versículo, você vive?

Buscar o Reino de Deus em primeiro lugar

 Jesus falou muito sobre o Reino de Deus, ele ensinou sobre o Reino de Deus, em seus encontros com pessoas como eu e você ele era o Reino de Deus encarnado ali presente para a pessoa.

Mas o questionamento que quero causar é: o quanto estamos buscando o Reino de Deus em primeiro lugar em nossas vidas? O quanto o Reino de Deus tem sido o que nos move, o que ocupa nosso tempo, o que nos traz vida?

Jesus ao caminhar pela terra disse: o Reino de Deus está entre vocês! Ele estava falando dele mesmo, da presença dele na vida das pessoas ao redor dele. E ao caminhar ele encontrou pessoas que ainda não conheciam o Reino de Deus, que viviam suas vidas sem ao menos saber o que é uma vida verdadeira.

Por isso eu te convido a pensar em vida, vida verdadeira!

“Os fariseus ouviram falar que Jesus estava fazendo e batizando mais discípulos do que João, embora não fosse Jesus quem batizasse, mas os seus discípulos. Quando o Senhor ficou sabendo disso, saiu da Judéia e voltou uma vez mais à Galiléia. Era-lhe necessário passar por Samaria. Assim, chegou a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, perto das terras que Jacó dera a seu filho José. Havia ali o poço de Jacó. Jesus, cansado da viagem, sentou-se à beira do poço. Isto se deu por volta do meio-dia. Nisso veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: "Dê-me um pouco de água". ( Os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida. ) A mulher samaritana lhe perguntou: "Como o senhor, sendo judeu, pede a mim, uma samaritana, água para beber? " ( Pois os judeus não se dão bem com os samaritanos. ) Jesus lhe respondeu: "Se você conhecesse o dom de Deus e quem lhe está pedindo água, você lhe teria pedido e ele lhe teria dado água viva". Disse a mulher: "O senhor não tem com que tirar a água, e o poço é fundo. Onde pode conseguir essa água viva? Acaso o senhor é maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, bem como seus filhos e seu gado? " Jesus respondeu: "Quem beber desta água terá sede outra vez, mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna". A mulher lhe disse: "Senhor, dê-me dessa água, para que eu não tenha mais sede, nem precise voltar aqui para tirar água".

João 4:1-15

Vamos entender essa história:

1 Uma mulher é surpreendida por um homem estranho que chega até ela e lhe pede água. Simples assim, água para beber.

2 A mulher é pega de surpresa pelo fato de judeus não falarem com samaritanos, ainda mais um homem judeu com uma mulher samaritana.

3 A mulher questiona a atitude daquele homem, por que será que ele estava fazendo algo assim? Qual era a intenção dele?

4 Então ele solta uma afirmação que não faz nenhum sentido: ele tem a água viva.

5 Ela ainda não estava entendendo o que ele estava dizendo e onde queria chegar com aquela conversa estranha. Ela questiona, como ele daria água se ele nem tem como pegar água do poço. Ela ainda não tinha entendido o que era a água viva.

6 Então ele se revela como aquele que tem a água viva que mata a sede para sempre, para a vida eterna.

7 E essa mulher ainda sem saber quem ele era pede dessa água, afinal era uma grande proposta. Sim ela pede, ela quer, talvez ainda sem compreender as dimensões daquilo que o homem falava, talvez sem saber o que de fato significa beber dessa água.

 

Você conhece o fim dessa história?

Aquela mulher soube que o homem era diferente, afinal ele conhecia a história dela.

“A mulher lhe disse: "Senhor, dê-me dessa água, para que eu não tenha mais sede, nem precise voltar aqui para tirar água". Ele lhe disse: "Vá, chame o seu marido e volte". "Não tenho marido", respondeu ela. Disse-lhe Jesus: "Você falou corretamente, dizendo que não tem marido. O fato é que você já teve cinco; e o homem com quem agora vive não é seu marido. O que você acabou de dizer é verdade". Disse a mulher: "Senhor, vejo que é profeta”. João 4:15-19

 

Ele sabia o que de fato estava dentro do coração dela, as verdades da vida dela que ela escondia, que ela preferia não falar, a vida que ela levava. Ele conhecia muito bem aquela mulher, sua história e sua biografia. Ele conhecia melhor aquela mulher do que ela!

Vendo a história dessa mulher que foi encontrada por Jesus, podemos olhar para muitas vidas ao nosso redor, inclusive a nossa própria vida. Muitas pessoas passam pela vida sem esse encontro, ou simplesmente viram as costas e se vão.

A vida dela foi impactada por um encontro significativo, diferente e transformador. E ela se deu conta de que ainda não tinha nem mesmo entendido o que é adorar a Deus.

Ela estava em uma vida bagunçada, cheia de dúvidas e perguntas, sem nem mesmo saber como se encontrar com Deus, até que o próprio Deus a encontra, é o Reino de Deus ali diante dela. E a vida dela começa a ser de verdade.

 

Vamos agora a alguns questionamentos:

Pensa um pouco em como você está vivendo a vida, deixe de ignorar quem realmente você é hoje? O que você tem escondido de todo mundo inclusive de você mesmo sobre sua vida, assim como aquela mulher?

Como está sua vida? Ela anda vazia, desgovernada, confusa, lotada, passiva, desmotivada, apressada, travada, detida? Que vida é essa que você está vivendo? E se você soubesse o tempo que te resta o que você faria da sua vida?

 

Leio agora o trecho de uma música para vocês:

“Canto minha vida com orgulho; Na minha vida tudo acontece; Mas quanto mais a gente rala, mais a gente cresce”... “A vida me ensinou a nunca desistir; Nem ganhar, nem perder mas procurar evoluir; Podem me tirar tudo que tenho; Só não podem me tirar as coisas boas que eu já fiz pra quem eu amo”.

Essa música é um grande sucesso da banda Charlie Brown Jr, que foi ouvida por milhares de pessoas através da voz de Alexandre Magno Abrão, o compositor da música, mais conhecido como Chorão. Ele cantou essa e outras músicas até março de 2013 quando veio a falecer por uma overdose de Cocaína. Eu lembro de quando essa notícia saiu nos jornais e quanto as pessoas falavam dele.

Eu não quero aqui criticar esse artista, nem mesmo julgá-lo por suas ações, mas eu também já conheço essa música a mais tempo, é um grande sucesso. Uma música que fala de vida, de cantar a vida com orgulho, mesmo com seus altos e baixos, viver uma verdadeira vida.

Chorão cantava sobre a vida, aparentemente ele tinha uma linda vida, mas isso terminou de uma forma extremamente triste, desesperada, e que deixou no ar uma pergunta, ao menos para mim, que vida era essa? Sobre que vida ele cantou?

Olhando para o fim dessa vida, dessa história, uma overdose de drogas, só Deus sabe o que se passava com o cantor em seu coração e sua mente. Mas a pergunta é: que vida era essa que foi ceifada tão cedo por causa de drogas?

Uma vida de fama, sucesso e dinheiro, mas uma vida estranha confusa e solitária? Uma vida de fãs, festas e multidões, mas uma vida de distanciamento, inquietude e choro? Por que tirar a própria vida? O que leva uma pessoa a isso?

 

Que vida estamos vivendo?

Nós precisamos ter um encontro com esse homem que tem a água da vida, e esse encontro não é só de um dia com data e hora marcada, ele é um encontro diário. Beber essa água é ser saciado eternamente, mas é sempre estar próximo ao que lhe deu dessa água, pois só permanecendo com ela que somos saciados.

 

Quantos tem vivido uma vida de mentirinha, uma vida frágil e sem sentido, buscando em primeiro lugar todas as coisas desse mundo para se sobrar tempo, buscar o Reino de Deus, se sobrar tempo ser discípulo no Reino de Deus?

O que estamos fazendo com a nossa vida? Com esse presente que Deus nos deu? Estamos desperdiçando? Esperando ela passar?

O convite de Jesus é para uma vida verdadeira, significativa, uma vida com Ele! Não uma vida vazia, mas uma vida cheia da presença Dele! Uma vida verdadeira saciada por aquele que nos conhece como ninguém, por aquele que tem a água da vida!

 

Perguntas para a Edificação:

  1. O que essa palavra falou ao seu coração?
  2. Como você vive o Reino de Deus no seu dia-a-dia?
  3. Como tem sido o seu encontro diário com Jesus?