Compartilhe!!!


Transbordar 

 

Quando criança uma das minhas tarefas em casa era cuidar o leite enquanto o mesmo esquentava na panela. O objetivo era não permitir que ele fervesse e transbordasse, sujando todo o fogão. Algumas vezes a distração ao redor era maior e no descuido lá ia o leite transbordando.

 Esse é só um simples exemplo do que significa transbordar. Algo só transborda quando está extremamente cheio a ponto de não mais caber no local colocado. É sobre essa história de transbordar que iremos aprender hoje, porém, um transbordar diferente, o transbordar do amor de Deus!

“Está escrito: "Cri, por isso falei". Com esse mesmo espírito de fé nós também cremos e, por isso, falamos, porque sabemos que aquele que ressuscitou ao Senhor Jesus dentre os mortos, também nos ressuscitará com Jesus e nos apresentará com vocês. Tudo isso é para o bem de vocês, para que a graça, que está alcançando um número cada vez maior de pessoas, faça que transbordem as ações de graças para a glória de Deus”. 2 Coríntios 4:13-15

O texto começa com uma afirmação: “cri” e com uma ação a partir dessa afirmação “por isso falei”. O que isso nos comunica? Na verdade, é bem simples: quem crê verdadeiramente na entrega de Jesus na cruz e na salvação que vem dele tem a necessidade, o desejo, a alegria de falar disso adiante. Não é possível ficar calado quando se sabe a notícia que pode salvar as pessoas ao nosso redor!

O desejo, o anseio, a necessidade de falar sobre Jesus é o transbordar. Ao estar cheio do amor do Salvador temos a necessidade de passar adiante, é algo natural, algo que encheu transborda! Transbordar do amor de Deus é falar adiante sobre a Salvação que ele nos trouxe.

Mas transbordar o quê?

“Porque sabemos que aquele que ressuscitou ao Senhor Jesus dentre os mortos, também nos ressuscitará com Jesus e nos apresentará com vocês”. 2 Coríntios 4:14

Transbordar essa notícia de que Jesus vive e que aquele nele crê também viverá eternamente com ele. Transbordar é viver nessa convicção de que a vida não é o aqui e agora, mas que ela é pra toda a eternidade com nosso salvador.

Sobre transbordar, o que nos impede?

Lembra que escrevi no início sobre minha função de impedir o leite de transbordar? Na vida real também existem empecilhos que nos impedem, ou tentam nos impedir, de transbordar do amor de Deus. Podemos chamar isso de tentações, provações, ou algo assim.

Vamos a alguns exemplos de empecilhos no transbordar:

- Entretenimentos que nos tiram todo tempo com Deus (celular, televisão, filmes, festas...)

- Excesso de trabalho e esgotamento que nos tiram o folego e as forças nos fazendo deixar nosso momento de conversa com Jesus sempre para amanhã.

- A vergonha de falar ao outro sobre Jesus, vergonha que impede de contar e recontar o acontecimento que pode mudar toda a história daquele que ouvir.

- O medo de ser motivo de chacota e zombaria por falar do amor de Deus.

Vendo todos esses empecilhos precisamos lembrar d início do nosso texto bíblico: “cri, por isso falei”, quem crê simplesmente fala!

Só transborda quem está cheio!

Uma questão que é preciso deixar bem claro é que só transborda aquilo que está cheio. Para transbordar do amor de Deus precisamos primeiro estar cheios desse amor, precisamos busca-lo de todo coração, falar com ele, conhece-lo bem, ter um relacionamento pessoal com nosso salvador.

“Tudo isso é para o bem de vocês, para que a graça, que está alcançando um número cada vez maior de pessoas, faça que transbordem as ações de graças para a glória de Deus”. 2 Coríntios 4:15

A graça de Jesus é o presente imerecido de Deus para nós, a Salvação e vida eterna com ele. Essa graça transborda também através dos discípulos de Cristo que vivem a fé contagiando o mundo ao seu redor.

Transborde...

Transborde, pois, Jesus te dá essa tarefa! Tarefa de falar de contar adiante sobre o salvador e a salvação!

Transborde, pois, pessoas padecem e sofrem sem esperança e você conhece a verdadeira esperança que da sentido a vida!

Transborde sem medo, e não deixe que as tentações o impeça!

Transborde, pois assim, você levará vida por onde passar!