Compartilhe!!!


“São estas as palavras do Sábio, que era filho de Davi e rei em Jerusalém. É ilusão, é ilusão, diz o Sábio. Tudo é ilusão. A gente gasta a vida trabalhando, se esforçando e afinal que vantagem leva em tudo isso? Pessoas nascem, pessoas morrem, mas o mundo continua sempre o mesmo”. Eclesiastes 1.1-4

Quanta ilusão esse mundo está vivendo! Quantas pessoas correndo atrás de riquezas, de status, de felicidade e de paz, mas esquecendo-se do que realmente é viver a vida plenamente! 

Ilusão! Quanta ilusão o nosso mundo vive! Quanto ilusão nós temos vivido deixando de lado a vida que realmente importa!

 

VIDA – SABER VIVER

“Eis que alguém se aproximou de Jesus e lhe perguntou: "Mestre, que farei de bom para ter a vida eterna? "Respondeu-lhe Jesus: "Por que você me pergunta sobre o que é bom? Há somente um que é bom. Se você quer entrar na vida, obedeça aos mandamentos". "Quais? ", perguntou ele. Jesus respondeu: " ‘Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe’ e ‘amarás o teu próximo como a ti mesmo’". Disse-lhe o jovem: "A tudo isso tenho obedecido. O que me falta ainda?" Mateus 19:16-20

 

A pergunta pela vida eterna, como obtê-la?

Esse jovem chega a Jesus com uma pergunta existencial, uma pergunta decisiva: como ter vida eterna? Muito provavelmente era um jovem judeu pois a resposta de Jesus é: obedeça os mandamentos, e esses  eram conhecidos mais especificamente pelos judeus.

Aquele jovem possuía dúvidas em seu coração, dúvidas essas que o deixavam inquieto. Então ele vai a Jesus e lhe pergunta o que ele ainda precisava fazer pra herdar a vida eterna. A resposta é: obedeça aos mandamentos. ,

O jovem não satisfeito insiste e pergunta quais mandamentos. Jesus cita então os alguns dos 10 mandamentos lá do livro de êxodo e o resumo dos mandamentos. “Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe’ e ‘amarás o teu próximo como a ti mesmo’". Mateus 19:18,19

Após Jesus listar para ele esses mandamentos, o jovem afirma que já obedecia a esses mandamentos, que com isso estava tudo certo.  Essa etapa ele já cumpria certinho, sendo assim, poderíamos dizer que então ele já possuía a vida eterna, mas ele não se conformou com a resposta e continua ali questionando o mestre.  

A pergunta que ficou em minha mente com esse texto: por que ele continua perguntando o que precisa fazer para herdar a vida eterna? Por que ele não se satisfez e se consolou com a resposta de Jesus?

Ele perguntou, Jesus respondeu, ele disse que estava cumprindo! Ponto final! Esse diálogo poderia ter terminado ali e aquele jovem poderia ter ido embora com toda tranquilidade sabendo que ele estava fazendo tudo o que era necessário para ter a vida eterna!

Não, ele insiste nessa conversa! Por quê? Porque na verdade ele ainda não tinha convicção de sua salvação, até porque ele entendia que pra ter a vida eterna ele precisava fazer coisas, a salvação dependia do esforço dele.

Isso era na verdade uma grande ilusão! Ele possuía uma inquietação, algo faltava!  Jesus deu uma resposta que não satisfez a inquietude do coração jovem.

Observe: o jovem conhecia o Antigo Testamento, conhecia as Leis de Deus, ele soube muito bem a quem perguntar  sobre seu problema, até aí tudo certo, no entanto a inquietação não passou.

Quem leu o texto da semana passada deve lembrar do Encontro de uma mulher samaritana com Jesus. Uma mulher que em toda sua vida confusa foi ENCONTRADA por Jesus e passou a ter uma vida verdadeira, aquele encontro, aquela conversa, transformaram a vida dela, mas e esse jovem? Por que esse questionamento sobre a vida? Ele ainda não tinha paz sobre a sua salvação e vida eterna com Deus.

Quero hoje citar mais uma música muito conhecida, uma música que também é cantada e ouvida com muita frequência um grande sucesso:

Quem espera que a vida

Seja feita de ilusão

Pode até ficar maluco

Ou viver na solidão

É preciso ter cuidado

Pra mais tarde não sofrer

É preciso saber viver

 

Se a vida tem sido uma grande ilusão, meu querido você ainda precisa aprender a viver, saber viver. Pra quem pensa que a vida não possui propósito, sentido ou significado, pra quem vive na solidão com o coração inquieto sem paz, precisa ainda aprender a viver, e para saber viver pergunte para a pessoa correta.

Aquele jovem ainda precisava aprender a viver, saber viver!

Então Jesus vai mais a fundo nesse questionamento. Assim como a história daquela mulher, Jesus também conhecia o coração e a história daquele jovem. Ele sabia o porque da inquietude do jovem, ele sabia que ele tentava viver os mandamentos, mas que ele tinha um problema que ia além daquilo que ele estava dizendo e mostrando ali na conversa.

“Jesus respondeu: "Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me". Mateus 19:21

Então Jesus toca na ferida daquele jovem, no real problema do questionamento dele, a sua riqueza. Jesus fala você quer ser meu servo? Se livra de todas as riquezas que você tem e vem me seguir. Deixa tudo o que você tem para trás e vem me seguir! Eu quero sua vida! Eu quero te ensinar a viver!

Mas a reação do jovem é diferente da reação da mulher samaritana.

Sabe por que Jesus fala isso? Por que ele sabia que o coração do jovem na verdade estava na sua riqueza. Jesus sabia que ele estava vivendo uma grande ilusão, que na verdade ele ainda não sabia viver. A vida dele estava presa aos bens que ele possuía

“Ouvindo isso, o jovem afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas”. Mateus 19:22

O jovem teve um encontro com Jesus, ele foi encontrado pelo mestre, no entanto, o confronto com sua realidade foi forte demais pra ele, com isso, ele se vira e vai embora. Esse encontro não teve um final feliz.

O jovem vai embora, continua na sua vida de ilusão.

O jovem tinha o seu coração no seu dinheiro e por isso ele não conseguiu aceitar o convite de Jesus para deixar tudo pra trás e seguir a Jesus. Na verdade, de nada adianta obedecer mandamentos, ser ‘bonzinho’ e ter uma vida correta, se no encontro com Jesus você não abandona tudo aquilo que toma o lugar dele na sua vida.

O Brasil canta muitas vezes que “é preciso saber viver”, mas será que as pessoas estão sabendo viver? Será que nós cristãos aprendemos a viver uma vida verdadeira entregue a Cristo?

Aquele jovem também não entendia que a salvação não dependia de todas as boas ações que ele fazia. Ele sabia que algo estava errado, por isso, ele pergunta e questiona o que ele ainda precisava fazer, por que ele não tinha paz. E de fato ele saiu daquele encontro sem a paz.

Perguntas para Edificação:

Como está o seu coração em relação a vida eterna?

O que falta pra você saber viver?

Como você sai desse encontro hoje?