Compartilhe!!!


Vida na Vida

"Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus!" Rute 1:16

 

O quanto é importante ter pessoas ao por perto em momentos de crise? Onde você busca auxílio e boas conversas quando não está bem? E quando vem a hora de tomar grandes decisões na vida, você as toma sozinho ou busca ajuda?

Quero te convidar a entender como essas perguntas culminam no discipulado!

Decisões difíceis – Tempos Amargos

Noemi foi uma mulher israelita, que viveu no período do Juízes, um período conturbado do povo de Israel. Ela casou-se e teve dois filhos homens. Ela viveu em um período de fome, de crise. Por esse motivo, a decisão foi de mudar-se de Belém para a terra de Moabe, lá seus filhos cresceram e casaram-se.

O tempo passou e Noemi ficou viúva. Um tempo depois também seus dois filhos faleceram, deixando as esposas viúvas e sem herdeiros (sem filhos). A situação daquelas mulheres era crítica, pois em seu tempo o sustento da família dependia basicamente dos homens (pai ou esposo).

Três viúvas juntas, basicamente, viveriam suas vidas dependendo da caridade de outras pessoas. Esse é o horizonte de Noemi, a sogra, essa é sua preocupação. Para Rute e Orfa ainda havia esperança, elas tinham pai para sustenta-las e poderiam conseguir um novo casamento. É uma questão de sobrevivência!

O livro de Rute vem nos mostrar como Deus se preocupa com as questões cotidianas de nossa vida, nosso alimento, nossa roupa, sustento e saúde. Em meio a um período de guerras, fome e esvaziamento da fé no povo de Deus, o livro de Rute entra no cânon bíblico para mostrar que Deus em nenhum momento esquece dos pequenos detalhes da vida cotidiana.

O que isso tem a ver com discipulado? O discipulado também não pode esquecer esses detalhes, ao contrário, o discipulado deve nos capacitar a enfrentar os dilemas da vida a partir de nossa fé e dependência de Deus, mesmo quando a vida se torna amarga!

Leitura: Rute 1.8-17  

“Noemi disse às duas noras: "Vão! Voltem para a casa de suas mães! Que o Senhor seja leal com vocês, como vocês foram leais com os falecidos e comigo. O Senhor conceda que cada uma de vocês encontre segurança no lar doutro marido". Então deu-lhes beijos de despedida. Mas elas começaram a chorar bem alto e lhe disseram: "Não! Voltaremos com você para junto de seu povo! "

Disse, porém, Noemi: "Voltem, minhas filhas! Por que viriam comigo? Poderia eu ainda ter filhos, que viessem a ser seus maridos? Voltem, minhas filhas! Vão! Estou velha demais para ter outro marido. E mesmo que eu pensasse que ainda há esperança para mim — ainda que eu me casasse esta noite e depois desse à luz filhos, iriam vocês esperar até que eles crescessem? Ficariam sem se casar à espera deles? De jeito nenhum minhas filhas! Para mim é mais amargo do que para vocês, pois a mão do Senhor voltou-se contra mim! "

Elas então começaram a choram bem alto de novo. Depois Orfa deu um beijo de despedida em sua sogra, mas Rute ficou com ela. Então Noemi a aconselhou: "Veja, sua concunhada está voltando para o seu povo e para o seu deus. Volte com ela! " Rute, porém, respondeu: "Não insistas comigo que te deixe e não mais a acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus! Onde morreres morrerei, e ali serei sepultada. Que o Senhor me castigue com todo o rigor, se outra coisa que não a morte me separar de ti! "

 

Se atente a uma questão: discipulado não é um método fechado, um passo-a-passo que sigo até chegar na perfeição, discipulado é um estilo de vida.

Então, por que estudar a relação de Rute e Noemi para aprender sobre discipulado? Pelo fato de o relacionamento dessas duas mostrar como Rute conheceu a Deus e enfrentou os dilemas da vida ao lado de alguém mais velha e madura, alguém que conhecia a Deus a mais tempo e o servia.

Rute conhece o Deus de Noemi ao entrar para essa família pois em Moabe havia outros deuses que eram cultuados. Sabendo disso elenco dois aspectos importante que precisamos aprender a viver:

  • Evangelismo relacional : Rute não era do povo de Israel - ela conheceu a Deus através de sua sogra Noemi, sendo assim, através de um evangelismo a partir do relacionamento que tinham;
  • Testemunho de amor e cuidado: O amor e a maturidade de Noemi a faz orientar suas noras a voltar para suas famílias, pois assim elas poderiam ter família e filhos, casar-se novamente. Esse é um conselho que mostra o cuidado e amor de Noemi para com suas noras, ao dar esse conselho ela isenta as noras de passarem pelo sofrimento que ela passaria dali em diante.

Orfa mesmo em tristeza volta para sua casa, para recomeçar a vida, mas Rute é mais insistente e decidi permanecer com a sogra. Essa é uma ação de empatia de Rute para com Noemi que mostra como o relacionamento das duas era importante para Rute. Para afirmar essa decisão Rute faz uma declaração a Noemi:

“Rute, porém, respondeu: "Não insistas comigo que te deixe e não mais a acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus! Onde morreres morrerei, e ali serei sepultada. Que o Senhor me castigue com todo o rigor, se outra coisa que não a morte me separar de ti! " Rute 1:16,17

Rute aqui está assumindo um compromisso com a sogra, um compromisso que é para a vida toda. Mesmo sendo difícil, Rute cumpre esse compromisso pois em Israel Rute sustentou a casa, trabalhando para alimentar a si mesma e a sogra que já era mais velha. Com isso trago mais um aspecto importante do discipulado:

  • Compromisso mútuo: o discipulado é um compromisso assumido pelos envolvidos, compromisso de cuidar, mas também de ensinar a se virar, compromisso de ensinar e corrigir os erros, mas também de capacitar para a caminhada.

Sabendo desse compromisso de um com outro é preciso ficar atento a um problema que pode surgir no processo de discipulado o da dependência. Isso ocorre quando um se torna dependente do outro, seja emocional, afetiva ou espiritualmente. Quando isso ocorre o discipulado se torna doentio e não leva ao amadurecimento em Cristo.

Noemi e Rute – Vida na Vida

É impressionante o relacionamento de Noemi e Rute, por serem sogra e nora que cuidam uma da outra e principalmente por serem comprometidas com Deus. Duas mulheres sozinhas num tempo onde se dependia completamente de homens, que cuidam uma da outra e onde aquela que conhecia a Deus e possuía mais experiência de vida e fé instrui a mais nova em seus passos. Não só passos na vida de fé, mas também na prática do dia-a-dia.

Ao chegarem em Israel, Rute começa a trabalhar juntando os restos que os homens deixavam para trás nas plantações (era seu direito como estrangeira). Para saber isso, saber como agir numa terra estranha Rute conto com os conselhos de Noemi.  Noemi ajudou Rute a ir adiante na vida, buscando o sustento mas também aprendendo a se defender na vida. Os conselhos da sogra lhe ajudaram a saber o que fazer no dia-a-dia.

Precisamos entender esse aspecto importante do discipulado: nosso discipulado precisa ir também para a vida, para o cotidiano, nos ensinando a lidar com os dilemas corriqueiros que aparecem, com os momentos difíceis, com tomadas de decisões.

Noemi ensina Rute a se virar na vida, ela dá conselhos para que Rute perceba o que está acontecendo a sua vota e saiba agir. Quem aprendeu isso no discipulado? Quem aprendeu a tomar decisões? Quem foi confrontado em seus erros a ponto de chorar e se arrepender? Quem no seu processo de discipulado foi confrontado a mudar pois percebeu na Palavra de Deus o seu pecado?

Responda essas perguntas com sinceridade!

Rute não se tornou dependente de Noemi, em nenhuma esfera, mas ela confiava em Noemi e se colocava numa relação de cuidado e interdependência, ou seja, ela buscava auxílio e no processo foi aprendendo com os conselhos de Noemi, amadurecendo.

Rute é uma mulher dedicada e esforçada, não mede esforços para levar o sustento necessário a ela e sua sogra (Rute capítulo 2 retrata bem isso). Mas tudo o que acontece com Rute não é apenas pelo seu esforço, Deus coloca pessoas na vida de Rute que cuidam dela e a ajudam, Boaz é uma dessas pessoas.

A história de Rute e Noemi não apenas mostra o cuidado de uma com a outra, mas o cuidado de Deus com as duas em seus dilemas e sofrimentos.

Concluindo:

  • Discipulado não é um método fechado com passo-a-passo, é uma forma de viver a vida sendo acompanhado por alguém com mais maturidade e onde juntos ambos buscam o alvo que é Cristo;
  • Discipulado requer relacionamento intencional, cuidado mútuo, amor e compromisso (compromisso de ambas as partes para o amadurecimento na fé e na vida);
  • Discipulado capacita para a vida em todos os âmbitos: espiritual, emocional, afetivo e cognitivo, nos tornando pessoas madura na fé e apaixonadas pelo nosso Salvador Jesus;

“Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos,

se vocês se amarem uns aos outros"

João 13:35

Perguntas para a Edificação:

  1. Como é sua abertura para falar de sua vida para outras pessoas?
  2. Como você reage quando alguém tenta lhe ajudar na tomada de decisão?
  3. O quanto você é copmprmotido no discipulado e aberto para transformação?