Compartilhe!!!


Vida na Vida

“É melhor ter companhia do que estar sozinho” Ec 4.9

Nesse mês de junho o convite é para voltarmos ao essencial e repensar, rever aquilo que é essencial na caminhada de fé e também em nossa caminhada como comunidade cristã. Vamos falar de discipulado, caminhada conjunta, cuidado mútuo.

Não nos esqueçamos que o próprio Jesus ensinou e preparou um grupo de pessoas e depois, os enviou para pregar o evangelho, curar as pessoas e fazer discípulos. Jesus envia os discípulos de dois em dois e ali vemos o agir de Deus nas esferas humanas e espirituais, além de levarem o ensino a respeito da salvação, os discípulos cuidavam, curavam e livraram pessoas de seus males e tormentas.

 

Vamos ao texto:

“É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se! E se dois dormirem juntos, vão manter-se aquecidos. Como, porém, manter-se aquecido sozinho? Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade”. Eclesiastes 4:9-12

Eclesiastes capítulo quatro fala dos males e as tribulações da vida que muitos já passaram, e outros ainda no tempo presente estão passando. Desde a queda (desobediência) o ser humano sofre as consequências do pecado. Deus sendo justo e cheio de amor veio ao nosso encontro para nos reconciliar novamente com Ele. Jesus veio ao mundo e pagou o preço do nosso resgate, o preço dessa desobediência.

Esse mundo em que vivemos está corrompido, afastado de Deus, por isso a necessidade das pessoas saberem que precisam de um Salvador, pois o mundo que agora existe, os céus e a terra pela palavra são, reservados para o fogo, até o dia do juízo e da perdição dos homens ímpios. (2 Pedro 3.7)

Estando separados de Deus vamos contra a sua vontade, somos maus, pecadores, egoístas e orgulhosos. Ao nos depararmos com a autoridade e o senhorio de Deus somos confrontados com a vontade dele. Quantas vezes queremos Deus como pastor que abençoa e cuida, mas não queremos o Senhor sobre nossas vidas, pois não temos tempo para Deus.

Não ter tempo para Deus é viver perdendo tempo!

Vamos usar nosso tempo fazendo o que Jesus nos ordenou: fazendo discípulos!

Discipulado: caminhada conjunta

Eclesiastes 4.9 diz que é melhor serem dois do que um, porque tem melhor paga do seu trabalho. Se um cair o outro pode levantar o seu companheiro, mas quando estamos sozinhos quem nos ajudará a levantar? Quem vai estender a mão?

Esse texto pode ser usado também como referência ao casamento, o marido e sua esposa se ajudando mutuamente para o bem comum. Podemos, também, fazer alusão ao acompanhamento de discipulado que faz a diferença tanto na vida do discipulador como do discípulo.

Uma pessoa que tem ajuda para construir uma boa base espiritual baseada nos valores de Cristo, tem grandes possiblidades de seguir firme no caminho do Senhor. Essa pessoa saberá resistir com o auxílio do Senhor nos dias difíceis.

 

Eu vivo discipulado

Digo que essa atitude fez grande diferença na minha vida logo quando aceitei Jesus. O João Carlos se aproximou de mim e começou a me ensinar valores do reino de Deus. Os ensinos que ele me passou anteriormente lhes haviam sido passados por outras pessoas que lhe ensinaram.

Isso é discipulado, é algo que vai além, que não fica restrito a um momento da nossa existência, a atitude de ser discípulo de Jesus implicado em algo maior do que um estudo semanal ela nos ajuda a sermos um pouco melhores a cada dia. E quem é discípulo também discipula outra, é uma caminhada constante na vida.

O discipulado é uma grande responsabilidade, um tem responsabilidade e compromisso com o outro. Responsabilidade de ensinar a verdade e de confrontar o pecado. Precisamos ajudar uns aos outros na caminhada!

Qual legado você vai deixar para as pessoas ao teu redor? O que elas vão lembrar de ti? Você será lembrado como um discípulo de Jesus e um discipulador?

 

Perguntas para Edificação:

O que Deus falou ao teu coração, através do estudo do libro de Daniel?

Em que aspecto de sua vida Deus tem te inquietado e chamado para mudança?

Você deseja viver um discipulado de cuidado e transformação?