Compartilhe!!!


Uns aos Outros

Unidade – Acampa Kids

 

“Então Jesus veio da Galiléia ao Jordão para ser batizado por João. João, porém, tentou impedi-lo, dizendo: "Eu preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim? "Respondeu Jesus: "Deixe assim por enquanto; convém que assim façamos, para cumprir toda a justiça". E João concordou.  Assim que Jesus foi batizado, saiu da água. Naquele momento os céus se abriram, e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba e pousando sobre ele. Então uma voz dos céus disse: "Este é o meu Filho amado, em quem me agrado". Mateus 3:13-17

 

O batismo de Jesus foi um dia especial, porque naquele dia Deus afirmou a identidade de Jesus, Deus falou para todos ouvirem, mas principalmente para Jesus: “Você é meu filho! Eu amo você!”

A identidade de Jesus estava firmada em Deus, ele não precisava duvidar de que era amado, ele podia confiar no Pai para contar todas as coisas. Jesus não escondia nada de Deus, porque ele tinha certeza absoluta de que era muito amado e que o Pai sempre estaria com Ele para ajudá-lo.

Depois daquele dia muitas coisas aconteceram na vida de Jesus, várias delas foram bem difíceis, mesmo assim, Jesus sabia que sempre podia orar e conversar com Deus porque ele era muito amado por Ele, e sempre o Pai ia ajudá-lo.

Assim como Jesus e Deus tinham um amor muito grande um pelo outro, também nós somos amados por ele. Ele quer muito que, assim como ele e o Pai conversavam bastante, que nós também tenhamos bons momentos de conversa com Ele.

E não só isso, Jesus nos deu o exemplo de que nós também devemos ser assim com a nossa família. Devemos ser muito unidos! Os nossos lares precisam ser espaço de segurança, onde cada pessoa da família pode ser autêntica e sentir-se amada, tendo abertura para falar quando algo não está bem.

A identidade de Jesus foi carimbada pelo Pai e por isso, Jesus não duvidou de quem ele era e o quanto ele era amado. 

E todos nós precisamos disso! Cada um de nós precisa dessa afirmação, e é na infância que isso vai se construindo e solidificando. A criança necessita saber que é amada, que é especial, e que ela foi criada do jeito que é pelo próprio Deus!

Como isso falta nos lares! Ao invés de Palavras de afirmação ouvimos gritos, raiva e palavras que destroem a identidade dos nossos pequenos. Vemos adultos estressados e preocupados, descontando sua raiva nas crianças, com isso, criando uma geração que não sabe sua identidade!

Em contra partida, enquanto a família apenas grita, castiga e bate, ou simplesmente dá tudo para a criança para que ela apenas não perturbe o adulto, as redes sociais suprem essa necessidade de afirmação da criança com princípios destrutivos.

O tik tok, os youtubers, os influencers, ensinam nossas crianças que elas precisam ter isso, ser aquilo, fazer tal coisa, que elas só serão felizes quando tiverem isso, fazerem aquilo, ser assim, algo irreal e inalcançável para a maioria delas.

Dentro desse meio, a frustração cresce, pois elas não se sentem amadas em casa, ouvindo palavras destrutivas como: “você não presta pra nada, não sabe fazer nada direito, não sabe se vestir, não sabe falar”, ou outro extremo, sendo ignoradas, tendo tudo o que querem na hora que querem, apenas para não chorar, para não estressar ainda mais os adultos cansados de suas vidas corridas.

A fuga é a internet, mas lá elas se sentem menos pois veem o que não tem e não são, e elas vão crescendo tentando firmar sua identidade em coisas desse mundo, frustradas por não conseguirem e confusas por não saberem quem são de verdade.  

As nossas crianças tem pago um alto preço pelos adultos que nos tornamos!

O tema do acampa Kids foi pensado para ajudar nossos pequenos a entender que a identidade deles está em Cristo! Que Ele sim as ama incondicionalmente, que Deus as criou como elas são, cada parte do corpo, cada característica física e da personalidade e que assim elas são imensamente amadas!

Na verdade, esse papel é seu, pai, mãe, avô, avó, padrinho e madrinha, elas precisam saber que são amadas por vocês e, além disso, elas precisam ver que vocês têm a identidade de vocês firmada em Cristo para aprenderem quem é Cristo através da vida de vocês!

“Minha oração não é apenas por eles. Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles, para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. Dei-lhes a glória que me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um: eu neles e tu em mim” João 17:20-23

 

Nesse texto de João Jesus tem um momento de oração, de conversa com o Pai, por cada um de nós. Cada um de nós que cremos na sua Palavra. A oração Dele é para que aprendamos a viver em união uns com os outros e com Ele, assim como Jesus e o Pai vivem em plena união.

Jesus, o Espírito Santo e o Pai tem perfeita unidade, assim nós temos o exemplo vindo do nosso Senhor de como podemos viver unidade dentro dos nossos lares.

Que nós tenhamos muito amor dentro dos nossos lares!

Lembremos:

  • Nossa identidade está em Jesus, e isso quer dizer: que ele nos ama! Que ele nos criou do jeitinho que somos e que ele deseja que nós sempre vivamos com ele, obedecendo o que ele nos disse. A gente não precisa imitar as pessoas, nem ter o que as pessoas têm, mas precisamos aprender o que Jesus quer que nós sejamos!
  • Pais parem de descontar o estresse da sua vida nos seus filhos, de gritar com ele pelas escolhas que você fez, de trabalhar demais, de viver correndo, de viver deixando Deus de lado. Pare de dar tudo para o seu filho, pare de terceirizar a educação dele para a escola e para a igreja, essa função é sua, pare de deixar a internet criar seus filhos, de deixar os youtubers e tiktokers formar o caráter e princípio da sua criança, essa função é sua!
  • Família a oração de Jesus é por cada um de nós, para que possamos nos entregar a ele, entregar nossas falhas, nossos erros e pecados aos pés da cruz e recomeçar como uma verdadeira família que tem sua identidade em Cristo!

Como uma família que de fato vive uma unidade, onde marido e mulher se amam e conversam entre si, onde os filhos não tem medo dos pais, nem agem como donos do mundo, mas há respeito e carinho, onde se conversa sobre o que se sente e pensa, onde Jesus é o assunto principal, onde o fruto do Espírito é buscado diariamente!

Um lar unido entre si, além disso, um lar unido com Cristo! Essa foi a oração dele por nós!

Que nossa identidade não esteja nas coisas desse mundo, mas em Cristo!  

Perguntas para a Edificação: 

  1. Como você percebe a união do seu lar? Vocês são unidos e verdadeiros entre si?
  2. O os dois textos bíblicos lhe confrontam a mudar em sua vida? 
  3. O que você deseja colocar em prática em sua família a partir desse estudo?