Compartilhe!!!


UMA NOVA CHANCE

Lucas 13.6-9

Introdução 

Jesus conta esta parábola no momento em que disseram a ele que Pilatos assassinara alguns galileus, enquanto eles faziam os sacrifícios no Templo do Senhor. Neste contexto, Jesus responde a isso, afirmando que esses galileus não eram mais pecadores do que os outros por terem sofrido desta forma, tampouco os dezoito que morreram quando caíram sobre eles a Torre de Siloé eram mais pecadores do que os outros habitantes de Jerusalém, e o mais interessante, ele diz que se eles não se arrependerem, todos eles seriam destruídos!

Já imaginou que coisa triste, ter oportunidades na vida e perdê-las?

Há pessoas que já perderam todos os seus dias, porém, nós ainda respiramos e gozamos de completa saúde... então, acredite: Deus está nos dando uma nova chance!

Que chance é esta que Deus está nos dando?

 

NOVA CHANCE DE CORRESPONDER AOS PRIVILÉGIOS RECEBIDOS

Veja que interessante o v.6: uma figueira plantada numa vinha - figueira privilegiada essa!

O pé de figos estava em meio a plantação de uvas, que é uma fruta nobre, que requer cuidados especiais: solo bom, clima agradável, chuvas regulares, até a velocidade do vento precisa ser dosada.

Pois, era num lugar assim que estava a figueira, numa terra tão boa que até proporcionava o cultivo de uvas.

Portanto, essa figueira tinha tudo para produzir o seu fruto. Tinha todos os privilégios, mesmo assim, não dava fruto nenhum.

Deus tem nos dado tantos privilégios! Somos filhos dEle, somos servos do Seu Reino, somos participantes da Sua herança.

Deus nos privilegia de muitas maneiras: Ele cuida de nós, nos abençoa, nos guarda, e o que temos feito com todos os privilégios recebidos?

Temos correspondido? Correspondemos com nossa obediência, nosso amor, fidelidade e compromisso?

Talvez você tenha desperdiçado muitas oportunidades na vida... verdadeiros privilégios vindos de Deus, vamos honrar a Deus.

  

A CHANCE DE CORRESPONDER ÀS EXPECTATIVAS DE DEUS           

“Então contou esta parábola: "Um homem tinha uma figueira plantada em sua vinha. Foi procurar fruto nela, e não achou nenhum”. Lucas 13:6

Esse versículo revela que havia uma expectativa no coração daquele dono de terra: ele tinha uma figueira plantada na vinha, logo, contava colher os seus frutos – ele tinha essa expectativa.

E é completamente justo e natural que uma figueira produza figos!                                                  Uma só figueira é capaz de produzir mais de 10 kg de figos por safra!

Mas, ocorria uma anormalidade com a figueira aqui: por três anos o agricultor procurava frutos nela e voltava decepcionado para casa, porque não havia frutos para serem colhidos.

Amado, quando Deus olha para a sua vida, Ele pode encontrar frutos?

Será que Deus tem encontrado frutos da sua participação na célula? Frutos na sua amizade com não-crentes? Frutos no seu discipulado? Quando Deus olha para a sua vida, Ele vê frutos?

Quero dizer que Deus é como o agricultor dessa história. Ele tem expectativas a seu respeito. E será que as expectativas de Deus estão sendo correspondidas? Ou será que Deus tem ficado triste, frustrado pela falta de fruto?

Irmãos, Deus está nos dando uma nova chance, a chance de correspondermos às Suas expectativas!

  

 NOVA CHANCE E TAMBÉM NOVOS RECURSOS

“Por isso disse ao que cuidava da vinha: ‘Já faz três anos que venho procurar fruto nesta figueira e não acho. Corte-a! Por que deixá-la inutilizar a terra? "Respondeu o homem: ‘Senhor, deixe-a por mais um ano, e eu cavarei ao redor dela e a adubarei”. Lucas 13:7,8

Percebemos aqui que haverá um novo investimento na figueira. Ela será poupada, terá o solo afofado, receberá esterco (o adubo); isto é, recurso algum irá faltar à esta figueira - ela receberá atenção especial.

Irmãos, assim também é a nova chance que Deus está nos dando: haverá novos recursos da parte de Deus.

O que esse texto diz que será feito à figueira, é o que Deus irá fazer conosco: Ele nos tem poupado da morte até o dia de hoje... e o Espírito Santo vai afofar o nosso coração, vai torná-lo fértil – quem não conseguiu dar fruto em todo esse tempo, ainda tem a chance de frutificar.

Veja como Deus é misericordioso: se você ainda não tem produzido resultado positivo, sem fruto na sua vida, aqui diz que Deus vai continuar investindo em você. Aleluia!

Irmão, não haverá desculpas para não dar frutos.

 

UMA NOVA CHANCE QUE NÃO PODE SER DESPREZADA

“Se der fruto no ano que vem, muito bem! Se não, corte-a’ ". Lucas 13:9

Qualquer pessoa que tenha uma horta ou um pequeno pomar, teria cortado logo aquela planta inútil, que não dava frutos.

Mas, aqui no v.8, será dada a esta figueira mais um ano, mais uma chance, a última, a decisiva, logo, essa chance não pode ser desprezada... é questão de frutificar ou frutificar!

Caso contrário, lemos no v.9, a figueira vai virar lenha.

Quero que você entenda que esta nova chance, que Deus nos está dando, é uma chance que não pode ser desprezada de modo nenhum, porque o custo é alto.

Ao chegar o tempo, e Deus não encontrar arrependimento, não encontrar obediência na sua vida, não encontrar santidade, não encontrar amor... o seu fim será tão trágico. O fogo da ira de Deus te consumirá.

Portanto, não despreze esta sua nova chance!

Eis o que você deve fazer: aproveite os recursos que Deus dá: os cultos da igreja, os encontros da célula, o discipulado, o quarto de escuta e finque as suas raízes, plante os seus pés no caminho de Deus.

Irmão, se você fincar raízes no caminho de Deus, a produção do fruto estará garantida.

 

Conclusão

Agora, por favor, pense um pouco e procure considerar aquilo que Deus falou a você. Pode ser que você olhou para a sua vida, olhou para o seu trabalho e não achou fruto e quem sabe, por conta disso, você não tem mais esperança, não se sente empolgado com a vida, não se sente animado com mais nada.

Eu quero dizer que você não está sozinho nessa tristeza. Deus também olhou para a sua vida e não encontrou fruto. E a tristeza de Deus é maior que a sua, porque, Ele fez tudo por você e você não produziu fruto para Ele. Todos os dias Deus lhe trouxe livramentos e no fim, Deus contava que podia esperar a produção de um fruto seu: mais obediência, mais compromisso, mais santidade, mais oração, mais empenho em ganhar almas.

Sim, Deus também olhou para a sua vida e não encontrou fruto. Mas sabe, longe de ficar desanimado com você, longe de desistir de você, Deus lhe agendou uma nova chance! Isto significa que Deus vai continuar investindo em você! Deus vai tocar o seu coração, vai derramar unção do Espírito Santo sobre sua vida. Deus está empenhado em fazer de você a pessoa que você deve ser: frutífera, repleta de fruto e de fruto bom.

Finque raízes na presença de Deus, firme os seus pés no caminho de Deus!

Por isto, irmãos, Deus está esperando mais de nós.

Vamos corresponder às expectativas de Deus!                                                                          Amém?

 

Perguntas para Edificação: 

  • Amado, quando Deus olha para a sua vida, Ele pode encontrar frutos?
  • Será que as expectativas de Deus estão sendo correspondidas?
  • Ou será que Deus tem ficado triste, frustrado pela falta de fruto?
  • O que temos feito com todos os privilégios recebidos?
  • Temos correspondido? Correspondemos com nossa obediência, nosso amor, fidelidade e compromisso?