Compartilhe!!!


UM PRESENTE REJEITADO – Êxodo 32.1-8

Você já rejeitou um presente? Um bom presente? Quem rejeitaria o melhor presente?

E quem rejeita de presente mais um dia de vida? Você rejeitara O presente, A vida, o hoje que você recebeu?

Podemos pensar que ninguém rejeita esse tipo de oferta, mas sim, muitos rejeitam, ou melhor dizendo, a maioria rejeita.

Quando eu te digo que eu tenho o melhor presente do mundo pra você e te pergunto, você quer? O que você me responde?

Se tua resposta é não, eu lhe digo, então vamos até o fim dessa pregação juntos, e ao final eu lhe pergunto novamente. Mas se sua resposta for sim, então eu te convido, vamos até o final dessa mensagem e eu repito a pergunta, e veremos se sua resposta será a mesma!

Vamos ler Êxodo capítulo 32. 1-8.

“O povo, ao ver que Moisés demorava a descer do monte, juntou-se ao redor de Arão e lhe disse: "Venha, faça para nós deuses que nos conduzam, pois a esse Moisés, o homem que nos tirou do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu". Respondeu-lhes Arão: "Tirem os brincos de ouro de suas mulheres, de seus filhos e de suas filhas e tragam-nos a mim". Todos tiraram os seus brincos de ouro e os levaram a Arão. Ele os recebeu e os fundiu, transformando tudo num ídolo, que modelou com uma ferramenta própria, dando-lhe a forma de um bezerro. Então disseram: "Eis aí os seus deuses, ó Israel, que tiraram vocês do Egito! " Vendo isso, Arão edificou um altar diante do bezerro e anunciou: "Amanhã haverá uma festa dedicada ao Senhor". Na manhã seguinte, ofereceram holocaustos e sacrifícios de comunhão. O povo se assentou para comer e beber, e levantou-se para se entregar à farra. Então o Senhor disse a Moisés: "Desça, porque o seu povo, que você tirou do Egito, corrompeu-se. Muito depressa se desviaram daquilo que lhes ordenei e fizeram um ídolo em forma de bezerro, curvaram-se diante dele, ofereceram-lhe sacrifícios, e disseram: ‘Eis aí, ó Israel, os seus deuses que tiraram vocês do Egito’ ".

Êxodo 32:1-8

Povo de Israel, povo de Deus, povo difícil, povo complicado, povo rebelde, com falta de fé, idólatras, teimosos! É forte dizer isso, não é? Pra mim é forte! Mas verdadeiro! Esse povo era pecador e, não se enganem, nós não somos diferentes deles, nossos argumentos e ídolos somente são outros!

Vamos compreender um pouco do que está acontecendo aqui, o contexto desse trecho que lemos.

O contexto

Moisés era o líder enviado da parte de Deus para libertar o povo de Israel do Egito. Após saírem do Egito, deixando os anos de escravidão para trás, eles atravessam o mar vermelho em plena terra seca. Isso depois de terem visto e vivido inúmeras demonstrações do poder de Deus.

Após a travessia do mar eles estavam libertos. O faraó desistiu de ir atrás do povo e eles seguem livres, sendo guiados por Deus. Durante o dia Deus os guiava por meio de uma nuvem. Durante à noite, por meio de labaredas de fogo. Isso não é pra qualquer um! Que tremendo, que majestade, que honra fazer parte dessa história.

- Então vamos lá, vamos iniciar essa viajem rumo a uma terra que será nossa! Uma terra que é maravilhosa, onde teremos comida à vontade, onde nossas crianças vão correr e brincar livremente, onde moraremos perto de nossas famílias e todos vamos cuidar uns dos outros. Vamos pra essa terra que Deus nos guiará, pois ele disse que seremos uma benção pra todos os povos da terra!

Seria esse o discurso do povo?

Bom, pelo que vemos no relato, não é bem esse o pensamento do povo. No culto passado vimos que nas primeiras dificuldades que surgiram, em meio ao deserto, o povo reclamou. Reclamaram, murmuraram, e quiseram voltar ao passado que tinham deixado para trás, o passado no Egito.

Novamente, então, Deus providencia tudo o que aquele povo necessitava e eles seguem. Acampam, então, no deserto do Sinai, próximo ao Monte Sinai. A partir daí, Deus começa a repassar a Moisés as Leis que iriam reger o povo. Leis das mais diversas, algumas muito inovadoras para a época, inclusive.

As Leis que Deus dá a Moisés são para que o povo de Israel viva bem, em harmonia, e principalmente, cumprindo a vontade de Deus para que de fato sejam uma benção. Nessas Leis estão inclusos o que nós chamamos hoje de Decálogo ou 10 mandamentos.

Moisés então sobe no monte Sinai, diante de Deus, para receber essas instruções. E ai surge um novo empecilho para aquele povo. Moisés já estava há 40 dias naquele monte. Será que ele ainda iria voltar? Será que ainda se importava com eles? E por que não voltava logo pra dar notícias?

Em meio às dúvidas surgem as tentações. Lembrem: deserto não é um lugar fácil de se estar, e no contexto bíblico, vemos que ele, via de regra, está ligado com tempos de provações e tentações.

O povo então chega ao representante de Moisés, Arão, e, esquecendo de novo o presente que Deus os havia dado, pedem novamente para voltar ao passado. E esse pedido vem na forma de um ídolo.

Faça um deus para nós!

No Egito a pratica de confeccionar deuses era comum. E eles aprenderam com o meio em que estavam vivendo. Os povos naquela época eram maioria politeísta, isso significa que acreditavam em vários deuses. E quem eram esses deuses? Podiam ser elementos da natureza, como animais, ou mesmo a lua e sol ou objetos confeccionadas por mãos humanas, como um bezerro de ouro, por exemplo.

Qual é o primeiro mandamento dado por Deus? Você lembra? A ordem principal que Deus dá ao povo? “Eu sou o Senhor teu Deus, não tenham outros deuses além de mim”. Mas aquele povo preferiu adorar um Deus feito por mãos humanas, um Deus que eles poderiam ver e tocar. Um deus assim faz o que eles querem não é mesmo? Um deus assim é fácil de seguir, pois eles mesmos o criaram e o manuseavam.

Deus estava dando àquele povo um novo presente, o início de uma nova história, mas eles rejeitaram. Fazendo pra si um ídolo de metal eles estavam negando a soberania de Deus, trocando o espaço de Deus em suas vidas por um deus que não iria lhes corrigir, não iria transformar, um deus feito por mãos humanas.

E então vemos a reação de Deus diante da atitude desse povo:

“Então o Senhor disse a Moisés: "Desça, porque o seu povo, que você tirou do Egito, corrompeu-se. Muito depressa se desviaram daquilo que lhes ordenei e fizeram um ídolo em forma de bezerro, curvaram-se diante dele, ofereceram-lhe sacrifícios, e disseram: ‘Eis aí, ó Israel, os seus deuses que tiraram vocês do Egito’ ". Disse o Senhor a Moisés: "Tenho visto que este povo é um povo obstinado”. Êxodo 32:7-9

Algumas ênfases:

- O povo que você tirou do Egito: afinal eles não queriam mais ser o povo de Deus, pois o negaram fazendo para si um ídolo.

- Desviaram-se do caminho: tomaram um atalho, escolheram um deus mais fácil de seguir

- Deus olha para o povo com tristeza: eles o negaram, viraram as costas pra Deus. Deus até cogita desistir desse povo e começar tudo novamente por meio de Moisés. Mas como bom líder, Moisés intercede por eles, e Deus persiste então, nessa caminhada, nesse presente que estava dando a esse povo, nesse chamado pra um novo tempo, uma nova história.

Do que nós somos diferentes desse povo?

É fácil olhar para trás e julgá-los, dizendo o quanto são maus e pecadores. Mas nós somos iguaizinhos a eles! Nós seres humanos somos sim idólatras, nos corrompemos colocando outras coisas para ocupar o lugar de Deus em nossas vidas. O seu ídolo pode não ser um bezerro de ouro, mas pode ser o seu dinheiro, o seu trabalho, o seu filho, o seu cônjuge.

O seu deus pode ser sua carreira, sua beleza, seus bens. O seu deus pode ser você mesmo! Você já refletiu sobre isso? Tudo que ocupa o primeiro lugar em sua vida é o seu deus! Pode ser uma ideologia, um ideal, pode ser a ciência. O fato é que todos temos um deus, basta olhar pro coração e perguntar:

 O que rege minha vida? Esse é o meu deus!

João Calvino, um teólogo da reforma dizia: “O coração do homem é uma fábrica de ídolos”! Isso é de fato verdade. Olhe pra toda história do povo de Israel. Por diversas vezes ele se desviaram e se corromperam, mesmo Deus tendo os advertido. E aqui está o primeiro indício disso.

Agora olhe pra você mesmo, o que tem ocupado o lugar de Deus? O que é tua prioridade hoje? O que toma o teu tempo, seus esforços e sua força? O que te faz fazer o que você faz? QUEM É O TEU DEUS?

O chamado de Deus é para um presente diferente! Para deixar os ídolos no passado, pra viver uma nova história com ele! Um presente que trará transformação, um presente que pode te inquietar e até te tirar noites de sono. Mas um presente que é para todo sempre.

O PRESENTE de DEUS

"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele”. João 3:16,17

Deus te deu de presente a salvação e vida eterna! Vida verdadeira, vida em liberdade, liberdade do pecado! Isso através do seu filho! Esse é o presente de Deus para você! Ele quer ser seu Deus, cuidar de ti, te guiar pelo deserto que estás passando. Perceba, ele não promete que será fácil, mas ele garante jamais te deixar sozinho!

Vamos voltar a pergunta inicial? Você quer esse presente? Quer o melhor presente? Quer um presente de transformação e entrega?

Se tua resposta continua sendo não, eu lhe digo, Deus continua batendo na porta do seu coração, ele não desiste facilmente. E eu te convido pra uma conversa com ele agora. Se sua resposta é sim, eu te digo: bem-vindo a uma caminhada que vai ser para sempre! E te convido vamos conversar com Deus agora. Vamos juntos orar.

“Senhor nos mostra o que de fato está em nosso coração. Nos mostra o nosso pecado e gera em nós arrependimento. Vem transformar o coração mais duro em um coração quebrantado e entregue a ti. Senhor, quero acolher o teu presente, a tua salvação, vem habitar em mim, seja o Meu Deus, o único Deus em minha vida”.

 

                                                                                Missionária: Daline Moeller