Compartilhe!!!


Todos no mesmo barco 

Tamos um Capitão 

 

"Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito. Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.
Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo? E se a orelha disser: Porque não sou olho não sou do corpo; não será por isso do corpo? Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato? Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis.
E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo.
E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós. Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários;
E os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra. Porque os que em nós são mais nobres não têm necessidade disso, mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela; Para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros. De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele.
Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular. E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.
Porventura são todos apóstolos? são todos profetas? são todos doutores? são todos operadores de milagres?
Têm todos o dom de curar? falam todos diversas línguas? interpretam todos?
Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente". 1Coríntios 12.12-31


Introdução

A comunidade cristã de Corinto tinha problemas concretos. Os conceitos trabalhados por Paulo na primeira carta aos coríntios refletem uma situação de rivalidade interna, que gera conflitos na comunidade. A comunidade estava dividida, grupos brigavam entre si. Por isso, um dos primeiros objetivos de Paulo é restabelecer a unidade em torno de um único líder Jesus Cristo, cabeça do corpo, este não divide e sim congrega.                                                                                        A metáfora do corpo, usada no capítulo 12, pode revelar a unidade e o complemento que precisam acontecer na comunidade, possibilitando o exercício dos diferentes dons.                                                                                             

A igreja é formada de pessoas diferentes (v. 12)

Irmãos, uma das ilustrações mais rica de significado do que é a Igreja é aquela que mostra a igreja como o Corpo de Cristo, porque fala da Igreja como um organismo vivo. Igreja é como o corpo humano que tem células e é composto de uma cabeça e muitos membros. No caso da Igreja, a cabeça é Jesus e os crentes são os membros.

 v.12: "Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo".

Na Igreja de Jesus são muitos os membros e eles são diferentes! Porém, apesar das diferenças nos traços, no temperamento, nos dons, precisamos ser atraídos uns para os outros. Então, eu quero falar de três pontos para pensar com você hoje, sobre a Igreja como corpo de Cristo.

Num corpo todos os membros são imprescindíveis.

Sendo a Igreja como o corpo de Cristo, cada crente é um membro imprescindível. Mesmo aquele membro que parece esquisito, meio diferente dos outros, ele está no corpo para ser instrumento de aperfeiçoamento dos demais.

Porque, como funcionam os membros do nosso corpo? A mão fala que não precisa dos pés? Os pés falam que não precisam das mãos, nem dos ouvidos, nem dos olhos ou da boca? Não! No corpo, todos os membros estão ligados um ao outro e, dependem uns dos outros e, um ajuda o outro. Tudo em harmonia, dirigidos e coordenados pela cabeça.

A cabeça, irmão, não é só responsável pelos pensamentos; todo movimento que os membros fazem, pode ser um simples piscar de olhos até o andar, correr, subir, descer... tudo nasce de uma ordem vinda da cabeça.

Imagina se as pernas falassem uma pra outra: “Hei, descola aí da cintura, deixa os braços pra lá, vamos dar uma voltinha!" Isso seria uma disfunção, seria anormal.

Tem uma doença, que é assim: o membro faz movimentos que a cabeça não está coordenando pra fazer. O cérebro não tá mandando mensagem pra mão tremer, mas a mão insiste em tremer. O Dr James Parkinson foi o primeiro médico a descrever esta doença. Em homenagem a ele, então ficou o nome da doença: Mal de Parkinson.

Então, precisa haver no corpo uma ligação perfeita dos membros com a cabeça e dos membros entre si, porque senão, o corpo sofre de disfunção. Estamos pensando na Igreja como corpo de Cristo, estamos unidos à Jesus, ligados nEle e uns nos outros, logo, a necessidade de comunhão na Igreja é tão grande quanto entre os membros do nosso corpo.

E quando falo de comunhão não estou me referindo à vida social de comer juntos e nos divertir. Muitas vezes chamamos esses momentos de comunhão e, são, num certo sentido.

Mas, sabe, a verdadeira comunhão acontece não é quando ceamos ou comemos juntos... a verdadeira comunhão acontece quando sentimos prazer de fazer as coisas junto com os outros membros do corpo de Cristo, e quando eu reconheço que preciso da ajuda deles e da cooperação deles pra eu avançar.

Por exemplo, quando eu não tenho certeza a respeito de uma direção de Deus, se eu busco um irmão para que ore comigo e me ajude, isso é verdadeira comunhão.

A verdadeira comunhão acontece quando reconheço que preciso do outro membro do corpo de Cristo. Há situações em que nos sentimos incapazes de discernir a vontade de Deus, aí, se nos unimos aos irmãos da célula pra nos ajudar em oração, isso é comunhão.

Se tenho que tomar decisões sérias e peço o conselho de outros irmãos, mais maduros e experientes, isso é comunhão. Eu reconheço que preciso deles e que também posso ser útil pra eles. 

Vivemos no corpo! Estamos ligados à Jesus e uns nos outros!

Se eu cortasse a minha mão e colocasse numa cadeira ali na outra sala, ela continuaria sendo a minha mão, mas não teria mais utilidade, porque estaria separada do corpo, separada da cabeça e dos outros membros do corpo. Isso ensina que no corpo de Cristo, que é a Igreja, você só é útil se estiver conectado, se estiver ligado, se estiver em comunhão.                 

Num corpo todo membro deve funcionar.

Então, assim como no nosso corpo, todos os membros devem funcionar, assim é na igreja, somos membros, devemos funcionar.

Lógico que cada membro tem uma função própria. Em 1Co 12.17, Paulo pergunta: “Se todo o corpo fosse olho, onde estaria a audição? Se todo o corpo fosse ouvido, onde estaria o olfato?”.

Cada membro tem a sua função. É por isso que somos uma igreja em células, porque numa célula, todos os membros podem funcionar. Célula não é lugar aonde somente um fala. Na reunião da célula, todos podem falar: uns com opiniões, outros com conselhos, outros com avisos, outros com saudações, outros com cânticos... é maravilhoso!

Não digo que todos os membros da igreja devem ser pregadores, devem ser líderes de célula, devem ser ministros do louvor, não. Mas todos precisamos ministrar alguma coisa aos nossos irmãos.                                                                                                                            Todos os membros da igreja devem funcionar. Por que? Porque somos membros ligados a um corpo e neste corpo, devemos funcionar, devemos contribuir com algo. Só o membro que se separou do corpo é que deixa de funcionar.

 

Num corpo os membros se ajudam.  

1 Co 12.26, diz: “Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se alegram com ele”. Isto significa que entre os membros não tem competição, tem colaboração.

Se um membro tem mais consagração que o outro, mais unção, é mais espiritual, não existe disputa; existe ajuda para o outro ser abençoado com aquilo que eu tenho.

Pensa numa situação: o meu paladar, por exemplo, gosta de macarrão. Quando lembro de macarrão na chapa, “minhas tripas batem palmas”.

Meu paladar gosta de macarrão, mas meu estômago rejeita arroz. Se eu encontrar alguns grãos de arroz no meio, qual é a solução? Parar de comer macarrão? Faz isso comigo, não! A solução vem de outro membro: as mãos dão uma ajuda, retirando do prato, aqueles grãos de arroz. Não é maravilhoso isso?

O corpo, que é igreja, deve buscar poder de Deus sobre os membros que estão doentes, afastados. Os membros do corpo ajudam uns aos outros.

 

CONCLUSÃO:                                                                                                                                                

Quero terminar declarando isto: "Os crentes, para que se unam, é preciso que se amem; para que se amem, é preciso que se conheçam; para que se conheçam, é preciso que vão ao encontro um do outro".

Irmãos, estou convencido de que Deus preparou coisas muito boas para nossa igreja. Mas perderemos as bênçãos se não estivermos unidos. Mas, essa união é mais do que estar junto pra uma reunião. Essa união significa estarmos unidos na fé, no amor e no mesmo propósito.

E essa união cresce à medida que, intencionalmente, andamos mais perto uns dos outros durante a semana: conversando, trocando mensagens, prestando algum favor, comendo, e acima de tudo, andando mais perto de Jesus.

Sendo crente em Jesus, você se tornou membro da igreja, membro do corpo de Cristo. Você não pode ficar de lado, isolado no seu canto, afastado de tudo da igreja e de todos. Você é imprescindível.

Como membro da igreja, você deve funcionar, pois, funcione de acordo com o seu chamado, funcione em conformidade com o que Deus te capacitou...                                                                                                               

E como membro da igreja, ajude os outros membros, ajude alguém.

Amém..