Compartilhe!!!


Todos no mesmo barco

Remando com os remos que recebemos

Nós somos pessoas diferentes, temos características diferentes, formas de agir e de pensar diferentes. Resolvemos problemas de formas diferentes, reagimos a situações de forma diferentes.

Nosso Deus em sua imensa criatividade, criou pessoas diferentes, Deus não fez robôs programados (isso os seres humanos fazem) Deus criou pessoas, seres inteligentes e diferentes.

Nessas diferenças nós nos completamos, um ajuda o outro e é assim que fomos criados para viver. No entanto, sabemos que, via de regra, ao invés de completar, nossas diferenças nos dividem e afastam. Temos mais facilidade de acusar o outro pela forma como ele age e evita-lo do que compreender que apenas ele é uma pessoa diferente de mim. Isso é assim desde o pecado, desde a queda em Gênesis 3.

Deus criou dois seres humanos para serem companheiros idôneos, onde um completaria o outro, mas o pecado os fez acusar o outro, culpar, e desde lá essa é nossa tendência, acusar, culpar e julgar.

Por isso, viver igreja, estar todos num mesmo barco, alinhados e unidos remando para um mesmo rumo só é possível quando quem comanda esse barco é Jesus. Aquele que não tem pecado, aquele que nos redimiu e sabe também para o que fomos chamados.

Nesse barco que é a igreja de Cristo, cada integrante é chamado a servir. Mas não é servir de qualquer jeito, não é servir por obrigação, é servir em amor aquele que nos chamou, é servir ao próximo e não a mim mesmo, é servir tendo Jesus como o capitão o cabeça, ele fala nós obedecemos.

Para servirmos nesse barco, além dos nossos talentos, do nosso jeito de agir e pensar, também nos é concedido dons. Esses dons nos são concedidos pelo Espírito Santo, e são concedidos com um propósito único: (quem sabe qual o propósito dos dons?) Rm 12.7 “visando o bem comum”. Os dons são concedidos para o bem da igreja, para a edificação desse corpo de cristo.

Leitura: 1 Coríntios 12.1-11

Os membros da igreja são aqueles que entregaram suas vidas a Jesus e possuem um relacionamento com ele. Esses membros precisam aprender a andar com Deus, aprender a ouvir sua voz e identificar coisas que só ele pode fazer.

Paulo deixa claro a aos Coríntios que antes eles andavam de uma forma, sendo levados de um lado para outro conforme lhes agradava ou era mais conveniente, agora que se tornaram cristãos, existe um norte estabelecido, alguém que lhes norteia o andar, o agir, o ouvir, esse é Jesus.

Interessante também que é nesse texto que nós temos uma das bases para a trindade. Paulo usa o relacionamento perfeito do próprio Deus como base para a igreja.

Ele diz isso para afirmar que eles não poderiam desprezar ou diminuir qualquer dom concedido por Deus aos membros da igreja. Eles não deveriam dizer que um era mais e outro menos diante de Deus, pois os ministérios e dons são conduzidos e dados pelo mesmo Deus.

Os dons e as formas de servir não podem gerar divisão em nosso meio, mas sim complementação e união.

Por quê?

“Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, conforme quer”. 1 Coríntios 12:11

Porque Deus concede os dons para o bem da comunidade como um todo. O dom que você possui não é pra você é para o outro, então se você usa o dom fazendo sua vontade, você peca, pois não foi para isso que lhe foi concedido tal dom.

Depois de falar isso Paulo cita uma lista de dons dizendo que são dados a cada um de forma individual. O dom é sim individual, mas a sua aplicação é para o coletivo. E olhe só que importante essa parte final, “o Espírito distribui individualmente a cada um conforme quer”. Não é escolha minha, não é se eu quero ou não é conforme o Espírito Santo deseja.

Nós temos a triste ideia de que podemos mandar no Espírito ou barganhar com ele, vejo pessoas orando como se pudessem ordenar algo ao Espírito Santo, hinos que induzem a pessoa a compreender que o Espírito obedece seus próprios desejos, que tremenda heresia (mentira) é essa. A única ação que nos é permitida é clamar, mas o Espírito sopra onde quer, age como quer e quando quer, nós não manipulamos sua ação. Não se iluda, Deus não se molda a vontade e desejo humano, você é que se molda ao que ele deseja e ordena. Nós não somos Deus, somos meras criaturas, sacos de vermes.

Romanos 12.3-7

Paulo usa novamente a figura do corpo para dizer aos Romanos que cada um deles é parte do corpo de Cristo, e que estando ligados a esse cristo eles estão ligados também a todos os outros membros do corpo.

Esse texto já responde a muitos que pensam ser possível viver a fé sozinhos ou isolados do corpo. Nossa salvação é individual, nossa vivência da fé não. O Espírito nos envia a servir ao próximo e ao corpo de Cristo.

Nesse texto Paulo também fala acerca dos dons, aqui ele trás outros dons e com cada um deles com um conselho. O dom não é dado a ninguém para que esse se mostre mais espiritual ou mais elevado na fé, o dom é concedido para que o corpo seja edificado. Parece desnecessário falar isso, mas é muito preciso, afinal, nós sabemos que existe comparações e julgamentos.

Os dons e seus conselhos:

  • Profetizar: na proporção da fé
  • Servir: Sirva (sem reclamar, sem ficar julgando os que não estão ali, sem se mostrar superior, só sirva)
  • Ensinar: ensine
  • Dar ânimo: que assim faça
  • Contribuir: que o faça generosamente
  • Exercer liderança: que exerça com zelo
  • Mostrar misericórdia: que seja com alegria

Então, se lhe foi concedido um dom, se o Espírito Santo lhe capacitou, sirva o corpo de Cristo com esse dom, com toda sabedoria e com fidelidade a Deus. Segundo o que é melhor para o corpo todo, não apenas para você, não apenas para aqueles que você gosta ou tem mais proximidade.

A igreja de Corinto estava tendo divisões e competições por causa dos dons, eles criaram uma hierarquia para dizer quem era mais e quem era menos nesse corpo. Quem estava mais elevado espiritualmente e quem deveria se submeter.

Em ambos os textos Paulo deixa claro que a humildade é central na vida de fé: “não tenha um conceito mais elevado” “prefira dar honra aos outros”, e como nossa tendência é comparar né? Olhar pro outro e colocar defeitos, achar o que o outro faz menos importante ou mais fácil do que o que a gente faz. Isso não é ser igreja.

Ser igreja é entender que o dom do outro complementa o meu, que o servir dele é tão importante quanto o meu e que sem ele eu estarei incompleto.

Nesses conselhos que Paulo dá, ele também nos mostra que o nosso servir não deve depender do outro, assim como vimos no culto passado, no teatro, onde um reclamava do outro, onde as críticas eram constantes.

Quantas vezes nós servimos mas cheios de condições. Eu só faço se for assim, se for assado, se tal pessoa for eu não vou, se decidirem por isso eu não quero, se não for do meu jeito eu não ajudo. E quando alguém fala algo ai eu já largo tudo.

As críticas ao invés de nos incentivar e nos fazer olhar para o que estamos fazendo com mais atenção, elas apenas amarguram o nosso coração e nos fazem largar tudo.

Que triste é quando eu enterro um dom porque não sei lidar com pessoas. Não sei amar o suficiente e desisto. Eu tenho certeza que aqui na comunidade há muitos dons enterrados, muitos dons que o Espírito Santo deu e que estão escondidos, enterrados, por decepções, por mágoas, por imaturidade nossa, por nos recusarmos a nos doar aos outros, mesmo que isso roube de nós tempo e forças, porque estamos mais preocupados com a nossa paz e tranquilidade do que com o servir ao próximo.

Que tempo difícil esse para a igreja. O mundo ensinando o eu, o bem-estar e felicidade individual, o não se importar com o outro e a igreja entrando nessa onda.

As pregações que vemos por ai falam de um Deus que serve o ser humano, de um Deus que está ali para te fazer bem. Os hinos são escritos para fazer o crente se sentir bem, para emocioná-lo e deixa-lo agradado, as orações são Deus esses são os meu sonhos, cumpra os meus sonhos, abençoa os meus sonhos.

Isso não é cristianismo, isso está muito longe de ser o que a Bíblia diz.

Se você tem dúvidas disso, então pare com seus achismos pessoais e vai estudar a Palavra, vai a fonte!

Deus não existe para te agradar e te fazer feliz!

A igreja não existe para te deixar bem!

Os dons não te foram concedidos para te dar um status espiritual, nem muito menos te fazer superior!

Não caiam na armadilha do nosso século!

“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. Romanos 12:2

Leve para a cruz todos esses impedimentos, peça perdão a Deus por ter enterrado isso que ele te presenteou e sirva! Com todo amor! Sabendo que virão dificuldades e provações, mas que elas apenas servirão para te lapidar, para te fazer depender ainda mais de Jesus e menos de você mesmo!

Vamos orar por isso hoje!
Orar para que possamos nos lançar profundamente nas Escrituras e ouvir de Deus onde ele deseja nos usar. Orar por aqueles que ainda estão procurando entender o chamado de Deus para servir, e orar por aqueles que estão enterrando os seus dons, para que haja cura, perdão e renovo na fé! Para que sejamos um corpo vivo!