Compartilhe!!!


SOMENTE A GRAÇA

INTRODUÇÃO

No dia 31 de outubro comemoramos o Dia da Reforma. Por isso, neste mês da Reforma, estamos abordando mensagens sobre os 4 “solas”. Os reformadores do século 16 (Lutero, Calvino, Zwinglio, Melanchton, Knox, etc.) sustentavam que esses “solas” formam os pilares da fé cristã e, assim, se tornaram uma espécie de identidade da fé dos evangélicos:

Sola Christus – Somente Cristo;

Sola Gratia – Somente a graça;

Sola Fide – Somente pela fé, e

Sola Scriptura – Somente a Escritura.

Podemos ilustrar estes 4 “solas” com um banquinho de três pernas: A graça, a fé e as Escrituras formam as três pernas, unidas a Cristo, à tábua de assento, sobre a qual minha salvação se assenta. Em resumo:

Quem pode me reconciliar com Deus e salvar? Somente CRISTO.

No que devo me basear para encontrar a salvação? Somente nas ESCRITURAS.

Como posso ser aceito por Deus e ganhar a salvação? Somente por GRAÇA de Deus.

Como posso receber esta graça? Somente pela FÉ.

SOMENTE A GRAÇA

Hoje vamos focar, em especial, o pilar “sola gratia”, baseados em Ef 2.1-10.

"Ele lhes deu vida, quando vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais vocês andaram noutro tempo, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência. Entre eles também nós todos andamos no passado, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais. Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossas transgressões, nos deu vida juntamente com Cristo — pela graça vocês são salvos — e juntamente com ele nos ressuscitou e com ele nos fez assentar nas regiões celestiais em Cristo Jesus. Deus fez isso para mostrar nos tempos vindouros a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus. Porque pela graça vocês são salvos, mediante a fé; e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas" (Ef 2.1-10).

1. Nossa situação sem Cristo (1-3)

Paulo está escrevendo para cristãos, pessoas que, assim como nós, já fomos reconciliados com Deus pela fé em Jesus Cristo. Ele lhes lembra a sua condição de “fritos em pouca banha”, na qual estavam antes de serem alcançados com o evangelho e terem sido agraciados pela misericórdia de Deus, manifestada em Cristo. Qual é a condição de quem ainda não está reconciliado com Deus, através de Jesus Cristo? Qual era a sua situação antes de ser agraciado por Deus?

a) Você estava morto.

“Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados” (v.1). Sem Cristo, você estava vegetando biologicamente, mas com o cerne do seu ser morto, devido aos pecados que infestaram o seu ser. Não esqueçamos nossa condição do passado. Estávamos enlameados pelo pecado. Toda a nossa existência estava tão atingida pelo pecado que só poderia ser caracterizada como “morta”. O pecado não só havia atingido algumas áreas da nossa vida (como a moral, por exemplo), mas havia infestado e apodrecido o cerne da nossa personalidade.

b) Você vivia no pecado e nos esquemas deste mundo.

“...pecados, nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo” (v. 2). Um incrédulo não pode não pecar. O pecado é inseparável do não crente em Jesus Cristo. Mas, para nós, que fomos agraciados por Deus com a presença de Cristo em nós, isso mudou. Você já não precisa mais pecar. Você foi presenteado com a presença do Espírito de Cristo (graça de Deus!) e Ele capacita você a andar no Espirito e não mais andar na “carne”.

c) Você vivia sob a esfera do poder e da influência de satanás.

Vocês seguiam “...o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência” (v. 2). A nossa vida e conduta anterior a sermos agraciados com a graça salvadora de Deus, era determinada pelo inimigo de Deus. Pessoas, e até crentes, às vezes pensam que uma vida sem Cristo significa ser livre. NÃO! Longe de Cristo não há liberdade, mas escravidão sob o império de satanás, escravos das paixões carnais!

A sua vida anterior ao estar em Cristo acontecia em pecado, que não é um espaço neutro, mas está sob o domínio do “príncipe do poder do ar” (satanás). A liberdade aparente duma vida sem Cristo não passa, na realidade, de escravidão sob poderes maus. Foi esta a sua realidade antes de crer no evangelho de Jesus Cristo.

d) Você vivia uma vida de egoísmo.

“Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira” (v. 3).

Não esqueçamos nosso passado sem Cristo. Sua vida sem Jesus era uma vida de egoísmo, onde você procurava satisfazer, simplesmente, os seus desejos e não a boa vontade de Deus. Você estava enlameado no pecado, vivendo sob a esfera do poder das trevas e era, com justiça, merecedor do juízo de Deus. Esse é o nosso passado, do qual Jesus nos libertou, sem merecermos.

2. Salvos unicamente pela graça de Deus (4-9).

Deus, porém, não deseja que o ser humana permaneça morto nos seus pecados e tenha seu destino eterno sob a esfera do poder de satanás. Ele deseja a salvação de todas as pessoas e cuidou duma solução para nos salvar e reconciliar com Ele.

a) Pura misericórdia e amor de Deus – Salvos pela graça

“Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões – pela graça vocês são salvos” (v. 4).

Mesmo cristãos, às vezes, pensam que merecem o perdão e a salvação de Deus. Volta e meia ouço alguém dizer: “Você merece!”, ou “Eu mereço!”. Eu mereço o amor de Deus? Você merece a salvação eterna? NÃO!!! O que você e eu merecemos da parte de Deus é ganhar um grande chute no traseiro, que nos jogue direto para o inferno! Se é uma questão de merecimento, merecemos é o juízo de Deus!

Por que, então, Deus nos salvou e deu vida em Cristo? Porque Deus é rico em misericórdia. Ele salvou você porque ama você.

Vamos tentar entender isso com uma história:

Séculos atrás existiu um pequeno país com um rei muito bom, amoroso e justo. Quando ele subiu ao trono havia um sério problema naquele país: existiam muitos ladrões atormentando a população com os seus roubos. O rei baixou uma lei: Todo ladrão que fosse flagrado, seria castigado em praça pública, com 50 chicotadas de relho, contendo tiras de couro entremeadas com arame de ferro. O roubo seria julgado com o derramar de sangue. Bastaram alguns ladrões serem castigados publicamente que, logo, o problema da ladroagem foi desaparecendo no reino.

Certo dia, porém, desapareceram uns objetos de ouro no próprio palácio. Pertenciam ao rei. Quem teria sido o ladrão? A polícia sondou e logo descobriu. Quem havia roubado os preciosos objetos de ouro do rei, foi a própria mãe dele, uma senhora idosa com mais de 80 anos. Agora a população se perguntava: o rei vai aplicar a lei à sua própria mãe? Uns achavam que sim, pois o rei era justo. Outros achavam que não, pois o rei amava a sua mãe e, 50 daquelas chicotadas aplicadas naquela idosa a matariam. O rei estava num dilema entre ser um rei justo ou ser um rei que ama. Chegou o dia do julgamento e o rei mandou o encarregado trazer o chicote e preparar o tronco dos açoites na praça principal da cidade. Todo mundo queria ver. O comentário do povo foi: esse rei é justo, mas não tem amor! Na hora, o rei trouxe a sua mãe e a declarou culpada e merecedora do castigo. Disse a todos: Justiça precisa ser feita. O sangue deve correr. Como no meu corpo corre o sangue de minha mãe, ordeno que eu receba as 50 chicotadas com todo rigor até o sangue correr. Tirou a sua camisa, foi ao tronco, e foi surrado no lugar da mãe. Justiça foi feita: o sangue correu. O amor, porém, também foi mantido (e como!): a culpada, sua mãe, foi poupada e não morreu.

É isso que Deus fez por você, ao dar Seu Filho na cruz. Jesus foi julgado e morto no seu lugar!!! Nosso justo Rei assumiu o castigo do nosso juízo na cruz!

O que você fez para ser salvo? Nada!

O que você pode fazer para merecer a salvação? Nada, senão aceitar, em fé e gratidão, o presente misericordioso de Deus! Esse presente se chama: Jesus. Ele tudo fez e ofereceu a você. Isso é graça, pura graça de Deus.

É graça. É presente ofertado a nós. Não é, porém, uma oferta barata. Custou um preço absurdamente alto: o sangue de Cristo. Jesus morreu para que Deus desse vida a nós. Isso sem que tenhamos melhorado anteriormente. “Deu-nos vida com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões – PELA GRAÇA VOCÊS SÃO SALVOS” (v. 4).

b) O que está contido neste pacote da graça de Deus?

O próprio texto de Ef 2 cita diversas coisas:

-  Vida. “Todavia, Deus... deu-nos a vida com Cristo”. Éramos mortos em nossos pecados, Agora, em Cristo, recebemos vida!

- Libertação do império das trevas. O “príncipe do poder do ar” (satanás) já não mais tem autoridade e domínio sobre nós, pois agora integramos o reino de Deus! (Cl 1.13).

- Perdão dos pecados. Éramos escravos do pecado. Agora fomos justificados, ou seja, declarados justos (sem pecado e culpa) perante Deus, sendo incluídos entre os santos da Igreja de Jesus Cristo.

- Ressurreição. Ef 2.6 diz “Deus nos ressuscitou com Cristo”. Como assim? O fato é que em Cristo somos inseridos na Igreja, que é o Corpo de Cristo. Existe um íntimo relacionamento nosso, como Igreja, com Cristo. Assim, disse Lutero em uma de suas pregações de Páscoa: “Cristo ressuscitou. Consequentemente nossa ressurreição já aconteceu mais do que pela metade, visto que nossa cabeça já está lá”. Desta forma, ainda não totalmente mas também já, fomos por Deus ressuscitados em Cristo!

- O assento nos lugares celestiais. Ef 2.6 acrescenta: Deus “com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus”. De um lado ainda não, mas de outro lado já, sim! Já temos nosso assento nos lugares celestiais por estarmos em Cristo, e Ele já está assentado nos lugares celestiais, à destra do Pai.

Tudo isso recebemos por pura bondade de Deus, como diz no final do v. 7, sem mérito ou obra nossa. Tudo recebemos como presente (dom) de Deus, tão somente mediante a fé em Cristo e no seu evangelho. Enfaticamente o v.8 repete mais uma vez: “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isso (ou seja, nossa salvação) não vem de vocês; é dom (= presente) de Deus!

3. Salvação pela graça deve resultar em boas obras (10)

Não somos salvos por obras, ou seja, através de coisas que nós fazemos ou deixamos de fazer. Somos salvos por pura graça de Deus, mediante o nosso confiar na Sua oferta de amor em Cristo. Algo, porém, está errado com a vivência da nossa fé, se não acontecerem mudanças em nossa vida e não estivermos empenhados em servir a quem nos presenteou com tão grande salvação. A nossa vida cristã, necessariamente, deve refletir profunda gratidão, a qual se mostra com boas obras.

Ef 2.10: “Porque somos criação de Deus, realizada em Cristo Jesus, para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos”.

CONCLUSÃO

Você foi salvo exclusivamente pela graça de Deus. Viva pela fé em Cristo, aguardando a ressurreição e os lugares celestiais, nos quais você já está inserido por estar em Cristo. Enquanto isso, sirva ao Senhor com gratidão e amor, fazendo as obras que Ele preparou para você fazer. Amém.

Perguntas para Edificação:

1. O que Deus falou para você?

2. Que implicações têm para você o fato de ter sido salvo pela graça?

3. O que você vai fazer com isso