Compartilhe!!!


Somente a Escritura

“Jesus respondeu: — O erro de vocês está no fato de não conhecerem as Escrituras nem o poder de Deus”. Mateus 22:29

Como nós erramos por não conhecer as Escrituras! Quem de nós tem o hábito de pegar a Bíblia e estudá-la? Não digo pegar um texto ou versículo e simplesmente lê-lo, fechar a Bíblia e sair, mas em se debruçar sobre os textos, pesquisar sobre o significado de cada expressão que ali está, fazer comparações entre diferentes versões, entender o contexto do livro e daí por diante?

Quem de nós olha para a Escritura com o desejo de ir mais a fundo nela? Quem de nós tem este somente como regra de vida? O quanto ela está fazendo parte da tua vida?

Nesse texto de Mateus 22 Jesus está sendo questionado pelos saduceus e ele os cala como uma resposta certeira usando o Antigo Testamento. Jesus lhes afirma que não conheciam as Escrituras nem o poder desse Deus que ali é revelado. Por isso, se perdiam nas suas vãs doutrinas, nos seus achismos, nas suas ideologias, afinal, os saduceus não criam na ressureição.

Após calar os saduceus Jesus é questionado por mais um grupo que era cheio de si, o dos fariseus. Esses criam na ressureição, mas tinham outros problemas em relação as Escrituras.

"Entretanto, os fariseus, sabendo que Jesus havia silenciado os saduceus, reuniram-se em conselho.
E um deles, intérprete da Lei, querendo pôr Jesus à prova, perguntou-lhe: — Mestre, qual é o grande mandamento na Lei? Jesus respondeu: — "Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento". Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: "Ame o seu próximo como você ama a si mesmo." Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas". Mateus 22-34-40

Ao ser perguntado sobre os textos do Antigo Testamento, a Lei, Jesus os resume em dois mandamentos. O amor a Deus e o amor ao próximo. Ele resume os livros da Lei e dos profetas nesses dois pequenos mandamentos. O fariseus eram aqueles que gostavam de aplicar cada uma das Leis do Antigo Testamento, que levavam a sério as regras lá descritas, mas esqueciam do mais importante: o amor a Deus e ao próximo.

Nós podemos dizer hoje que a Bíblia se resume a esses dois mandamentos? Eu digo que não. Pois eles resumem a Lei e os profetas, mas as Escrituras não se resumem apenas a mandamentos para seguirmos, pois vão além revelando a Deus e sua missão nesse mundo.

Então, se não dizemos que as Escrituras se tratam apenas de nos ensinar a amar a Deus e ao próximo, do que ela trata? Você precisa saber isso, para compreender o todo. Nós precisamos ter esse olhar completo da Bíblia, pois quando não temos somos tentados a pegar textos isolados e interpretá-los fora de contexto, o que acontece muito em nosso tempo.

Pense: o que é a Bíblia? Como você a define?

Vamos a algumas definições comuns:

A Bíblia é um manual - Para alguns a Bíblia é apenas um manual de instruções, que nos diz o que fazer e como fazer. O problema de considerar a Bíblia apenas como um manual é que ninguém gosta de seguir manuais, quem aqui compra um produto e antes de usá-lo ou instalá-lo pega o manual todinho e estuda ele para aprender o que fazer? Se achamos que a Bíblia é um manual nós vamos fazer a mesma coisa com ela, recorrer a ela apenas quando há um problema, procurar o causa do problema, tentar resolver, arquivar o manual novamente e volta a ele só no próximo grande problema e olhe lá.

Entender a Escritura apenas como um manual é diminuí-la e torná-la dispensável, obsoleta, apenas um livro que consulto quando esgotei todas as outras opções. Além do mais, ela não trata apenas do que eu devo fazer e como fazer, ela vai muito além, é algo muito maior.

Um livro de histórias antigo - Para outros a Bíblia é um livro de histórias que aconteceram a muito tempo mas que podem ser usadas para me ajudar a viver o hoje. Quem assim olha para as Escrituras a entende como uma contribuição para a forma de viver, como um aprendizado do passado e como uma forma de seguir a um Deus, é como aqueles livros de história para crianças que tem uma moral no final.  

O problema de reduzir a Bíblia a narrativas históricas é que ela se torna antiga, desatualizada e muito distante, além disso, apenas um livro para corrigir minhas condutas morais, onde eu leio um texto e recebo uma instrução uma lição de vida. Quem tem essa sensação em relação a Bíblia de que ela é muito antiga, desatualizada e algo do passado, é porque está olhando para ela por essa ótica, como apenas mais um livro de muitos que existem nesse mundo.

Um livro de regras - Podemos olhar para a Bíblia também como um conjunto de regras a serem seguidas. Como um estatuto, uma constituição para a vida, onde cada linha é uma ordem para mim.

A questão é que se a Bíblia é para mim leis e regras do que devo fazer, como fazer e quando fazer, ela deixa de anunciar liberdade e vida, ela se torna apenas letra e passamos a entender que se seguimos a letra já está bom o suficiente. Ela se torna algo que me aprisiona, um peso, uma obrigação.

Se ler a Bíblia para você tem mais a ver com uma obrigação, com um peso, se tem uma vozinha na sua cabeça que te diz: “você tem que ler, você precisa,” então talvez a Escritura para você é apenas conjunto de leis e normas e você precisa repensar isso.

Um livro para selecionar os textos - Temos ainda aqueles que olham para a Bíblia como um livro que contém Palavras importantes para a salvação, mas que selecionam o que desejam da Bíblia. Então, o que me serve segundo as minhas ideias e pensamentos eu considero como Palavra de Deus e o que não me serve eu descarto com a desculpa que foram relevantes apenas para aquele tempo, que tinha a ver com aquele contexto e que hoje não vale mais.

Há muitas formas de olharmos para a Escritura. Isso muda de acordo com o que vivemos, com o que aprendemos, com as experiências que tivemos, muda de acordo com a nossa formação de vida. Mas é importante para a maturidade que sejamos lapidados nessa forma de pensar e viver as Escrituras.

Uma pergunta que podemos fazer para compreender nossa forma de viver o Somente a Escritura é a seguinte: Você lê as Escrituras ou as Escrituras tem lido você?

Temmos lido e interpretado as Escrituras segundo nossas convicções e pensamentos, ou eu permitimos que as Escrituras nos moldem e leiam quem somos, quebrando nossas convicções e pensamentos e transformando o nosso eu pecador?

A bíblia deve nos moldar e não nós a ela! Quando lemos um texto não deve ser a nossa interpretação sobre o texto, mas a interpretação do texto em relação a nossa vida.

Podemos resumir as Escrituras e compreendê-la a partir do seguinte texto:  

"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele". João 3.16-17

A Bíblia conta a história da missão de Deus nesse mundo. Ela nos relata quem é esse Deus, quem nós de fato somos e o que esse Deus fez em nosso favor. E cada história, cada relato ali contido, cada genealogia, cada Lei e cada instrução constrói o que a Bíblia é num todo. Não podemos tirar dela parte alguma, nem acrescentar, pois cada parte é importante para o todo, mesmo as que não nos agradam.

Perceba: ela não é um simples manual, pois ela revela Jesus, conta a história da salvação; vai muito além de um conjunto de regras a serem seguidas, ela revela nossa identidade de criatura perdida e pecadora e revela o Criador todo poderoso que vem ao nosso encontro; ela não é apenas historinhas pra aprendermos uma lição de moral no final, cada história tem um propósito no todo que junto nos revela a missão redentora de Deus; Ela também não é um livro onde escolhemos o que queremos para nós e descartamos o restante, ela é completa, cada parte faz parte do plano salvífico de Deus, sendo assim, ou você vive o Somente a Escritura ou não vive, não da para escolher apenas algumas partes da Escritura.

Não é assim que somos? Gostamos de escolher o que é possível e fácil para nós e o restante das Escrituras nós descartamos.

São tantos textos bíblicos que nós deixamos de lado, não falamos porque geram polêmicas ou nos incomodam, preferimos deixar eles quietinhos lá e escolher apenas aqueles mais fáceis, que falam do amor, da salvação, das bençãos e daí por diante.

A Escritura relata a missão de Deus nesse mundo! Um Deus criador e todo poderoso, que criou todas as coisas. Um ser humano criado que se rebelou conta esse Deus e que por isso foi afastado de seu criador e vive sobre o domínio do pecado. Esse pecado trás as mais diversas consequências, em todos os povos e em toda a criação. Esse Deus criador vem sempre de novo ao encontro da criatura para salvá-la, mas ela não consegue obedecer a esse Deus, afinal seu coração é idolatra, sempre volta ao pecado. Então, num ato de puro amor e justiça ele envia seu filho amado, que morre na cruz, para apagar essa culpa e reconciliar criatura e criador e redimir a criação. O filho ressuscita, sobe ao céu, mas voltará para buscar todos aqueles que creram no que ele fez, todos aqueles que viveram suas vidas entregues a Ele.

De geração em geração a Escritura nos revela esse Deus maravilhoso, escancarando nosso pecado e sendo ferramenta de Deus para que mais e mais criaturas se tornem seus filhos. A partir disso, a partir dessa entrega diante desse Deus, qual nosso chamado?

“Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento." Mateus 22:37

Ame o Senhor com tudo o que você, tudo o que você tem, com o seu ser completo. Pertença a Ele, viva para ele, que ele seja o centro de tudo que você é!

“Ame o seu próximo como você ama a si mesmo." Mateus 22:39

E que por amar a Deus acima de todas as coisas, você seja capaz de experimentar o amor ao próximo. Assim como você ama a si mesmo, assim como você pensa em si mesmo, assim como você deseja o melhor para si mesmo, faça o mesmo com o seu próximo, ame-o como você ama a si, se importe com ele como se importa consigo mesmo.

Para viver isso estude as Escrituras, permita que ela molde você, que ela fale quem de fato você é. Que a cada dia você seja constrangido diante da leitura da Palavra, se arrependa, seja acolhido pela graça, caminhe em fé, tendo Cristo como centro e testemunhando adiante aquilo que as Escrituras revelam.

Perguntas para Edificação:

  1. O que mais lhe chamou atenção nesse texto ou na pregação do culto?
  2. Com que frequência você tem lido a Bíblia, e como tem feito isso?
  3. O que você deseja fazer para ir mais a fundo e estudar mais as Escrituras?