
SER IGREJA - VIVENDO COMUNHÃO
Paulo Scheuermann | 18 de Abril 2020 | Pregações
Paulo Scheuermann | 18 de Abril 2020 | Pregações
Dependendo das experiências que você teve com esse termo, igreja, a imagem que se forma em sua mente pode mudar. Até porque ouvimos muito falar a respeito, mas pouco compreendemos o que isso significa de fato.
Pensando nisso eu te convido a refletir na Palavra de Deus, convido você a pensar: O que é IGREJA?
“Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo”. 1 Coríntios 12:27
Quando falamos sobre conceito, ou significado de igreja, normalmente pensamos em um corpo, com muitas partes. Nesse corpo, Cristo é o cabeça e nossos somos os demais membros, as demais partes. E de fato assim é. Com essa analogia, Paulo nos ensina a compreender o que é Igreja. As cartas de Paulo deixam muito claro que não é uma construção nem uma pessoa com a função de pastor que é igreja, mas que igreja é a junção dos discípulos de Jesus.
Quero, porém, lhe convidar a ir além olhando outros textos bíblicos que nos ensinam a viver em comunidade em comunhão.
Jesus morreu na cruz e Ressuscitou! Ele está vivo! Apareceu aos seus discípulos ainda por 40 dias após sua ressurreição, depois subiu ao céu, foi para o Pai e foi para voltar!
Mas e como continua a vida dos discípulos? Eles receberam o Espírito Santo e conduzidos pela ação do próprio Espírito foram aprendendo a ser Igreja, a viver comunhão.
Te convido a abrir sua Bíblia no livro de Atos do Apóstolos 2.42-47
Atos relata como os primeiros cristãos aprenderam a viver sua fé. Como os primeiros discípulos compreenderam o que é ser igreja. Como eles também falharam nesse processo, como alguns demoraram a compreender que a salvação é pra todos e como ser cristão ultrapassa barreiras étnicas e culturais.
Para quem já fez uma fogueira sabe que se não colocarmos madeira, ou lenha, constantemente a fogueira diminui sua chama até que se apaga. A comunhão com Deus e com os demais cristãos é a lenha que traz mais calor, que ilumina nossa caminha, que fortalece a fé. A comunhão é essencial para o amadurecimento, pra que a fé não seja abafada, mas sim fortalecida.
E aqui eu abro um parêntesis: como é difícil para o cristão que residi em um lar de não cristãos. Não é impossível, mas é difícil, por que as demais pessoas da casa não sendo cristãs dificilmente vão compreender a vivência do cristão. Se você é o único cristão no seu lar aprenda a ter comunhão com Deus, saiba que ele te fortalece a fé. Ele ouve sua voz, ele está contigo.
Os primeiros cristãos aprenderam também a ser unidos. Muitos foram perseguidos, incompreendidos, mortos. Isso os enfraqueceu? Não, isso os ensinou união, vida em comunidade.
Ser igreja e viver comunhão é partir o pão, celebrar Ceia, partilhar com quem não tem. É orar! Pois o Senhor da igreja, aquele que a formou, aquele que a conduz, aquele que direciona é Jesus. A igreja não detém a ação de Deus, ela é uma consequência dessa ação. O templo é um local que criamos para poder nos unir com mais cristãos. Um espaço maior pra viver comunhão. Mas Jesus é quem reúne a igreja que são os seus discípulos.
A oração é o meio pelo qual esses discípulos, essa igreja, conversa com seu Senhor, com Jesus. A oração não é um monólogo, no qual só um fala, mas é uma conversa de filhos rebeldes e pecadores com seu Pai amado. A oração é uma conversa que mantém a igreja, os discípulos no rumo certo, porque Deus se comunica com os seus através da oração, mas também como falei no início através do ensino.
É por isso que quando nos reunimos lemos a bíblia, ouvimos, estudamos, buscamos compreender o que ali está escrito. Pois igreja são os discípulos de Jesus que buscam comunhão com o Pai, mas que também levam adiante o que receberam.
No relato de Atos vemos que aqueles primeiros discípulos tinham temor! Eles temiam a Deus, cuidavam uns dos outros, observavam as necessidades uns dos outros. Suas reuniões eram no pátio do templo (um lugar público), e nas casas (lugar íntimo). Eles viviam sua fé com alegria e sinceridade de coração. A fé não era apenas uma parte de suas vidas, eles haviam conhecido a verdadeira vida, e Deus estava no centro de suas vidas.
Os primeiros cristãos louvavam a Deus e tinham a simpatia do povo, nos diz o texto. As pessoas a volta deles os olhavam com carinho, com respeito.
E no versículo 47 vemos a essência do ser e viver igreja: “E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos”. Aqueles discípulos não viviam só pra eles, eles não pensavam só neles eles olhavam para aqueles que ainda não conheciam a Cristo.
Olhamos a partir de um dos primeiros relatos de Atos sobre a União dos cristãos, sobre como eles estavam vivendo sua fé e compreendo a vontade de Deus. Mas Atos vai além de nos mostrar o que é ser igreja juntos, Atos nos mostra como ser igreja é olhar para fora, para além do nosso mundinho confortável e tranquilo, no qual todos confessam a mesma fé.
Atos revela a ação do Espírito Santo que leva pessoas para além do seu conforto, além de seus conceitos e preconceitos. Filipe foi um desses discípulos que o Espírito Santo direcionou pra fora, e esse discípulo aprendeu a levar pessoas ao discipulado com Jesus
Leitura do texto: Atos 8.26-39
“Um anjo do Senhor disse a Filipe: “Vá para o sul, para a estrada deserta que desce de Jerusalém a Gaza”.Ele se levantou e partiu. No caminho encontrou um eunuco etíope, um oficial importante, encarregado de todos os tesouros de Candace, rainha dos etíopes. Esse homem viera a Jerusalém para adorar a Deus e, de volta para casa, sentado em sua carruagem, lia o livro do profeta Isaías. E o Espírito disse a Filipe: “Aproxime-se dessa carruagem e acompanhe-a”. Então Filipe correu para a carruagem, ouviu o homem lendo o profeta Isaías e lhe perguntou: “O senhor entende o que está lendo? ” Ele respondeu: “Como posso entender se alguém não me explicar? ” Assim, convidou Filipe para subir e sentar-se ao seu lado. O eunuco estava lendo esta passagem da Escritura: “Ele foi levado como ovelha para o matadouro, e como cordeiro mudo diante do tosquiador, ele não abriu a sua boca. Em sua humilhação foi privado de justiça. Quem pode falar dos seus descendentes? Pois a sua vida foi tirada da terra”. O eunuco perguntou a Filipe: “Diga-me, por favor: de quem o profeta está falando? De si próprio ou de outro? ” Então Filipe, começando com aquela passagem da Escritura, anunciou-lhe as boas novas de Jesus. Prosseguindo pela estrada, chegaram a um lugar onde havia água. O eunuco disse: “Olhe, aqui há água. Que me impede de ser batizado? “Disse Filipe: “Você pode, se crê de todo o coração”. O eunuco respondeu: “Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus”. Assim, deu ordem para parar a carruagem. Então Filipe e o eunuco desceram à água, e Filipe o batizou. Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou Filipe repentinamente. O eunuco não o viu mais e, cheio de alegria, seguiu o seu caminho”.
Ser igreja é ser fortalecido na fé e compreender que o Espírito chama e une a igreja, mas que ele também a chama para fora, para além dos muros do templo, para além do seu quarto, para conduzir pessoas ao discipulado com Jesus.
Como nós temos vividos igreja em nossos tempos? Como ser igreja sem poder se reunir em um templo?
Precisamos aprender que a comunhão não depende do templo, mas que nesse momento de dificuldade o Espírito Santo nos faz sair do quarto e olhar ao nosso redor, olhar as pessoas da nossa casa que não creem, as pessoas da nossa família e os nossos vizinhos. Precisamos aprender a ser igreja que sai da sua caixinha e olha para o mundo, pra esse mundo perdido que necessita de esperança.
Precisamos aprender a ser igreja para além dos muros e nos manter unidos com os meios que temos. Quer aprender a viver a vontade de Deus nesses tempos difíceis? Leia e estude Atos, esse livro tem muito a nos ensinar. Vamos com ousadia que vem do Espírito Santo ser Igreja, sermos discípulos que levam pessoas ao discipulado com Jesus!