Compartilhe!!!


Ser Cristão é testemunhar

Imagine que o mundo está doente, um vírus mortal foi espalhado e todos foram contaminados, sem exceções. Dentro de alguns meses o mundo todo estará morto e não há quem se livre disso.  No entanto, alguém descobre um remédio para curar o vírus e salvar vidas. Um remédio que é possível salvar toda a humanidade e você é essa pessoa que sabe desse remédio, te entregaram o remédio que pode salvar a todos.

Pergunta:

- Você aceitaria o remédio ou não aceitaria, preferindo morrer?

- Você daria esse remédio para outras pessoas serem curadas também ou guardaria só para você?

- A quem você entregaria primeiro, as pessoas do outro lado do mundo, ou as pessoas que estão perto de você?

Seja sincero e verdadeiro ao responder as perguntas. E guarde isso que no final vamos retornar a elas.

Leitura: Atos dos Apóstolos 22.1-21

Paulo foi um cristão! Por que sabemos isso? Porque primeiramente sabemos pelos seus escritos que ele tinha um relacionamento com Deus, zelando por estar na presença de Deus, louvando e ouvindo os seus planos para ele. Além disso, sabemos que Paulo viveu na presença de Deus cada dia de sua vida desde seu encontro com Jesus no caminho de Damasco.

Ele testemunha essa vivência. Paulo conta como era servir a Cristo, viver para o Evangelho e ter toda a sua vida, o seu tempo e sua agenda voltados para o que Deus lhe mandava fazer. Paulo estava constantemente na presença de Deus e vivia para Deus.

Desde o encontro que teve com Jesus, Paulo não via mais sentido na vida fora de Cristo, ele se tornou um cristão. E como consequência disso passou a testemunhar a sua história de vida por onde passava.

Algumas vezes no Novo Testamento nós vemos Paulo contando como foi essa sua grande transformação. Uma delas é no capítulo 22 de Atos quando após muito ter pregado, feito grandes viagens de missão, fundado igreja, discipulado e sido discípulo, Paulo é preso e levado a julgamento, por aqueles que antes eram seus amigos, os judeus.

O capítulo 22 mostra Paulo se dirigindo aos judeus para se defender. Após ter pregado aos gentios em várias cidades, Paulo é levado pelo Espírito Santo de volta a Jerusalém para ser preso por causa do Evangelho. São muitas as acusações que o povo e as lideranças religiosas têm contra ele:  ensinar contra os judeus; falar contra a Lei judaica; levar gregos para dentro do templo dos judeus; profanar o templo.

Com essas acusações começa um alvoroço na cidade e o comandante romano com seus soldados prende Paulo. Sem nem mesmo compreender o que está acontecendo o comandante ordena que tirem ele dali para que possa interroga-lo.

Nesse caminho Paulo pede um tempo ao governante para falar com a multidão, e o comandante vendo que Paulo era alguém instruído permitiu esse tempo. Nesse momento, Paulo levanta a voz e falando em aramaico (língua respeitada pelo povo) é ouvido por todos.

Paulo tem agora a oportunidade de se explicar, de se defender, de mostrar para aquela multidão que não era bem assim, que não era isso que ele estava fazendo. Mas não é isso que Paulo faz. Ele não se defende e muito menos se justifica, Paulo testemunha, conta sua história, a parte mais importante dela. Paulo conta quem era antes de conhecer Jesus, conta como o conheceu e quem se tornou após conhecê-lo.

Ele perde a oportunidade de escapar ali da prisão, perde a oportunidade de sair dali livre naquele momento, pois não era esse o propósito de Deus e Paulo sabia muito bem.

Paulo conta então que Jesus mudou a vida dele radicalmente. Que sendo um judeu religioso, ativista e ferrenho ele não conseguia enxergar a verdade no Evangelho, mas o próprio Jesus apareceu diante dele para chamá-lo a salvação, lhe dar uma nova vida, lhe dar o remédio que o livraria da morte, o perdão dos pecados.

A partir daquele dia Paulo iniciou um profundo relacionamento com Deus. Ele passou a conhecer a Deus não apenas pela letra escrita, mas experimentou a presença de Deus e sua ação em sua vida.

Até aquele momento Paulo estava convencido de que estava no caminho certo, de que matar os cristãos era a vontade de Deus, ele tinha essa certeza. Mas ele não conhecia Deus de perto, ele ainda não estava na presença de Deus.

Que grande diferença isso fez na vida de Paulo. Lembrem do filho mais velho, Paulo também vivia na casa do Pai, Paulo conhecia o Antigo Testamento de cor, mas ele estava tão distante do Pai, tão distante, que não conhecia sua vontade e seu amor.

Jesus encontrou Paulo, falou com Ele e mostrou a Paulo quem era o caminho para Deus. Através de Jesus, Paulo entendeu que o caminho para conhecer Deus e fazer sua vontade não era mais a Lei escrita, era o Filho, era Jesus.

Daquele dia em diante, Paulo teve em sua vida pessoas que o acompanharam, o discipularam e instruíram, Barnabé e Ananias, por exemplo. Paulo ficou cerca de 10 anos naquela região apenas para aprender, para ser moldado e ali ele conheceu profundamente o trino Deus.

Esse é o testemunho de Paulo. Não é uma defesa, muito menos uma tentativa de escapar do que viria, Paulo apenas conta para aqueles judeus que um dia ele era como eles, distante de Deus, perseguidor, mas que Jesus mudou a vida dele trazendo perdão e salvação.

E depois disso Jesus o capacitou e enviou para pregar aos gentios, pregar aos povos não judeus, pois o Evangelho deveria chegar aos confins da terra.

Por que Paulo optou por testemunhar? Por que ele não se defendeu e explicou a situação?

Porque aquele era o momento de falar de Jesus aquelas pessoas, aquele era o momento de levar Palavra de salvação àqueles que ainda não tinham um relacionamento com o Pai.

Por que Paulo é tão insistente? Como ele conseguia pregar assim, sabendo que ia apanhar, ser preso e até morrer? Será que Jesus não o queria vivo por mais tempo? Se esse fosse o caso ele poderia ter ficado calado ali pedido desculpas e ido embora.

Como alguém consegue se entregar a Cristo de tal maneira? Será que isso é possível ainda hoje?

- Alguns vão dizer: ‘Paulo era diferente de nós, ele foi chamado pra isso, por isso ele fez tudo que fez e foi um tão grande apóstolo’;

- Outros: ‘Mas é que Paulo era meio extremista, por isso, ele viveu tudo o que viveu pelo Evangelho’;

- Ou ainda: ‘Deus chama apenas algumas pessoas para serem assim, os demais são cristãos comuns, Jesus escolhe algumas pessoas para serem assim como Paulo testemunhar e viver sua vida toda para Cristo, eu não sou uma dessas pessoas, eu tenho minha vida pra cuidar’.

Jesus chama apenas alguns?

Se isso for verdade, então eu pergunto: Jesus chamou alguém para se entregar a ele apenas pela metade? Por acaso Jesus chama só algumas pessoas pra pregar o Evangelho e as demais podem só se sentar e ouvir?

Se é assim que você entendia a fé cristã até hoje, eu posso lhe afirmar, meu querido você não está compreendendo a voz de Deus.

Voltando a temática inicial do vírus: o vírus é o pecado e ele já contaminou a todos, não há ninguém que esteja livre. Mas existe a cura, ela é Jesus. Você conhece a cura, o que você faz?

- Você aceita a cura ou fala não quero não vou morrer aqui mesmo! Quem diante da morte responderia isso? Diante da agonia de desaparecer da existência para sempre?

Mas você conheceu a cura e ela entrou na sua vida, agora diariamente você é transformado e tem vida eterna, salvação! O que você faz? Fica calado e deixa o restante da humanidade morrer?

Esse exemplo é forte, mas ele é verdadeiro. Quando deixamos de testemunhar nossa fé nós estamos primeiramente desobedecendo ao nosso salvador, negando sua vontade para nossas vidas. Além disso, estamos negando ser instrumento da salvação daqueles que estão ao nosso redor.

É como falar para Deus: “Não Deus, se tu queres salvar mais pessoas além de mim, chama um Paulo pra te ajudar, eu tenho muita coisa pra fazer, minha agenda está cheia ou quero só curtir”.

Pensa nas pessoas da tua família, pai, mãe, filhos, pensa naqueles que estão em casa, que estão longe de Deus e fala pra Deus: “olha se você quer salvar aqueles lá, manda outra pessoa porque eu já cansei, eu já estou salva eles que se virem”.

Será que essa é a vontade de Deus ou a sua vontade?

Paulo, mesmo sabendo que seria o pior para ele testemunhar ali, ele testemunhou, pois Deus lhe mandou ali para isso. Depois realmente ele foi preso e chegou até Roma onde foi morto. Mas ele não deixou de ser um instrumento de Deus para falar do remédio, da cura, para anunciar vida ao seu povo, aos da sua casa.

Ser cristão é primeiramente estar em Cristo e conhecer o Pai. Ser cristão é viver a vida como um todo na presença do Pai sendo guiado pelo Espírito. E ser cristão é testemunhar o que Jesus fez por mim na cruz, para aqueles que ainda não conhecem essa verdade, essa nova vida.

Quantos estão vivendo uma fé meio termo, estão até comprometidos com algumas tarefas pelo Evangelho, até fazem algumas atividades para Jesus, cedendo um espaço na sua agenda apertada para o Evangelho, mas não é para isso que Deus nos tem chamado. Ele chamou a você e a mim a ter uma vida rendida, entregue, submissa a Ele, uma vida que é para ele.

Vamos testemunhar a fé? Vamos anunciar a salvação que nos alcançou! Deus tem nos chamado para ser parte da sua missão de alcançar os confins da terra! Esse chamado é para todos os discípulos! Todos!

 

Perguntas para edificação:

1 Qual foi a última vez que você testemunhou sua fé para um não cristão?

2 Com qual frequência você ora pelas pessoas não cristãs que conhece?

3 O que Deus te inquietou nessa Palavra?