Renovo –Palavra de Deus ou de Humanos?
Daline Moeller | 22 de Novembro 2020 | Pregações
Daline Moeller | 22 de Novembro 2020 | Pregações
Renovo: Palavra de Deus ou de Humanos?
Quando você recebe vídeos, imagens, notícias e informações no seu Whats app, qual é o seu crivo em relação ao conteúdo recebido? Como você avalia o que de fato ali tem seu valor e o que é conteúdo duvidoso ou falso?
Isso pode parecer algo desnecessário de se pensar, mas não é! Saber olhar uma notícia ou informação e identificar se é verdadeira ou não, se é construtiva ou destrutiva e ainda mais, se devo levar isso adiante ou não, é de extrema importância. Ainda mais nos tempos em que vivemos, que recebemos todo tipo de informação a toda a hora.
É perceptível que perdemos o senso de reter o que é bom. Deixamos de analisar aquilo que nos mandam e ver qual a real importância e verdade naquilo. Lembrem o que Paulo ensina nessa questão: “mas ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom” 1 Tessalonicenses 5:21.
Ponham a prova, ou seja, avaliem o quanto aquilo é realmente verdade. Veja o que pode causar se você ir adiante com aquilo, pondere as consequências.
Para aprendermos sobre essa temática te convido a continuarmos nossa viagem pelo livro de Neemias e perceber como ele lidou com as falsas informações que chegaram até ele:
“Quando Sambalate, Tobias, Gesém, o árabe, e o restante de nossos inimigos souberam que eu havia reconstruído o muro e que não havia ficado nenhuma brecha, embora até então eu ainda não tivesse colocado as portas nos seus lugares, Sambalate e Gesém mandaram-me a seguinte mensagem: "Venha, vamos nos encontrar num dos povoados da planície de Ono". Eles, contudo, estavam tramando fazer-me mal; por isso enviei-lhes mensageiros com esta resposta: "Estou executando um grande projeto e não posso descer. Por que parar a obra para ir encontrar-me com vocês? "Eles me mandaram quatro vezes a mesma mensagem, e em todas elas dei-lhes a mesma resposta. Então, na quinta vez, Sambalate mandou-me um dos seus homens de confiança com a mesma mensagem; ele tinha na mão uma carta aberta em que estava escrito: "Dizem entre as nações, e Gesém diz que é verdade, que você e os judeus estão tramando uma revolta e que, por isso, estão reconstruindo o muro. Além do mais, conforme dizem, você está na iminência de se tornar o rei deles, e até nomeou profetas para fazerem em Jerusalém a seguinte proclamação a seu respeito: ‘Há um rei em Judá! ’ Ora, essa informação será levada ao rei; por isso, vamos conversar". Eu lhe mandei esta resposta: Nada disso que você diz está acontecendo; é pura invenção da sua cabeça. Estavam todos tentando intimidar-nos, pensando: "Eles serão enfraquecidos e não concluirão a obra". Eu, porém, orei: Agora, fortalece as minhas mãos”! Neemias 6:1-9
Vamos compreender o que está acontecendo
Agora que o muro está reconstruído e a alegria do povo está quase completa, chega mais um ataque, mais uma tentativa de desanimar esse povo e tirá-los do seu foco. Esse ataque vem direto ao líder, a Neemias e em forma de cartas!
O muro já estava pronto, faltava pouquinho para aquele povo experimentar um renovo pleno em suas vidas. Experimentar segurança, paz e tranquilidade, com seus lares protegidos por um imenso e forte muro!
Mesmo quase chegando ao fim da obra os inimigos não desistiram da tentativa de desanimar o povo. Tentaram enfraquecer aquele povo levantando notícias falsas, com isso já descobrimos que as Fake News não são de hoje, elas já existem a muito tempo!
Vamos usar nossa imaginação
Pensem que Neemias tivesse whats app na época. Ele recebe aquela mensagem de um conhecido que ‘como quem não quer nada’ faz especulações: “como andas meu amigo, vamos nos encontrar para bater papo”? Aquela mensagem vinha de um contato que ele sabia que estava de olho em tudo que ele fazia, em todas as fotos da obra que ele postava no status, mas que também não ficava feliz com isso. Neemias logo desconfia daquela mensagem. Ele já sabia que aquele que enviou não desejava o bem dele.
A resposta de Neemias é muito respeitosa e, ao mesmo tempo, inteligente. “Por que parar a obra pra ir até vocês?” Afinal se eles de fato desejassem conversar algo bom poderiam ter ido até Jerusalém e se encontrar com Neemias pessoalmente, a vista de todo o povo.
Mas isso foi suficiente para desistirem? Não! Por mais 4 vezes eles insistem na mesma mensagem e Neemias na mesma resposta.
Pense um pouco: por que alguém manda um recado igual 4 vezes, se na primeira ele já tinha ouvido um não?
Os pais e as mães sabem o que acontece quando os filhos insistem diversas vezes na mesma coisa, mesmo quando eles já têm a resposta dessa insistência. Muitas das vezes essa insistência cansa o pai e a mãe que perdem a paciência. Com isso, os pais cedem a insistência ou exortam os filhos para que parem de insistir.
A insistência em um assunto é algo cansativo desgastante. Quando alguém fica sempre ‘batendo na mesma tecla’, falando a mesma coisa sendo que você já lhe deu uma resposta é por que de fato a pessoa quer fazer a própria vontade e ignorou sua.
Olha só que interessante, aqueles homens estavam tentando tirar Neemias do sério, esgotar sua paciência para que ele fizesse algo que o comprometesse. Eles tentam fazer com que Neemias fale ou faça algo que não devia, tomando uma decisão precipitada. Eles precisavam de algo para incriminar Neemias e derrubar seus planos.
Os homens chegam ao ponto de começar uma história falsa para que Neemias seja considerado culpado, um traidor.
Uma Fake News de antigamente
Eles formularam uma fake news que compromete Neemias e o povo de Judá! Sabendo das más intenções deles Neemias nem mesmo se dá ao trabalho de ir esclarecer pessoalmente, pois sabia que era invenção deles, ele apenas devolve a mensagem respondendo claramente: o que você está afirmando é MENTIRA!
Vamos a reação de Neemias depois disso tudo:
“Estavam todos tentando intimidar-nos, pensando: "Eles serão enfraquecidos e não concluirão a obra". Eu, porém, orei: Agora, fortalece as minhas mãos”! Neemias 6:9
Esse verso nos deixa claro como Neemias reage diante das falsas afirmações que levantaram contra ele, diante das mentiras, diante das intimidações e diante de falas que eram contrárias a ordem de Deus. Primeiro ele fala: vocês estão mentindo (esclarece a verdade) e logo após ele vai ao colo do pai orar.
Na oração dele o pedido é: fortalece as minhas mãos, ou seja, me ajuda a terminar essa obra Senhor, me dá forças!
O que isso tem a ver conosco?
Muitas, mas muitas vezes mesmo, o que nós ouvimos e vemos por aí, seja por meios eletrônicos ou simplesmente por conversas, não passam de pura maldade de coração e mentiras.
Repassamos vídeos, mensagens, imagens e notícias que nem sabemos se é verdade. Compartilhamos coisas que desmoraliza uma pessoa. Afirmamos coisas sobre nosso próximo por pura maldade no coração, sem nem mesmo avaliar e passar por um sério crivo aquilo que dizemos.
Neemias não foi enganado pelas falsas notícias pois estava focado na palavra de Deus e na sua vontade. Por que o ego de Neemias não estava à frente dele.
Vamos aprender:
Nós estamos vivendo um momento em que os princípios do mundo estão adentrando a igreja, fofocar, caluniar, desprezar, menosprezar está tornando-se normal. Mas eu te pergunto: isso é vontade de Deus?
Neemias soube reconhecer o que vinha de Deus e o que era do coração humano. Saber reconhecer o que procede da Palavra de Deus foi essencial para saber diferenciar o que vinha de Deus e o que não vinha!
Por isso...
- Saiba diferenciar o que procede do mundo e aquilo que realmente vem de Deus!
- Viva segundo a vontade de Deus! Mesmo que isso não seja o mais fácil!