Compartilhe!!!


Renovo – coragem para agir

No início do livro de Neemias uma notícia triste é dada. A terra Natal de Neemias ainda estava marcada pela destruição, ainda estava em escombros e ruínas. Isso o entristece e ele busca seu consolo e forças na oração e no jejum. Após dias conversando com Deus Neemias pede ao rei que lhe permita ir a Jerusalém para reconstruir seus muros e portões. Como Deus estava com Neemias ele vai até Jerusalém.

No entanto, já nesse meio tempo, Neemias fica sabendo que algumas pessoas não se alegraram ao saber que existiam pessoas se preocupando com o bem de Israel e seu povo. Nem todos se alegraram com a ida de Neemias a Jerusalém.

Texto Bíblico: Neemias 2.10-20

“Sambalate, o horonita, e Tobias, o oficial amonita, ficaram muito irritados quando que alguém estava interessado no bem dos israelitas. Cheguei a Jerusalém e, depois de três dias de permanência ali, saí de noite com alguns dos meus amigos. Eu não havia contado a ninguém o que o meu Deus havia posto em meu coração que eu fizesse por Jerusalém. Não levava nenhum outro animal além daquele em que eu estava montado. De noite saí pela porta do Vale na direção da fonte do Dragão e da porta do Esterco, examinando o muro de Jerusalém que havia sido derrubado, e suas portas, que haviam sido destruídas pelo fogo. Fui até a porta da Fonte e do tanque do rei, mas ali não havia espaço para o meu animal passar; por isso subi o vale, de noite, examinando o muro. Finalmente voltei e tornei a entrar pela porta do Vale. Os oficiais não sabiam aonde eu tinha ido ou o que eu estava fazendo, pois até então eu não tinha dito nada aos judeus, aos sacerdotes, aos nobres, aos oficiais e aos outros que iriam realizar a obra. Então eu lhes disse: Vocês estão vendo a situação terrível em que estamos: Jerusalém está em ruínas, e suas portas foram destruídas pelo fogo. Venham, vamos reconstruir o muro de Jerusalém, para que não fiquemos mais nesta situação humilhante. Também lhes contei como Deus tinha sido bondoso comigo e o que o rei me tinha dito. Eles responderam: "Sim, vamos começar a reconstrução". E se encorajaram para esse bom projeto. Quando, porém, Sambalate, o horonita, Tobias, o oficial amonita, e Gesém, o árabe, souberam disso, zombaram de nós, desprezaram-nos e perguntaram: "O que é isso que vocês estão fazendo? Estão se rebelando contra o rei? "Eu lhes respondi: O Deus dos céus fará que sejamos bem sucedidos. Nós, os seus servos, começaremos a reconstrução, mas, no que lhes diz respeito, vocês não têm parte nem direito legal sobre Jerusalém, e em sua história não há nada de memorável que favoreça vocês!

Um plano bem elaborado

Neemias chegou em Jerusalém e depois de três dias ali foi fazer o reconhecimento do local. Convidou alguns amigos, montou em seu animal e foi dar uma volta pelo entorno da cidade. Com isso, Neemias observou de perto a situação do muro e dos portões. Foi o momento de fazer reconhecimento da obra que estava por vir.

A atitude de Neemias de esperar é algo interessante.  O profeta chega lá em Jerusalém e não fala nada pra ninguém. Ele não conta o que foi fazer lá. Ele fica três dias ali como ‘quem não quer nada’.

Eu imagino que ele foi visitar seus parentes, almoçar na casa de um, jantar na casa de outro. Imagino que ele fez perguntas as pessoas que moravam lá, que observou a cidade, e que continuou pensando, orando e planejando. Aqueles três dias ele não falou de seus planos apenas observou e matou a saudade de sua cidade e de pessoas que ele amava.

Apenas depois de três dias ele convida alguns amigos e sai a noite para ver todo o estrago. Para analisar como seria essa reconstrução, para começar o que Deus tinha posto em seu coração: uma obra que traria um renovo, uma nova esperança ao povo, que devolveria um lugar de segurança, que lhes daria uma cidade segura para eles morarem, um lugar pra chamar de lar.

Por 3 dias ele guardou segredo dos planos que estavam em seu coração. Isso também me faz pensar que antes de sair espalhando notícias para todos, primeiro precisamos estar centrados na vontade de Deus, orar por um bom tempo por aquilo, conversar com pessoas de confiança, pessoas maduras na fé que dão bons conselhos.

Se Neemias tivesse chegado lá já anunciando o que faria, como seria? O povo faria várias perguntas que ele ainda não tinha nem resposta, pode até ser que o próprio povo de Israel desanimasse Neemias. Não é isso que muitas vezes acontece com planos e sonhos nossos quando falamos para pessoas sem ter orado primeiro sobre isso?

Neemias ao fazer o reconhecimento do local, já sabe o que precisa fazer e como precisa fazer. Ele já tinha uma boa noção dos materiais que ia precisar, de quantos trabalhadores e de quanto tempo. Assim, quando ele conta o plano ao povo as perguntas já estariam respondidas e o plano passaria mais segurança. E acima de tudo, o principal: ele sabia que o próprio Deus colocou aquele plano no coração Dele.

Neemias incentiva o povo a trabalhar junto, a participar desse novo momento na história do povo de Deus

No capítulo três do livro vemos que houve uma distribuição do trabalho. Cada família assumiu uma parte e eles trabalharam em equipe verdadeiramente. A reconstrução foi feita pelo próprio povo, o ânimo e a força deles de verem sua cidade reerguida e sem escombros de guerra devolveu a eles um lugar bom para se morar.

Nem todos se alegraram com o renovo

Mas não pensem que todos estavam felizes com o Renovo que Israel estava vivendo. Povos inimigos ao redor que queriam dominá-los e se aproveitar de sua fraqueza, começaram a zombar de Israel e planejar acabar com essa reforma.

Quantas vezes em nossa vida surgem empecilhos que querem nos derrubar e acabar com o Renovo que Deus nos chama a viver? Parece que ficar parado que braços cruzados é mais conveniente e mais fácil do que encarar a reconstrução que nossa vida precisa!

Me parece que nós sabemos o que precisamos fazer pra encarar o Renovo que Deus nos propõe, sabemos como fazer, mas não temos a coragem de levantar e fazer. Algo nos derruba e nos deixa com os entulhos os escombros da vida.

Neemias foi derrubado em tristeza pela notícia que recebeu de seu irmão, mas, ao falar com Deus, foi cheio de ousadia e perseverança a Jerusalém para anunciar ao povo que ali estava que era hora de fazer uma limpa na cidade. Tirar todo o entulho toda a sujeira e reconstruir, refazer, recomeçar.

É claro que era um grande projeto e ele não executaria sozinho, ao contrário, Neemias é um grande planejador, ele conta com a força, a ajuda e o comprometimento de seu povo. Ele não faz sozinho.

Nós também necessitamos de força e coragem para agir

“Restaura-nos mais uma vez, ó Deus, nosso Salvador, e desfaze o teu furor para conosco. Ficarás indignado conosco para sempre? Prolongarás a tua ira por todas as gerações?  Acaso não nos renovarás a vida, a fim de que o teu povo se alegre em ti?  Mostra-nos o teu amor, ó Senhor, e concede-nos a tua salvação!” Salmos 85:4-7

Essa deve ser também a nossa oração!

Clamar por um Renovo é também clamar por ousadia e coragem, não adianta querer que tudo melhore se não buscamos de coração e com toda nossa força essa mudança. Deus é o agente principal no Renovo, mas nós precisamos buscar e se entregar, querer e agir.

Não deixe que coisas deste mundo, que confusões, problemas, dificuldades, tirem de você a força. Como Neemias ore, jejue, planeje e execute. Nessa história a preguiça e o conformismo não tem vez, não são bem-vindos, pelo contrário, o Espírito Santo nos enche de força e coragem.

A história de Neemias nos ensina a agir com sabedoria diante dos momentos que vivemos e que a vontade de desistir é grande. Lembre-se que estamos em novembro, que muitos estão cansados, planejando suas férias e suas festas por que não aguentam mais a situação que estão vivendo. Mas férias e festas não mudam nossa situação, apenas mascaram, apenas nos dão uma falsa sensação de alegria. Quem realmente pode nos dar força e coragem para viver nossa vida com plenitude é Deus.

Esse renovo vem dele!

 

Perguntas para Edificação: 

1 Complete a frase: me falta coragem para...

2 O que Neemiasensina pra você, para sua vida? 

3 A sua fé hoje te leva a agir? Ou você está acomodado? 

4 Você deseja um renovo em sua fé? Por que?