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As reformas de Neemias

                                             Neemias 13.1-31

 

O povo de Deus não é formado apenas das construções físicas, com seus templos, suas cidades, seus comércios, seus muros, sua segurança, portanto, as reformas vão além de construções. O povo também precisava ser restaurado, renovado, reformado, principalmente em sua aliança com Deus, de modo a constituir uma comunidade santa.

Neemias capítulo 13 é uma espécie de final surpreendente para o livro. A fim de entendê-lo, deve-se saber que, entre os capítulos 12 e 13, Neemias retornou para a Pérsia. Após o seu regresso, aquele povo devoto e dedicado tinha tropeçado em tentação, caído em pecado, e permanecia em desobediência.

Esse capítulo lida com cinco problemas:

- A separação dos estrangeiros;

- A purificação do templo;

- A restauração dos levitas;

- Aprender a guardar o Sábado;

- Condenação dos casamentos mistos;

                                                                                                                                                     

 Neemias 13.1-3: A exclusão dos moabita e amonitas.      

A primeira área de apostasia (abandono da fé) para o povo foi o seu relacionamento com estrangeiros. Embora o cap. 9.2 declare que a geração de Israel se apartou de todos os estranhos, o povo, mais uma vez, permitiu estrangeiros em sua congregação. Relacionamentos entre o povo judeu e os não judeus na terra, fizeram com que os israelitas violassem o mandamento divino (1 Co 15.33).

 

Neemias 13.4-9: Purificação o Templo.                                                                                                     

A segunda maior área de apostasia nesse capítulo foi o fato de o sumo sacerdote ter permitido que um inimigo do Senhor vivesse na Casa de Deus. Eliasibe era o sumo sacerdote (v. 4,28). Tobias foi um dos homens que tentou interromper a construção do muro (Ne 2.10,19; 4.3; 6.1-12,17,19). Eliasibe permitiu que Tobias se instalasse na câmara grande do templo que havia sido usada para armazenar grãos e outros produtos. Quando Neemias retornou para Jerusalém, imediatamente iniciou as reformas. Ele removeu a mobília de Tobias da câmara e ordenou que ela fosse purificada. Após sua lavagem, limpeza, a câmara foi mais uma vez ocupada com grãos e outros itens que haviam estado lá anteriormente.

Neemias 13.10-14: A restauração dos Levitas.

O povo havia deixado de entregar os dízimos e ofertas, com isso os sacerdotes e levitas não tinham como sobreviver. Daí eles deixaram o Templo e voltaram para suas casas

Neemias ainda soube que os quinhões dos levitas não estavam sendo entregues – veja as promessas feitas em 10:37. Os levitas não possuíam terras – Nm 18:20-24; Dt 14:29; 18:1 -, apesar de alguns, parece-nos, talvez terem uma fonte de renda particular – Dt 18:8.                                                                                                        Neemias acaba contendendo com os magistrados e os censura – vs 11. A promessa de não desampararem a Casa de Deus havia sido quebrada – 10:39. Não havia explicações razoáveis para o desamparo da Casa de Deus, nem da negligência para com os levitas. Assim, Neemias restaura a manutenção dos levitas evitando o êxodo deles para o campo. Então, todo o Judá trouxe os dízimos. As dádivas que deveriam ter sido entregues antes finalmente foram sendo levadas pelo povo. Tesoureiros. Neemias escolheu homens fiéis para esta função para ter certeza de que a distribuição seria feita de forma justa.                                                                    

 

Neemias13.15-22: Guardando o sábado.    

Outra dificuldade que Neemias enfrentou diz respeito ao Sábado. Nesse dia da semana, o povo judeu em Judá estava trabalhando; as pessoas estavam comprando e vendendo mantimentos em Jerusalém. Tírios levavam peixe e outras mercadorias para serem vendidas tanto em Judá quanto em Jerusalém. Essas eram violações ao que declara Êxodo 20.8-11 e ao juramento do próprio povo (Ne 10.31), que havia colocado suas transações comerciais à frente da obediência ao mandamento divino, segundo o qual aquele deveria ser dia de descanso.                                                                                                                                      Neemias mandou que as portas fossem fechadas de sexta à noite até sábado à noite, colocando até mesmo seus próprios servos como guardas. Quando os negociantes e os vendedores ficaram do lado de fora do muro, Neemias avisou-lhes que, se ficassem por ali novamente no Sábado, ele mesmo iria atacá-los. Temerosos pela ameaça do exército de um só homem, os negociantes partiram.

Neemias 13.23-31: Condenação dos casamentos mistos.

O problema de os judeus se casarem com estrangeiros tinha sido tratado 30 anos antes, por Esdras (Ed 9.1-4). O povo, então, tinha feito um concerto, jurando que nunca mais faria isso (Ne 10.30). Nesse caso, Neemias encontrou filhos resultantes dos casamentos mistos, os quais não sabiam falar hebraico, a língua das Escrituras. Sem o conhecimento do hebraico, essas crianças não podiam aprender a Lei em casa, nem adorar o Senhor no santo templo. Os judeus estavam criando descendentes que não conheciam o Deus vivo nem o adoravam.     O ataque de Neemias aos judeus que se casaram com não judeus foi confrontador, direto e, até mesmo, brutal. Contendi com eles, e os amaldiçoei, e espanquei alguns deles, e lhes arranquei os cabelos. É inquietante ler essa lista de verbos e imaginar a cena.   

 "E os fiz jurar". Neemias os forçou a cumprir a vontade do Altíssimo nesse assunto; afinal, esse foi, no princípio, o principal motivo que levou Israel ao cativeiro. Neemias não podia, simplesmente, permitir que um desastre assim voltasse a acontecer. Ele ainda lembrou eles do que aconteceu com Salomão e foi enfático em condenar essas uniões. Como, então, com as grandes lições do passado tão claras diante deles, os israelitas podiam repetir essas transgressões? Até mesmo um dos filhos do sumo sacerdote tinha se tornado genro de Sambalate, o horonita, pelo que foi expulso de Israel.     

 O matrimônio foi particularmente ofensivo porque formava uma aliança traiçoeira com os adversários de Israel e comprometia a pureza do sumo sacerdócio (cap. 12). Por causa da seriedade dessa ofensa, Neemias agiu de forma dramática: ele expulsou o jovem da comunidade, orando para que Deus se lembrasse dos que tinham desonrado o sacerdócio.

O testemunho de Neemias foi fazer tudo o que sabia para promover a justiça no sacerdócio e entre os levitas, incluindo as suas ofertas e o seu serviço.  

As últimas palavras de Neemias registradas (5.19)  lembra-te de mim para o bem, poderiam servir como as últimas palavras de qualquer pessoa de fé.
Assim, Neemias limpou e reformou todo o povo tirando as coisas prejudiciais a eles que os comprometiam diante de Deus aos quais tinham se aliançado novamente.

Encerramos a história desse fantástico líder de Israel que enfrentou momentos muito difíceis pelo que passava a nação de. O recomeço de tudo não foi fácil. Foram tempos trabalhosos, de perseguições e de muita luta, garra e vontade de vencer, mas triunfaram em nome do Senhor e para honra e glória de seu nome.

No verso 31, novamente Neemias, pela sétima e última vez usa a expressão “lembra-te” numa oração.

O que levamos da Biografia de Neemias:

A história da vida de Neemias fornece muitos princípios de liderança efetiva que são válidos ainda hoje. Tenha um propósito claro e o avalie sempre à luz da vontade de Deus. Nada impediu Neemias de se manter no caminho. Seja reto e honesto. Seja uma pessoa de oração constante, recebendo poder e sabedoria de seu contato com Deus. Tudo que Neemias fazia glorificava a Deus. A liderança parece glamurosa, fascinante às vezes, mas ela é geralmente solitária, ingrata, e cheia de pressões para se comprometer valores e padrões.

Neemias foi capaz de alcançar um tremendo sucesso contra dificuldades incríveis porque ele aprendera que não existe sucesso sem risco de fracasso, não existe recompensa sem trabalho duro, nem liderança verdadeira sem confiança em Deus. O tema deste livro é sobre a reconstrução da muralha de uma grande cidade, mas também sobre reavivamento espiritual, reconstruindo a dependência do povo em Deus. Quando tiramos nossos olhos de Deus, nossas vidas começam a desmoronar.

Amém.

 

Perguntas para Edificação: 

Após uma breve explicação do texto e daquilo que foi falado no culto desafio você que irá coordenar a Edificação a levar sua célula a pensar o que Deus falou ao coração daquele que ali estava.

  1. Diante desse mês que falamos sobre Neemias o que ficou em seu coração? 
  2. Qual sua maior dificuldade em ouvir a pregação e aplicar ela a sua vida?
  3. Compartilhe como tem sido seu relacionamento com Deus e o que o culto e a célula tem ajudado nesse relacionamento.