Compartilhe!!!


 

Renovo: Aprendendo a recomeçar

Ontem nós lembramos o Dia da Reforma protestante. Data que marca uma reforma ocorrida na Igreja Cristã e que trouxe consigo grandes mudanças. A Reforma protestante acontece impulsionada pela indignação de homens e mulheres cristãs que perceberam através da leitura bíblica que a igreja estava agindo e ensinando errado, que era necessário voltar a Bíblia e resgatar o que de fato ali está.

Essa data marca um Renovo na história da Igreja Cristã. Um novo momento inicia com esses homens e mulheres que se voltam para as Escrituras e conhecem um Deus maravilhoso que as ama. A necessidade de contar isso adiante, a todas as pessoas, é o que faz da Reforma um grande movimento.

Quando uma pessoa se volta verdadeiramente a Deus em sincero arrependimento e busca pela verdade da Palavra de Deus grandes feitos vêm, pois a descoberta é de um Deus maravilhoso que age em favor do seu povo.

A Bíblia nos traz o relato completo de um homem que encarou uma grande reforma no seu tempo homem que, na verdade, encabeçou essa reforma e assim trouxe Renovo ao povo de Deus.

Te convido a passearmos pelo livro de Neemias esse mês, e perceber como esse profeta foi um instrumento nas mãos de Deus para levar renovo e esperança a um povo que estava destruído, desolado e sem esperanças.

 

Neemias 1. 1-3

“As palavras de Neemias, filho de Hacalias: No mês de quisleu, no vigésimo ano, enquanto eu estava na cidade de Susã, Hanani, um dos meus irmãos, veio de Judá com alguns outros homens, e eu lhes perguntei acerca dos judeus que restaram, os sobreviventes do cativeiro, e também sobre Jerusalém. E eles me responderam: "Aqueles que sobreviveram ao cativeiro e estão lá na província, passam por grande sofrimento e humilhação. O muro de Jerusalém foi derrubado, e suas portas foram destruídas pelo fogo".

Vamos ao contexto:

Neemias pertence ao Povo de Israel, ao povo de Deus. Esse povo, no entanto, esqueceu-se de Deus e dos seus mandamentos. Deixaram-se levar por outros ensinamentos, adoraram a ídolos e, por isso, o Senhor os entregou a própria sorte. A Babilônia, potência da época, invadiu as terras de Judá, inclusive a cidade de Jerusalém, levando o povo para a Babilônia como escravos e tirando a liberdade deles.

Por muitos anos assim foi, até o retorno desse povo, dos sobreviventes, a sua terra Natal.  A cidade de Jerusalém. Mas ao retornar pra casa eles não a encontraram como desejavam. Ao retornar ao seu lar o povo encontra uma cidade destruída, ainda com as marcas da guerra, uma cidade sem proteção alguma.

Essa é a notícia que Neemias recebe: Jerusalém está em ruinas! Seus muros e portões que eram tão imponentes foram destruídos!

Neemias era funcionário do rei Artaxerxes, rei persa. O povo persa também dominou sobre o povo de Jerusalém, depois do babilônicos.

Vamos continuar nossa leitura e conhecer mais essa história:

Neemias 1:4-11

“Quando ouvi essas coisas, sentei-me e chorei. Passei dias lamentando, jejuando e orando ao Deus dos céus. Então eu disse: Senhor, Deus dos céus, Deus grande e temível, fiel à aliança e misericordioso com os que o amam e obedecem aos seus mandamentos, que os teus ouvidos estejam atentos e os teus olhos estejam abertos para ouvir a oração que o teu servo está fazendo dia e noite diante de ti em favor de teus servos, o povo de Israel. Confesso os pecados que nós, os israelitas, temos cometido contra ti. Sim, eu e o meu povo temos pecado contra ti. Agimos de forma corrupta e vergonhosa contra ti. Não temos obedecido aos mandamentos, aos decretos e às leis que deste ao teu servo Moisés. Lembra-te agora do que disseste a Moisés, teu servo: "Se vocês forem infiéis, eu os espalharei entre as nações, mas, se voltarem para mim, e obedecerem aos meus mandamentos e os puserem em prática, mesmo que vocês estejam espalhados pelos lugares mais distantes debaixo do céu, de lá eu os reunirei e os trarei para o lugar que escolhi para estabelecer o meu nome". Estes são os teus servos, o teu povo. Tu os resgataste com o teu grande poder e com o teu braço forte. Senhor, que os teus ouvidos estejam atentos à oração deste teu servo e à oração dos teus servos que têm prazer em temer o teu nome. Faze que hoje este teu servo seja bem sucedido, concedendo-lhe a benevolência deste homem. Nessa época, eu era o copeiro do rei”.

Como Neemias reage a uma triste notícia:

Ao saber notícias do seu povo e sua terra, Neemias se abala profundamente. Ele se abala por dias, chora, jejua e ora. Com tristeza por seu povo, seus parentes, amigos e por sua cidade Neemias busca o auxílio daquele que o escutaria na sua tristeza. Ele fala com Deus.

O interessante na reação, no jeito de Neemias diante da notícia é que ele de fato busca na oração a saída para essa situação. Neemias não compreende a oração como mera obrigação, como algo tipo: “preciso orar para então agir, por que é o que manda o figurino”.

Antes de qualquer ação, qualquer plano, Neemias conversa com o Senhor da sua vida. Sabe no que isso é diferente do que nós muitas vezes fazemos? Nós primeiro planejamos, deixamos tudo pronto, todas as possibilidades e só então oramos, por que é uma obrigação, por que agora eu preciso colocar isso em oração, para prevenir.

 

Não é assim que agimos?

Quantas vezes parece que a oração tornou-se uma obrigação, uma rotina que precisamos cumprir em determinados momentos como: refeições, conversa com o pastor, doença, leitura bíblica... A oração acaba se tornando para nós um clichê, algo rotineiro. Mas não era assim com Neemias.!

A primeira reação dele diante da destruição, de uma notícia desoladora, é o jejum e a oração. Ele não tinha planejado nada ainda. Ele simplesmente derrama a tristeza dele diante de Deus e, com isso, é na oração que ele encontra o renovo. Renovo para suas próprias forças, mas renovo que será levado também ao povo dele.

Por isso aqui vai uma pergunta que quero que você responda pra você mesmo e pra Deus: “o que é a oração pra você hoje?”

Pensa bem em como tem sido a oração na sua vida. Tem sido mero formalismo, uma simples rotina? Então você falhou na sua conversa com o PAI!

O exemplo de Neemias deixa muito claro para cada um de nós que o Renovo verdadeiro vem de uma vida entregue a Deus. Vem de uma vida prostrada em oração. Mas não é orar por obrigação, por rotina ou por que alguém te disse que você precisa orar, é orar pela convicção de que o melhor plano vem de Deus. Saber que quem realmente sabe o melhor plano e a melhor estratégia é Deus, por isso você conversa direto com o engenheiro chefe da obra: Deus o criador!

Com é essa oração?

Observando a oração de Neemias percebe-se o quanto nossas orações são egoístas quando se trata de planos e projetos.

1º Neemias fala quem é Deus: grande poderoso, Deus de aliança;

2º Então ele clama para ser ouvido;

3º Então ele confessa, ele admite todos os erros que cometeram ao distanciar-se de Deus;

4º Ele clama pela misericórdia, clama para que Deus se lembre das promessas;

5º E por último ele pede a ajuda de Deus;

 

Neemias 2.1-8

“No mês de nisã do vigésimo ano do rei Artaxerxes, na hora de servir-lhe o vinho, levei-o ao rei. Nunca antes eu tinha estado triste na presença dele; Por isso o rei me perguntou: "Por que o seu rosto parece tão triste, se você não está doente? Essa tristeza só, pode ser do coração! " Com muito medo, eu disse ao rei: "Que o rei viva para sempre! Como não estaria triste o meu rosto, se a cidade em que estão sepultados os meus pais está em ruínas, e as suas portas foram destruídas pelo fogo? "O rei me disse: "O que você gostaria de pedir? " Então orei ao Deus dos céus, e respondi ao rei: "Se for do agrado do rei e se o seu servo puder contar com a benevolência do rei, que ele me deixe ir à cidade de Judá onde meus pais estão enterrados, para que eu possa reconstruí-la". Então o rei, com a rainha sentada ao seu lado, perguntou-me: "Quanto tempo levará a viagem? Quando você voltará? " Marquei um prazo com o rei, e ele concordou que eu fosse. E a seguir acrescentei: Se for do agrado do rei, que me dê cartas aos governadores do Trans-Eufrates para que me deixem passar até chegar a Judá. Que me dê também uma carta para Asafe, guarda da floresta do rei, para que ele me forneça madeira para as vigas das portas da cidadela que fica junto ao templo, do muro da cidade e da residência que irei ocupar. Visto que a bondosa mão de Deus estava sobre mim, o rei atendeu os meus pedidos”.

 

Hora de agir

Só depois dessa conversa com Deus é que vemos Neemias mostrar um plano. Ele só o faz por que o próprio rei pergunta a ele. Isso já mostra desde o início da história que o renovo para Jerusalém veio a partir da oração e da ação de Deus em favor de Neemias.

Os acontecimentos seguintes apenas são possíveis porque Deus estava agindo ali, porque de fato ele ouviu a oração de Neemias e como soberano ele permitiu que Neemias planejasse a Reforma dos muros e portões de Jerusalém.

O Renovo, o aviamento, a reconstrução de vidas verdadeiras, inicia com uma oração de entrega a Deus. O problema é que nós temos a infeliz mania de planejar tudo e achar que Deus precisa acatar os nossos planos. No fundo, no fundo, só oramos para poder afirmar que aquele projeto veio de Deus. Mas será que realmente veio dele?

Neemias foi despertado para um Renovo em Jerusalém, para levar um fio de esperança ao povo que lá estava. Mas, essa história só foi possível por que ele de fato se colocou diante de Deus e falou com ele. Um Renovo! Uma esperança!

Não é disso que precisamos? 

Estamos em novembro. Estamos chegando ao fim de mais um ano que parece que veio para nos derrubar, para tirar toda força que ainda tínhamos. Aquele sentimento de “preciso de férias” começa a crescer. Afinal, 2020 foi um ano de muitas más notícias, nós necessitamos de um Renovo. Mas não temos forças pra encarar isso, está mais fácil ir empurrando tudo com a barriga, ir levando pra ver no que dá.

Assim agimos com nossos relacionamentos, com nosso trabalho, com nossos planos e sonhos, e assim estamos agindo com nossa fé. Fazemos o mínimo necessário para poder dizer “isso eu fiz”, para não ficar com peso na consciência, mas de resto, apenas levamos conforme dá.

Eu não sei pra vocês, mas já estou cansada disso. Deus não me permitiu acordar hoje pela manhã pra simplesmente viver mais um dia empurrando minha vida com a barriga, pra viver mais um dia inutilmente, vivendo o mínimo. Se Deus me chamou para viver, é pra viver em plenitude em sua presença e eu de coração, estou em busca de um Renovo, de um novo momento, pois eu sei que existem muitas reconstruções a serem feitas, tanto aqui na comunidade como na minha vida e na vida de pessoas ao meu redor.

Assim como Neemias foi chamado para uma reconstrução e um renovo, encare isso pra sua vida também:

            Deixa de viver uma vida insignificante e triste!

            Chega de empurrar com a barriga, chegar de fazer o mínimo!

            Chega de desculpas!

O convite hoje é de Renovo, encare sua vida com um chamado de Deus para um renovo de vida!

            Clame e ore pelo renovo de Deus em sua vida!

 

Perguntas para a edificação: 

Só precisamos de renovo quando algo saiu dos planos de Deus! Qual renovo você enxerga que necessitamos? 

Neemias orou antes de agir, você tem vivido uma vida de oração antes de agir?

Vamos clamar por um renovo em nossa vida e em nossa célula? 

Levantem motivos de renovo para clamar juntos!