Compartilhe!!!


 

Más Notícias: Esperando...

 

Leitura Bíblica: Gênesis 7:6-24

“Noé tinha seiscentos anos de idade quando as águas do Dilúvio vieram sobre a terra. Noé, seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos entraram na arca, por causa das águas do Dilúvio. Casais de animais grandes, puros e impuros, de aves e de todos os animais pequenos que se movem rente ao chão vieram a Noé e entraram na arca, como Deus tinha ordenado a Noé. E depois dos sete dias, as águas do Dilúvio vieram sobre a terra. No dia em que Noé completou seiscentos anos, um mês e dezessete dias, nesse mesmo dia todas as fontes das grandes profundezas jorraram, e as comportas do céu se abriram. E a chuva caiu sobre a terra quarenta dias e quarenta noites.

Naquele mesmo dia, Noé e seus filhos, Sem, Cam e Jafé, com sua mulher e com as mulheres de seus três filhos, entraram na arca. Com eles entraram todos os animais de acordo com as suas espécies: todos os animais selvagens, todos os rebanhos domésticos, todos os demais seres vivos que se movem rente ao chão e todas as criaturas que têm asas: todas as aves e todos os outros animais que voam. Casais de todas as criaturas que tinham fôlego de vida vieram a Noé e entraram na arca.

Os animais que entraram foram um macho e uma fêmea de cada ser vivo, conforme Deus ordenara a Noé. Então o Senhor fechou a porta. Quarenta dias durou o Dilúvio sobre a terra, e as águas aumentaram e elevaram a arca acima da terra. As águas prevaleceram, aumentando muito sobre a terra, e a arca flutuava na superfície das águas. As águas dominavam cada vez mais a terra, e foram cobertas todas as altas montanhas debaixo do céu. As águas subiram até quase sete metros acima das montanhas. Todos os seres vivos que se movem sobre a terra pereceram: aves, rebanhos domésticos, animais selvagens, todas as pequenas criaturas que povoam a terra e toda a humanidade. Tudo o que havia em terra seca e tinha nas narinas o fôlego de vida morreu. Todos os seres vivos foram exterminados da face da terra; tanto os homens, como os animais grandes, os animais pequenos que se movem rente ao chão e as aves do céu foram exterminados da terra. Só restaram Noé e aqueles que com ele estavam na arca. E as águas prevaleceram sobre a terra cento e cinquenta dias”.

É o começo de um longo ano

Noé e sua família estavam no plano de Deus para reconstrução da criação, um renovo. Através de uma família pequena, mas que conhecia a Deus, O Senhor refez tudo novamente, uma grande mudança.

Um homem íntegro, servo, temente a Deus. Um homem diferente dos demais. Homem que andava com Deus, conhecia Deus, obedecia. E esse homem recebeu a tarefa de salvar sua família. E ele faz! Prontamente ele obedece!

Noé, sua esposa, filhos e noras entram na Arca com todos os animais e Deus fecha a porta da Arca. Começa, então, a história do Diluvio. Mas não foi algo instantâneo, apenas 7 dias depois que eles entraram a chuva começou. Inicia-se, então, um ano no qual Noé e sua família vivem em espera. Esperando para ver o que vai acontecer e como vai acontecer.

Pensa comigo, você está preso dentro de uma arca esperando chover. Simples assim! Com um monte de animais que você precisa alimentar, com família e a chuva ainda demora 7 dias para apenas começar a cair.

Inicia-se o Isolamento...

E olha só que interessante, ao entrar na arca, Noé e toda sua família entram em isolamento social, em Lockdown! Eles não verão e nem falarão com mais ninguém por muitos anos. Eles ficarão presos e isolados em um barco enquanto o mundo que eles conheciam entra em caos total e desaparece.

O tempo que essa família fica em isolamento? 1 ano! Trancados, sem poder sair, sem ver a natureza, sem saber o que estava acontecendo, 1 ano esperando!

E as águas começam a cair, imagina como ficaram as emoções deles. Ouvindo o som da forte chuva, imaginando se o barco tinha dado certo se ele iria resistir. Pensando como estariam seus vizinhos, irmãos, cunhados, primos.

Imaginem a sensação de não saber se tinham comida o suficiente, se iriam conseguir cuidar de tantos animais. Imaginem a esposa de Noé preocupada com sua família, se de fato iam sobreviver.

Quantos de nós suportaríamos em obediência a Deus ficar um ano presos dentro de um barco em total isolamento, sem nenhuma certeza do amanhã, sem planos, sem perspectivas, apenas esperando?

Percebem o quanto a Palavra de Deus é viva e eficaz? Percebem como ela é maravilhosa? Nós não somos os primeiros a viver em isolamento, o isolamento de Noé e sua família foi muito mais intenso e severo do que o que nós passamos hoje. E eles sobreviveram, eles continuaram suas vidas e passaram por esse momento.

Nós também vamos conseguir, mas pra isso precisamos aprender também o que essa biografia nos ensina, precisamos aprender a viver em obediência a Deus e também precisamos aprender A ESPERAR!

Entrando em estado de espera...

“Quarenta dias durou o Dilúvio sobre a terra, e as águas aumentaram e elevaram a arca acima da terra. As águas prevaleceram, aumentando muito sobre a terra, e a arca flutuava na superfície das águas. As águas dominavam cada vez mais a terra, e foram cobertas todas as altas montanhas debaixo do céu. As águas subiram até quase sete metros acima das montanhas”. Gênesis 7:17-20

Durante 40 dias era o barulho da chuva que eles ouviam, o barulho da água pingando no teto da arca e escorrendo pelas laterais sem parar. Tudo estava submerso. E eles dentro da arca, sem saber quando a chuva passaria, sem saber como seria quando a chuva parasse.

“Todos os seres vivos foram exterminados da face da terra; tanto os homens, como os animais grandes, os animais pequenos que se movem rente ao chão e as aves do céu foram exterminados da terra. Só restaram Noé e aqueles que com ele estavam na arca. E as águas prevaleceram sobre a terra cento e cinquenta dias”. Gênesis 7:23,24

Deus enviou seu juízo sobre aquela geração. Ela foi destruída para que houvesse um renovo sobre a terra. Sempre que presenciamos o juízo de Deus precisamos compreender e lembrar que o juízo sempre trás consigo anúncio de graça.

Cada história e cada relato que a Bíblia conta sempre mostra um Deus Justo e gracioso. Justo, pois, ele não deixa a mal sem consequências e gracioso pois ele dá mais uma chance para esse ser humano cheio de maldade. Noé e sua família são provas da graça de Deus.

E se passaram mais 150 dias em que a arca flutuava pelas águas. Sem direção, sem saber para onde iam e onde estavam, apenas esperando.

Por que temos tanta dificuldade de esperar? Por que agimos como se Deus fosse obrigado a fazer o que desejamos na hora que desejamos? Afinal, se Deus não age em meu favor é porque ele não me ama!

Refletindo sobre esse texto. Vendo o tempo que Noé passou preso dentro da arca, cheio de grandes responsabilidades e sem saber o que iria acontecer eu me perguntei: Por que somos assim? Se a Bíblia sempre de novo e de novo nos pede pra confiar, pra esperar, pra parar de temer, por que vivemos sempre reclamando e questionando Deus?

Vamos encarar nossa realidade!

A minha conclusão pessoal, é que somos mimados demais! Vivemos em um tempo com muitas tecnologias e facilidades e isso nos fez acomodar! Estamos mimados! Preguiçosos!

Tudo se tornou fácil demais! Eu sei que algumas pessoas tem uma vida mais estável financeiramente e outras menos, mas mesmo assim. Quem aqui não tem um celular? Roupas? Sapatos? Quem hoje lava roupas na mão? Quem ainda usa fralda de pano no bebê?

Tudo é feito para facilitar nossas vidas! E assim agimos com Deus, como se ele fosse obrigado a também facilitar nossas vidas, pra que tudo seja mais cômodo e mais tranquilo. Não sabemos lidar com frustrações, com sofrimento e com dificuldade!

A publicidade diz que você precisa ter tal e tal coisa por que isso vai facilitar sua vida e te dar prazer. Agora eu te pergunto: Que servo de Deus viveu assim?

Quem na Bíblia foi chamado pra viver no conforto e na tranquilidade?

Quem na Bíblia teve a vida perfeita?

Deus não é um Pai que mima os seus filhos! Deus não é um pai que faz o que você quer! Até por que isso não é o melhor pra você! Deus ensina! Deus te transforma! Um pai que mexe nas nossas feridas! Um pai que de fato educa! Não um pai que nos agrada!

Deus não é Deus pra te agradar! Você sim foi criado pra agradar a Deus, não tente inverter isso!

A biografia de Noé mostra claramente que Deus não chama pessoas pra viver no bem bom, olhando apenas para si e tendo uma vida de calmaria e tranquilidade! A história dessa família deixa claro que quem serve a Deus precisa confiar plenamente, precisa saber esperar, e ter paciência! Afinal paciência é um dom que vem do próprio Espírito Santo!

Ensina também que esperar tem a ver com confiar, com saber que a vida não é apenas o aqui e agora, mas que existe uma eternidade para vivermos com nosso Deus.

Vocês já refletiram o que está por trás de tanta pressa? O que realmente significa a correria que nosso mundo vive? Por que não conseguimos esperar pacientemente essa pandemia acabar? Pensa.... reflete um pouco... por que temos tanta dificuldade em esperar?

Porque a dimensão da eternidade sumiu do nosso horizonte. Nós dizemos crer, falamos que temos fé, mas vivemos nossos dias correndo de tal forma como se fosse necessário fazer tudo nesse mundo. Como se perder tempo esperando fosse um real desperdício. Por que correr para ter tudo nesse mundo se o que vale mesmo é a eternidade é ter tesouros no céu?

Para muitos 1 anos presos em um barco rodeado de animais e com apenas a família seria um ano desperdiçado. Um ano sem viagens, sem festas que desperdício. 1 ano inteiro sem juntar mais dinheiro e bens, 1 sem evoluir na vida e sem conquistar novas coisas, que ano desperdiçado!

Toda essa correria e essa pressa tem um real motivo escondido. Precisamos parar de negar o que verdadeiramente está dentro de nós.

  • Vamos aprender a esperar em Deus, isso significa aprender a confiar verdadeiramente
  • Vamos entender de uma vez por todas que essa vida aqui é limitada e que a verdadeira vida ainda está por vir
  • E por fim, por favor vamos entender e encarar que ser cristão é ter uma vida com desafios, com grandes obstáculos, é viver na contra mão do mundo, mas também é amar assim como Deus nos ama. Vamos encarar que ser cristão é sim passar por sofrimento, mas sabendo que o nosso Deus está conosco nesse sofrimento e que ele já venceu o maior sofrimento, a morte!

Vamos viver o hoje por que é uma dádiva de Deus, mas vamos viver confiando e esperando a grande dádiva a vida eterna com ele!