Compartilhe!!!


Maravilhosa Graça

Graça que quebra barreiras 

Texto bíblico: Atos 7.54 – 8.3 e Atos 11.19-25

Quando olhamos para aquilo que o Espírito Santo estava fazendo nas primeiras comunidades dos cristãos, como as pessoas estavam compreendendo a maravilhosa graça de Cristo e entregando suas vidas, percebemos também que as reações das pessoas ao redor são diferentes e diversas. Nestes dois textos que lemos podemos destacar três reações, ou respostas, diante dessa maravilhosa graça.

A primeira é a reação de Saulo, que reflete o pensamento do sinédrio e da religião judaica da época. É a religiosidade construída sobre ritos e costumes, que tem por base a salvação por meio das obras. Quando essas pessoas se deparam com a maravilhosa graça, que tira as coisas do lugar, e principalmente que mostra quão nulas são as obras humanas para alcançar a salvação (pois somente Cristo pode nos salvar), eles a rejeitam, se opõem a ela, tentando inclusive pará-la e reprimir aqueles que anunciam e creem em Jesus.

O segundo grupo é aquele que entende a graça, que aceita Jesus, mas que quer viver fechado em uma bolha, dentro dos muros, é um grupo que cria barreiras entre os de dentro da igreja e os de fora. Foi isso que aconteceu com aqueles que não anunciaram aos não judeus, mas preferiram ficar apenas no grupinho da mesma cultura, dos mesmos costumes, das mesmas músicas, do mesmo jeito de falar. Antes disso, eles não queriam nem sair de Jerusalém.

Esse segundo grupo representa aqueles que se fecham em um gueto gospel, e formam ao redor de si uma barreira, que os separa dos demais. Essas pessoas fazem uma separação entre nós e eles, entre sagrado e profano, entre crentes e condenados, e não conseguem anunciar o evangelho e a graça para as pessoas que não são da “igreja”.

O terceiro grupo é o daqueles que, diante da graça, não conseguem ficar calados, nem se importam com barreiras culturais, ou quaisquer outras, mas anunciam a todas as pessoas ao seu redor, falando de Jesus e de sua graça que nos reconcilia com Deus. Esse grupo é representado por aqueles que não anunciam somente aos judeus, mas também aos gregos. Eles obedecem a ordem de Jesus em Mateus 28, de ir e anunciar a todos, em Jerusalém, Samaria e até os confins da terra.

Como cristãos conhecedores desses relatos bíblicos precisamos compreender qual tem sido a nossa reação diante dessa graça. De fato, estamos vivendo a maravilhosa graça de Deus e falando dessa graça adiante? Ou apenas estamos fechados numa bolha? Ou ainda somos aqueles que negam a graça para manter nossos ritos e costumes?

O quanto a maravilhosa graça tem moldado nosso jeito de ser comunidade de fé? Na vivência cristã no dia-a-dia? A graça quebra qualquer barreira. Ela quebrou a barreira da morte e do mal, por isso, não coloque você barreiras para vive-la e pregá-la!  

Perguntas Para edificação:

1 Em qual desses grupos você se percebe?

2 O que você compreende da graça após 4 cultos sobre ela? 

3 O que te impulsiona a viver a graça que quebra barreiras?