Compartilhe!!!


Há um menino

Há um passado no meu presente

 

Qual o seu passado? Quem era você? Consegue responder a essa pergunta?

Quem era você mês passado? Quem era você ano passado? A três anos atrás? A dez? A vinte? Como você era quando criança? Como você era como Jovem? Quais erros você cometeu nessas fases da vida? Quais decisões tomou? Quem era você antes de casar-se? Antes de ter filhos? O que mudou e o que permanece igual? Quem você é hoje? O que do seu passado, influenciou você a ser quem é?

E se eu lhe afirmar que todos temos um passado em nosso presente! Como isso soa a você?

Quero trazer novamente mais uma estrofe da Música “Bola Meia, Bola de Gude” do Milton nascimento, para tematizar esse passado no presente:  

“Há um menino, há um moleque

Morando sempre no meu coração

Toda vez que o adulto balança ele vem pra me dar a mão

Há um passado no meu presente

O sol bem quente lá no meu quintal

Toda vez que a bruxa me assombra o menino me dá a mão”

 

Há um passado no meu presente! O que essa afirmação tem a ver conosco?

A tua história, aquilo que você viveu, os traumas, as alegrias, as decisões tomadas, as escolhas, as desistências, os medos que você teve de arriscar lá trás, os lugares que frequentou, as pessoas que estavam ao teu redor, tudo isso foi formando quem você é hoje, isso pode ser bom ou ruim.

O teu passado foi moldando a tua forma de agir, a tua forma de se relacionar com pessoas, a forma de pensar, pois as nossas experiências vão nos ensinando a ser quem somos. E digo novamente, isso pode ser bom ou ruim.  

As decisões que tomamos ao longo da vida geram consequências em nós. Podemos perder um emprego por uma escolha, perder amizades importantes por sermos pessoas difíceis, perder relacionamentos significativos por escolhermos a nossa vontade, podemos perder a saúde por escolhermos nos alimentar mal, podemos perder oportunidades de lindas experiencias por medo de arriscar.

Como é duro quando uma pessoa olha para o seu passado e percebe que ele a transformou em uma pessoa rancorosa, amarga, triste, infeliz, invejosa por aqueles que deram certo. Como é difícil quando percebemos que nosso passado ainda comanda o nosso presente. Quando ele ainda afeta tanto quem somos, que não conseguimos mudar, não conseguimos sair da posição que assumimos.

 

Repensar e recomeçar

O nosso passado vai sim nos formando, mas em questões específicas é necessário haver arrependimento e recomeço, um novo jeito de agir, ser uma nova criatura a partir do Evangelho! Afinal, quando um menino passa a morar em nosso coração ele trás um novo significado em nossa vida, e o passado que nos assombra, o passado de pecado, mágoas e dores é curado e tem um novo significado.

O que Jesus já curou do seu passado? O que ele te ajudou a transformar? O que você deixou para trás? E o que você ainda carrega?

Vamos  Bíblia:

Contudo, não haverá mais escuridão para os que estavam aflitos. No passado ele humilhou a terra de Zebulom e de Naftali, mas no futuro honrará a Galiléia dos gentios, o caminho do mar, junto ao Jordão. O povo que caminhava em trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz. Fizeste crescer a nação e aumentaste a sua alegria; eles se alegram diante de ti como os que se regozijam na colheita, como os que exultam quando dividem os bens tomados na batalha. Pois, tu destruíste o jugo que os oprimia, a canga que estava sobre os seus ombros, e a vara de castigo do seu opressor, como no dia da derrota de Midiã. Pois, toda bota de guerreiro usada em combate e toda veste revolvida em sangue serão queimadas, como lenha no fogo. Isaías 9:1-5

O povo de Deus (povo de Israel) possuía um passado atribulado, um passado sujo de desobediência, de negar a Deus, de pecado, de idolatria, um passado marcado pelo distanciamento de Deus, pelas idas e vindas da fé. Esse era Israel.

Zebulom e Naftali foram as primeiras tribos a caírem no domínio da Assíria, as primeiras a sofrerem as consequências de abandonarem a Deus.  

Desde o surgimento do povo de Israel, da construção de cada tribo, desde a formação de cada cidade, desde o Gênesis, esse povo tinha uma promessa de Deus, de que se eles permanecessem firmes em Deus, o próprio Deus cuidaria de cada detalhe, da comida, da segurança, da paz, e esse Reino seria diferente de todos os demais.

No entanto, quando olhamos a história bíblica, nós percebemos, por diversas vezes Deus sendo insistente com o povo, Deus os chamando para perto, Deus lembrando-os de quem Ele era, e o povo virando as costas a esse Deus. Escolhendo ídolos para seguir, querendo viver a vida segundo sua vontade e seus prazeres.

Quando a Assíria invade Israel, Zebulom e Naftali são as primeiras tribos a viverem as consequências do seu passado, das escolhas do povo, elas são tomadas, o povo é escravizado e não mais vivem em segurança e paz como antes.

Esse é o passado do povo de Deus, um passado marcado por um Deus que insiste em cuidar de seu povo, em orientar e avisar e um povo que insiste em abandonar a Deus, somente recorrendo a Ele quando não havia mais alternativa.

Esse é o passado que marcava o presente de Israel há cerca de 2021 anos atrás. Esse era o passado que os levou a um presente confuso, incerto, um presente a espera do Messias. Pois, assim, como Zebulom e Naftali foram as primeiras a verem a derrota e destruição no passado, assim, também, no presente elas seriam as primeiras a verem a Glória de Deus por meio de um menino que ali nasceria, pois a região da Galileia onde Jesus nasceu é a mesma região destas tribos.

Pois uma luz veio a todos aqueles que estavam nas trevas, a alegria veio para os que já a tinham perdido, para os que tinham perdido o sorriso. Para aqueles que no passado a sentença era morte, separação, destruição, agora tem palavra de vida e reconciliação.

Esse é o passado no presente de Israel. Um passado marcado por guerras, por mortes, por separações, por idolatrias, por desobediências. Esse era o horizonte desse povo. Mesmo assim Deus irrompeu nessa história, rompendo o ciclo de altos e baixos daquele povo. A intervenção de Deus é por meio de um menino, por meio de seu próprio Filho Jesus.

A partir de Jesus, o passado de separação não só de Israel, mas de todas as nações, dessa separação iniciada lá no Gênesis, tem um novo presente, presente de união com Deus, de nova vida, de paz e salvação!

Esse é Jesus, aquele que adentra a tua e a minha história, trazendo um novo sentido as nossas vidas, perdoando o nosso passado, nos dando a mão no presente, nos direcionando a um futuro eterno com Ele.

“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz. Ele estenderá o seu domínio, e haverá paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, estabelecido e mantido com justiça e retidão, desde agora e para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isso”. Isaías 9:6,7

 Qual é o teu passado? No que ele ainda te faz sofrer? Quais são as marcas que você carrega? Entrega tudo isso diante de Jesus, ele tem um novo presente a você. Isso não significa que o nosso passado está anulado, o que eu vivi e fiz no passado Jesus não anula, mas ele me perdoa e me ensina com tudo isso.

Por isso, que o seu passado possa te ensinar e te lembrar que estar com Cristo é sempre a melhor escolha e decisão. Que nunca nos esqueçamos de que viver nas trevas, sem o Salvador é viver sem rumo e identidade, é viver buscando em coisas desse mundo algum significado.

Mas também coloque todo o seu passado aos pés da cruz para que ele não te aprisione. Não te aprisione em mágoas e rancores de passados, não te escravize em tristezas e percas, não te torne uma pessoa amargurada. Que as dores e tristezas que você passou possam ser invadidas pela luz de Jesus, para que e que isso te devolva o sorriso e o prazer de viver servindo a Deus, e sabendo que esse menino Jesus mora em seu coração!  

 

Perguntas para Edificação: 

  1. Há alguma questão do teu passado que ainda te marca de forma difícil?
  2. O que essa palavra sobre o passado no seu presente falou ao seu coração? 
  3. O que você deseja aplicar na sua vida a partir dessa Palavra?