Compartilhe!!!


Há um menino

Morando em meu coração

“Reúna suas tropas, ó cidade das tropas, pois há um cerco contra nós. O líder de Israel será ferido na face, com uma vara. "Mas tu, Belém-Efrata, embora sejas pequena entre os clãs de Judá, de ti virá para mim aquele que será o governante sobre Israel. Suas origens estão no passado distante, em tempos antigos. "Por isso os israelitas serão abandonados até que dê à luz a que está em trabalho de parto. Então o restante dos irmãos do governante voltarão para unir-se aos israelitas. Ele se estabelecerá e os pastoreará na força do Senhor, na majestade do nome do Senhor, o seu Deus. E eles viverão em segurança, pois a grandeza dele alcançará os confins da terra. Ele será a sua paz!” Miquéias 5:1-5

Estamos a quatro domingos da celebração do Natal! A data em que lembramos do nascimento do Filho de Deus. Daquele que era de Belém, a cidade de Davi. Daquela frágil criança. A quatro semanas de um parto em meio a uma viajem. Com um casal jovem, uma mulher que teria seu primeiro filho. Quantos pensamentos já passavam na cabeça de Maria a essa altura, quanta ansiedade na de José?

Faltava pouco tempo!

Hoje nós celebramos o primeiro domingo de advento. Advento significa: vinda ou chegada. O tempo de advento é tempo de preparação para a chegada do Messias, a chegada do salvador. Nosso tempo de Advento hoje é o tempo em que esperamos, refletimos e repensamos, nos preparando para a volta do nosso Salvador em Glória e majestade!

No tempo de Miquéias o povo esperava um rei humano, que viria libertar e salvar, hoje nós aguardamos sua volta para a vida eterna com ele.

 

No princípio...

“No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. Ela estava com Deus no princípio. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito. Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens. A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram”. João 1:1-5

O texto de Miqueias é uma profecia sobre a vinda de um rei que nasceria em Belém e traria paz ao povo de Deus. Povo que muito sofrera com o exílio, todas as guerras e com todo os povos que os dominaram. Eles esperavam alguém que lhes trouxesse novamente força militar e política, alguém que restabelecesse Israel como um Reino independente e forte. Isso aconteceu cerca de 800 anos antes de Jesus nascer.

O texto de João é o cumprimento dessa profecia. No entanto, João descreve esse cumprimento não apenas como um enviado para Israel, muito menos, como apenas uma pessoa que sentaria num trono humano. João mostra como o cumprimento da profecia de Miqueias é verdadeira, assim como também as de Isaías, Jeremias, Daniel e principalmente a de Gênesis.

O evangelista João já inicia o livro deixando muito claro sobre quem ele escreve, para e porque escreve. João já mostra desde o início que esse Messias que veio não era apenas humano, afinal, desde o Gênesis, da criação do mundo, lá ele estava. O Filho de Deus, o próprio Deus se fez humano para que pudéssemos compreender quem ele é e a dimensão do ser amor.

E ele veio, pequeno, frágil e vulnerável, como um menino.

Um menino que nasceu nesse mundo, com o propósito maior de nascer no seu e no meu coração. É sobre quem de fato é esse menino que os Evangelhos contam. Esse menino Filho de Deus.

Uma música do Milton Nascimento representa bem o que os Evangelhos, os profetas e toda a Bíblia querem nos ensinar. Uma música sobre um menino que mora em nosso coração.

Escrevo a primeira parte da música:

Há um menino, há um moleque

Morando sempre no meu coração

Toda vez que o adulto balança ele vem pra me dar a mão

Há um passado no meu presente

O sol bem quente lá no meu quintal

Toda vez que a bruxa me assombra o menino me dá a mão

E me fala de coisas bonitas

Que eu acredito que não deixarão de existir

Amizade, palavra, respeito, caráter, bondade, alegria e amor

 

Aqui o autor fala de um adulto que possui uma criança dentro de si, de alguém que cresceu, mas ainda tem traços daquela infância em seu coração. Vou fazer uma paráfrase dessa música, como cada um de nós sendo esse adulto. Um adulto instável que vive a balançar, que tem medos, que todos os dias caí, falha e peca.

Esse adulto que só pode levantar, quando um menino passa a morar em seu coração. Esse menino Jesus que lá em Belém nasceu frágil e pequeno, quer nascer no coração desse adulto, para perdoar, transformar e levantar. Esse menino é a ação de Deus, o verbo encarnado!

Quantas vezes na vida, nas situações que surgiram nós podemos dizer: Há um menino no meu coração, toda vez que ‘esse’ adulto balança ele vem pra me dar a mão?

O que esse menino é para você?

Para Miquéias, ele seria o Salvador de todo um povo, o que traria a paz, o que mudaria tudo. Para João Ele é o próprio Filho de Deus em carne e osso, a ação de Deus pela humanidade, é aquele que desde o início estava com Deus, aquele que trouxe luz para esse adulto que andava na escuridão, que estava caído. É o que veio para morar em nosso coração. Por esse ser humano que vive a balançar e que, na verdade, estava caído, destruído pelo pecado!

Vamos continuar a leitura de João 1. 6-18

“Surgiu um homem enviado por Deus, chamado João. Ele veio como testemunha, para testificar acerca da luz, a fim de que por meio dele todos os homens cressem. Ele próprio não era a luz, mas veio como testemunha da luz. Estava chegando ao mundo a verdadeira luz, que ilumina todos os homens. Aquele que é a Palavra estava no mundo, e o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o reconheceu. Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam. Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus”. João 1:6-13

 

O evangelista João cita aqui um outro João, o Batista, aquele que veio antes de Jesus para anunciar que aquele menino que nasceria em Belém já nasceu e veio para nos salvar. João Batista era muito reconhecido pela sua sabedoria, mas ele dizia, eu não sou nada, não sou digno, Ele sim, ele é a luz, a salvação (No caso Jesus). Só ele pode nascer em nosso coração, para nos dar a mão, para não nos deixar cair, para nos livrar das bruxas desse mundo (pecado, Diabo, demônios).

Jesus é aquele que nós esperamos por muito tempo, ele é nossa salvação.

Há um menino morando no seu coração?

Quando ele mora em nosso coração, ele traz consigo luz, salvação, paz, nova vida. Esse menino não te deixa só, todos podem te abandonar, todos podem trair, magoar, mas Ele não. Ele te chama sempre de novo para uma caminhada conjunta.

Você já convidou esse menino para morar no seu coração?

Se sim, o que ele tem feito ai dentro? No que ele está mexendo?

“Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade. João dá testemunho dele. Ele exclama: "Este é aquele de quem eu falei: Aquele que vem depois de mim é superior a mim, porque já existia antes de mim". Todos recebemos da sua plenitude, graça sobre graça. Pois a Lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por intermédio de Jesus Cristo. Ninguém jamais viu a Deus, mas o Deus Unigênito, que está junto do Pai, o tornou conhecido”. João 1:14-18

Muitos o rejeitaram, muitos o rejeitam até hoje, se esquecem dele. Se dizem cristãos, mas o próprio Cristo não faz parte de suas vidas. Se dizem crentes, mas preparam-se para o natal com festas, bebedeiras, zueiras, comilança, e não com oração, jejum e Leitura da Palavra.

Estão perdidos nas muitas vozes ao seu redor e deixaram de falar com o menino que quer morar no coração. Muitos o rejeitaram, o deixaram de lado! E você? Esse menino habita em seu coração?

Se ainda não, o convite está aberto, este é momento.Se é da tua vontade que ele habite em seu coração ore nesse momento por isso. Mas não se esqueça, esse menino morara sempre no seu coração. Ele não te deixará só!

Se você já teve esse momento de encontro com esse menino Jesus, mas hoje foge dele, esquece dele, tem preferido ouvir outras vozes, o tempo de advento é um tempo de reconciliação, de preparação para a volta desse menino, ore e confesse.

Não deixe para mais tarde, convide Jesus para morar em seu coração, e Ele irá trazer sentido a sua vida, identidade, novo rumo e transformação!

 

Perguntas para Edficação: 
1. Jesus mora em seu coração? Se sim, compartilhe como foi seu processo de conversão. 

2. Se tem alguém em nosso meio que deseja orar e entregar seu coração a Jesus tenham um momento de oração por isso.