Compartilhe!!!


Há um menino

Me fala de coisas bonitas

Hoje nós temos um culto festivo, culto de celebração e alegria, culto que nos reunimos para celebrar a vida daqueles que são batizados diante de Deus, também, daqueles que são integrados como membros dessa comunidade pela profissão de fé.

Hoje é culto de festa para essa comunidade, mas é também festa no céu, festa pelo compromisso assumido aqui diante de Deus, pela entrega a Ele.

E como esses momentos são recheados de falas bonitas, não é mesmo. Em momentos emocionantes nós muitas vezes falamos lindas coisas, palavras bonitas que nos emocionam.

E hoje falaremos de palavras bonitas que Jesus nos fala.

Trago hoje mais um trecho da música bola de meia bole de gude:

“Há um passado no meu presente

O sol bem quente lá no meu quintal

Toda vez que a bruxa me assombra o menino me dá a mão

E me fala de coisas bonitas

Que eu acredito que não deixarão de existir

Amizade, palavra, respeito, caráter, bondade, alegria e amor

Pois não posso, não devo

Não quero viver como toda essa gente insiste em viver

Não posso aceitar sossegado

Qualquer sacanagem ser coisa normal”

 

Durante o período de advento, ou seja, desde o último domingo de novembro nós estamos falando de um menino. Menino que nasceu entre nós, um ser humano, filho de Deus, que trouxe salvação a cada um de nós. Esse menino quer nascer no coração de cada um de nós, e quando nós o confessamos como nosso Senhor e salvador, nos reconhecendo pecadores, então esse menino passa a morar em nós.

Ele nos dá a mão, nos resgata da lama em que nos enfiamos, ele não nos deixa cair, ele muda nossa história, curando o passado, trazendo sentido ao presente, e nos prometendo um futuro.

Esse menino é Jesus!

O que esse menino deseja falar ao seu coração nessa noite? Ele tem palavras bonitas para você, porém essas palavras não são só bonitas, são transformadoras, desafiadoras e consoladoras.

Leitura de Mateus 5.1-12

“Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele, e ele começou a ensiná-los, dizendo:

"Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus.

Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados.

Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança.

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos.

Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia.

Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus.

Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus.

Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus.

"Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa os insultarem, perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês. Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a recompensa de vocês nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês".

 

Lindas palavras, palavras de alegria e felicidade! Jesus diz aos seus discípulos diversas situações em que eles experimentarão a extrema felicidade!

A expressão Bem-aventurados aqui nós podemos traduzir como: mais que felizes ou extremamente felizes. Jesus está falando aos seus discípulos palavras bonitas, palavras de felicidade!   

No entanto, se prestarmos atenção ao texto buscando entender cada uma dessas afirmações que Jesus faz, nós podemos nos perguntar: será mesmo que essas palavras de Jesus são palavras bonitas? São palavras de felicidade?

As palavras bonitas que Jesus falou, não tem muito a ver com o que nós esperamos. Ele fala sim de felicidade, mas não do jeito que imaginamos. Afinal, felizes os pobres de espírito? Os que choram? Os Humildes? Os que buscam a justiça? Os misericordiosos? Os puros de coração? Os pacificadores? Os perseguidos? Os insultados?

O nosso conceito humano de felicidade não se iguala com as afirmações que Jesus fez. Hoje essas afirmações não seriam coisas tão bonitas assim para se falar. Afinal, o conceito de felicidade está atrelado a tranquilidade, a não se estressar com problemas, a ter estabilidade financeira, a não se preocupar com as coisas ao redor, a pensar só em si mesmo, a deixar tudo como está e viver sua vida.

Jesus nos diz que seremos felizes, mas a afirmação dele é contraria ao senso comum que nós temos. Então, como viver isso? Como compreender essas palavras bonitas que ele dirige a nós? Afinal, essa Palavra é direcionada aos discípulos dele.

Simples: Quando nós nos entregarmos a Ele em Espírito e em verdade, então seremos felizes, quando morrer esse ser humano pecador que habita em mim e renascer um Filho de Deus justificado na graça desse Deus.

Mas isso não é simples, eu sei, por isso que ele nos ensina, por isso ele estende a mão. Por isso, nós repensamos nossa vida entregando tudo diante dele.

Mas vamos olhar cada item aqui compreender melhor o quanto isso nos confronta:

Vamos olhar cada item aqui:
- Os pobres de espírito são aqueles que se reconhecem necessitados de um salvador, de alguém que lhe dê identidade, em quem podem confiar e se entregar. Ao contrário do que aprendemos, de que somos suficientes em nós mesmos, de que precisamos nos colocar num pedestal e permanecer lá em cima para ser feliz, de que sempre precisamos estar com a autoestima lá em cima para ser feliz, o pobre de espírito tem o Reino dos Céus pois, ele se reconhece pecador e necessitado de alguém que lhe afirme o perdão e o amor;

- Os que choram, não os que choram por chorar, mas aqueles que tem onde chorar, um colo específico onde serão consolados, felizes são os que choram diante de Jesus, que levam suas dores para o único que pode dar respostas e consolar. Esse verdadeiramente será feliz, pois terá um consolo que trás paz, o consolo deles é Jesus, não é fraqueza chorar, é se reconhecer necessitado de ajuda;

- Os humildes. Como alguém humilde pode ser feliz em tempos que o humilde é abandonado, enganado, é alvo de chacotas? Apenas o humilde de coração que se reconhece pecador pode compreender a alegria e a enorme felicidade de ser livre, justificado, liberto. Afinal, o humilde não precisa ser reconhecido, não necessita de aprovação humana, pois ele a tem em Jesus, e esse humilde será exaltado, vivendo eternamente com seu Salvador;

- Os que tem fome e sede justiça: Como ser feliz tendo fome e sede de justiça numa sociedade que busca seus próprios interesses em detrimento do outro, numa sociedade em que cada um vive por si mesmo e o outro que se vire. Como ser feliz buscando justiça num mundo mau? Onde parece que buscar a justiça é ser um vilão? Essa felicidade está em saber que Jesus carregou toda a injustiça da humanidade sobre si, que ele foi injustiçado e não desistiu pois, seu amor era maior que o peso da injustiça.

- Ter misericórdia quando julgar é mais fácil, ter misericórdia quando acusar, condenar e matar é o que todos me dizem para fazer. Feliz o que é misericordioso, pois ele conhece a misericórdia de Deus, que o perdoou de toda a maldade;

- Puro de Coração: feliz é o puro de coração pois ele verá a Deus. Mesmo que os pecados o assombrem, que a maldade mora em seu coração, ele se arrepende, confessa e é purificado. O puro de coração tem sua alegria no perdão de Jesus;

- Os pacificadores: Os que buscam a paz, e para buscar a paz mostram a verdade. Felizes os que vivem uma paz verdadeira, mesmo em meio ao caos e aos conflitos, que para levar a paz denunciam as mentiras, pois são filhos de Deus, assim como Jesus.

- Os perseguidos: Mais que felizes são os perseguidos, caluniados, insultados pelo Evangelho. Pois eles sofrerão aqui por obediência, fé e amor a Jesus, mas se alegrarão ao ver alguém conhecendo a Jesus, serão consolados ao verem pessoas se entregando a Cristo. Nenhuma perseguição os calará, pois eles sabem que isso é apenas sinal de que estão vivendo o Evangelho.

Que Jesus possa olhar para cada um de nós e dizer: Bem-aventurados são vocês por pertencerem a mim e em fidelidade viver o Evangelho.

Que não sejam apenas palavras bonitas, mas palavras que nos transformam, que confrontam o nosso comodismo, o nosso pecado, que nos enchem de alegria a ponto de fazer transbordar o coração de alegria!

Que nós sejamos mais que felizes por testemunhar esse dia e permanecermos fiéis ao nosso Senhor Jesus!

 

Perguntas para edificação: 

  1. Quais dessas palavras mais te confrontam, por que?
  2. Quais Palavras Jesus tem falado ao seu coração?