Compartilhe!!!


Família: Tal Pai, tal Filho

Para conversar sobre a paternidade segundo a vontade de Deus, precisamos remover do caminho duas pedras que costumam atrapalhar, duas ideias, dois conceitos que não são bíblicos, mas que muitas vezes são defendidos como se fossem. Por isso, vamos começar falando daquilo que a paternidade não é.

A paternidade não é um exercício de domínio e comando, onde o homem ocupa o lugar de destaque, sendo o mais importante, e tendo mais direitos que deveres.

Essa ideia enganosa existe a muito tempo, e tem sido passada de geração em geração. Ela faz com que homens estejam distantes de suas famílias, tanto emocional como afetivamente, além de participarem muito pouco da vida dentro de casa.

A palavra bíblica aponta um caminho diferente a ser seguido, o homem, o pai, para sua família, deve exercer a liderança ao modo de Cristo, ou seja, uma liderança que serve, que dá a vida pelos seus, como Cristo serviu e deu a vida por sua igreja.

Mas, além disso, a paternidade também não é o que vem sendo propagado em nossos dias, ela não é a grande vilã da sociedade, o pai, o homem não é o culpado por tudo, nem o grande opressor que tem sido anunciado.

Esta ideia já está bem enraizada em nossa cultura, e por conta disso vemos homens acuados, culpados, deixados de lado, e a paternidade é diretamente comprometida por isso.

A palavra bíblica corrige esse engano, mostrando que homem e mulher são iguais perante o Senhor, os dois são igualmente pecadores e igualmente justificados por graça através de Cristo. Os dois exercem o sacerdócio em suas famílias, sendo assim complementares, não opostos.

Essas ideias enganosas, assim como muitas outras, formam nos pais uma identidade destorcida, fora do centro que é Deus. Essa identidade distorcida passa de pais para filhos, afinal, só conseguimos oferecer aquilo que temos.

É necessário que nossa identidade seja restaurada, para então conseguirmos exercer nossa paternidade segundo a vontade de Deus. Um grande exemplo disso encontramos no apostolo Paulo, que teve sua identidade restaurada, e passou de perseguidor a anunciador do evangelho, ele deixa de ser um inimigo de Cristo, separado de Deus, e passa a ser um servo de Cristo, um filho de Deus.

Leia 2Timóteo 1.1-2 e perceba como o apostolo Paulo enxerga a si mesmo.

"Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, segundo a promessa da vida que está em Cristo Jesus, a Timóteo, meu amado filho: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor".
Essa identidade restaurada em Paulo, de filho amado de Deus, é transmitida a Timóteo, seu filho na fé, ou seja, na relação entre pais e filhos, uma identidade firmada em Deus, gera nos filhos também uma identidade firmada em Deus.

Leia 2Timóteo 1.1-7 e perceba como as palavras de Paulo projetam sobre Timóteo essa identidade restaurada. Paulo incentiva, afirma a fé e o chamado de Timóteo, e o lembra quem ele é em Deus.

"Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, segundo a promessa da vida que está em Cristo Jesus, a Timóteo, meu amado filho: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor. Dou graças a Deus, a quem sirvo com a consciência limpa, como o serviram os meus antepassados, ao lembrar-me constantemente de você noite e dia em minhas orações.
Lembro-me das suas lágrimas e desejo muito vê-lo, para que a minha alegria seja completa.
Recordo-me da sua fé não fingida, que primeiro habitou em sua avó Lóide e em sua mãe Eunice, e estou convencido de que também habita em você. Por essa razão, torno a lembrar-lhe que mantenha viva a chama do dom de Deus que está em você mediante a imposição das minhas mãos. Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio".
2 Timóteo 1:1-7

Timóteo não é herdeiro de Paulo, mas sim um sucessor, que carrega a marca de filho amado de Deus, por isso, agora é Timóteo quem deve exercer essa paternidade para com outras pessoas, assim como podemos ler em 2Timóteo 3.10-17.

"Mas você tem seguido de perto o meu ensino, a minha conduta, o meu propósito, a minha fé, a minha paciência, o meu amor, a minha perseverança, as perseguições e os sofrimentos que enfrentei, coisas que me aconteceram em Antioquia, Icônio e Listra. Quanta perseguição suportei! Mas, de todas essas coisas o Senhor me livrou! De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos. Contudo, os perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados.
Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu. Porque desde criança você conhece as sagradas letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra".
2 Timóteo 3:10-17

Pais restaurados, que são servos, são discípulos de Cristo, geram filhos restaurados, servos e discípulos de Cristo!