Compartilhe!!!


Família

 Como começa, quando termina?

 “Por isso, o homem deixa pai e mãe e se une a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne”. Gn 2.24

Esse versículo está bem no início da Bíblia, no segundo capítulo, logo após Adão conhecer sua esposa Eva, olhar para ela e perceber que os dois viveriam juntos, como macho e fêmea, assim como todos os demais animais da criação.

Nesse versículo, Deus deixa a instrução de como seria a formação de uma nova família. Sabemos que Adão e Eva não tinham pai e mãe, mas essa instrução seria para todas as gerações que viriam por meio deles. É um processo a ser seguido para se constituir família. Uma nova família é formada quando se tem maturidade o suficiente para sair da casa do pai e da mãe, e se começar uma nova família.

Esse é o plano de Deus para família: homem e mulher estão juntos, vivem em harmonia como companheiros idôneos, lado a lado, num relacionamento com Deus. Esse casal tem filhos, cuida desses filhos, lhes oferece segurança e cuidado, ensina tudo que é necessário, no momento que esse filho está maduro o suficiente para não depender mais emocionalmente, fisicamente e financeiramente, dos pais, então, ele deixa essa família e forma uma nova família, homem e mulher e o ciclo reinicia. Perfeito!

Mas ao olhar para esse versículo nós precisamos lembrar que ele está no segundo capítulo de Gênesis. Onde tudo era menos complicado. Por quê? O pecado ainda não havia interferido na criação. Ali ainda não havia, brigas, não havia maldade, não havia doenças e nem mesmo morte. O ser humano não estava separado de Deus, era tudo perfeito.

No capítulo três é relatado o pecado, e tudo, absolutamente tudo, foi afetado por isso, inclusive a formação familiar. Pois agora, o ser humano briga, maltrata, ofende. Passa a existir a morte, as doenças, todas as alterações na formação de uma nova família e a sustentação dela surgem na separação entre o ser humano e Deus.

Separado de Deus, o ser humano não tem mais um relacionamento perfeito de dependência e entrega a Deus e caminha pela sua própria vontade, pelos seus desejos. A partir dali, somos impulsionados pelo nosso eu, pelos nossos pensamentos e sentimentos. E esses são confusos, são alto destrutivos, são maldosos, nos ferem e ferem os da nossa família.

A perfeição da família foi também afetada. O projeto original foi alterado, mas não significa que deixou de ser bom, perfeito e agradável. Como nós sabemos disso? Percebendo as consequências.

Em nossos dias parece impossível viver o conceito bíblico de família. Vemos famílias se separando, casais se divorciando, filhos brigando com pais, pais que não conseguem se comunicar com os filhos, relações de dependência que não geram maturidade, mas geram seres humanos dependentes que não conseguem cortar o cordão umbilical, sem falar na morte, que separa famílias bruscamente, deixando filhos órfãos e cônjuges que lutam para manter a alegria e felicidade dos filhos na correria do dia a dia.

Esse não era o plano de Deus, mas então o que fazemos? Qual é o plano de Deus após o pecado? Existe um novo jeito, uma nova fórmula mais fácil para conseguirmos viver família?

O plano de Deus para a família ainda é o mesmo e o Novo Testamento nos atesta isso.

Leitura: Marcos 10.1-9

Jesus está sendo indagado acerca do divórcio. E essa indagação surge como um teste para ele. Os líderes religiosos para tentarem ver se Jesus responderia algo contrário a Bíblia chegam com uma pergunta maliciosa, uma pergunta bem difícil de responder. Isso ocorre conosco também hoje.

Por vezes, nós também somos testados em perguntas relacionados a fé. Tem momentos que por sermos cristãos recebemos algumas perguntas difíceis de responder e, as vezes, a pessoa que faz a pergunta está apenas nos testando mesmo.

Você já pensou como responderia a algo assim? Ainda mais em nossos dias, quando o divórcio é algo comum e até mesmo o casamento já está caindo em descrédito.

Jesus usa de uma sabedoria incrível para responder. Ele primeiro pergunta rebatendo: O que diz a lei? O que está escrito a esse respeito no Antigo Testamento? Nesse momento os fariseus (que eram pessoas muito conhecidas de bíblia) respondem: “bom, Moisés disse que o homem pode dar a carta de divórcio a mulher”. Isso significa: Moisés tinha liberado!

 Jesus, por sua vez, responde que Moisés só havia feito isso por uma dureza do coração do povo.

O que isso significa?

- Primeiro que essa liberação foi uma decisão de Moisés e não de Deus;

- Segundo ela foi impulsionada pelo ser humano, pelo coração do ser humano endurecido (que é uma consequência lá de Gênesis 3, do pecado);

Então ele continua dando uma base do que é família e qual a vontade de Deus para ela:

1 Deus fez homem e mulher – ambos macho e fêmea criados por Deus;

2 Pelo fato de ter Deus feito assim: homem e mulher deixam pai e mãe e formam uma nova família, se unem;

3 E os dois se tornam uma só carne, ou seja, passam por um novo momento em suas vidas, deixando de ser dois e passando a ser um só.

Essa é a resposta de Jesus. Você teria coragem de responder isso hoje a alguém que lhe perguntasse? Será que consegues ensinar isso adiante?

Olha só como é algo precioso e profundo o casamento. Quando a bíblia diz (por diversas vezes) “tornam-se uma só carne” isso é algo especial para nós, para aqueles que já vivem isso, mas também para aqueles que desejam viver isso um dia. E aqui eu cito um comentarista bíblico:

“Os dois são mais uma vez barro na mão do criador e se tornam um utensílio da sua benção. Isso não é operado pelo amor deles – este nem é mencionado aqui – mas pelo amor de Deus. Eles experimentam sua unidade como criação e presente dele” (Adolf Pohl).

Formar uma família é se tornar barro nas mãos de Deus novamente, algo que desafia a lógica e a matemática humana (1+1=1). Olha só que maravilhoso, se tornar uma só carne com o meu cônjuge é deixar-se moldar por Deus, como ser um barro nas mãos do criador mais uma vez, assim como fui quando ele me formou. E o mais incrível, isso não é operado pelo próprio casal, ou pelo amor que eles têm um pelo outro, isso é operado pelo próprio Deus, pelo amor que Deus tem por esse casal.

A união de um casal não é união humana, não é classificada biblicamente como qualquer outra união humana (negócios, sociedade, contratos), ela é uma união divina, onde Deus os vê como um só, uma só carne.

E é por isso que ela é uma união permanente. Então chegamos na parte que Jesus deixa claro aos fariseus: “O que Deus uniu não separe o homem”. Moisés ao falar da carta de divórcio, cedendo à dureza do coração humano, estava demonstrando ao povo que o ser humano pode separar algo que Deus uniu, Jesus desconstrói isso ao afirmar que não é possível ao ser humano tamanho poder.

Volto a citar o comentarista:

"se o casamento, por natureza, é uma instituição divina, e não um contrato particular, uma união de interesses, um costume ditado pela sociedade, se o próprio Deus faz parte da definição do casamento, então homem, mulher e sociedade perdem o direito de legislar sobre o casamento. Por este motivo, quem os separa se defronta com Deus” (Adolf Pohl).

Casamento não é união humana, é união divina e é tão importante para Deus, tão forte e significativa, que ele usa a analogia do casamento para falar de como Jesus se relaciona com a sua igreja.

Olha que grandioso isso! A igreja é a noiva e Jesus o noivo. E esse noivo jamais descumprirá conosco a sua fidelidade, não existe para Jesus dentro do conceito de casamento a opção do divórcio, por isso, essa é a melhor analogia para sua relação conosco, ele jamais abandonará, desistirá ou se divorciará de nós.

O seu amor por nós e seu sacrifício na cruz, a vida que ele deu por nós não depende de nós, não depende do quanto eu amo ele de volta, não depende da forma como eu trato ele, não depende se sou fiel ou não a ele. Ele deu a vida por mim, nada pode mudar isso!

"Deus é tão contra a dissolução do casamento exatamente porque quer salvar. Ele quer salvar o que criou. Tudo aqui é permeado pelo Evangelho"(Adolf Pohl).

E aqui nós voltamos lá no início. Lembrem que eu falei que o princípio do casamento é antes do pecado e da maldade entrar no mundo? Então, como podemos viver algo que era perfeito antes, mas que agora parece quase impossível para nós?

É possível pois:

O plano de Deus, a vontade e o mandamento de Deus para a família continua sendo o mesmo. Como seus filhos amados devemos obedecer a Ele e viver segundo a sua vontade, o que foge disso, é pecado, por mais duro que seja ouvir isso, porque pecado é tudo aquilo que nós fazemos nos voltando contra Deus;  

Sabendo que o Evangelho e a graça adentram também o nosso casamento. Se a tua história  foi de briga, de divórcio, de ódio dentro do lar, de xingamentos e palavrões que machucam, Jesus quer adentrar a tua história e a tua família e redimir tudo isso, lavar o passado, todos os pecados, para que você possa prosseguir vivendo o Evangelho dele dentro da sua família, da sua casa! A graça de Deus é para a família também;

Deus quer redimir e salvar também cada família afetada por esse pecado, gerando uma profunda transformação dentro do teu lar, começando por você que lê essa pregação, mesmo que os demais da sua casa não leiam isso, ou não creiam nisso hoje, Deus deseja começar por você;

Nunca esquecendo que o pecado tornou impossível viver família de forma perfeita, pois nós falhamos, mas que o Espírito Santo de Deus, que habita no coração de cada filho de Deus, capacita e renova nossas forças para obedecer ao mandamento de Deus com relação a família! Então, não desista, mas saiba que não é a tua força que vai transformar o teu lar, mas sim o agir de Deus primeiro no meu e no teu coração e depois no coração do demais membros da tua família!

Jesus não desistiu da sua noiva, e olha como ela é difícil e rebelde, olha como ela é falha e trai o seu noivo, esse é o nosso modelo! Ele é o nosso exemplo! Vamos investir em amor em nossas famílias tendo como exemplo Jesus! Olhando para ele vamos amar nossas famílias!