Compartilhe!!!


Eu sou o Pão da Vida

A sensação de estar saciado ou satisfeito é uma sensação gostosa, ainda mais quando estávamos sedentos e famintos por um longo período. Nada se compara a ter uma saciedade e sentir esse alívio de que agora podemos relaxar e descansar porque essa necessidade tão básica (que e o alimento) foi suprida.

Não apenas o nosso estômago que tem a necessidade de ser satisfeito, não apenas nosso corpo físico que busca suprir a necessidade da fome, nosso ser como um todo tem essa necessidade, pois não é só nosso físico que fica faminto e sedento, nosso espírito e alma também funcionam assim, a diferença é que para eles não basta a comida.

Pense em quando um bebê chora para sinalizar sua fome. Ele ainda não sabe falar que sente fome, é uma habilidade que ele precisa desenvolver o falar e pedir comida quando está com fome. Nós todos aprendemos a pedir comida para saciar nosso estômago, mas será que aprendemos a perceber os sinais de que nosso espírito está sedento? Percebemos quando nosso ser está chorando por algo a mais?

Normalmente nós não percebemos quando estamos famintos por dentro, famintos no coração. E aí somos como crianças que choram e gritam, porque não conseguem falar exatamente o que tem, não porque não conseguimos falar, mas porque não reconhecemos nossa necessidade, não nos conhecemos.

Muitos buscaram a Jesus para saciar seus estômagos, quando Jesus estava lhes oferecendo algo muito melhor, uma vida saciada!

Vamos ler o texto bíblico e refletir a partir de alguns tópicos:

“Quando o encontraram do outro lado do mar, perguntaram-lhe: "Mestre, quando chegaste aqui? "Jesus respondeu: "A verdade é que vocês estão me procurando, não porque viram os sinais miraculosos, mas porque comeram os pães e ficaram satisfeitos. Não trabalhem pela comida que se estraga, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem lhes dará. Deus, o Pai, nele colocou o seu selo de aprovação". João 6.25-27

  • A multidão busca Jesus mais uma vez para saciar suas necessidades momentâneas, sua necessidade de comer;
  • Mas Jesus os chama a algo mais, a ir além dessas necessidades e buscar aquilo que sacia eternamente, que dá sentido a vida e satisfação duradoura;

Então lhe perguntaram: "O que precisamos fazer para realizar as obras que Deus requer? "Jesus respondeu: "A obra de Deus é esta: crer naquele que ele enviou". Então lhe perguntaram: "Que sinal miraculoso mostrarás para que o vejamos e creiamos em ti? Que farás? Os nossos antepassados comeram o maná no deserto; como está escrito: ‘Ele lhes deu a comer pão do céu’". João 6.28-31

  • Então eles perguntam a Jesus o que precisariam fazer para agradar o Pai, para serem aceitos por esse Deus e aprovados por Ele;
  • A resposta de jesus mais uma vez é creiam em mim - Jesus podia ter mandado eles cumprirem uma série de regras que teria sido mais fácil para eles e pra nós;
  • Para crer eles pedem um milagre - como se não bastasse tudo que eles tinham visto nos últimos dias;
  • Lembre: a fé não depende daquilo que nós vemos muito menos dos milagres, a fé é uma certeza que o Espírito coloca em nossos corações à medida que Jesus vai nos chamando pra perto dele;
  • Eles acabaram de ser sustentados por cinco pães e dois peixes (na multiplicação dos pães), mesmo assim eles lembram o maná do deserto que sustentou o estômago do povo;
  • O milagre não foi o suficiente para eles;

Declarou-lhes Jesus: "Digo-lhes a verdade: Não foi Moisés quem lhes deu pão do céu, mas é meu Pai quem lhes dá o verdadeiro pão do céu. Pois o pão de Deus é aquele que desceu do céu e dá vida ao mundo". João 6.32-33

  • Primeiramente Jesus lembra aquela multidão que o maná foi enviado pelo grande EU SOU, por Deus, o Pai;
  • Depois ele mostra ao povo que naquela época como um cuidado para o povo Deus mandou o maná, que eles precisavam pegar todos os dias e comer todos os dias para serem saciados, mas que a partir de agora eles teriam um sustento de que veio do céu e que daria uma nova vida ao mundo; O verdadeiro pão do céu;
  • Jesus os provoca a buscarem algo além do estômago, algo além do externo e do físico, Jesus lhes deseja saciar a vida, o ser, trazer novo sentido aquele povo, um novo rumo e propósito;
  • Aquilo que eles nem sabiam que necessitavam Jesus lhes estava oferecendo (lembrar da criança que chora e não sabe falar, não sabe o porquê chora).

Disseram eles: "Senhor, dá-nos sempre desse pão!” João 6.34

  • Perceba como eles pedem a Jesus, você acha que eles entenderam o que Jesus estava lhes oferecendo?
  • Perceba como nós não compreendemos que necessitamos de algo a mais do que saciar nossas vontades carnais e físicas. Onde está o erro do pedido?
  • O erro está na palavra “SEMPRE”; Eles não sabiam o que era ser saciado por completo, pois estavam habituados a sempre sentir fome novamente, tanto física como espiritualmente;

Aplicação:

Nós também somos assim! Jesus nos oferece o caminho a verdade e a vida, a luz do mundo e o pão que sacia eternamente, mas nós continuamos a procurar mais aquilo que nos gera satisfação momentânea do que a Jesus.

O que nos gera satisfação momentânea? Lazer, descanso, churrasco, compras, filhos, beleza, roupas novas, carro do ano, sexo, drogas, bebida alcóolica, etc.

De diversas formas nós tentamos preencher esse vazio que há dentro de nós. E quanto mais enfiamos tudo isso e tentamos nos convencer de que está tudo bem, mais esse vazio fica escancarado em nosso coração. E mais gritamos e berramos tentando nos convencer e convencer aos demais de que estamos preenchidos.

“Então Jesus declarou: "Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome; aquele que crê em mim nunca terá sede. Mas, como eu lhes disse, vocês me viram, mas ainda não creem”. João 6.35-36

  • Ser saciado plenamente só crendo no “Eu Sou”, entregando a vida a ele como um todo.
  • A multidão procurou Jesus apenas para saciar suas necessidades físicas e momentâneas, nós somos chamados a procura-lo para saciar nossa vida como um todo, crendo Nele, no seu sacrifício;

 

Vamos refletir na nossa realidade:

Você já parou para pensar em como temos usado das redes sociais para provar ao mundo que estamos satisfeitos? Saciados? Quando compartilhamos ou postamos algo qual a intenção do coração em fazê-lo? Provar algo para alguém ou para si mesmo?.

Será que alguém que está realmente bem, realmente feliz, realmente saciado, precisa mostrar isso constantemente para todos ao seu redor? Precisa ficar afirmando constantemente isso? Ou só o faz porque ainda está buscando isso e espera conseguir através da aprovação dos outros e de si mesma?

A promessa de Jesus é verdadeira e válida para nós: “Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome; aquele que crê em mim nunca terá sede”. João 6:35

Creia que Ele é! Creia que ele é tudo o que você necessita, o que você busca o que você precisa. Quando ele se torna real em ti, ele sacia essa fome inexplicável que há dentro de ti e que nada nesse mundo é capaz de saciar.

Ser saciado e ter satisfação nessa vida é apenas com Cristo. Todas as demais coisas desse mundo foram criadas pelo próprio Deus para nos dar prazer e satisfação física e momentânea, mas nenhuma delas é capaz de suprir essa fome que nosso ser tem de Deus. O problema é que se não formos sinceros conosco mesmos e encarar a realidade do nosso coração, nós ficaremos como aquela multidão, sempre pedindo errado.

Então Jesus declarou: "Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome; aquele que crê em mim nunca terá sede. Mas, como eu lhes disse, vocês me viram, mas ainda não crêem. Todo o que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei. Pois desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas para fazer a vontade daquele que me enviou. E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum dos que ele me deu, mas os ressuscite no último dia. Porque a vontade de meu Pai é que todo o que olhar para o Filho e nele crer tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia". João 6.35-40

Perfeitos nós nunca seremos, livres de erros também não, mas com Jesus preenchendo o vazio do nosso coração essa vida será muito mais leve e muito mais que isso ela terá sentido, será satisfatória. Ele satisfaz nosso ser por completo, creia nisso e se entrega, coma desse pão da vida!

Comer o pão é deixar Jesus nos saciar completamente, plenamente, inteiramente! E daí, nós não vamos mais precisar sempre de novo buscar a Jesus para saciar nossa fome momentânea, nossas necessidades físicas, nossos interesses carnais, porque o mais importante já estará saciado o nosso coração, o que vier a mais como cuidado de Deus nós só poderemos agradecer e louvar.

Quer comer desse pão? Quer que Jesus seja a satisfação, o prazer e o sentido da sua vida? Fale isso para ele, conversa com ele nesse momento! Tire um tempo de oração, clame a Jesus para que sacia sua VIDA!