Compartilhe!!!


Eu Sou

O caminho, A verdade e a Vida!

 

O que te causa angústia hoje? O que tem te angustiado na vida?

Muitas coisas podem nos angustiar e nos inquietar a ponto de não termos mais paz, de não ficarmos mais tranquilos, não dormir bem. A angústia dá uma sensação de peso nos ombros e aperto no peito. A angústia que nos acompanha sufoca nosso interior, é como carregar algo indesejado o tempo todo conosco.

O que está te angustiando agora? O que está te impedindo de viver uma vida verdadeira, uma vida que tem sentido, que tem propósito? O que está sugando suas forças e te fazendo desistir de tudo? Te transformando numa pessoa que nem você mesmo reconhece mais?

Jesus nos traz uma ordem diante disso: “Que o coração de vocês não fique angustiado” João 14:1

Jesus está dizendo a você e a mim: esse coração pesado, esse fardo que você vem carregando, essa vida sem sentido e sem paz, está na hora de entregar, pois ele mesmo diz: “não fique assim” ou seja, não viva assim, não foi para isso que eu lhe chamei.

Mas nós podemos olhar pra Jesus e dizer: “Como Jesus? Como não ficar angustiado? Como não ficar assim inquieto se não sabemos o que será do dia de amanhã, quando parece que o mundo está indo ladeira baixo, quando minha família está desmoronando, quando minha casa não tem mais paz, quando eu posso ser demitido a qualquer momento, quando não sei se terei o que comer amanhã, quando meu corpo não quer mais sair do sofá, quando não tenho mais vontade para nada? Como Jesus obedecer a ti e não ficar angustiado?”

Vamos ler a resposta de Jesus, no Evangelho de João 14. 1-11:

Que o coração de vocês não fique angustiado; vocês creem em Deus, creiam também em mim.  Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se não fosse assim, eu já lhes teria dito. Pois vou preparar um lugar para vocês. E, quando eu for e preparar um lugar, voltarei e os receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, vocês estejam também. E vocês conhecem o caminho para onde eu vou”.  João 14:1-4

Não fique angustiado, mas creia, creia no Pai que tudo fez, que é o grande eu sou, que domina sobre tudo e todos e creia no Filho, aquele que vem do Pai e nos leva ao Pai.

Como não viver angustiado então? Crendo!

Ah se a nossa fé fosse do tamanho de um grão de mostarda... Nós não carregaríamos essa angústia conosco. Se a nossa fé fosse pequeninha como um grãozinho de mostarda nós não teríamos os medos que temos, não seríamos assombrados pelos fantasmas que rondam nossa mente. Mas somos homens e mulheres de pequena fé, então como crer?

Primeiro sabendo que Jesus não nos deu apenas essa vida para viver, isso aqui é rápido, passageiro e pequeno, ele nos quer na casa do Pai, onde todos poderemos habitar, uma morada eterna onde estaremos seguros, ele mesmo prepara essa morada para nós.

Essa morada tem um caminho, uma trilha para chegar lá, Jesus conhece essa trilha, ele já a fez, nós não fizemos, então ele diz, eu vou lá organizar tudo, mas eu volto pra buscar vocês, não se preocupem!

Nessa conversa de Jesus com os discípulos, uma conversa que acontece um pouco antes da crucificação, Jesus fala como se os discípulos tivessem entendido o que haveria de acontecer com ele, parece que Jesus está jogando um verde, para ver o que os discípulos falariam. Ao dizer que eles sabiam o caminho para onde iria.

Logo o nosso querido Tomé, aquele que tem uma fé mais cética mais racional precisando entender os detalhes questiona: “Então Tomé disse a Jesus: — Não sabemos para onde o Senhor vai. Como podemos saber o caminho?”Jo 14.5

Eles não sabiam ainda que caminho era esse, o que Jesus estava tentando ensinar. E respondendo a Tomé, Jesus ensina um dos versículos mais conhecidos da Bíblia:

“Jesus respondeu: — Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”. João 14.6

Olha só que interessante, agora Jesus deixa de falar que iria trilhar um caminho para dizer que ele é o caminho! Isso não deve ter ficado muito claro para o Tomé e o restante dos discípulos naquele momento, mas com certeza após a ressurreição, quando iam lembrando dos ensinos de Jesus, esses momentos começaram a fazer mais sentido.

Jesus não fala aqui que vai mostrar o Caminho pra Tomé, Jesus não aponta a direção, ele usa do termo “Eu Sou” que se refere também a Deus Pai, e a forma como Deus se referia a si mesmo no Antigo Testamento.

“Eu sou o caminho”

O que isso significa:

  • Que não existe outra forma de ser salvo, não existe outra forma de chegar a Deus, apenas por Jesus, se ele é o caminho é por ele que temos que ir;
  • Que o mundo vai nos oferecer outras opções, por isso Jesus já alerta para não cairmos nesses outros caminhos, pois como também ele é a vida e a verdade, os demais caminhos são mentirosos e levam a morte;
  • Que não devemos buscar caminhos pela nossa própria força, nós não vamos conseguir nos salvar dessas angústias que temos, dessas situações de perdição que estamos o caminho pra isso é Jesus, sozinhos não conseguimos nos livrar das nossas angustias;

Jesus diz também: "Eu sou a verdade"

Ele não fala sou “uma das” verdades, mas sou “a” verdade. Essa afirmação num mundo em que tudo é relativo é um escândalo, afinal muitos acreditam que não existe verdade absoluta, Jesus diz que há sim e que ele é essa verdade absoluta.

Sendo a verdade ele também é o único que permanece, de tempos em tempos verdades são levantadas nesse mundo e com o passar do tempo elas desaparecem, diferente de Jesus que por ser a verdade, permanece eternamente e jamais caíra no esquecimento.

Mesmo sabendo disso precisamos refletir para quantos de nós Jesus tem sido a verdade? Sejamos sinceros, nós temos crido mais nas verdades desse mundo, confiado mais nas palavras das pessoas do que em Jesus.

Uma prova disso: nós vemos um monte de vídeos, ouvimos pregadores, filósofos, influencers, famosos, jornalistas e políticos com suas frases de efeito e achamos incrível, acreditamos naquilo e tomamos como verdade pra nossa vida, quase como filosofias de vida. Mas e Jesus? O quanto nós temos ido a Jesus, ido a fonte para encontrar o que de fato é verdade?

O quanto nós estamos garimpando as Escrituras, os Evangelhos, lendo estudando, meditando, ouvindo Deus falar pela Palavra? O quanto Jesus tem sido a verdade aplicada em nossa vida diariamente. Não adianta sabermos que ele é a verdade é falar o quanto nós precisamos de Jesus, ele precisa ser real em nós, presente em nosso dia a dia.

Sem falar que por ser a verdade ele nos confronta muito. Ele confronta quem somos pois em nós há muitas mentiras. Mentiras que muitas vezes nem sabemos, nem percebemos, mas que conduzem nossa vida e nosso modo de agir.

Mentiras que ficam dentro de nossa cabecinha como:

- Você é o que você faz, então faça muito para que você seja alguém;
- Você só será amado se merecer ser amado, você precisa se esforçar para receber amor;

- Você é um erro, ninguém te ama;

- Você é uma pessoa indesejada, nem seus pais queriam você;

- Você não vai dar em nada, não vai dar certo na vida;

- Você é um inútil;

- Você é melhor que os outros, portanto não se importe com os outros;

- Você não precisa amar o próximo, você é superior a ele;

 

 São tantas dessas frases em nossa mente, que ficam ali martelando dia após dia, moldando a nossa vida, os nossos planos e a forma como nos relacionamos com o próximo, mas principalmente com Deus. Essas frases são mentiras que nos aprisionam, que nos escravizam e retiram as nossas forças. Só que muitos de nós na verdade nem sabem que estão sendo escravos dessa mentira.

Cada uma dessas mentiras que estão em nós produzem morte, aprisionam, derrubam nossas forças, nossa vontade de viver, nos impedem de ter relacionamentos saudáveis pois apenas julgamos os outros. Mas quando a verdade entra dissipando toda mentira, então há vida novamente em mim!

“Eu sou a vida”

O grande “Eu sou” nos liberta e nos traz vida, pois ele é vida. Não que que ele possui a vida como algo que ele nos dá ou nos repassa, vai muito além, por ele ser a vida nós precisamos estar sempre nele, junto a Ele, pertencentes a Ele, pois somente assim teremos vida também.

Não da para querer de Jesus a vida, mas deixar Jesus de lado. Isso não é possível, pois vida é o que nosso Senhor é, por essência. Quando ele habita em nós ele nos dá vida aqui, uma nova vida, completamente diferente daquela que tínhamos antes de encontrá-lo, uma vida que faz sentido viver, uma vida que possui um propósito muito além do aqui e agora, ele nos dá a vida eterna, junto ao Pai, ao grande “Eu sou”.

“Se vocês me conheceram, conhecerão também o meu Pai. E desde agora vocês o conhecem e têm visto. Filipe disse a Jesus: — Senhor, mostre-nos o Pai, e isso nos basta. Jesus respondeu: — Há tanto tempo estou com vocês, Filipe, e você ainda não me conhece? Quem vê a mim vê o Pai. Como é que você diz: "Mostre-nos o Pai"? Você não crê que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu digo a vocês não as digo por mim mesmo, mas o Pai, que permanece em mim, faz as suas obras. Creiam que eu estou no Pai e que o Pai está em mim; creiam ao menos por causa das mesmas obras”. João 14:7-11

É difícil crer não é mesmo? Para os discípulos também era. Mesmo caminhando com Jesus, conhecendo-o fisicamente, por três anos vendo todas as obras que ele fez, mesmo assim foi difícil para os discípulos crerem e compreenderem que conhecendo a Jesus conhecemos a Deus o Pai, pois os dois são um só.

Se você conseguiu responder o que tem te angustiado, lhe pergunto: Isso tem te impedido de conhecer o Pai? Isso tem te impedido de crer verdadeiramente em Jesus? Isso tem impedido que Jesus seja o seu caminho, verdade e vida?

Então é hora de entregar isso a Cristo, de abandonar aquilo que é mentira em sua vida, que tem matado o seu amor por Jesus e sua fé. Ele é a vida e está de braços abertos para te receber e te mostrar o Pai, então entregue, clame pelo perdão de Deus, pela cura e libertação. Confesse ao grande EU SOU, que Ele é o Senhor sobre sua vida, história e que sua vida só faz sentido a partir dele. E viva uma verdadeira vida entregue a Jesus!

Perguntas para Edificação:

  1. Em você ainda há algo que angustia, que lhe tira a paz ou que você tem medo? O que é e porque está te angustiando?
  2. Você está conseguindo entregar essas angústias ao grande “EU SOU”? (Peça que as pessoas compartilhem um pouco do que tem feito para entregar a Jesus, como passos práticos diários, de preferência o líder pode dar o exemplo primeiro).
  3. Você deseja que a célula ore ou te ajude de alguma forma a entregar algo diante de Jesus?