Compartilhe!!!


Eu sou a luz do mundo

O que a escuridão causa em você?

Não saber o que vai acontecer, não saber para onde ir, como ir, se vai tropeçar em algo, como enxergar o caminho quando não há luz? Essa sensação de extrema escuridão, de incerteza, de insegurança que a escuridão causa lhe incomoda?

Muitas vezes nossa vida está em completa escuridão, nós estamos inquietos, perturbados, agitados, angustiados, estressados e apavorados, mas não nos damos conta que o real motivo para isso é que estamos na escuridão, cheio de trevas.

Damos a culpa a diversas coisas ao nosso redor, sem perceber que todo aquele incomodo que há em nós é porque na verdade as trevas nos dominaram, estamos na completa escuridão e sem paz.

Quando estamos no completo escuro, no desconhecido, quando não sabemos o que virá pela frente ficamos angustiados pois saímos do controle da situação, ficamos vulneráveis, suscetíveis a cair, a se machucar, a sofrer algum mal.

O problema é que na verdade nós vivemos boa parte de nossa vida assim, num completo escuro, andando desnorteados, sem rumo, mas a questão é que nem percebemos isso, nem mesmo nos damos conta de que estamos nas trevas, na escuridão, até que alguém traga a luz.

Se nós não conhecêssemos a luz, se nós não conhecêssemos o dia, o claro, como poríamos saber que estamos no escuro? Só sabemos que existe o escuro e que estamos no escuro, por sabermos que existe luz, só ficamos angustiados com a escuridão porque fomos criados para viver na luz e ser luz, quando não vivemos o propósito para o qual fomos criados, não temos paz e não conseguimos nos livrar da inquietação que há em nós. Então vem Jesus e nos leva de volta ao plano original de Deus:

"Falando novamente ao povo, Jesus disse: "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida". João 8.12

 Esse é Jesus! A luz do mundo! Aquele que tira das trevas o perdido, o confuso, o desnorteado. Aquele que nos resgata da escuridão que nós nem sabíamos que estávamos e nos mostra um mundo completamente diferente a partir da sua luz.

Jesus usa novamente o termo “Eu Sou” para referir-se a si mesmo como a luz do mundo. Dessa vez, Jesus fala para a multidão, para os judeus.  Mas olha só que interessante, quando Jesus afirma que Ele é a luz, um fato muito interessante da história desse povo fica evidente e muito provavelmente os mais religiosos ali presentes entenderam o que Jesus estava dizendo. Primeiro porque ele usa da expressão "Eu Sou" usada por Deus no Antigo Testamento, segundo porque ele fala que é a luz, sendo que Deus se mostra como a luz do povo ao tirá-los da escravidão no Egito.

Jesus sabia que para eles faria todo sentido, afinal, aquele povo tinha na sua lembrança a peregrinação no deserto, quando o “Eu Sou” era a luz que guiava o povo e os aquecia no meio do deserto a noite. Deus guiou o povo no deserto, lhes dando a direção e cuidando deles por 40 anos, de dia Deus enviava uma nuvem, que trazia sombra e frescor no calor do deserto, a noite era uma coluna de fogo, que iluminava e aquecia e ainda, espantava animais e inimigos. Deus era a luz daquele povo. Agora vem Jesus diante daquele povo e afirma sobre si mesmo: Eu sou a luz do mundo, e quem me segue nunca andará nas trevas. 

Quando Jesus fala isso acerca de si mesmo, os fariseus o confrontam, dizendo que ele não poderia falar acerca de si mesmo, pois para os judeus o testemunho referente a alguém não pode vir dele mesmo, mas sim de testemunhas que o viram praticando aquilo que fala.

"Os fariseus lhe disseram: "Você está testemunhando a respeito de si próprio. O seu testemunho não é válido! "Respondeu Jesus: "Ainda que eu mesmo testemunhe em meu favor, o meu testemunho é válido, pois sei de onde vim e para onde vou. Mas vocês não sabem de onde vim nem para onde vou". João 8.13-14

Ao ser questionado sobre falar de si, Jesus mostra aos fariseus (líderes religiosos) que ele pode falar de si por saber muito bem quem ele é, pois a sua identidade fora afirmada pelo próprio Deus. Nós por estarmos constantemente tateando no escuro, numa vida de trevas, falamos muitas coisas sobre nós mesmos que são grandes ilusões. Jesus não tem esse problema que nós temos, ele é a luz e pode falar isso, porque o próprio Pai no dia do seu batismo atestou isso a ele e em público, dizendo: "este é meu filho amado em quem me agrado" Mt 3.17. A identidade de Jesus estava firmada, ele sabia que era o filho amado do Pai, ele não andava confuso na escuridão.

Vamos a outro texto que Jesus afirma sua identidade de Filho de Deus:

"Vocês julgam por padrões humanos; eu não julgo ninguém. Mesmo que eu julgue, as minhas decisões são verdadeiras, porque não estou sozinho. Eu estou com o Pai, que me enviou. Na Lei de vocês está escrito que o testemunho de dois homens é válido. Eu testemunho acerca de mim mesmo; a minha outra testemunha é o Pai, que me enviou". Então lhe perguntaram: "Onde está o seu pai? " Respondeu Jesus: "Vocês não conhecem nem a mim nem a meu Pai. Se me conhecessem, também conheceriam a meu Pai". João 8.15-19

Jesus afirma acerca de si mesmo pois, seu relacionamento com o Pai era íntimo e profundo. Como um só Deus sua identidade de Filho Amado estava firmada no Pai, e tudo o que Jesus era e fazia aqui na terra era em obediência ao Pai.

Isso era extremamente difícil para os fariseus entenderem, afinal, eles seguiam a Lei, mas estavam vazios no relacionamento com Deus, eles não compreendiam o significado do que Jesus estava falando pois, eles nunca experimentaram esse relacionamento. Eles não entenderam que Jesus é a Luz do mundo porque estavam na escuridão, eles não conheciam a luz.

Isso tem muito a ver conosco: enquanto somos ignorantes em relação a algo permanecemos na mesma, mesmo que nossa ignorância acabe conosco nós não nos importamos por não sabermos que existe outra alternativa. Em contra partida, quando somos apresentados a algo que elimina aquilo que éramos antes, resolvendo nossos problemas, nós não queremos mais ficar sem, pois nós já conhecemos a solução.

Nós vivemos nas trevas do pecado. Esse pecado nos faz sofrer, gera consequências graves, nos maltrata. Porém, seguimos a vida vivendo nessa escuridão por não saber o que é viver na luz. Por não saber que existe algo melhor.

Jesus sabia muito bem que havia algo muito melhor, pois ele tinha esse profundo relacionamento com o Pai e ele deseja que nós também tenhamos esse algo melhor, ele deseja dissipar essas trevas que há em nós.

"Mas ele continuou: "Vocês são daqui de baixo; eu sou lá de cima. Vocês são deste mundo; eu não sou deste mundo. Eu lhes disse que vocês morrerão em seus pecados. Se vocês não crerem que Eu Sou, de fato morrerão em seus pecados". "Quem é você? ", perguntaram eles. "Exatamente o que tenho dito o tempo todo", respondeu Jesus". João 8.23-25

Quando meditamos no texto de Êxodo na primeira pregação do mês vimos que Moisés recebeu de Deus essa referência: “Eu sou o que sou”. A missão de Moisés era ir em nome do “Eu Sou” libertar o povo do Egito. Aquele povo teve muita dificuldade de crer, pois estavam acostumados a crer naquilo que viam, que tocavam e que conseguiam pegar com as mãos.

Jesus usa a mesma expressão diante do povo. Eles precisavam crer que “Ele é”, ou seja, crer que ele é o messias prometido por Deus e enviado para salvar a humanidade. Jesus estava bem ali na frente deles, eles o viam, podiam tocá-lo, conversar com ele, mesmo assim não foi o bastante para que cressem.

Se antes eles questionavam o fato de não poder ver e tocar a Deus, agora que Deus está bem diante deles isso não é resolvido, por quê? Simples, porque estavam nas trevas, suas vidas eram cheias de escuridão, não conheciam a luz, não conheciam nem o Filho nem o Pai. O que significa conhecer? Significa ter um relacionamento com ele, entregar sua vida, planos, sonhos, tudo que você é diante do “Eu Sou”. Não se trata apenas de saber que ele existe, se trata de intimidade e relacionamento.

Jesus afirma que é a luz do mundo pois, o próprio Pai afirma isso a Ele. Ele podia falar que é a luz pois estava intimamente ligado ao Pai o Senhor sobre toda a criação e tudo que existe.

Precisamos entender que para sermos luz e viver na luz precisamos ter essa profunda intimidade com Jesus. É ter convicção e certeza de que quem afirma minha identidade, quem eu sou, de onde vim e para onde vou é o próprio Jesus.

É difícil compreender o que é estar na luz quando ainda só conhecemos as trevas. É difícil compreender o poder de Jesus sobre as trevas que há em nós se nem mesmo compreendemos o que são essas trevas. Lembre que quando não conhecemos a luz continuamos tateando no escuro, se machucando, caindo, com medo e angustiados, sem saber que existe outra possibilidade.

Mas saiba que Jesus tem algo muito diferente daquilo que você está vivendo, entregar sua vida a ele, e buscar todos os dias essa profunda intimidade com Jesus é a forma de conhecermos essa luz, o “Eu Sou”.

Se você tem mais dificuldade procure por pessoas que lhe ajudem, um pequenos grupo ou discipulado. Nesses meios somos desafiados a ir mais fundo na fé, onde nós conversamos sobre a palavra, tiramos dúvidas, ouvimos o testemunho do outro e vamos compreendendo nosso processo de fé.

E se estivermos entregues a Jesus, sua luz habitará em nós, como seus discípulos nos tornaremos luz também, como ele mesmo diz:

"Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte...Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus". Mateus 5. 14-16