Compartilhe!!!


Essencial: quem, a igreja?

O que/quem é essencial?

Essencial é uma palavra que está na moda. Muito usada nesses dias para definir o que permanece aberto, em funcionamento durante a pandemia, e o que pode ser fechado por não ser considerado como algo essencial.

O problema é que ao definir o que é ou não essencial as injustiças e riscos são bem aparentes. Afinal, como declarar um trabalho digno como não essencial, se na verdade ele é o que alimenta uma família? Como permitir que algumas famílias tenham alimentos em suas mesas, enquanto outras vivem sem saber o que será o amanhã?

É uma discussão que, com certeza, se estivéssemos em uma roda de conversa falando abertamente, o assunto iria muito longe e provavelmente não chegaríamos a um consenso, pois, na verdade, nessas decisões e discussões falta empatia.

Empatia! A arte de colocar-se no lugar do outro. Conseguir perceber o outro em sua necessidade e ouvi-lo sem atacá-lo, sem raiva ou ódio, mas com amor.

Vamos mais a fundo...

 Podemos classificar essencial como aquilo:

                          1 Que constitui a parte necessária de algo; indispensável.

                         2 Que existe como parte inerente de algo ou de alguém.

                        3 Que é a parte mais importante em alguma coisa; fundamental.

 

Aquilo que é essencial para um, indispensável, fundamental, pode não ser para outro. E nesse aspecto essa discussão sobre o que é ou não essencial se intensifica. Sabendo disso entendemos porque a falta de empatia, de se permitir colocar no lugar do outro, trás tantas brigas e grosserias, tantas discussões vãs!

Mas será que existe algo que é essencial para todos? Algo que nos une nesse sentido, que temos em comum?

 Creio que concordaríamos com alguns itens: todos precisam se alimentar, respirar, dormir, vestir-se (afinal a roupa também é essencial em lugares extremamente frios). E ouso afirmar ainda: todos precisam de Deus! Deus é essencial! Sei que os quatro primeiros itens não geram divergência, no entanto, o quinto sim, já que uma pessoa pode entender que vive sem Deus.

Vamos as fontes:

Compreenda o quanto Deus é essencial olhando para o que a Bíblia testemunha a esse respeito:

"Pergunte, porém, aos animais, e eles o ensinarão, ou às aves do céu, e elas lhe contarão; fale com a terra, e ela o instruirá, deixe que os peixes do mar o informem. Quem de todos eles ignora que a mão do Senhor fez isso? Em sua mão está a vida de cada criatura e o fôlego de toda a humanidade”. Jó 12:7-10

“Do Senhor é a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os que nele vivem; pois foi ele quem fundou-a sobre os mares e firmou-a sobre as águas”. Salmos 24:1,2

Se tudo pertence a Deus e Ele está no controle de todas as coisas ele é essencial para a nossa existência e vida, creiamos nisso ou não!

 

Clareza que vem da Palavra

Nos muitos momentos de dúvidas, em muitas situações e épocas em que a igreja estava dividida, frágil, ou desviada de sua missão, Deus levantava pessoas que com amor e sinceridade se lançavam no estudo das escrituras e na oração, buscando compreender a voz de Deus para sua época.

Grandes avivamentos, despertamentos e reformas tiveram em suas bases pessoas que com amor por Jesus e olhar sincero na palavra, confrontaram seu tempo trazendo luz em meio as trevas. Como isso tem faltado a todos nós! Faltado para líderes que por ganância e ignorância, não buscam se reinventar em respeito ao momento que estamos passando.

Isso tem faltado a muitos que se dizem crentes, mas nem mesmo buscam na Bíblia a direção para suas vidas e ações, necessitando assim, de um líder religioso que coloque regras do que pode ou não pode.

Pagamos o preço por sermos uma geração analfabeta biblicamente. Uma geração que sabe meia dúzia de versículos bíblicos de cor e usa esses versículos para justificar seus posicionamentos e ações. Vemos a fé esfriar em muitos corações, como consequência de um entendimento de que o líder religioso é o centro da vida cristã, pois não ensinam seus membros a ter uma vida de adoração que vai muito além de paredes e seres humanos.

Essa é a primeira questão que você precisa compreender: todo despertamento e avivamento que há na história da fé cristã tem na sua base pessoas que com sinceridade se voltaram as Escrituras para conhecer a vontade de Deus em seu tempo!

 

E as igrejas, são essenciais?

Essa discussão do que é essencial ou não, inclui as igrejas, e traz polêmica. Não posso dizer que como pregadora, estando a frente de uma comunidade, tenho hoje uma opinião fechada sobre o assunto, no entanto, tenho algumas ponderações a fazer.

A primeira dessas ponderações é: Deus é essencial, sendo assim, a igreja também! No entanto, precisamos rever nossos conceitos sobre quem é Deus e como ele age em nossas vidas, bem como, o que de fato é igreja.

Vamos a fonte, a bíblia, para compreender que igreja é essa chamada de essencial:

“Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra, e apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável”. Efésios 5:25-27

  • A igreja é essencial para Cristo, que deu a vida por ela.

“Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia”. Hebreus 10:25

  • Se reunir como igreja é essencial para todo aquele que crê, pois nesse ajuntamento de discípulos há encorajamento e fortalecimento mutuo.

“Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo. Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito. O corpo não é composto de um só membro, mas de muitos”. 1 Coríntios 12:12-14

  • Igreja não é uma construção, igreja são os discípulos de Jesus, todo que crê na sua morte e ressureição.

“Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês”? 1 Coríntios 3:16

  • O cristão não depende de um local físico para estar na presença de Deus, afinal Deus habita nele. Cada discípulo é um templo onde o próprio Deus faz sua morada, trazendo alegria, paz, consolo, força, novo ânimo...

 

Para cada um de nós cristãos é sim essencial estarmos juntos, é sim essencial para nos cuidarmos e apoiarmos, o culto comunitário. Mas podemos sim ficar alguns dias mais distantes considerando a situação que estão nossos hospitais, como uma forma de fazer a nossa parte e dar nosso testemunho de amor a vida.

A igreja é essencial, por ser formada por cada discípulo de Cristo que ora, que serve ao seu próximo, que alimenta o faminto, que cuida do doente, que leva palavra de ânimo ao desanimado, que aconselha o confuso, que acolhe o desesperado, que abraça o solitário, que veste o despido, que vai ao encontro do que busca uma luz e que sempre está a acolher quem procura uma nova esperança!

Essa é a igreja essencial! Essa igreja está a servir onde Deus a colocou! Essa igreja devemos ser nesse tempo difícil!

 

Perguntas para edificação: 

1 O que tem sido essencial para você nesse tempo de pandemia?

2 Para quem você tem sido essencial?

3 Você tem sido igreja essencial onde Deus te colocou?