Compartilhe!!!


Essencial

O que, a Bíblia?

Por volta de 1600 anos para ser escrita; cerca de 40 escritores de diferentes épocas, costumes e lugares; uma pequena biblioteca com 66 livros em seu acervo; contém poesias, profecias, narrativas, cartas...

Essa é a Bíblia o livro mais vendido do mundo! Muito solicitado em alguns países, mas proibido em outros. O livro que retrata a história da humanidade do início ao fim, mas que possui um personagem principal que se difere dessa humanidade.

A Bíblia retrata a missão de Deus!

A missão do Deus maravilhoso, bondoso, criador e justo, que insiste em resgatar sua criação caída, pecadora, má. Essa criação, com suas criaturas corrompidas pelo pecado, insistem em contrariar seu criador, escolhendo viver a própria sorte.

Muitos questionariam: Como confiar num livro assim? Que demorou tanto tempo para ser escrito? Que teve tantos escritores diferentes? Um livro tão velho?

Eu diria a esses: Como não confiar? Como não confiar num livro que com mais de um milênio sendo escrito não perdeu sua essência, seu foco e história central? Como não confiar num livro que tendo cerca de 40 escritores do início ao fim aponta para o mesmo fato, para a mesma pessoa: o Cristo? Como não confiar em um livro tão velho, mas que fala claramente quem eu sou e de quem necessito?

Como não confiar que ele é essencial se ele relata o caminho para salvação?

 

Será mesmo essencial? Essencial para quem ou o que? 

“Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: "Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará". João 8:31,32

Aqui Jesus fala que ao permanecer firme em sua palavra nos tornaremos discípulos dele, e sendo discípulos conhecedores da palavra seremos livres, libertos. Jesus nesses versículos ensina sobre a liberdade que o conhecimento da Palavra de Deus nos traz.  

No entanto, para falar de liberdade precisamos lembrar que muitos não veem a fé como algo que liberta, mas sim como uma prisão. Pessoas que já se frustraram se entristeceram com igreja e líderes religiosos, condenam o fato de a fé cristã colocar regras pesadas sobre a vida do crente. Mas será que isso é verdade?

Ser cristão é estar preso a um monte de regras e doutrinas? Onde está a liberdade da qual Jesus fala?

Não se engane! O ser humano é quem coloca prisões, Deus traz liberdade e alegria para viver. O próprio Jesus precisou enfrentar líderes religiosos de sua época que de tanto colocarem regras para seguir a fé, a tornaram um peso para as pessoas.

Ser cristão é um peso? 

Olha o que Jesus diz a esses estudiosos da Bíblia que colocavam fardos sobre as fiéis:

“Um dos peritos na lei lhe respondeu: "Mestre, quando dizes essas coisas, insultas também a nós". "Quanto a vocês, peritos na lei", disse Jesus, "ai de vocês também! porque sobrecarregam os homens com fardos que dificilmente eles podem carregar, e vocês mesmos não levantam nem um dedo para ajudá-los”. Lucas 11:45,46

Jesus está advertindo aqueles que conheciam a Palavra de Deus, mas a repassam adiante apenas como Lei, como um conjunto de regras a serem seguidas. Ao agir assim com a Palavra, eles deixavam de lado o amor e o cuidado de Deus para com cada discípulo.

Traduzindo para os nossos dias, poderíamos colocar assim: “ai de vocês líderes religiosos e professores de Bíblia, vocês que ensinam um falso evangelho ao colocar fardos sobre meus discípulos, nem vocês conseguem carregar o peso que colocam sobre meus discípulos”. Jesus deixa claro que seu Evangelho não é peso e sim liberdade.

Como compreender isso?

Entendendo que, por exemplo, ler a bíblia não é um peso ou uma regra para mim, mas uma alegria e um prazer de ali aprender mais à respeito do meu salvador e de mim mesma. Orar não é uma obrigação para o cristão, mas um presente, pois se eu amo a Jesus verdadeiramente, conversar com ele vai ser um grande prazer.

A bíblia deixa claro o quanto Deus é exigente e quer o nosso melhor, mas ao mesmo tempo ela nos convida a dar o nosso melhor com alegria e prazer, com verdade e entrega, não como peso e tristeza. Não devemos ensinar a Palavra de Deus como algo pesado, difícil e inalcançável, mas como algo leve, prazeroso e que nos traz sentido de vida, liberdade!  

Como conhecer essa verdade que trás liberdade?

“Consequentemente, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo”. Romanos 10:17

No estudo sincero e verdadeiro da Palavra de Deus, na leitura, no ouvir a pregação o anúncio dessa palavra, assim, conhecemos a verdadeira fé que liberta e trás paz. Não basta ler ou ouvir a mensagem por mera rotina ou obrigação, o convite é para que ao ler e ouvir essa mensagem nos dedicamos a compreende-la como se nossa vida dependesse dela, afinal nossa vida depende de Cristo, e através da Bíblia conhecemos a Cristo.

Mas por que a bíblia? Por que não outro livro ou outra forma de conhecer a Deus?

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra”. 2 Timóteo 3:16,17

Porque a bíblia é escrita por pessoas inspiradas por Deus, o que significa, que essas pessoas foram ferramentas de Deus ao escrever cada versículo, capítulo e livro. Assim, a bíblia foi sendo formada para que pudéssemos conhecer a Deus, afinal, o que ali está escrito foi o que Deus quis que estivesse, foi o que ele desejou revelar a mim e a você.

Voltando a liberdade, uma pergunta importante que devemos nos fazer: o que de fato é essa liberdade? Afinal, sabemos que encontramos ela na bíblia e que, na verdade, a bíblia do início ao fim descreve acerca de como nós seres humano aprisionados pelo pecado obtemos liberdade na graça de Deus.

A resposta sobre a liberdade e como encontra-la é mais fácil do que imaginamos, pois o próprio Jesus nos dá:

“Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim”. João 14:6

Jesus é a verdade!

Verdade absoluta e irrevogável! Verdade que liberta e dá paz! Verdade que possibilita a vivência maravilhosa da presença de Deus nosso criador!

Sabendo que Jesus é a verdade, que ele liberta, precisamos compreender que estar com ele, cumprindo a sua vontade, não é peso é prazer, pois ele mesmo afirma isso:

"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve". Mateus 11:28-30

Não compreenda a bíblia como um manual que apenas te ensina o que pode ou não pode, isso diminui muito o que ela de fato é. Não entenda a bíblia como um livro de história antigo que fala de outro tempo, pois ela é mais atual do que conseguimos explicar. Mas também, não coloque a bíblia num pedestal idolatrando-a, afinal ela é um livro, o seu conteúdo nos mostra quem de fato devemos adorar.

A bíblia conta pra mim e pra você quem é Deus, quem nós somos, o quanto precisamos de Deus e o mais importante: o que ele fez para nos salvar!

 

Ela é essencial!

Perguntas para a edificação:

1 Descreva sua relação com a bíblia hoje.

2 Em que momento da sua vida você entendeu que a bíblia é essencial? 

3 Deus tem te confrontado através da Bíblia? Em que?