Compartilhe!!!


Então é Natal

A Festa Cristã

Ao longo da vida e dos anos algumas coisas vão mudando para nós, umas começam a ter sentido, outras deixam de ter, algumas passam a ser importantes e outras se tornem irrelevante e até dispensáveis.

Como igreja nós precisamos estar constantemente analisando o mundo ao nosso redor e percebendo como esse mundo tem forjado quem nós somos, porque se não fazemos esse exercício, esse esforço, tendemos a optar por princípios desse mundo e abandonar o que é Bíblico, o que é verdadeiro e mandamento de Deus.

Se não pararmos para analisar nossas vidas e quem nós de fato somos, facilmente nos desviamos do que é vontade e mandamento de Deus para nós. Essa é uma das funções da pregação no culto, ajudar a igreja a perceber se vivemos segundo Cristo nos chama a viver ou se nos acomodamos e seguimos vivendo como é mais fácil, como o mundo ensina.

O período de advento, de preparação para o Natal é um bom período para esse exercício pois normalmente chegamos nele cansados, exaustos, talvez um pouco sem esperança, pensando o que podemos largar, pensando nas férias ou pensando apenas nas correrias que teremos para o fim de ano.

E isso é contraditório, porque é justamente essa época que deveria ser cheia de paz, de esperança, de alegria, de luz e brilhos, de amor, de renovo, como anunciam as músicas natalinas, tanto as cristãs como as seculares. Mas se é um tempo tão lindo, tão alegre e colorido, por que boa parte de nós não consegue viver isso verdadeiramente?

Você já refletiu nessa contradição? Você tem esse sentimento de que é contraditório o que você está vivendo de fato nessa época e o que deveria viver?

Então é Natal...

Nós celebramos o 25 de dezembro como nascimento de Jesus, mas na verdade não sabemos a data exata do seu nascimento, nem mesmo o ano está correto na contagem. O 25 de dezembro se tornou o Natal que celebra o nascimento de Jesus uns dois ou três séculos depois de sua vinda, quando o império romano alterou uma festa pagã que celebrava o solstício de inverno. Como o império se tornou cristão, estipulou-se essa data como a celebração do nascimento de Jesus para que as pessoas não fizessem mais uma festa que era considerada pagã.

Para nós é de extrema importância saber o dia e ano exato que nosso salvador veio? Não! Se o fosse a própria Bíblia revelaria. O que nos cabe é sim celebrar e louvar a Deus por ele ter vindo a esse mundo e se doado por nós.

O que nos cabe é sim tirar esse tempo para engrandecer ao nome do Senhor, glorificar, louvar, agradecer e se prostar, pois o amor de Deus se revelou na vinda do seu Filho a esse mundo, pequeno e frágil, mas com toda autoridade e poder. Por isso, tiramos esse tempo como comunidade para repensar e refletir em nossa vida também, nossa caminhada de fé, nossas escolhas de vida, nosso ano.

Se o teu sentimento em relação ao Natal tem sido contraditório, reflita hoje se não é hora de abandonar velhos hábitos e aderir aqueles que realmente glorificam a Deus.

Na história do nascimento de Jesus, temos relatos de algumas pessoas que deixaram o que estavam fazendo, seus compromissos e tarefas para conhecer o novo rei que nascera e adorá-lo. Alguns desses fizeram uma longa viagem para se encontrar com Jesus.

Vamos conhecer a história desses viajantes:

Depois que Jesus nasceu em Belém da Judéia, nos dias do rei Herodes, magos vindos do Oriente chegaram a Jerusalém e perguntaram: "Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo". Quando o rei Herodes ouviu isso, ficou perturbado, e com ele toda a Jerusalém. Tendo reunido todos os chefes dos sacerdotes do povo e os mestres da lei, perguntou-lhes onde deveria nascer o Cristo. E eles responderam: "Em Belém da Judéia; pois assim escreveu o profeta: ‘Mas tu, Belém, da terra de Judá, de forma alguma és a menor entre as principais cidades de Judá; pois de ti virá o líder que, como pastor, conduzirá Israel, o meu povo’ ". Então Herodes chamou os magos secretamente e informou-se com eles a respeito do tempo exato em que a estrela tinha aparecido. Enviou-os a Belém e disse: "Vão informar-se com exatidão sobre o menino. Logo que o encontrarem, avisem-me, para que eu também vá adorá-lo". Depois de ouvirem o rei, eles seguiram o seu caminho, e a estrela que tinham visto no Oriente foi adiante deles, até que finalmente parou sobre o lugar onde estava o menino. Quando tornaram a ver a estrela, encheram-se de júbilo. Ao entrarem na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o adoraram. Então abriram os seus tesouros e lhe deram presentes: ouro, incenso e mirra. E, tendo sido advertidos em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram a sua terra por outro caminho. Mateus 2:1-12

Jesus nasceu durante uma viagem de José e Maria para Nazaré. Sem haver um local adequado para se hospedarem, Jesus nasce no lugar reservado aos animais, na estrebaria, o seu berço é uma manjedoura e os pais de primeira viagem tem agora a missão de proteger o Filho de Deus o salvador do mundo.

Jesus não é anunciado a todos como o salvador, sua vinda não se torna notícia entre o povo, no entanto, algumas poucas pessoas são privilegiadas em conhecer o salvador logo após o nascimento. Como os pastores do campo, que são avisados por anjos, e magos vindos do oriente, que ao verem a estrela no céu logo entendem que um novo rei havia nascido.

Esses magos eram estudiosos das estrelas, que provavelmente se dedicavam a adivinhações e interpretações de sonhos. Eles não pertenciam ao povo de Deus, nem mesmo conheciam nenhuma das profecias do Antigo Testamento a respeito da vinda do descendente de Davi.  Eles apenas vão atrás do novo rei por perceberem que aquela estrela que apareceu era incomum e sinalizava algo de especial, algo diferente.

Ao irem eles procuram o novo rei num palácio. Indo até Herodes, perguntam onde está a criança, o que gera aflição em Herodes, já que ele sabia que não era o verdadeiro herdeiro do trono de Jerusalém. Após perguntarem pela cidade, esses homens seguem para Belém e a estrela novamente os guia até o local onde estão José e Maria.

Como isso demorou alguns dias para acontecer, já que fizeram uma longa viagem até encontrar Jesus, os magos ao chegarem encontram José e Maria numa casa na cidade de Belém. O coração daqueles homens estava fascinado, o texto diz que se encheram de jubilo ao verem novamente a estrela e ao verem Jesus a reação deles é de adoração. Eles adoram ao Senhor!

Esses talvez sejam os personagens que menos fazem sentido na história. Não eram judeus, não moravam próximos a Belém, não conheciam as profecias, não esperavam o Cristo, nem mesmo eram da família. Imagina a surpresa de Maria ao receber essa visita, ainda mais quando adoram a Jesus e se enchem de jubilo por encontrarem aquele pequeno bebê.

Os presentes que eles trazem, o ouro, incenso e a mirra, são presentes caros, que com certeza ajudaram José e Maria a se sustentarem no processo de fuga para Egito que acontece logo em seguida.

É interessante perceber nessa história que ao chegarem os magos procuram por Jesus na casa de Herodes, do rei em vigência. Herodes sabendo que os judeus esperavam um rei prometido chama os sacerdotes, aqueles que conheciam todas as profecias, que sabiam da promessa da vinda do Cristo para saber onde ele deveria nascer. Isso significa que os líderes religiosos souberam que algo diferente havia acontecido, Herodes fica preocupado a tal ponto de mandar assassinar várias crianças em Belém para não perder seu cargo, mas nós não vemos nenhum relato de preocupação ou empenho por parte dos sacerdotes para ver se era verdade o que os magos disseram.

Os magos fazem uma longa viagem para conhecer esse novo rei e nem eram judeus, Herodes se torna um assassino de criança por medo de perder seu trono, mas os líderes religiosos, que deveriam instruir o povo sobre a vontade de Deus não tem reação nenhuma, eles apenas continuam sua vidinha ali em Jerusalém.

Não vemos relatos deles procurando para saber se era verdade ou não. Que contraditório não é mesmo? Aqueles que nem criam, nem conheciam o poder do Deus de Israel fazem todo esforço para encontrar Jesus e os que conheciam cada milagre realizados pelo Senhor apenas continuam em sua rotina, em sua vidinha cômoda e confortável de sacerdote.

É tão contraditório como nós o somos muitas vezes!

Nós que cremos no salvador, que somos sua igreja, que entregamos a vida a ele, vivemos essa vida nos preocupando mais com aquilo que é desse mundo do que em buscar estar aos pés do Senhor. Você já refletiu quantas vezes esse ano você colocou outros eventos, outras prioridades da sua agenda a frente de Jesus?

Nós colocamos as confraternizações, os compromissos em família, as saídas ao shopping, a ida academia, os rolês com amigos, a faxina da casa, a lavagem da roupa, a ida ao supermercado, a frente do nosso momento aos pés de Jesus em comunidade. Quantas coisas nós colocamos a frente do culto esse ano? Quantas coisas nos tiraram da célula? No fundo, no fundo isso é porque nós somos mais parecidos com aqueles sacerdotes que nem se importaram com a notícia do que os magos que largaram tudo o que estavam fazendo para procurar a Jesus.

Infelizmente nossas prioridades têm sido mais moldadas por princípios do mundo, do que por princípios bíblicos. Para muitos ir ao shopping com a família é prioridade por que é tempo em família, mas vir ao culto com a família, ir a célula com a família não é tempo em família? Onde Deus chama você e sua família para estar? Pensa bem?

Há todo um empenho para passar um domingo em família, mas pouquíssimo empenho para trazer essa mesma família para conhecer a Jesus! Pouco empenho em buscar a Jesus, adorá-lo e se render diante de sua glória e majestade.

Como eu disse no início da pregação, se nós não paramos para analisar como temos levado nossa vida, quais princípios tem norteado nossas escolhas, nós facilmente nos desviamos do que é bíblico para seguir os princípios do mundo. Nós usamos desculpas para não procurar a Jesus.

Os primeiros gentios a adorarem o salvador do mundo foram aqueles magos. Mas eles deixaram o que faziam e fizeram uma longa viagem, foram insistentes, até achar o bebê que havia nascido. E nós? Como tem sido nossa vida? Buscamos constantemente estar aos pés do nosso salvador? Buscando ouvir sua voz? Ou qualquer outro compromisso e atividade tem se tornado prioridade para nós?

Não sejamos contraditórios como foram os sacerdotes! O teu ano pode ter sido de escolhas que lhe afastaram de Jesus, esse período de advento  até aqui pode ter sido cheio de prioridades que lhe afastaram da presença de Jesus, mas não precisa continuar assim.

Eu desejo que o nosso esforço para estar com Jesus, para adorá-lo, para louvá-lo e aprender mais dele seja como o desses homens, que não mediram esforços para conhecer o novo rei que havia nascido. Que sejamos exemplo de busca e entrega a Jesus, que nossos familiares possam ver em nós esse amor e entrega, esse empenho.

Eles nem mesmo sabiam direito quem estavam procurando, apenas sabiam que era um rei, eles não tinham noção que procuravam o Filho de Deus, nós sabemos quem é Jesus, sabemos que sem ele nossa vida não faz sentido, então vamos deixar para segundo plano todas essas coisas que tentam roubar nosso tempo e buscar em primeiro lugar o Reino de Deus.

Eu desejo que tenhamos um ano onde como igreja possamos ver cada um sendo despertado a viver uma fé autêntica, profunda, desejo que o Espírito Santo sopre sobre nós e que levante homens e mulheres que deixam tudo para servir ao Senhor e estar em sua presença. Que sejamos famintos pela Palavra de Deus, que possamos ir em cada célula com sede de ouvir a voz de Deus e a cada culto com o desejo de transbordar para vida dos irmãos.

Que nossa comunidade possa ser reconhecida pela fidelidade ao Senhor!

Que o natal não seja para nós apenas uma data no calendário para dar presentes e comer muito, mas que seja um tempo de renovo na fé, de profunda entrega, de reconciliação nas famílias, de ouvir a voz de Deus!

Vamos levantar um clamor por isso?