Compartilhe!!!


Encontros com Jesus 

"Que traz mudança"

"No dia seguinte João estava ali novamente com dois dos seus discípulos. Quando viu Jesus passando, disse: "Vejam! É o Cordeiro de Deus! "Ouvindo-o dizer isso, os dois discípulos seguiram a Jesus. Voltando-se e vendo Jesus que os dois o seguiam, perguntou-lhes: "O que vocês querem? " Eles disseram: "Rabi", (que significa Mestre), "onde estás hospedado? "
Respondeu ele: "Venham e verão". Então foram, por volta das quatro horas da tarde, viram onde ele estava hospedado e passaram com ele aquele dia. André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que tinham ouvido o que João dissera e que haviam seguido a Jesus. O primeiro que ele encontrou foi Simão, seu irmão, e lhe disse: "Achamos o Messias" (isto é, o Cristo). E o levou a Jesus. Jesus olhou para ele e disse: "Você é Simão, filho de João. Será chamado Cefas" (que significa Pedro)". João 1:35-42

Esse trecho do primeiro capítulo do Enagelho de João nos relata um encontro importante, o encontro de Jesus com seus primeiros discípulos, aqueles que mais tarde seriam os precurssores da igreja de Jesus após sua ida ao céu! 

Quando João Batista disse pela primeira vez; “Vejam! é o cordeiro de Deus,” que tira o pecado do mundo (V.29). Parece que nenhum resultado obteve. Não se declara que alguma pessoa o ouvisse, interrogasse ou lhe desse crédito; porém, que, ao repetir ele no dia seguinte as mesmas palavras, dois de seus discípulos o ouviram e seguiram a Jesus, que os recebeu carinhosamente. “Foram e viram onde hospedara-se; e ficaram aquele dia com ele.” Feliz e memorável foi, por certo esse dia para os dois discípulos. Desde então, começou o seu amor e adesão ao Messias. Tomaram sobre si a cruz; acompanharam-no por onde quer que fosse; e um deles pelo menos, senão ambos, entrou para o apostolado e se tornou um dos principais obreiros do Cristianismo. E tudo isso foi devido ao testemunho de João Batista: “Eis ali o Cordeiro de Deus!”

Tão singela narração apresenta um exemplo do porque, em todos os séculos, a Igreja Cristã tem progredido. E por meio de um testemunho como o de João, e não por outros processos quais quer, que os homens se convertem. É exaltando a Cristo, não a Igreja, nem os sacramentos, nem o clero, que os corações se comovem e os pecadores caminham para Deus! Aprendemos, além disto, quantos benefícios pode o crente fazer aos seus semelhantes, em lhes falando a respeito de Jesus Cristo.

André, logo que se tornara discípulo de Cristo, logo ouvira as boas notícias, apressou-se em transmiti-las aquele que lhe era querido, o seu irmão Simão. Disse-lhe: “Temos achado o Messias” e levou-o ao lugar onde estava Jesus. Certo, se André se conservasse retraído e reservado como hoje, infelizmente, fazem muitos cristãos, talvez que o seu irmão permanecesse sempre um simples pescador do mar da Galiléia.  André com o coração cheio de gozo, não pode se calar diante dessa descoberta, ele havia encontrado o Messias tão esperado, o que o leva imediatamente a contar ao seu irmão.

Pedro, por conseguinte, foi atraído a Jesus mediante as palavras de um parente, pronunciadas em particular. Ele não vira milagre algum. A singela confidência de um irmão de coração fervoroso, eis o primeiro elo por meio da qual foi Pedro tirado do mundo e conduzido a Cristo.

Bom seria para a igreja cristã que todos os crentes, se assemelhassem mais a André. Bom seria para as almas que os convertidos falassem aos seus parentes e amigos em assuntos espirituais. Quanto bem não resultaria disto! Quantos, desses que morrem na incredulidade, se tornariam discípulos de Jesus! A obra de se anunciar o Evangelho e a graça de Deus não deve ser deixada somente aos ministros. Todos os libertos do poder do demônio devem cumprir esse preceito do Divino Mestre. “Vai para tua casa, para teus parentes e conta-lhes tudo o que o Senhor te fez e como teve compaixão de ti” (Marcos 5:19).

Muitas pessoas, que se obstinam a não ouvir sermões, escutam, entretanto, com atenção as palavras de exortação de um amigo. Cada crente deve ser uma espécie de missionário no meio de seus parentes e amigos. Quando não encontrarmos nada para dizer a outrem a respeito de Jesus, é o caso de duvidarmos se somos seus verdadeiros discípulos.

Para sermos contados no número dos salvos, não basta que fiquemos atentos a exposição do Evangelho e que leiamos as biografias do Senhor Jesus: é indispensável que o sigamos realmente, que lhe abramos nossos corações e que tenhamos comunhão com ele.

Então, só então, nos sentiremos constrangidos a testemunhar aos outros e tornar conhecida a fé que nele temos.

v.35 "No dia seguinte..." Note-se como João particulariza os dias nos primeiros capítulos de seu Evangelho. João estava lá outra vez... Estas palavras indicam que havia um lugar determinado, onde João Batista costumava deter-se a pregar e a batizar os que iam a ele.

v. 36 "Olhando para Jesus que passava..." Isto significa provavelmente que João vira a Jesus só, sem ser reconhecido como o Messias, caminhando entre o povo.

v. 36 "Ouvir.. falar.. seguir..." As três ações descritas neste versículo são bem dignas de atenção. João Batista fala; os discípulos o ouvem; e logo seguem a Jesus. É este um sumário muito suscinto do procedimento por meio do qual Deus salva milhares de almas.

v.38 "Que buscais? Porque voce está aqui hoje..." Jesus trabalha sempre com perguntas, já lá no Édem para Adão e Eva ele pergunta quem deu conhecimento? Não devemos concluir desta interrogativa que Jesus desconhece os corações e os motivos de seus discípulos. Evidentemente, ao lhes dirigir esta pergunta Jesus tem uma dupla intenção: despertar neles um interesse e induzi-los a que se examinassem a si mesmos.

Que buscais? Posso socorrer-vos de algum modo? Quereis que vos ensine alguma verdade ou vos tire alguma carga? Se assim é, falai sem temor. Que buscais? São retos e justos vossos intuitos? Ou, acaso, supondes que sou um príncipe que exerce poder temporal, e que posso lhes dar honras e riquezas terrenas? Examinai-vos, não suceda que vossos incentivos sejam maus.

Onde moras? Os que fizeram esta pergunta queriam, por certo, conversar a sós com Jesus.

v. 39 "Vinde, e vereis"  Jesus lhes responde com muita simplicidade: “venha e veja”, isto é, venham e experimentem, venham e verão com um olhar que poderá até ver a glória de Jesus como Filho de Deus (cf. Jo 1, 14; 2, 11). Assim ocorreu o encontro com Jesus, um encontro que mudou profundamente as suas vidas, porque, a partir daquela hora (definida precisamente como a hora décima, ou seja, as quatro horas da tarde), eles começam a viver, andar com Ele.

 v.40  André era um dos dois... Omite-se o nome do outro discípulo. É provável que fosse João evangelista que oculta seu nome em outras sete passagens do seu Evangelho.

v.41 "Temos achado..". Com estas palavras André dava a entender que tiveram um encontro tão feliz quanto inesperado. Nesta passagem nós vemos André externando o seu desejo de que outros conheçam a Cristo, pois o texto diz:  "Era André, o irmão de Simão Pedro, um dos dois que tinham ouvido o testemunho de João e seguido Jesus. Ele achou primeiro o seu próprio irmão, Simão, a quem disse: Achamos o Messias (que quer dizer Cristo)” João1.40-41, isto é, alguém que conheceu Jesus não ficará acomodado, desejará que outros o conheçam, Ele procurou Pedro e disse achamos o Messias.

Você já achou o Messias? Então por que fica em silêncio e não divulga para outras pessoas? Faça isso, divulgue Jesus e o que Ele fez na sua vida! Nosso papel é nos esforçamos para levar as pessoas até Cristo, pregarmos as Escrituras, orarmos pelas pessoas, testemunhar com a vida para elas.

v.42 "Cefas..." Jesus poderia trazer Pedro sobrenaturalmente, mas permitiu que ele viesse pela instrumentalidade do seu irmão André. Jesus somente declarou o que Pedro seria futuramente depois que André o conduziu à sua presença, vejamos: “Olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, o filho de João; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro)” (v.42). Ou seja, Jesus muda a trajetória das pessoas (Simão = Ouvinte), depois Cefas (Pedro = pedrinha, pedra pequena, indica firmeza), porém Ele fez isso depois que André o levou até sua presença. Leve pessoas a Cristo para que sejam transformadas por Ele e recebam vida eterna!

CONCLUSÃO.                                                                                                                                                                                                     A presente mensagem tem o objetivo de apontar para Jesus, levar pessoas a seguir a Jesus e preparar missionários dentre os discípulos: Que o nosso testemunho como discípulos aponte para Jesus. Que o nosso testemunho como discípulos leve pessoas a seguir a Jesus. Que nosso envolvimento com a obra de Cristo possa induzir outros a fazerem o mesmo. Que Deus nos abençoe em Nome de Jesus! Amém

Perguntas.                                                                                                                                                                1) O nosso testemunho tem apontado para Jesus ou para nós mesmos?

2) O nosso testemunho tem levado pessoas a seguir a Jesus ou a se afastar Dele?

3) O nosso testemunho tem levado discípulos a se envolver com a obra missionária ou a ser omisso e negligente?