Compartilhe!!!


Encontros com Jesus

Encontro que gera mudança

Leitura: João 4.1-42

Que encontro precioso é esse! Uma mulher que não sabe nada de si mesma e de seus verdadeiros anseios, uma mulher que vive entregue às necessidades e carências do dia-a-dia, que sofre, solitária, porém essa mulher samaritana teve a honra e a oportunidade de ter um encontro com Jesus.

O encontro aconteceu no poço de Jacó, para os samaritanos Jacó foi um homem muito importante.

Os Judeus tinham uma rixa com os samaritanos, com isso davam uma volta enorme para não atravessarem pelas terras dos samaritanos e Jesus muda tudo inclusive seu trajeto, pois ele tem seus propósitos.

“Havia ali o poço de Jacó. Jesus, cansado da viagem, sentou-se à beira do poço. Isto se deu por volta do meio-dia.” João 4:6

Por volta do meio dia, muito calor, muito seco, não era normal tirarem água nesse horário, sol no esplendor da sua força, mas aquela mulher escolheu aquele horário. Por quê? Naquele horário ela não precisava encontrar com outras mulheres ou outras pessoas no poço.

A mulher tinha uma vida moralmente errada. Era mal-vista, outras mulheres a evitavam, era um mau exemplo, uma pecadora, discriminada. O normal nesse horário era que as mulheres estivessem fazendo almoço, ou lavando as louças. Outro motivo pelo qual ir naquele horário, é que ela sofria preconceito por ser mulher, afinal, homens não conversavam com mulheres, muito mais homens judeus com Jesus, com mulheres samaritanas.

Meus irmãos imaginem como era a vida dessa mulher! De repente num piscar de olhos a vida dessa mulher sofre um guinada, na sua vida aparece Jesus. Esse Jesus infinitamente amável, bondoso, carinhoso, salvador que entra na vida da mulher samaritana e oferece a ela a água da vida.

Ela não entende, ela não vive o espiritual, ela só entende o material, uma vida de pecado.

“Disse a mulher: "O senhor não tem com que tirar a água, e o poço é fundo. Onde pode conseguir essa água viva?” João 4:11

A água que ela conhece e entende é a água do poço, mas Jesus lhe apresenta uma água que saciaria sua sede espiritual.

Jesus está apresentando aquela mulher a salvação, a verdadeira vida que vem a partir dele, a água viva, a água que salva, que cura que liberta, mas ela não entendendo acha que Jesus lhe dará uma água física que facilitaria sua vida, pois ela não precisaria mais voltar ao poço.

Amados como foi com a mulher samaritana também é conosco, Jesus não anuncia um evangelho de comodidades materiais e passageiras, Jesus prega um evangelho único e verdadeiro, fonte a jorrar vida eterna, quando temos um encontro com Jesus nossa sede é saciada.

“Jesus respondeu: "Quem beber desta água terá sede outra vez, mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna". João 4:13,14

Então, com todo amor e compreensão Jesus explica aquela mulher o que é a água da vida, aquela que ele a estava oferecendo.

Em Isaias 29.13 lemos “Este povo se aproxima de mim com sua boca e seus lábios me honram, mas seu coração está longe de mim”. Jesus estava falando aquela mulher sobre uma nova vida, que vem de uma profunda entrega e transformação.

A mulher precisava entender que de tudo o que ela viveu até aquele momento, que de seus pecados, só Jesus podia salvá-la. Ela vinha de muitos relacionamentos fracassados, de sofrimento, de exclusão, mas Jesus tem algo novo para ela.

“Então, deixando o seu cântaro, a mulher voltou à cidade e disse ao povo: "Venham ver um homem que me disse tudo o que tenho feito. Será que ele não é o Cristo?" João 4:28,29

Quando ela entendeu, quando a ficha caiu, ela foi imediatamente à cidade, deixando seu cântaro lá no poço (o cântaro já não tinha mais tanta importância). A mulher pecadora, desprezada agora com sua fonte cheia completa, saciada vai anunciar aos homens quem ela conhece. Por meio do testemunho dela muitos foram ao encontro de Jesus e também saciaram sua sede.

Por amor, Jesus muda seu trajeto, anda muito mais, para encontrar alguém que teria a vida transformada. Por amor de uma pessoa, através dessa pessoa que era desprezada, Jesus ganhou uma cidade.

“Vocês não dizem: ‘Daqui a quatro meses haverá a colheita’? Eu lhes digo: Abram os olhos e vejam os campos! Eles estão maduros para a colheita”. João 4:35

Amados não fiquem esperando por um “sinal”, faça como a mulher samaritana ao descobrir a verdade não pensou duas vezes, ela foi e testemunhou, pois Jesus vai a nossa frente, temos que ser instrumento em suas mãos para evangelizar, para levar a água da vida.

 

Perguntas para a Edificação:

     1. Em algum momento você já sentiu desprezado ou humilhado em algum lugar? Como foi?

  1. O perdão de Jesus nos transforma, é um processo de restauração, o que Jesus deseja restaurar na sua vida hoje?
  2. Você tem permitido essa restauração de Jesus em ti? Como? (passos práticos para viver essa restauração)