Compartilhe!!!


Encontros com Jesus

“estava perdido e nem sabia”

Durante seu ministério na terra Jesus teve encontros diferentes com pessoas diferentes e em situações diferentes. Alguns desses encontros nós temos relatados na bíblia.

Na semana passada vimos o encontro de Jesus com três de seus discípulos, homens que tinham sua empresa de pesca, empreendedores, que deixaram suas profissões, para seguir ao Messias. Pois eles aguardavam essa chegada do Messias, eles sabiam que Deus enviaria um salvador a Israel.

Hoje veremos o encontro de Jesus com um homem sábio, um mestre de bíblia, alguém importante e influente na época, se fosse nos tempos de hoje poderíamos chamá-lo de pastor ou líder de igreja.

Esse homem, que sabia boa parte do Antigo Testamento de cor, cumpria as Leis judaicas a risca e é conhecido por ser fariseu e mestre.

 Leitura João 3.1-15

Esse encontro de Jesus é com alguém de dentro, com alguém que tinha profundo conhecimento da Palavra. Interessante que Nicodemos vai até Jesus à noite. Mais interessante ainda que João faz questão de mencionar esse detalhe.

Esse horário específico, mostra um certo medo de Nicodemos, muito provavelmente por ser um fariseu influente ele preferiu ir num horário em que não seria visto, ele não queria que seus companheiros fariseus, ou mesmo a população o visse conversar com aquele homem, com aquele Jesus que estava sendo uma afronta para esses líderes religiosos.

Nicodemos vai escondido se encontrar com Jesus, com certeza, vai por curiosidade, por ouvir rumores de tudo que estava acontecendo, dos milagres, da sabedoria daquele homem e das multidões que estavam o seguindo. Vai lá para conferir, tirar suas dúvidas a respeito de Jesus.

Muitas vezes nós também somos assim, por termos vergonha de expor nossas dúvidas e curiosidades, nós nos escondemos, escondemos nossa fragilidade, inclusive aqueles que já tem uma maior caminhada de fé. Assim como Nicodemos, temos medo de ser julgado por outros irmãos e aí deixamos de ter um profundo encontro com Jesus.

Nicodemos mesmo um pouco escondido foi, foi para conhecer Jesus e pessoalmente saber quem era quele homem que movera multidões.

"Ele veio a Jesus, à noite, e disse: "Mestre, sabemos que ensinas da parte de Deus, pois ninguém pode realizar os sinais miraculosos que estás fazendo, se Deus não estiver com ele". João 3.2

Nicodemos sabia o que Jesus estava fazendo. Sabia muito bem das obras maravilhosas de Jesus, ele não tinha dúvidas de que ele as realizara. Ele mesmo afirma saber que Jesus veio de Deus que é um enviado. Talvez a questão maior para ele era que tipo de enviado? Um profeta? Um mestre? O que Deus o enviou para realizar?

"Em resposta, Jesus declarou: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo". João 3.3

Jesus, sem demora, lança uma questão importante a Nicodemos. Não vemos Nicodemos perguntar o que precisava fazer para ser discípulo de Jesus ou algo assim, Jesus simplesmente solta que para ser parte do Reino de Deus era preciso um novo nascimento. Por que isso? Percebemos na resposta de Nicodemos.

"Perguntou Nicodemos: "Como alguém pode nascer, sendo velho? É claro que não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e renascer! " João 3.4


Jesus conhecia o coração daquele fariseu que veio até ele. Jesus sabia bem suas crenças e ensinos. Os fariseus falavam sobre o Reino de Deus e sabiam que Deus enviaria o Messias, por isso, Jesus já lança a Nicodemos o que é necessário para ser parte desse Reino, mas essa compreensão é um pouco demais para aquele fariseu, afinal, como é possível alguém nascer de novo? Essa expressão não era usada.

Nicodemos questiona Jesus na sua linha de raciocínio e Jesus reafirma indo um pouco mais a fundo:

"Respondeu Jesus: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito. O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito. Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo. O vento sopra onde quer. Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito". João 3.5-8

Jesus então vai mais a fundo, explicando a Nicodemos que para ser parte do Reino de Deus não bastava ser carne, precisava nascer de novo no Espírito. Pensando agora como judeu. Todo judeu é judeu por nascimento, ele nasce numa família de judeus então automaticamente ele é judeu, sendo assim, automaticamente ele é descendente de Abraão e herdeiro das promessas.

Não era preciso uma transformação de vida, uma entrega, os ritos e o nascimento na família judaica assegurava isso. Quando Jesus fala pra Nicodemos que é necessário nascer do Espírito ele está dizendo que não bastava ser judeu, fariseu, praticante da Lei, era necessário ter um encontro pessoal e profundo com Jesus, era necessário render sua vida inteira, pertencendo a Cristo.

Mas para Nicodemos aquilo ainda era um pouco demais. Ele ainda não entendera e volta a perguntar.

"Perguntou Nicodemos: "Como pode ser isso? "Disse Jesus: "Você é mestre em Israel e não entende essas coisas? Asseguro-lhe que nós falamos do que conhecemos e testemunhamos do que vimos, mas mesmo assim vocês não aceitam o nosso testemunho". João 3.9-11

Jesus o faz cair na real "você é mestre em Israel e não sabe"? Jesus justamente traz esse questionamento para a conversa e essa linguagem, para mostrar a Nicodemos sua pequenez. Os mestres eram os responsáveis por conduzir o povo, por orientá-los nas Leis, por ensiná-los os textos do Antigo Testamento. A posição de Nicodemos era de extrema importância, é por isso que Jesus o questiona, pois como poderia ele permanecer ensinando o povo e sendo uma referência se nem ele mesmo compreendia o Reino de Deus?

Os fariseus eram conhecidos pelo seu orgulho, sua soberba, por sentirem-se superiores aos demais e expor essa superioridade. Jesus deixa aquele fariseu sem chão, com mais perguntas do que no início da conversa. Ao invés de dar respostas, Jesus usa uma metáfora, uma analogia, para gerar ainda mais perguntas em Nicodemos, isso para que o próprio Nicodemos compreendesse quem ele era diante daquele mestre que ali estava. De que ele precisava ser humilde e reconhecer que carecia de ajuda.

Jesus falava daquilo que conhecia, daquilo que vivia com o Pai, e daí que vem a autoridade dele, uma autoridade que não era vista nos demais mestres da época. O que Jesus falava não eram simples palavras lançadas ao vento, era a vivência de Jesus com Deus.

Já os fariseus falavam muito mais daquilo que leram e aprenderam, do que aquilo que viveram, eles impunham leis sobre o povo para julgá-los quem nem mesmo eles conseguiam cumprir. Por isso, Jesus diz a Nicodemos: “Asseguro-lhe que nós falamos do que conhecemos e testemunhamos do que vimos, mas mesmo assim vocês não aceitam o nosso testemunho" João3.11.

Como nós somos fariseus com frequência. Colocamos fardos pesados sobre o nosso próximo, falamos daquilo que deve ser feito, das obras que devem ser cumpridas, nos tornamos legalistas, exigindo que o outro se comporte de determinada maneira, fale de determinada maneira, use certos tipos de roupas, frequente certos lugares, ore de maneira específica, tenha uma vida que demonstre o Reino de Deus, mas quando nós somos questionados além da nossa casca, nos deparamos com nada.

Assim foi com Nicodemos. Ele não achava que precisava de um encontro pessoal com Jesus, ele já era um bom crente cumprindo com as Leis, todos podiam ver sua bela conduta de vida. Ele sabia muito da Bíblia, inclusive ensinava adiante, mas quando Jesus o questionou sobre a vida dele lá dentro, sobre a verdade do coração, não havia nada!

Não havia entrega, não havia relacionamento com o Pai, era apenas uma casca, fina e frágil, que a qualquer momento poderia ser quebrada.

O que Jesus faz diante daquela casca? Jesus o manda quebrá-la? Jesus condena a casca? Ou seja, condena o desejo de Nicodemos de viver segundo a Lei de Deus? Jesus o diz que ele não poderia mais ser mestre em Israel, pois estava falhando? Não!

Jesus oferece vida para aquele interior, ele mostra a Nicodemos como ser preenchido por dentro, para deixar de ser uma casca.

“Eu lhes falei de coisas terrenas e vocês não creram; como crerão se lhes falar de coisas celestiais? Ninguém jamais subiu ao céu, a não ser aquele que veio do céu: o Filho do homem. Da mesma forma como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também é necessário que o Filho do homem seja levantado, para que todo o que nele crer tenha a vida eterna”. João 3:12-15

Então, Jesus mesmo sabendo que Nicodemos estava com dificuldade para crer, Jesus lhe anuncia o Evangelho, Jesus lhe mostra como nascer de novo. Crendo no Filho do Homem, crendo que ele não era apenas mais um mestre, apenas mais um homem com boas obras, mas o verdadeiro Filho de Deus, o Messias que foi enviado para salvar a mim e a você, desse vazia que há dentro de nós.

Para que todo aquele que nele crê tenha vida eterna! Ali diante de Nicodemos estava a oportunidade de não ser apenas mais uma casca, mas de tornar-se filho do Pai, um metre que nasceu de novo e que poderia ensinar o povo sobre a verdade!

É assim para nós também. Muitas vezes quando nos deparamos com nossa casca, quando percebemos que na verdade estamos vazios por dentro, optamos por fugir e nos esconder, para que ninguém perceba o que está lá dentro, para que ninguém perceba a nossa inquietude, o nosso agito, o nosso medo, a nossa angustia.

É nesse momento que deixamos de frequentar a célula, pois não queremos que ninguém nos pergunte, deixamos o discipulado, para não precisar falar sobre isso, e vamos nos afastando de Jesus. Deixamos a Bíblia de lado e passamos a frequentar apenas os ambientes que não precisaremos falar disso.

E quando nos perguntam, ou desviamos do assunto, ou apenas dizemos que não podemos pois não estamos bem com Deus.

Lembre, Jesus não falou pra Nicodemos: “Já que você não entende, então abandone sua posição pois você não pode ensinar”, ele também não disse “se você está assim, então quebre essa casca e pare de viver de aparências” ou seja, “abandone de vez a fé e as práticas de fé que você tem”, não é por ai, a solução não é fugir, não é largar tudo, a solução é ter um encontro com Jesus.

A solução é preencher o que está vazio, é nascer de novo, é admitir sim eu preciso de ti Senhor Jesus, e entregar-se a ele, quando fugimos ou quando escondemos o que há dentro de nós, as dúvidas, os medos, por medo de ser julgado, por medo de ser visto por outros, nós apenas deixamos de viver o melhor de Deus, que é sua vida em nós.

Pare de fugir, Jesus está de braços abertos para transformar esse coração, de braços abertos assim como ele estava na cruz, para preencher o vazio, de braços abertos porque ele nos ama!

Ele diz isso a Nicodemos nos versículos seguintes!

"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele”. João 3,16-17

Jesus não veio para condenar, mas para salvar, e toda vez que alguém tem um encontro com Jesus e se rende a Ele, a salvação! Há um novo nascimento! Ele está de braços abertos!

O texto termina sem relatar a reação de Nicodemos. Não sabemos se ele viveu esse novo nascimento, João não relata o que houve com Nicodemos ali em seguida. Nicodemos aparece mais duas vezes nem João, a última delas é indo ajudar José de Arimatéia a sepultar o corpo de Jesus. Mas aqui, nesse encontro não sabemos qual foi a reação dele.

É como se João estivesse fazendo esse convite e nós. Está aberto, todo aquele que crer no que fez o filho do homem será salvo, experimentará um novo nascimento e uma vida nova. Que é de intimidade com esse Jesus, que é uma busca constante por ouvir sua voz e estar aos seus pés.

Não sabemos a reação de Nicodemos, mas qual é a tua reação hoje diante dessa notícia, desse chamado a Jesus? Chega de viver de cascas, chega de ter medo, permita que ele preencha o vazio, permita que ele carregue as dores, que ele seja o centro da sua vida e nada mais!

Perguntas para Edificação:

  1. O que na história de Nicodemos se parece com sua história?
  2. Como é para você falar sobre sua vida de fé com outros irmãos?
  3. Alguém gostaria de compartilhar algo que Deus falou através dessa palavra ou tem falado em sua dia-a-dia?

Sugestão 2:

  1. Nicodemos foi a noite se encontrar com Jesus, do que ele tinha medo?
  2. Como você age quando está tentando esconder algo de alguém?
  3. Sobre sua fé, o que mais você tem medo, ou tenta esconder?