Compartilhe!!!


 

 

Em meio aos dilemas: CRER!

 

Qual tem sido a sua reação diante dos dilemas da vida? Hoje vamos encerrar a série de pregações sobre esses dilemas. A série termina, mas, com certeza, os dilemas não. Ainda seremos muito desafiados nessa vida!

Ao elaborar essa última pregação duas perguntas nortearam minha mente: Em meio aos dilemas o que fazer? Como reagir diante desses dilemas que essa vida nos traz?

Para iniciar precisamos lembrar:

Nós não somos perfeitos, nem sempre vamos conseguir lidar com tudo como gostaríamos ou como Jesus nos ensina a lidar. Mas de fato precisamos deixar as desculpas de lado e começar a encarar nossa realidade, olhar pra esses dilemas e entrega-los a quem de fato tem o controle sobre eles!

Pra começarmos a compreender como Jesus nos ensina a lidar com os dilemas quero te chamar pra um passeio.

Vamos Passear?

Vamos iniciar um passeio de barco! Então se prepara, não precisa pegar o chapéu porque já é noite, então vamos lá? Para esse passeio eu te convido a fechar os teus olhos e imaginar-se dentro de um barquinho.

Você está em um lago, um grande lago. Nesse barco tem mais pessoas, você não está sozinho tem mais pessoas contigo nesse barco. Vocês estão ali remando, levando o barco para o outro lado. O objetivo é atravessar o lago.

Mas já é alta madrugada, está bem difícil de enxergar porque não é noite de lua, pelo contrário, é uma noite escura e parece que uma tempestade se aproxima. E todos continuam remando, alguns já estão mais cansados, mas você está firme, vamos lá continue remando!

Lá pelas tantas dessa travessia começa um vento forte, muito forte. Esse vento está balançando o barco. Com essa ventania toda, começam também ondas, e elas levam o barco e deixam todos tensos e com medo, afinal o que fazer? O barco está enchendo com a água das ondas, vocês estão tentando controlar o barco para que não vire. E tem uma tempestade vindo aí, não são boas as notícias.

Em meio a tudo isso, em meio a esse medo, esse pavor que toma conta de todos no barco, surge uma sombra se mexendo por sobre a água. Essa sombra vem se aproximando, parece com uma pessoa. Alguns sem saber o que pensar dizem que é um fantasma.  E agora pra onde correr?

Aquela sombra então chega perto, é um homem e ele diz: “Coragem! Sou eu! Não tenham medo" Marcos 6:50. A voz é conhecida, mas será que é mesmo quem estás pensando? Então com muita ousadia você responde: "Senhor, se és tu, manda-me ir ao teu encontro por sobre as águas". Mateus 14:28 E a resposta é: “Venha!”

Então você vai, fica em pé naquele barco que estava balançando muito e coloca o pé para fora da água. Coloca o outro pé para fora e olha só, seus pés estão firmes em cima de um grande lago.  Você dá o primeiro passo e o seguinte. Você começa a caminhar por sobre a água para ir ao encontro daquele que te chamou.

Mas espera, o vento está muito forte, tem ondas muito altas, está muito escuro e agora você não tem mais o barco pra se segurar, o medo está crescendo rápido dentro de ti, e a voz daquele que te chama parece distante (venha). Agora os seus pés começam a sentir aquela água, você está afundando. Vem o desespero e o pedido de socorro: “Senhor, salva-me" Mateus 14:30

Terminamos aqui nosso passeio!

Essa é uma história de um discípulo que tinha uma fé pequena. Mas nem ele mesmo sabia disso, talvez ele até se achasse muito bom, muito crente, mas ele se distraiu, perdeu o foco daquele que o chamou para o discipulado e começou a afundar.

Essa é uma história bem real, de fato aconteceu e, de fato, poderíamos ter sido um de nós lá!

Vamos ler esse relato Bíblico: Mateus 14.22-33

“Logo em seguida, Jesus insistiu com os discípulos para que entrassem no barco e fossem adiante dele para o outro lado, enquanto ele despedia a multidão. Tendo despedido a multidão, subiu sozinho a um monte para orar. Ao anoitecer, ele estava ali sozinho, mas o barco já estava a considerável distância da terra, fustigado pelas ondas, porque o vento soprava contra ele. Alta madrugada, Jesus dirigiu-se a eles, andando sobre o mar. Quando o viram andando sobre o mar, ficaram aterrorizados e disseram: "É um fantasma! " E gritaram de medo. Mas Jesus imediatamente lhes disse: "Coragem! Sou eu. Não tenham medo! " "Senhor", disse Pedro, "se és tu, manda-me ir ao teu encontro por sobre as águas". "Venha", respondeu ele. Então Pedro saiu do barco, andou sobre a água e foi na direção de Jesus. Mas, quando reparou no vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: "Senhor, salva-me! " Imediatamente Jesus estendeu a mão e o segurou. E disse: "Homem de pequena fé, porque você duvidou? " Quando entraram no barco, o vento cessou. Então os que estavam no barco o adoraram, dizendo: "Verdadeiramente tu és o Filho de Deus". Mateus 14:22-33

Vamos ao contexto:

Os discípulos tinham acabado de testemunhar mais um milagre de Jesus, a multiplicação dos pães e peixes. Uma grande multidão ali comeu e se fartou com 5 pães e 2 peixes que se tornaram um banquete.

Isso deve ter impressionado aqueles discípulos, afinal eles tiveram uma grande experiência, presenciaram um milagre. Mas, ao fim do dia, Jesus tira esses discípulos dali e sozinho despede a multidão. Os discípulos então entram no barco e partem rumo ao outro lado do lago.

Jesus após despedir a multidão se retira pra orar, para conversar com o Pai em secreto.

Alta madrugada, ou seja, por volta das 2 ou 3 da manhã os discípulos ainda no barco avistam um homem vindo por sobre as águas. O primeiro pensamento deles é de que é um fantasma. Mas Jesus sabendo disso fala com eles, dizendo: olha sou eu!

E aqui entra o nosso querido Pedro, com toda sua impulsividade. Ele pede pra ir por sobre a água também, junto com Jesus. Jesus diz venha! E Pedro vai!

Pedro está andando por sobre a água dando os primeiros passos. Mas ele começou a olhar ao redor, ver as ondas batendo, o vento forte e a tempestade. Nesse momento ele perdeu o foco. Ele deixou de se fixar no chamado de Jesus que disse a ele “venha” e começou a perceber o turbilhão de coisas ao redor dele. Pedro começa a afundar!

Percebam, ele tinha visto o milagre da multiplicação de pães e peixes, viu Jesus andando sobre as águas, presenciou milagres enormes, teve experiências maravilhosas com Jesus, mas mesmo assim ele falha. Mesmo assim Jesus o chama de “homem de pequena fé”. Com isso, podemos perceber que experiências sobrenaturais são fortalecimento sim, mas não é o que nos sustenta no momento em que passamos por dilemas. Se a nossa fé tem só por base nossas experiências com Deus, então somos homens e mulheres de pequena fé.

Mas vamos continuar...

Quantas vezes nós temos lindas experiências de fé, presenciamos grandes e maravilhosos milagres, sentimos o amor e o poder de Deus sobre nossas vidas e pensamos agora eu estou pronto, agora sou um grande cristão?! E, então, quando Jesus nos chama para sair do barco e caminhar em confiança nós nos distraímos e perdemos o foco. Olhamos mais os problemas, os medos, as tempestades ao nosso redor do que olhamos para aquele que nos chamou!

Quantas vezes falhamos e afundamos olhando só os problemas ao nosso redor e esquecendo nosso foco? Falando em foco:

Qual tem sido o seu foco?

Tens olhando tudo ao redor ou focado naquele que te chamou para a fé?

Cristãos, em meio a todos os dilemas que se levantam na vida precisamos manter o foco em Cristo, caso contrário afundaremos. Afundaremos no nosso eu, nosso ego, nosso orgulho. Afundaremos no nosso medo, em nossa ansiedade, em nossa dor. Afundaremos julgando os outros, querendo ser melhores, afundaremos!

Com certeza, vamos vacilar em nossa vida, nós somos pecadores não podemos esquecer isso, então vamos falhar, mas Jesus vem pra nos estender a mão pra nos resgatar.

Jesus estende a mão porque nossa fé é sim pequena. Por que precisamos lembrar que nossa fé é pequena? Para não nos esquecermos que não somos melhores ou mais certinho do que quem está ao nosso lado, somos todos pecadores, todos necessitados da misericórdia do nosso salvador que nos estende a mão.

Nós temos sim momentos diferentes em nossa vida, maturidade diferente pra lidar com as questões da vida e da fé, mas jamais podemos pensar que somos melhores e mais santos do que o outro, isso não nos cabe.

Mas o que fazer então em meio aos dilemas?

Em meio aos dilemas nós precisamos CRER! CRER NAQUELE QUE NOS CHAMA!

Não crer em nós mesmos, mas naquele que nos chama a segui-lo!

Perceba: não adianta abandonar o barco (comunidade de fé) e pensar eu cansei estou indo embora, esse barco está complicado demais, os outros barcos também passarão por tempestades. Também não adianta só ficar sentado no barco olhando ao redor e esperando pra ver o que acontece. Ser parte desse barco é ser parte de uma família de fé que tem problemas e dificuldades, mas que está aprendendo a remar junto quando esses dilemas e tempestades da vida se aproximam.

Pedro andou sobre a água, falhou e afundou. Mas ele pediu ajuda pra pessoa certa. Jesus o socorreu. E depois de ter feito isso, entrou no barco com o Pedro e todos os demais discípulos, e eles seguiram sua viagem.

Jesus precisa entrar no barco da nossa vida e tomar controle em meio a todos os dilemas, quando Jesus está no comando nós temos a paz que vem dele, temos a verdadeira segurança.

Não fuja dos dilemas, nem seja indiferente a eles. Seja onde for. Se na tua vida pessoal, se na tua família, na comunidade de fé, no teu trabalho ou onde for. Quando vierem os dilemas, CREIA.

E Jesus nos conduzirá nesse grande lago que é nossa vida. Nós vamos falhar sim, como cristãos e como comunidade. Mas todas as vezes que falharmos vamos clamar por socorro pra ele. Ele não nos deixa afundar! Amém?

Perguntas: 

Qual maior dilema você já enfrentou em sua vida? 

Como você reage quando enfrenta momentos difíceis, dilemas? 

Qual aprendizado você obteve com essa série de pregações: Em mio aos dilemas?