Compartilhe!!!


Dignos da Vocação

Nos dois últimos cultos aprendemos sobre duas características que um servo de Cristo possui: obediência e fidelidade.

Somos fiéis e obedientes por que também Cristo o foi até a morte. Assim aprendemos nos relatos bíblicos, textos que nos ensinam quem é nosso Deus e como Ele deseja que o sigamos.

Nessa mensagem te convido a refletir sobre mais algumas dessas características, (marcas) de um discípulo de Jesus. Para isso lemos Efésios 4.1-3

“Como prisioneiro no Senhor, rogo-lhes que vivam de maneira digna da vocação que receberam. Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor. Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz”. Efésios 4:1-3

Paulo escreve essa carta a igreja de Éfeso enquanto estava preso por pregar o Evangelho, por isso, ele começa dizendo “como prisioneiro no Senhor”. O motivo de sua prisão é sua fidelidade e obediência como servo de Jesus, não desanimando e nem mesmo negando a fé. Era tempo de perseguição aos cristãos e Paulo sofreu com ela.

Sabendo quem foi esse Paulo preso por pregar a Palavra, nós sabemos também da autoridade que ele possuía ao escrever as igrejas dizendo sejam assim, façam isso, aprendam comigo. Paulo foi um apóstolo intenso, forte em suas convicções e ensino do Evangelho e esse perfil de Paulo o possibilitou ensinar as igrejas abertamente a verdade, sem precisar ‘dar voltas e passar a mão na cabeça dos crentes’.

No capítulo 4 da carta aos Efésios, Paulo escreve no imperativo, ou seja, dando praticamente ordens aos cristãos sendo extremamente direto: “façam isso”!

Ele escreve: “rogo, peço, insisto que vocês vivam de maneira digna, ou correta, ou verdadeira da vocação que receberam”. Nesse texto que lemos esse é o primeiro pedido de Paulo. Quando Paulo diz vivam (em outra versão vai dizer andem) ele está colocando ali o fato de que ao ser chamado por Deus todas as áreas da nossa vida, todas as horas do dia englobam esse chamado e essa vocação sincera diante dele.  Mas o que é viver essa vocação de forma digna?

A vocação é viver como discípulo de Jesus em nossa vida como um todo, de tal forma que nossa vida seja um louvor e glória a Deus!

A existência do cristão deve corresponder a essa norma, deve ser digna da vocação. Sabendo disso, não precisamos mais fazer aquelas perguntas: O que um cristão pode? O que não pode? Por que elas se tornam superficiais DEMAIS. Pequenas demais para a proposta de discipulado e mudança de vida que Jesus tem para cada um de nós.

Sendo assim, a pergunta que devemos nos fazer é: “Que comportamento é condizente com Deus e sua vocação, servindo para exaltar sua Glória?[1]

Quando eu passo a andar segundo o chamado de Deus para mim, o meu passado corrompido fica para trás e vou sendo moldado e mudado, para viver em dignidade essa vocação. Ser vocacionado é ser chamado por Deus para ser parte de seu Reino e viver aqui nesse mundo de tal forma que espelhamos o amor de Deus.

Chegamos então ao versículo seguinte onde Paulo coloca algumas características que o cristão deve buscar para viver esse chamado de Deus com dignidade:

“Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor”. Efésios 4:2

As características que Paulo roga para os cristãos terem: humildade, doçura e paciência. Três adjetivos que são pouco buscados em nossa sociedade, pouco valorizados também.É difícil encontrar pessoas que desejam mudar suas atitudes arrogantes, orgulhosas e grosseiras para atitudes de humildade, doçura e paciência.

Vamos olhar cada uma delas dentro do contexto de Efésios 4:

Humildade: podemos definir aqui nesse texto como renúncia à imposição de interesses pessoais pois, só assim, com essa humildade é que a unidade da igreja pode ser preservada, ao deixarmos nossos interesses de lado  para olhar o todo.

Doçura: Sendo humildes e olhando o interesse de Cristo para sua Igreja, então seremos dóceis ou mansos ao tratar os conflitos na igreja. Até por que não cabe a nós seres humanos brigarmos por nossos interesses próprios, mas devemos confiá-los a Deus, agindo com doçura com as demais pessoas, mesmo que essas estejam tirando nossa paciência.

Paciência: um adjetivo muito presente em Deus. Ele é eterno e, assim o sendo, não tem pressa em realizar aquilo que deseja, pois em seu horizonte há todo o tempo do mundo. A falta de paciência é uma característica humana.

A humildade, a doçura e a paciência provêm da ação do Espírito Santo em nós. Assim sendo, como servos de Cristo, devemos sim buscá-las, orar a Deus por elas e reconhecer o nosso pecado quando agimos de forma contrária a elas. A grande questão é que aquele que não é humilde dificilmente vai confessar seu pecado, o que não é doce vai com arrogância recusar um conselho e o que não tem paciência vai simplesmente virar as costas para o outro.

Ao que me parece os cristãos não se importam mais em como lidam com o outro, importam-se apenas consigo mesmo, com suas convicções e suas certezas. E, com isso, chegamos a frase final desse versículo: “suportando uns aos outros com amor”.

O suportar vem também do carregar e ser apoio ao outro. O cristão deve sim suportar com humildade, doçura e paciência o seu irmão na fé, mesmo com as diferenças que ele possui!

“Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz”. Efésios 4:3

Não basta suportar o outro, você como cristão tem o dever de se esforçar para manter a unidade dentro do corpo de Cristo (a Igreja) e estar unido com os demais que fazem parte desse corpo.

Quem une, chama e reúne a igreja é o Espírito Santo, como servos e templos do Espírito precisamos buscar essa unidade no Espírito, com humildade nos arrependendo de nossos erros e falhas, clamando a Deus pela transformação do nosso coração.

Viver de maneira digna da vocação que recebemos! Essa é a ordem para você e para mim! Não existe viver mais ou menos segundo essa vocação, até por que não existe ser mais ou menos cristão, ou você é ou não é, o meio termo não pertence a Deus.

Tendo a ordem de viver essa vocação de forma digna busque ter as características de Cristo em você. Pois o próprio Jesus te diz: “Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas”. Mateus 11:29

 Aprendam, cresçam, mudem verdadeiramente, para que assim sejam cristãos maduros na fé. Vocacionados que chamam outros ao discipulado e são exemplos nesse mundo mau, egoísta, irritado e impaciente!

Perguntas para Discussão: 

Compartilhe as dificuldades que você tem passado para ser mais parecido com Cristo.

Pense: que atitudes eu tenho que são contrárias a vontade de Deus

Tenha um tempo de oração, confissão e reflexão diante de Deus. 

 

 

[1] Hahn, Eberhard, Carta aos Efésios, Filipenses e Colossenses: Comentário Esperança, 2006, p.76.