Compartilhe!!!


Cartas para nós 

Palavras de verdade

Quem são as pessoas da sua vida que lhe falam a verdade? Aquelas que realmente tem coragem de ser totalmente verdadeiras contigo, e lhe falar a verdade, mesmo que ela vá doer muito em você? Mesmo que não fosse o que você queria ouvir?

Nós temos cada vez menos pessoas assim!

Sabe o por que temos cada vez menos pessoas que são verdadeiras diante de nós? Porque cada vez mais nós afastamos as pessoas que falam a verdade e escolhemos ouvir a que nos falam coisas bonitas, coisas agradáveis aos ouvidos.

É muito mais prazeroso ter por perto pessoas que nos dizem o que queremos ouvir, do que as que dizem o que precisamos ouvir.

Temos na Bíblia o relato de um povo que era assim como nós, que optou, pelo que queria ouvir, ao invés do que precisava ouvir.

Texto Bíblico

“Agora vá, escreva isso numa tabuinha para eles, registre-o num livro, para que nos dias vindouros seja um testemunho eterno. Esse povo é rebelde; são filhos mentirosos, filhos que não querem saber da instrução do Senhor. Eles dizem aos videntes: "Não tenham mais visões! " e aos profetas: "Não nos revelem o que é certo! Falem-nos coisas agradáveis, profetizem ilusões. Deixem esse caminho, abandonem essa vereda, e parem de confrontar-nos com o Santo de Israel! "Por isso diz o Santo de Israel: "Como vocês rejeitaram esta mensagem, apelaram para a opressão e confiaram nos perversos, este pecado será para vocês como um muro alto, rachado e torto, que de repente desaba, inesperadamente”. Isaías 30:8-13

O povo de Israel desviou-se do Senhor, fugiu da verdade, optaram por ouvir palavras agradáveis ao invés de ouvir o Senhor. O próprio Deus, por meio do profeta Isaías lhes envia esta mensagem, repreendendo as escolhas e ações do povo pois estavam se voltando contra ele como filhos rebeldes. Por quê? Tudo para ouvir o que lhes agradava.                         

“Esse povo é rebelde, são filhos mentirosos”. – Israel fugiu da verdade do Senhor.

“Filhos que não querem a instrução do Senhor” – optaram por seguir suas próprias vontades.

“Eles dizem aos videntes: "Não tenham mais visões! " e aos profetas: "Não nos revelem o que é certo! Falem-nos coisas agradáveis, profetizem ilusões”. Isaías 30:10

Eles decidiram calar os únicos que ainda poderiam falar alguma verdade vinda do Senhor. Pois, desejavam ouvir palavras agradáveis, aquelas que afagam o ego e nos confortam, nos fazendo continuar da mesma forma que estamos.

Eles não queriam as más notícias que Isaías estava trazendo. Esse profeta sofreu, pois as palavras que Isaías tinha, dadas pelo Senhor, eram palavras de juízo, de julgamento e de arrependimento. Por isso, o povo escolheu profetas que falavam palavras bonitas, doces aos ouvidos, prazerosas ao coração humano.

“Por isso diz o santo de Israel”... “este pecado será para vocês como um muro alto, rachado e torto, que de repente desaba, inesperadamente. Ele o fará em pedaços como um vaso de barro, tão esmigalhado que entre os seus pedaços não se achará um caco que sirva para pegar brasas de uma lareira ou para tirar água da cisterna". Isaías 30:13,14

Por isso, Deus lhes diz, isso tudo, esse muro que vocês criaram entre mim e vocês, entre a verdade da minha boca e a mentira do coração de vocês, parece alto, vocês pensam que estão tranquilos ai, protegidos, mas esse muro será esmigalhado, e não sobrará nenhum minúscula pedra que vocês possam aproveitar.

Ele está dizendo: “Eu derrubarei toda essa farsa que você montou Israel, toda essa mentira cairá por terra, tudo vai desmoronar”. 

Como nós somos parecidos com aquele povo. Vivendo mentiras, falando uma coisa e vivendo outra, fugindo constantemente das palavras de verdade que nos confrontam, as Palavras que saem da boca de Deus.

Precisamos aprender com Esmirna. Uma igreja que em sua carta recebeu duras verdades, verdades que os levariam a morte, ao martírio, mas receberam também todo amor, graça e salvação de Jesus, pois não se distanciaram da verdade da sua boca.

Texto Bíblico

“Ao anjo da igreja em Esmirna escreva: Estas são as palavras daquele que é o Primeiro e o Último, que morreu e tornou a viver. Conheço as suas aflições e a sua pobreza; mas você é rico! Conheço a blasfêmia dos que se dizem judeus mas não são, sendo antes sinagoga de Satanás. Não tenha medo do que você está prestes a sofrer. Saibam que o diabo lançará alguns de vocês na prisão para prová-los, e vocês sofrerão perseguição durante dez dias. Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida. Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. O vencedor de modo algum sofrerá a segunda morte”. Apocalipse 2:8-11

Esmirna é uma cidade que existe até hoje, hoje chama-se Izmir na Turquia. Os cristãos de Esmirna, a igreja reunida naquela cidade recebe uma carta, escrita por João, mas com as palavras do próprio Jesus. Imagine o sentimento dessas pessoas ao saberem que havia chegado uma carta de João, diretamente de sua prisão em Patmos.

Pensem na reação desta igreja no desejo de abrir essa carta. Talvez pensassem que viriam boas notícias, palavras boas, que trariam alegria, mas a carta trouxe notícias difíceis de se ouvir.

Esmirna era uma igreja fiel a Palavra do Senhor. Permaneciam firmes, mesmo em meio a dificuldade e simplicidade. Jesus diz: “Conheço as suas aflições e a sua pobreza; mas você é rico” Apocalipse 2:9

Muito provavelmente Jesus está se referindo a pobreza material mesmo, de que Esmirna não tinha muitos recursos, mas que eles eram ricos para com ele. Jesus não tem reclamações quanto a essa igreja, pelo contrário, ele a elogia.

Mesmo com os elogios, podemos dizer que não foi uma carta fácil de ler. Na carta Jesus lhes avisa que viria mais perseguição, mais prisão e mais morte. Quem de nós gostaria de receber uma carta assim? Afinal, eles só estavam passando por tudo aquilo por causa do Evangelho. Então, por que Jesus não os livra disso?

Eles poderiam ter feito como Israel, negado ao Senhor e procurado ouvir pessoas que lhes falassem palavras agradáveis, pois as palavras de Jesus eram pesadas demais, eles já não tinham quase nada, eram pobres e ainda passariam por mais sofrimento?

Quantos abandonariam a Jesus nessa altura! Quantos procurariam um Deus mais fácil de seguir e que falasse mais palavras bonitas e agradáveis!

Será que nós não iríamos desistir?

Nós já temos desistido! Nós não falamos do Evangelho, por medo daquilo que as pessoas vão pensar ou dizer, fugimos da verdade porque ela não agrada os ouvidos desse mundo, nós preferimos ficar quietos a trazer palavras duras que chamem ao arrependimento e a conversão. Nós terceirizamos o que Deus nos chamou a fazer  por não termos tempo, estamos cansados, dizemos que as pessoas não merecem, são tantos motivos que temos.

Estamos como Israel, querendo apenas viver o que nos agrada. Se me agrada eu vou, se não me agrada eu deixo para os outros. Se vai me fazer bem eu estou lá, se não deixa quieto. Se vão falar o que eu gosto de ouvir eu estou no meio deles, se não procuro outra turma.

E assim as palavras de verdade de Jesus vão se distanciando de nós e a cada dia mais vivemos mentiras!

Jesus amava a igreja de Esmirna, pois ela não abandonou a verdade!

“Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida. Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. O vencedor de modo algum sofrerá a segunda morte”. Apocalipse 2:10,11

Jesus afirma a essa igreja: eu morri por você, não tenha medo da morte, eu já lhe abri o caminho para a vida eterna!

Esse é o nosso objetivo! A vida eterna com Jesus! Uma vida que não haverá mais sofrimento algum, pobreza alguma, não haverá morte! Mas aqui, nós devemos viver a verdade de sua palavra. Mesmo que ela nos confronte, nos faça doer no mais íntimo! Apenas a verdade!

As palavras agradáveis do mundo, produzem ilusão, mentiras e morte, mas a Palavra da boca de Deus nos trás vida, rasgando o pecado que habita em nós, separando a maldade da carne e nos levando para os braços do Pai.

Que assim como Esmirna em nossa comunidade possamos ser ricos para com Deus, ricos diante do nosso Senhor. Ricos em amor, em verdade, ricos na palavra! E nos momentos de provação que passarmos como igreja, possamos ouvir dele: “permaneça pois eu lhe darei a cora da vida”. A coroa do atleta que vence a corrida.

E que sempre que formos tentados a escolher as mentiras do mundo que agradam ao nosso ouvido, que então, a Palavra de Jesus nos traga a verdade Dele!