Compartilhe!!!


Cartas para nós

Ele conhece nossa fraqueza

Uma igreja sem muita força, mas que permaneceu fiel ao que aprendeu, e na sua fraqueza foram consolados pelo próprio Deus!

Ao anjo da igreja em Filadélfia escreva: Estas são as palavras daquele que é santo e verdadeiro, que tem a chave de Davi. O que ele abre ninguém pode fechar, e o que ele fecha ninguém pode abrir. Conheço as suas obras. Eis que coloquei diante de você uma porta aberta que ninguém pode fechar. Sei que você tem pouca força, mas guardou a minha palavra e não negou o meu nome. Vejam o que farei com aqueles que são sinagoga de Satanás e que se dizem judeus e não são, mas são mentirosos. Farei que se prostrem aos seus pés e reconheçam que eu amei você.  Visto que você guardou a minha palavra de exortação à perseverança, eu também o guardarei da hora da provação que está para vir sobre todo o mundo, para pôr à prova os que habitam na terra. Venho em breve! Retenha o que você tem, para que ninguém tome a sua coroa. Farei do vencedor uma coluna no santuário do meu Deus, e dali ele jamais sairá. Escreverei nele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu da parte de Deus; e também escreverei nele o meu novo nome. Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Apocalipse 3:7

Jesus está escrevendo a uma igreja que foi fiel ao seu Evangelho. Ele se apresenta a essa igreja falando de sua soberania. Aquilo que ele faz está feito, e não há quem possa intervir ou mudar isso. Ele é o único santo e verdadeiro, por mais que muitos ao redor estavam dizendo diferente disso.

Ele é quem tem a chave de Davi. Que chave é essa? Chave como herdeiro  do trono de Davi, do messias que foi prometido para libertar o povo e reinar sobre ele. Jesus está lhes afirmando sua autoridade como o enviado de Deus para salvar.

O que ele abre ninguém pode fechar. A autoridade de Jesus veio do Pai, o próprio Deus lhe deu essa autoridade e poder. Mas, o que Jesus abriu e ninguém pode fechar? O caminho para Deus, o caminho para a vida eterna.

Ele abriu uma porta que para nós era impossível abrir, a porta da vida eterna. E o que ele fez para abrir essa porta, seu sacrifício, ninguém pode mudar, para ninguém é possível fechá-la. Ao mesmo tempo aquilo que ele fechou ninguém pode abrir. Como o pecado que ele apagou, o perdão que ele deu e que apagou nossa culpa e transgressão, ninguém pode trazer isso de volta.

Ai está a soberania dele. O que Jesus fez por nós, nos dando reconciliação com o Pai não era possível a nenhum ser humano ou qualquer outra criatura fazer, mas ele o fez, o que está feito está feito, não pode ser mudado, pois a sua ação foi definitiva.

Por que Jesus diz isso a essa igreja?

Por que iniciar a carta afirmando essas questões?

Porque era justo nessas questões que eles estavam sendo tentados e perseguidos. As dificuldades que essa igreja passava estavam relacionadas aos judeus da região que não reconheceram o Cristo, que negavam sua soberania e sacrifício, que negavam sua autoridade.

“Conheço as suas obras. Eis que coloquei diante de você uma porta aberta que ninguém pode fechar. Sei que você tem pouca força, mas guardou a minha palavra e não negou o meu nome”. Apocalipse 3:8

 A porta da salvação quem coloca é Jesus, e essa porta ninguém pode fechar. A igreja de Filadélfia guardou sua fé, permaneceu em Cristo e em sua intimidade com ele, e Jesus reconhece isso, lhes afirmando seu cuidado e amor.

“Sei que você tem pouca força”: olha só que interessante, esse trecho pode nos dar algumas interpretações, podemos pensar que era uma igreja pequena na cidade com poucos membros, ou uma igreja sem muitos recursos financeiros, ou até mesmo uma igreja que não fazia muita diferença na cidade, pois diferente de Sardes que tinha fama, Filadelfia tinha pouca força.

O que sabemos pelos versículos seguintes é que essa igreja sofria com os judeus da cidade que os perseguiam por serem cristãos, acusando-os de não estar no caminho correto, de não terem acesso a Deus e de serem meritosos.

Vejam o que farei com aqueles que são sinagoga de Satanás e que se dizem judeus e não são, mas são mentirosos. Farei que se prostrem aos seus pés e reconheçam que eu amei você”. Apocalipse 3:9

Aqueles que são sinagoga de satanás, o que significa isso, os judeus que afirmando serem os eleitos de Deus, e com sua convicção de que Jesus não era o messias, perseguiam os Cristão, trazendo a eles mais dificuldades e dependendo do lugar prisões e mortes.

O apóstolo Paulo foi um desses judeus, que perseguia os cristãos, os chamando de meritosos e lhes prendendo e matando. Essa igreja estava sendo ameaçada por esses, mas isso não fez com que eles abandonassem a fé, mesmo tendo pouca força, eles mantiveram sua fé firme em Jesus sem perder sua intimidade com o Senhor da igreja.

“Visto que você guardou a minha palavra de exortação à perseverança, eu também o guardarei da hora da provação que está para vir sobre todo o mundo, para pôr à prova os que habitam na terra”. Apocalipse 3:10

Mesmo em meio as dificuldades, a sua fragilidade e as pressões Filadélfia manteve sua fé firme e bem alicerçada. E assim como eles permaneceram em Cristo, o próprio Cristo lhes afirma que ele os guardará, lhes dando vida eterna.

Quantas vezes nós estamos nessa situação, nos sentindo fracos, fracos fisicamente, fracos emocionalmente, fracos na nossa fé. Não sabemos por quanto tempo ainda vamos aguentar. Quando essa fraqueza vem e nós nos deixamos abater, nos deixamos levar por ela, corremos o sério risco de perdemos o que ainda restava da nossa fé e intimidade com Jesus.

Quando essa fraqueza é espiritual por ainda não termos um profundo relacionamento com Jesus, temos que cuidar, pois para muitos, as dificuldades são os fatores que nos afastam da intimidade com ele, nos levando a tomar decisões ruins, seguir nosso próprio coração e não a Cristo.

Todos nós passaremos por momentos de fraqueza nessa vida. Seja por doenças que podem nos assolar, gerando em nós um sentimento de revolta, fazendo com que culpemos Deus e o acusemos pelo mal que está diante de nós, seja por outras fraquezas.

Filadélfia mesmo em sua fragilidade permaneceu com Jesus. E são consolados por isso. Nesses momentos em que estamos fracos, corramos para o colo do Pai, pois somente ele pode compreender totalmente nossa fragilidade.

O apóstolo Paulo sabia muito bem quais eram suas fraquezas. Ao reconhecer essas fraquezas diante de Deus e coloca-las aos pés da cruz ele encontrava a verdadeira força:

“Mas ele me disse: "Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza". Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim. Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte”. 2 Coríntios 12:9,10

Na fraqueza Paulo encontrou a graça de Jesus, que perdoa, sustenta e nos torna dependentes unicamente de Jesus. As nossas fraquezas, sejam elas pecados que nos assombram, limitações físicas, limitações pessoais, não devem ser desculpas em nossa caminhadas de fé, muito menos motivos de reclamarmos com Deus, ao contrário, nossas fraquezas devem nos levar aos pés da cruz, pois somente quando nos sabemos fracos, sabemos que necessitamos de um salvador.

Aqueles que são auto suficientes, aqueles que são perfeitos, aqueles que não erram, aqueles que conseguem fazer tudo sozinhos, aqueles que estão sempre certos, aqueles que sabem tudo, esses não precisam de um salvador, eles são seus próprios salvadores.

Aqueles que pensam poder caminhar sozinhos pois ninguém é tão bom quanto ele, esse não precisa de um Cristo, não precisa de alguém que morra na cruz na por ele, pois ele olha apenas para si.

Nossas fraquezas, nossas fragilidades, nossos medos, nossas dificuldades, nossas tentações, internas e externas, devem nos levar para a cruz, pois só ali elas são vencidas. Eu não sou capaz, eu não posso, mas ele pode.

Filadélfia em meio a sua pouca força guardou a fé e não se desviou, por isso, Jesus lhes aguardava com a Coroa da Vida eterna, com uma porta aberta para o Pai. Porta essa que é aberta quando reconhecemos nossas fraquezas ao nosso Senhor, dizendo: “eu não posso, mas tu podes Jesus, eu sou pecador, vivo pecando, mas tu é meu Senhor e Salvador.

“Farei do vencedor uma coluna no santuário do meu Deus, e dali ele jamais sairá. Escreverei nele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu da parte de Deus; e também escreverei nele o meu novo nome. Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas”. Apocalipse 3:12,13

Aqueles que sabendo de sua fraqueza entregam suas vidas a Jesus, são por ele cuidados e sustentados, e a força deles está no poder de Jesus. Esses são colunas no santuário de Deus, isso significa, que esses serão fortes, serão aqueles que sustentarão, uma coluna é um elemento de força numa construção.

Quando a minha fraqueza está colocada diante de Jesus, e quando sou humilde para reconhecer essa minha fraqueza, o próprio Jesus me faz uma coluna, me fortalecendo a fé e a dependência dele.  

Forte não é aquele que consegue fazer tudo sozinho e vencer tudo, não no Reino de Deus, forte no Reino de Deus é aquele que reconhecendo suas fraquezas se lança diante da cruz e clama pelo perdão e consolo de Jesus.

“Pois quando sou fraco, é que sou forte” minha força vem dele e somente dele.

“Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas”. Apocalipse 3:13

 

Ainda é tempo de ouvir, ainda da tempo de arrepender-se, ainda é possível reconhecer sua fraqueza. Lançar-se aos pés de Jesus e lhe entregar a vida. Reconheça sua fraqueza, pare de lutar, você não precisa provar nada a ninguém, Jesus está de braços abertos, apenas renda-se!

Perguntas para edificação:

  1. O que é para você uma pessoa fraca?
  2. Em que momento de sua vida você se sentiu mais fraco e fragilizado?
  3. Como você tem aprendido a depender de Jesus nas fraquezas?