Compartilhe!!!


Cartas para nós 

Conservem o que tem 

 

"Ao anjo da igreja em Tiatira escreva: Estas são as palavras do Filho de Deus, cujos olhos são como chama de fogo e os pés como bronze reluzente.
Conheço as suas obras, o seu amor, a sua fé, o seu serviço e a sua perseverança, e sei que você está fazendo mais agora do que no princípio.
No entanto, contra você tenho isto: você tolera Jezabel, aquela mulher que se diz profetisa. Com os seus ensinos, ela induz os meus servos à imoralidade sexual e a comerem alimentos sacrificados aos ídolos.
Dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua imoralidade sexual, mas ela não quer se arrepender.
Por isso, vou fazê-la adoecer e trarei grande sofrimento aos que cometem adultério com ela, a não ser que se arrependam das obras que ela pratica.
Matarei os filhos dessa mulher. Então, todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e retribuirei a cada um de vocês de acordo com as suas obras.
Aos demais que estão em Tiatira, a vocês que não seguem a doutrina dela e não aprenderam, como eles dizem, os profundos segredos de Satanás, digo: não porei outra carga sobre vocês;
tão-somente apeguem-se com firmeza ao que vocês têm, até que eu venha.
Àquele que vencer e fizer a minha vontade até o fim darei autoridade sobre as nações.
"Ele as governará com cetro de ferro e as despedaçará a um vaso de barro"
Eu lhes darei a mesma autoridade que recebi autoridade de meu Pai. Também lhe darei a estrela da manhã. Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas". Apocalipse 2.18-29

 

INTRODUÇÃO 

            Das sete cartas às igrejas, em Apocalipse 2 e 3, a de Tiatira é a mais longa.

            A cidade de Tiatira é citada em At 16.14, pois Lídia, a primeira pessoa da Europa a chegar à fé cristã, era natural desta cidade. Tiatira se localizava na província romana da Ásia, atual Turquia, a uns 60 km do litoral. Era cidade conhecida na antiguidade pelas suas fábricas de tecidos de lã. Lídia, na cidade de Filipos da Macedônia, foi, ao que parece, uma representante comercial de uma das corporações comerciais das indústrias têxteis de Tiatina.

            Jesus se apresenta à igreja de Tiatira como “o Filho de Deus que tem os olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao bronze”. Nós podemos nos enganar sobre pessoas, pois não enxergamos o seu interior. Os olhos de Jesus, porém, enxergam o interior de cada pessoa humana. Ele vê tudo. Ele sabe tudo! Seus olhos enxergam tudo o que se passa no interior duma pessoa. Ninguém engana a Jesus. E quando ele avisa a esta igreja que seus pés são semelhantes a bronze polido, está avisando que está por pisar com dureza pessoas dessa igreja, pois alguns membros desta igreja haviam enveredado por caminhos pecaminosos e isso estava deixando os seus olhos vermelhos de ira.

            Antes de tratar do pecado infiltrado nesta igreja, porém, Jesus tem vários elogios a fazer para esta igreja e que eram motivos de alegria para Jesus.

 

QUATRO MARCAS POSITIVAS DA IGREJA (v.19)

            Primeiro Jesus elogia o que havia de bom e positivo nesta Comunidade cristã. Jesus expressa o que lhe dava alegria nessa igreja. Isso nos ensina que a sua avaliação e palavra nunca é só negativa e de repreensão para conosco. Antes, ela é sempre também positiva e animadora. Talvez haja coisas em nossas vidas, e em nossa igreja local, que entristecem a Jesus e que Ele deseja corrigir. O Senhor, porém, também vê e valoriza as coisas positivas que há em nós. Assim aprendemos que também nós devemos sempre enxergar as coisas boas em nossos irmãos na fé e não só as falhas.

            Quais eram as coisas positivas na igreja de Tiatira e que Jesus elogia? Ele enumera quatro obras boas que ele aprecia e elogia. Certamente Jesus também gostaria de ver e poder elogiar em nossa Comunidade essas coisas, aqui chamadas de obras. Quais são elas?

  1. O amor.

 Antes de qualquer outra coisa, Jesus elogia o amor existente na igreja de Tiatira. Ele elogia o amor deles para com Deus e para com o próximo. Esta, aliás, é a principal marca pela qual uma igreja cristã deveria ser reconhecida (também a nossa), pois reflete o grande mandamento de Deus (Mt 22.36-40). É também pelo amor que, conforme Jesus em Jo 13.34-35, nós somos reconhecidos que verdadeiramente somos discípulos dele. O amor a Deus, pelos irmãos e pelas outras pessoas é a verdadeira força duma igreja. É bom quando temos um bom louvor, boas pregações e ímpeto evangelístico. Nada, porém, supera o amor. Havendo entre nós amor a Deus e aos irmãos, a igreja evidencia maturidade. Ela se reaviva e atrai novas pessoas para Cristo. Jesus poderia elogiar-nos pelo nosso amor?

  1. A fé.

A segunda coisa que Jesus elogia na igreja de Tiatira é a fé deles. Eles sofriam perseguições e enfrentavam muitas dificuldades para viverem a fé cristã. Mesmo assim não desistiam de professar a sua fé em Jesus e de se reunirem com os irmãos da igreja. Permaneciam fiéis a Jesus e de confiar nele em todas as situações. Quantas pessoas, hoje em dia, fazem um bom começo na caminhada da fé mas, em vindo as dificuldades, abandonam a sua confiança em Cristo e abandonam a igreja! Será que Jesus poderia elogiar você pela sua fé? Ele poderia elogiar a nossa igreja luterana local pela nossa fé?

  1. O serviço.

Em terceiro lugar Jesus elogia o trabalho e o empenho existente na igreja de Tiatira. Não era uma igreja inerte e passiva em que os membros deixavam todo o trabalho para o(a) pastor(a) e o presbitério da igreja. Eram membros engajados no servir na Comunidade, colocando seus dons a serviço do Reino de Deus. Serviam uns aos outros para a edificação do Corpo de Cristo. Será que Jesus também poderia elogiar a nossa igreja pelo serviço com que servimos ao Senhor? Ele poderia elogiar você?

 

  1. A perseverança.

Em quarto e último lugar, Jesus elogia a perseverança desta igreja. Eles tinham muitos motivos para desistirem da fé, de seguirem a Jesus e para congregarem com a igreja. As perseguições aos cristãos desta época eram constantes e muito fortes.  Assim como João estava preso na ilha de Patmos, os líderes da igreja eram frequentemente presos por causa da sua profissão de fé. Aos cristãos era dificultado o acesso aos empregos e cargos nas cidades. Aos seus filhos se dificultava o acesso às escolas. Eram impedidos de ter templos e de se reunirem publicamente em culto. Eles, porém, perseveravam, apesar de tudo. Não desanimavam; não deixavam de se reunir em casas e não deixavam de servir uns aos outros em amor. Jesus o vê e os elogia! Poderia Jesus elogiar a nossa perseverança?

Jesus observa que isso tudo, com o correr do tempo, não diminuía na igreja de Tiatira. Pelo contrário, essas qualidades cresciam mais e mais! “...e as tuas últimas obras, mais numerosas do que as primeiras”.  Havia um amor, uma fé, um servir e uma perseverança crescentes. A vida cristã deles estava num constante crescimento espiritual. Certamente é o que Jesus também gostaria ver em nossa Comunidade e em cada um de nós individualmente.

 

O CÂNCER DA IGREJA DE TIATIRA (vv.20-23)

            Havia nessa igreja várias coisas boas, obras que Jesus vê e elogia. Havia, no entanto, também um perigoso câncer ameaçando matar este Corpo de Cristo. Jesus chama esse câncer de Jezabel (v.20). No Antigo Testamento, o povo de Israel havia abandonado a Deus e enveredado na adoração a Baal e outros deuses pagãos, inclusive se envolvendo na prática da prostituição religiosa que acompanhava as festas pagãs e a adoração ao Deus Baal. A pessoa responsável por introduzir essas práticas pagãs e prostituições cultuais foi Jezabel, a mulher do rei Acabe. Quem conhece um pouco as histórias do AT, sabe quanto mal Jezabel gerou no povo de Israel e quanta dor de cabeça ela deu ao profeta Elias. Agora, na igreja de Tiatira, havia surgido um pequeno grupo, ao que parece liderado por uma mulher, que vinha com supostas revelações e se dizia profetiza, mas ensinava heresias, incluindo a prática da prostituição e comer comidas dedicadas aos ídolos dos templos pagãos da cidade. Esse pequeno grupo era um câncer que trazia o perigo de destruir aquela bela igreja de Cristo.

            Já tinham sido exortados a se arrependerem (provavelmente pelo apóstolo João, agora preso na ilha de Patmos), mas não houve arrependimento. Nessa carta, Jesus diz que via agir com rigor com esses membros da igreja que faziam parte desse grupo. Não aceitaram a exortação recebida e teimavam nos seus ensinos e práticas pecaminosas. Quem não se arrependesse, seria castigado com a morte. É por isso que Jesus se apresentou como o “Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao bronze polido”.

            Parece que de tempos em tempos o diabo levanta nas igrejas pessoas assim, com ensinos que contradizem a sã doutrina das Escrituras. Por isso você deve procurar conhecer bem as Escrituras e ter cuidado com supostas revelações e ensinos que diferem daquilo que não fecha com a sã doutrina das Escrituras.

 

CONCLUSÃO - OS VENCEDORES (vv.24-29)

            Jesus quer que a igreja de Tiatira, assim como nós, seja uma igreja de vencedores. Ser um vencedor implica, de um lado, em não aderir a ensinos falsos. De outro lado, implica em ser  e viver uma vida cristã como a maioria dos membros da igreja de Tiatira viviam. Jesus diz no v. 25: “tão-somente conservai o que tendes, até que eu venha”. Conservar o que?

  1. Conservar a prática do amor a Deus e uns aos outros;
  2. manter a fé, mesmo nas situações difíceis da vida;
  3. continuar firme no serviço, servindo em algum ministério da igreja com seus dons para edificação da igreja e
  4. conservar a perseverança, não desistindo de seguir a Jesus, de se reunir com os irmãos e manter-se na caminhada de fé junto com os irmãos da Comunidade.

Isso até o fim, até o encontro final com Cristo. Assim, a caminhada de sua vida será um constante avanço deste mundo de trevas em direção à luz do Dia, pois Jesus, a estrela da manhã, nos levará junto Aquele que possui toda a autoridade sobre céus e terra! Amém.

 

Perguntas para edificação: 

  1. O que mais chamou a sua atenção na carta de Jesus à igreja de Tiatira?
  2. Até que ponto as coisas positivas que havia na igreja de Tiatira (v. 19), são marcas de sua vida? Em qual destas marcas você deveria crescer?
  3. Como você pode crescer no amor, na fé, no serviço e na perseverança?
  4. Que cuidado, como membro da igreja de Jesus, você deve tomar?
  5. Como, na prática, você pode atender ao pedido de Jesus no v.25?