Compartilhe!!!


Cartas para nós 

A fama ilusória

As cartas as sete igrejas da Asia Menor, são cartas a todas as igrejas do mundo. Pois todas se encaixam ali, ou em um aspecto ou em vários. Nós já vimos algumas e estamos na reta final dessas cartas. Por isso, eu pergunto: qual dessas cartas ao ver o texto e refletir, você pensou, essa é para nós?

Você saberia dizer?

Nós precisamos saber disso, saber qual dessas cartas é uma exortação de Jesus a nós, ou um consolo. Precisamos saber também pessoalmente, sendo igreja de Cristo qual carta é para nós, para mim, qual dessas cartas Jesus está enviando a mim para que eu fique atento e seja transformado no aspecto em que tenho falhado.  

Se eu não me aproprio dessa palavra tornando ela uma palavra pra mim, para minha mudança e transformação, para a ação do Espírito Santo em mim, se eu só ouço e vou embora esquecendo dessa palavra, então o que estou fazendo com a Palavra? Apenas buscando benção? Apenas cumprindo uma obrigação? Apenas marcando presença?

“Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração”. Hebreus 4:12

A palavra de Deus é viva e eficaz e ela precisa ser viva na minha vida, eficaz a ponto de transformar, de incomodar, de mudar quem eu sou. Ela é cortante como uma espada de dois gumes, portanto, permita que ela seja cortante em ti arrancando toda maldade, eliminando todo o pecado, eliminando tudo que está entre Deus e você!

Leitura:

“Ao anjo da igreja em Sardes escreva: Estas são as palavras daquele que tem os sete espíritos de Deus e as sete estrelas. Conheço as suas obras; você tem fama de estar vivo, mas está morto. Esteja atento! Fortaleça o que resta e que estava para morrer, pois não achei suas obras perfeitas aos olhos do meu Deus. Lembre-se, portanto, do que você recebeu e ouviu; obedeça e arrependa-se. Mas se você não estiver atento, virei como um ladrão e você não saberá a que hora virei contra você. No entanto, você tem aí em Sardes uns poucos que não contaminaram as suas vestes. Eles andarão comigo, vestidos de branco, pois são dignos. O vencedor será igualmente vestido de branco. Jamais apagarei o seu nome do livro da vida, mas o reconhecerei diante do meu Pai e dos seus anjos. Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas”. Apocalipse 3:1-6

 

A igreja de Sardes

Uma igreja famosa, bem-sucedida aos olhos humanos, uma igreja que estava tranquila, afinal, nessa carta Jesus não cita a perseguição, mas talvez, justamente por estar tranquila e vivendo um momento de paz, ela deixou de buscar a intimidade com Jesus, deixou o primeiro amor, deixou Jesus, ela até continuou as obras, mas ela esvaziou-se da presença de Deus.

A advertência que ela recebe é que tem fama de estar viva, mas está morta! Olha só que interessante, nós temos o hábito de murmurar, lamentar e reclamar quando passamos por tribulações na vida, mas muitas vezes são exatamente essas tribulações que nos levam novamente ao colo de Deus. Na carta de Sardes Jesus não fala de sofrimento, de perseguição, mas, também, não são elogiados pela sua fé.

Por vezes, o melhor que poderíamos ter é a tribulação, para que ela nos mantenha firme na presença de Jesus, para que não morramos na fé!

Uma igreja morta

Uma igreja morta é aquela que não ouve mais a voz do Senhor, sua fé deixou de existir, ela existe por aparências e uma boa aparência!

Diferente do que nós muitas vezes pensamos, nem toda obra revela o que está dentro do coração, nós podemos fazer lindas ações, sermos pessoas de impecáveis obras de amor ao próximo, de caráter, de bom exemplo, mas sermos extremamente vazios por dentro, com um coração mau, cheio de ódio, cheio de orgulho, mesmo com nossas obras em ‘dia’.

Nós seres humanos pecadores que somos, temos o hábito de analisar o outro pelas obras, pelo que ela faz, pelo seu jeito de agir.  Formamos um conceito do outro a partir daquilo que vemos o outro fazendo. Isso é muito comum e alguns de nós tem isso como padrão diário de avaliação em relação ao próximo.

Mas essa carta de Jesus a Sardes nos trás uma bela advertência quanto a isso. Precisamos cuidar ao avaliar as pessoas pelo que elas fazem de bom ou ruim, pelo seu jeito, pela sua forma de agir, afinal, podemos estar nos enganando grandemente. Sardes tinha boa fama, fama de ótima igreja, mas na verdade ela estava morta!

Não é assim que nós somos? Nós comparamos igrejas e comunidades e dizemos se elas são melhores ou piores de acordo com o que nossos olhos veem, com a movimentação que há li, com a quantidade de programação. Nós escolhemos uma igreja para congregar olhando as obras da igreja. Quando deveríamos nos perguntar um pouco mais pelo que é essencial, pela Palavra, por Jesus.

 

A verdade do coração

Umas das coisas que a pandemia nos mostrou é que somos muito mais parecidos com Sardes do que gostamos de admitir. Como foi difícil manter a fé sem programações, sem eventos. Que briga para voltar a ter isso e aquilo, no tempo em que Jesus estava nos chamando a voltar a Ele.

Você tem fama de estar viva, mas está morta!

Se nossa fé depende de eventos, de reuniões, de retiros, de pessoas ou programações, então não é fé, e estamos mortos!

Nós não temos a capacidade de olhar o coração, por isso, precisamos analisar menos as igrejas e seus membros pelo que vemos externamente, e buscar mais em Jesus aquilo que em nosso coração está sendo falho. Apontar menos para a obra do outro, e cuidar mais da nossa verdade, do nosso coração.

E se você é alguém que busca mostrar boas obras aos outros, que se preocupa com o que as pessoas vão pensar das suas ações, leia essa carta e perceba, que mesmo que consigamos enganar muitos aqui nesse mundo, a Jesus não tem como enganar, não existe essa possibilidade, pois a verdade do nosso coração ele conhece melhor do que nós mesmos, então preocupe-se primeiro com o que está dentro e ninguém vê, com a verdade escondida aí dentro de ti.

“Conheço as suas obras; você tem fama de estar vivo, mas está morto”. Apocalipse 3:1

A fama não vale de nada para Jesus, pois ele conhece a verdade, ele é Senhor da verdade. Então sejamos verdadeiros conosco mesmos, porque não dá para esconder essa verdade do Senhor.

“Esteja atento! Fortaleça o que resta e que estava para morrer, pois não achei suas obras perfeitas aos olhos do meu Deus”. Apocalipse 3:2

Fortaleça o que resta e estava para morrer. Em Sardes ainda havia alguns que não viviam dessas aparências, ali naquela igreja ainda havia pessoas verdadeiras em sua fé e em seu relacionamento com Cristo. E Jesus escreve a esses dizendo para que a igreja olhasse para esses e se voltasse a verdade.

“Lembre-se, portanto, do que você recebeu e ouviu; obedeça e arrependa-se”. Apocalipse 3:3

Lembre-se! Assim como nós em nossa caminhada de fé e como igreja somos ensinados e, por vezes, nos desviamos do que aprendemos, com o passar do tempo Sardes esqueceu-se daquilo que havia recebido. Esqueceu-se de como era viver o verdadeiro Evangelho e foi abandonando Jesus Cristo, e assim a igreja morreu em seu relacionamento com seu Senhor.

 

Uma caminhada verdadeira

Assim nós somos também. No início da caminhada tudo é lindo, é muita empolgação, animação, queremos fazer muitas obras na igreja, mas com o passar do tempo enfrentamos conflitos, dilemas pessoais, diferenças de opiniões, dificuldades para vivenciar uma fé autêntica, e ao invés disso nos impulsionar ainda mais para Jesus e nos levar a maturidade, ela endurece nosso coração, nos torna pessoas amarguradas e vamos nos esquecendo do que aprendemos no início.

E ai alguns ficam como Sardes, com fama de estar vivos, pois continuam a fazer as obras, mas estão mortos, e outros ficam como Laodiceia mornos na fé, estagnados, ou outros como Éfeso que abandonam o primeiro amor, abandonam a Jesus, e assim por diante.

“Mas se você não estiver atento, virei como um ladrão e você não saberá a que hora virei contra você”. Apocalipse 3:3

A advertência está dada. Mude ó igreja! Arrependa-se!

Arrependa-se desse seu orgulho que lhe impede de se quebrantar na presença do Senhor; Abandone esse rancor que você carrega das pessoas, pois isso está matando seu relacionamento com Jesus; abandone a mentira que você vem vivendo, pois Jesus que é Senhor da verdade sonda o seu coração; pare de viver de obras e viva do relacionamento com Jesus. Pois se não há intimidade com Jesus, toda obra é apenas casca, é morte!

O chamado ao arrependimento está dado! Arrependa-se! Pois ainda é tempo!

“No entanto, você tem aí em Sardes uns poucos que não contaminaram as suas vestes. Eles andarão comigo, vestidos de branco, pois são dignos. O vencedor será igualmente vestido de branco. Jamais apagarei o seu nome do livro da vida”. Apocalipse 3:4,5

O próprio Jesus promete àqueles que caminharem com ele, que não contaminarem suas vestes se distanciando dele, herdarão a vida eterna estando com ele por toda a eternidade. Ele mesmo as limpará, ele mesmo lhes dará novas roupas, ele mesmo as vestirá de branco, ou seja, ele mesmo as deixará puras, livres do pecado. Ele fará isso por nós, pois somos seus discípulos, estamos entregues a ele!

“mas o reconhecerei diante do meu Pai e dos seus anjos”. Apocalipse 3:5

Essa parte da carta me fascina, pois Jesus está falando aqui algo que é especial para nós! Ele nos apresentará diante de Deus! Ele mesmo, que deu sua vida por nós que nos conhece profundamente, que sonda o íntimo dos corações, ele nos apresentará ao Pai e aos seus anjos, ele nos reconhecerá diante de Deus.

Que maravilhoso será esse dia, vamos ansiar por esse dia com coração verdadeiro, buscando uma profunda intimidade com Jesus, e que Jesus nos diga servo bom e fiel! Igreja você guardou sua fé! Filho amado de meu Pai venha comigo pois você guardou sua fé!

Perguntas para a Edificação:

  1. Como você descreveria hoje sua intimidade com Jesus?
  2. Como você tem buscado crescer no relacionamento com Jesus?
  3. Como a célula pode te ajudar a crescer nesse relacionamento com Jesus, para que sua fé seja viva?

 

  1. O que você compreendeu através da carta como uma igreja morta?
  2. Você já passou, ou está passando por um momento como o de Sardes, de ter boas obras mas estar morto por dentro? Com a fé abalada?
  3. Como a célula pode te ajudar no momento em que está passando?