Compartilhe!!!


O momento em que nós estamos vivendo nos faz pensar sobre temáticas que por vezes estavam adormecidas. Temáticas que por vezes falávamos mas não dávamos a devida atenção.

Pessoas têm opinado sobre os mais diversos assuntos, opiniões não tem faltado. Vemos, com isso, pessoas falando muito e fazendo bem menos do que poderia fazer. Uma música do cantor Humberto Gessinger nos auxilia a refletir nessa temática. O refrão da música diz:  

“Gente demais, com tempo demais; Falando demais! Gente demais, com tempo demais; Falando demais, alto demais; Vamos atrás de um pouco de paz! Aqui tem gente”

Os palpites, os “eu acho” estão rolando a solta! Cada um diz uma coisa e nos fazem escolher um lado! Mas cada um fala a partir de sua experiência, e daquilo que ouviu de outros.

Estamos falando demais! Apontando os problemas e as soluções demais! E agindo de menos! Temos opinião pra tudo, mas será que nossas opiniões estão de fato ajudando alguém?

Pare um pouco, desliga, se aquieta! Permita que Deus mostre a vontade dele pra esse momento! Vamos parar de opinar, de maldizer, de se irritar e vamos servir?

Tempos de Crise?

Em tempos de crise, tempos de fome, tempos de desesperança vemos personagens bíblicos que foram usados por Deus, não para reclamar, não pra falar os seus “eu acho”, mas para orar e ouvir a vontade de Deus, e a partir dela agir.

José do fundo do poço aprendeu a ser humilde e quando veio a maior fome que o tempo dele conheceu, ele colocou seu dom de administrador em ação e seguindo a vontade de Deus, salvou milhares de vida.

Neemias, em meio a desesperança do povo de Israel que viu sua cidade em ruinas, não ficou chorando a procurando culpados, mas seguindo a vontade de Deus, pôs seu talento em prática e como bom planejador reergueu o muro de Jerusalém.

Ester vendo o sofrimento do seu povo, não baixou a cabeça, mas jejuou, orou e usou de inteligência e sabedoria para salvar o seu povo. Ester foi um instrumento nas mãos de Deus.

Mas pra falar a nós hoje eu quero usar um exemplo do Novo Testamento. Sobre uma profissão que está em alta no momento, que está a todo vapor. Você já ouviu falar de Dorcas?

Aprendendo no Tempo de Crise - Atos 9.36-43

“Em Jope havia uma discípula chamada Tabita, que em grego é Dorcas, que se dedicava a praticar boas obras e dar esmolas. Naqueles dias ela ficou doente e morreu, e seu corpo foi lavado e colocado num quarto do andar superior. Lida ficava perto de Jope, e quando os discípulos ouviram falar que Pedro estava em Lida, mandaram-lhe dois homens dizer-lhe: "Não se demore em vir até nós". Pedro foi com eles e, quando chegou, foi levado para o quarto do andar superior. Todas as viúvas o rodearam, chorando e mostrando-lhe os vestidos e outras roupas que Dorcas tinha feito quando ainda estava com elas. Pedro mandou que todos saíssem do quarto; depois, ajoelhou-se e orou. Voltando-se para a mulher morta, disse: "Tabita, levante-se". Ela abriu os olhos e, vendo Pedro, sentou-se. Tomando-a pela mão, ajudou-a a pôr-se de pé. Então, chamando os santos e as viúvas, apresentou-a viva. Este fato se tornou conhecido em toda a cidade de Jope, e muitos creram no Senhor. Pedro ficou em Jope durante algum tempo, com um curtidor de couro chamado Simão”.

Dorcas: Uma mulher que compreendeu sua vocação! Ela era uma discípula que com o seu dom o seu talento servia a Deus. Uma mulher com uma condição financeira boa, estável, que sabendo costurar fazia roupas e vestidos para aquelas que não tinham, para as viúvas, para quem passava por crises.

Olha só que momento interessante, quantas costureiras estão dando bom testemunho nesse período doando máscaras para quem não tem? Doando máscaras para serem trocados por cestas básicas.

Dorcas era uma mulher que creu em Cristo de verdade. Essa mulher serviu com sua vocação.

Vocação? Sabes o que é isso?

Vocação não é seu emprego ou aquilo que você deseja fazer pra ganhar muito dinheiro, ou para ter status perante a sociedade.

 VOCAÇÃO: um chamado de Deus!

Vamos compreender o conceito de vocação. Aqui cito a partir da palavra “beruf” que é uma palavra alemã para vocação:

“Beruf é o chamado feito por Deus, em Jesus Cristo, para toda e qualquer pessoa que queira viver a obediência a fé. Esta por sua vez pode ser vivida nos mais diversos espaços da vida, tais como casamento, família, profissão e sociedade em geral”.

Vocação é, então, o chamado de Deus para ser cristão. Certo, mas o que é esse ser cristão?

É ser cristão não só aqui dentro de um templo. É ser cristão não só no meio de outros cristãos, mas é servir a Deus onde se está, é usar os dons e talentos que DEUS deu a você para servir a Ele mesmo e ao nosso próximo.

Dorcas entendeu que a sua vocação era ser uma boa costureira e com suas costuras glorificar a Deus e servir ao próximo. Ela foi chamada a ser cristã de forma integral e com sua profissão, em sua casa, onde ela estava, servir a Deus.

Para aquelas mulheres que eram ajudadas, a morte de Dorcas significa não apenas a perca de uma amiga, de uma pessoa próxima, mas a perca de um cristã verdadeira que vocacionada por Deus servia as pessoas ao seu redor.

Quantas pessoas hoje vivem sua vocação? Quantas pessoas entendem para o que Deus a chamou?

Muito estão passando seus dias murmurando, relatando todos os problemas do mundo, mas esquecendo-se que Deus nos vocaciona a servir como Cristãos nesse mundo de forma que o Reino de Deus seja anunciado através da nossa vocação.

Qual a sua vocação?

Deus te chamou para ser obediente a ele e, por meio da fé, ser um cristão onde você estiver. Em casa, com sua família, com seus amigos e no seu trabalho, ser cristão, ser vocacionado, servindo a Deus e glorificando a ele com aquilo que você é e aquilo que você faz.

Dorcas compreendeu sua vocação no serviço as viúvas. As viúvas naquele período não tinham aposentadoria nem pensão, pelo contrário, eram pessoas sofridas. Dorcas era boa costureira, e ela compreendeu que sua vocação era usar o seu talento para servir a Deus como costureira, cuidando de viúvas.

E pelo que o texto indica Dorcas fez isso com excelência, caso contrário não haveria tanto choro por sua morte. Viver sua vocação é servir com excelência com o seu melhor.

Quantas pessoas levantam todos os dias da cama se arrastando por precisar trabalhar e fazem no seu trabalho só o necessário para mantê-lo? Quantos cristãos ao invés de serem exemplos no serviço fazem tudo com descaso e preguiça.

Vocação não é simplesmente ter uma profissão. Vocação é saber-se chamado por Deus para atuar em determinada área e ali atuar com excelência para honra e glória de Deus.

No seu trabalho os seus atos e suas ações glorificam a Deus? Lá você faz o seu melhor para Deus?

Chamado para servir

Cada um é chamado por Deus para servir de forma diferente, para servir conforme Deus o vocacionou. Eu compreendi que Deus me vocacionou para servi-lo através do ministério ordenado, por isso estou aqui, servindo a Deus e buscando fazer isso com excelência na comunidade de Três Lagoas.

Mas, Deus chama não só para o estudo da teologia, ele chama costureiras como a Dorcas, administradores como o José lá do Egito, mestre de obras como Neemias e chama estrategistas como Ester.

Como?

Como um administrador pode servir a Deus e viver sua vocação? Sendo o melhor administrador que ele poder ser, fazendo seu serviço com qualidade e sendo justo, íntegro.

Como uma professora pode viver sua vocação? Sendo a melhor professora que ela puder ser, amando seus alunos e levando um ensino de qualidade, dando a melhor aula possível.

Como um agricultor pode viver sua vocação? Buscando produzir alimentos de qualidade, que vão alimentar outras bocas, cuidando da criação de Deus, e sendo responsável e correto.

E um mecânico? Concertando o carro pra dar segurança a quem vai fazer uso dele e cobrando um valor justo. Uma dona de casa? Deixando o seu lar organizado e agradável para a família, conversando com os filhos e ajudando nos deveres de casa. Um carpinteiro? Construindo a casa mais bem feita, segura e bonita com aquilo que lhe deram de material.

Assim cada um de vocês é chamado por Deus para servi-lo e ser obediente a ele onde vocês estão. Se em casa ou no trabalho, se na escola ou na faculdade, se com pessoas cristãs ou não. A vocação, o beruf, é o chamado de Deus para viver a fé Cristã em Obediência fiel onde quer que nós estejamos.

Qual é a sua vocação? Para onde Deus tem te chamado a servir?

Sirva com excelência onde Deus te colocou, para honra e glória do próprio Deus!

 

Miss. Daline Moeller – Pastora Geral