"A minha alma está pegada ao pó; vivifica-me segundo a tua palavra." -Salmos 119:25

Irno Prediger

Pastor Emérito

bootstrap modal form

“VIVIFICA-ME SEGUNDO A TUA PALAVRA”

Salmo 119.25b

Texto: Salmo 119, versículos 25, 50, 105, 107.


 Muitas pessoas estão se arrastando em sua vida de fé, comendo pó! Estão desanimadas, sem forças para se levantarem. Estão com a sua “alma apegada ao pó” (Sl 119.25). Carecem dum avivamento. Como serão avivados? Não será possível sem apegar-se à Palavra de Deus. 

 Muitos crentes andam “angustiados” (Sl 119.50 e “aflitos” (Sl 119.107). Estão murchos na sua vida espiritual. Estão precisando dum avivamento espiritual. Como serão avivados? Só é possível mediante a Palavra de Deus, como podemos observar nos próprios versículos acima.

 Um avivamento pessoal, bem como um avivamento na igreja ou na sua célula, não acontece num passe de mágica, mas através da atuação poderosa de Deus, usando a sua Palavra. Por isso, façamos coro com o salmista: “Vivifica-me segundo a tua Palavra”!

1. A Palavra de Deus é como fogo.

Jr 23.29: “Não é a minha palavra fogo, diz o Senhor...”?

Por que a Palavra de Deus é como fogo? O que o fogo faz?

 O fogo queima. Assim como o fogo, também a Palavra de Deus queima nossos pecados e impurezas do nosso coração. Na noite antes de ser crucificado, Jesus disse aos seus discípulos: “Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado” (Jo 15.3). Isso o Senhor falou aos seus discípulos depois de um bom tempo de discipulado, onde aprenderam e creram na palavra que Jesus lhes transmitiu. Um avivamento em nossas vidas, inevitavelmente, passa por uma purificação do nosso interior, onde a Palavra de Deus é colocada em prática por nós.

 O fogo aquece. Quando você busca a Palavra, Deus fala para você com seu Espírito Santo e você é animado. Tal como o fogo, também a Palavra de Deus nos aquece os corações desanimados.

O fogo ilumina. Um dos problemas porque muitas vezes ficamos deprimidos e angustiados é porque perdemos o rumo e o sentido de viver. Não sabemos o que fazer e para onde ir. Como seus caminhos podem ser iluminados novamente? Buscando a Palavra de Deus. O Sl 119.105 diz: “Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra, e luz para os meus caminhos”. Como você quer prosseguir em sua vida sem ouvir a Palavra de Deus nos cultos? Sem participar duma célula onde o grupo procura se ajudar a aplicar a Palavra de Deus às suas vidas? Exemplo: Há 46 anos eu era pastor em Bagé / RS e tinha um fusca à disposição. Depois duma reunião dum grupo ECO na Colônia Jardim (30 Km da cidade), na volta para casa, de repente deu pane na parte elétrica do fusca. Sem ver mais nada, nem 10 metros adiante, eu e Marli estávamos na valeta, numa noite totalmente escura no campo. Sem a luz da Palavra de Deus você não consegue chegar ao Destino, andando neste mundo de trevas!!

O fogo produz energia. É com a energia do fogo que o ferreiro faz amolecer o ferro e transformá-lo numa ferramenta útil. É com a energia da Palavra que Deus amolece seu coração duro e transforma você num instrumento útil para o Reino de Deus. É, assim, pela Palavra que Deus vivifica você quando está desanimado e a sua alma está caída lambendo o pó!

2. A Palavra de Deus é como martelo.

Jr 23.29b: “Não é a minha Palavra... martelo que esmiúça a penha”?

Por que a Palavra de Deus é como martelo? O que faz o martelo?


O martelo esmigalha a rocha. Nosso coração humano e a nossa mente tendem a ser duros como um grande rochedo (penha). Vícios e maus hábitos são difíceis de serem quebrados na vida das pessoas, mas a Palavra de Deus pode quebrá-los. É na leitura e meditação da Palavra de Deus que nós somos quebrados e moldados segundo o querer de Deus. É das rochas quebradas que se obtém o precioso ferro e outros metais preciosos. Assim Deus, usando a sua Palavra, também transforma os corações duros obstinados do homem.


O martelo une dois objetos separados. Usando um prego e um martelo, Duas tábuas podem ser unidas. Assim Deus também usa a Palavra para unir a nós em Cristo, assim como unir um casal onde o gênio de um é bem diferente do gênio de outro. Seu casamento em crise será unido e restabelecido quando você e seu cônjuge decidem buscar e se sujeitar aos ensinos de Deus em sua Palavra.

 

3. A Palavra de Deus é como espada com fio dos dois lados.

Hb 4.12: “Porque a Palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração”.

Por que a Palavra de Deus é como espada? O que faz a espada?

A espada de dois gumes (com fio dos dois lados) penetra facilmente em nosso corpo. Tem pessoas que parecem duras e onde o evangelho parece impenetrável. Pais desistem de ensinar filhos rebeldes porque nada conseguem. O Estado prende em celas de segurança máxima bandidos cruéis e perigosos porque não vê solução para eles viverem em sociedade. Mas a Palavra de Deus, como espada de dois gumes, é capaz de penetrar os corações mais endurecidos de pessoas e transformá-las em filhos de Deus e pregadores do evangelho. Só a Palavra de Deus é capaz de penetrar no homem e onde nada e ninguém consegue penetrar.

A espada de dois gumes divide ossos, juntas e medulas. Há traumas, medos e sentimentos difíceis de curar na vida de algumas pessoas que as perseguem a vida inteira e que as deixam derrubadas e com a sua alma no pó. Coisas que nenhum psicólogo consegue desvendar e resolver, a Palavra de Deus consegue, pois a Palavra penetra no ser humano ao ponto de “discernir os pensamentos e propósitos do coração” duma pessoa. Você tem traumas e medos da infância que lhe deixam derrubados? Busque a Palavra de Deus, pois ela penetra em você onde nenhum remédio ou outra coisa conseguem chegar para curar a sua alma ferida.

A espada serve para atacar e se defender do inimigo. O diabo, nosso adversário, não se cansa de nos molestar e atacar. Há armas de defesa para você usar diante do inimigo de nossas almas: a fé, a oração, etc., mas a única arma de ataque da “armadura de Deus” à nossa disposição, conforme Ef 6.10-18, é a Palavra de Deus. “Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus”. O uso constante e regular da Palavra de Deus, mantém o diabo afastado de você. Sem aplicar regularmente a Palavra de Deus, você estará sempre debaixo dos ataques do “inimigo” (satanás).  

CONCLUSÃO

 Você deseja um verdadeiro avivamento em sua vida pessoal? Na sua célula? Então busque de forma regular e séria ouvir e praticar a Palavra de Deus. Um avivamento consistente em sua vida de fé só é possível desenvolvendo uma intimidade com Deus, ouvindo e praticando o ensino de Jesus em sua Palavra.

 Recomendo que você:

‘ a) Tenha e leia diariamente o devocionário “Orando em Família”;

 b) Que você faça, a nível de dupla, o discipulado, estudando os nossos livros: “Discípulo em Formação” e “Discípulo em Crescimento”. Quem passa por um discipulado, tem ao seu lado um irmão que o ajuda a crescer na fé e, quem já, passou por um discipulado e se dedica a fazer discipulado com outra pessoa, mantém a sua fé acesa e experimenta um avivamento contínuo.

Perguntas para os grupos:

1. Cada um ler um dos textos (versículos da mensagem) e comentar: O que Deus fala a você através desta palavra bíblica?

2. Por que a Palavra de Deus é importante para você ser vivificado na fé?

3. Como podemos crescer em aprender e aplicar a Palavra de Deus às nossas vidas?


COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS

Endereço

Rua Protázio Garcia Leal, 1137 
Três Lagoas - MS

Contato

Email: secretaria@luterana3lagoas.com.br