Compartilhe!!!


Personagens ao redor daquela manjedoura

"Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo: Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor” Lucas 2.10-11

Uma grande notícia, que traz grande alegria e para todos: O nascimento de Jesus! O Natal!

Quero te convidar hoje a olhar um pouco e usar sua imaginação para perceber um pouco de como foi esse natal para aqueles que estavam ali, envolvidos na história de Jesus e que tiveram a oportunidade de ver o menino que nasceu.

Vamos entrar nessa história, nesse natal que é para todos e perceber como aquelas pessoas viveram esse natal, e também perceber quem nós seríamos se estivéssemos lá! 

Vamos aos primeiros personagens e suas características:

Primeiro grupo de personagens: Pastores

  • A classe dos pastores de ovelhas é muito desprezada na literatura rabínica (sábios da época). Os fariseus os caracterizavam como ladrões e enganadores. Pastores eram considerados a plebe que não conhece a Lei de Deus.
  • Os tribunais nem mesmo aceitavam os pastores como testemunhas e eles eram privados dos direitos civis.
  • Um ditado dos rabinos da época dizia: “Nenhuma classe no mundo é tão desprezível quanto a classe dos pastores”.
  • É para essa classe de pastores que estavam ali nos arredores de Belém que anjos aparecem para anunciar em primeira mão o nascimento do maior homem que já veio ao mundo.
  • Todos dormiam tranquilamente em suas casas, os rebanhos estavam adormecidos, os pastores estão no campo, possivelmente fazendo uma escala para vigiar os rebanhos contra feras selvagens e, no silêncio da noite, surgem Anjos com a grande notícia!

 

“Havia pastores que estavam nos campos próximos e durante a noite tomavam conta dos seus rebanhos. E aconteceu que um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor resplandeceu ao redor deles; e ficaram aterrorizados. Mas o anjo lhes disse: "Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo: Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor. Isto lhes servirá de sinal: encontrarão o bebê envolto em panos e deitado numa manjedoura". De repente, uma grande multidão do exército celestial apareceu com o anjo, louvando a Deus e dizendo: "Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor". Quando os anjos os deixaram e foram para o céu, os pastores disseram uns aos outros: "Vamos a Belém, e vejamos isso que aconteceu, e que o Senhor nos deu a conhecer". Então correram para lá e encontraram Maria e José, e o bebê deitado na manjedoura. Depois de o verem, contaram a todos o que lhes fora dito a respeito daquele menino, e todos os que ouviram o que os pastores diziam ficaram admirados. Maria, porém, guardava todas essas coisas e sobre elas refletia em seu coração. Os pastores voltaram glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham visto e ouvido, como lhes fora dito”. Lucas 2:8-20

 

Perceba que interessante, quando a glória do céu se apresenta ao ser humano a primeira reação é sempre o susto e o medo. Não foi diferente para os pastores e para Maria. Isso apenas revela o quanto para nós pecadores a Glória de Deus é grandiosa e impactante. Diferente de Jesus, que em nenhum momento demonstra esse espanto quando essa glória é revelada diante dele.

Com a notícia os pastores vão à Belém e encontram o menino numa manjedoura, num lugar sujo e tão, mas tão pobre, que aos olhos de descrentes, com certeza, seria inútil pensar que aquela criança traria diferença ao mundo. No entanto, aos que creem, aos que olham para o Messias com fé, seja na manjedoura, seja na sua vida, seja na cruz, experimentam vivamente a graça de Deus em sua vida. Nosso salvador é o único que gera testemunhas corretas, gerando também poder sobre corações que ouvem a boa notícia.

Quando a experiência diante de Jesus é pura e madura, todas as discussões acabam, porque os discípulos de Jesus não precisam de provas, de doutrinas, de insistências, os discípulos são testemunhas de fatos! Desse fato que os pastores viram e contaram adiante!

Segundo grupo de Personagens:  Magos do Oriente

  • Eram astrólogos, estudavam as estrelas e seus significados.
  • Eram também pagãos, descrentes. Nem mesmo eram adoradores do Deus de Israel, e entram em cena como figuras importantes que visitam Jesus.
  • Os judeus desconsideravam aqueles que não faziam parte do seu povo. Diferente dos cristãos que tem o alvo de evangelizar, os judeus apenas se entendiam separados como povo de Deus e, por isso, melhores. Sabendo disso, a visita dos magos se torna ainda mais interessante nessa história, afinal, eles não chegaram logo após o nascimento, eles demoraram algum tempo, mesmo assim são citados pelo Evangelista Mateus.
  • Eles não tinham dúvida de que a Nova estrela que surgiu indicava o nascimento do novo rei de Judá.

 

“Depois de ouvirem o rei, eles seguiram o seu caminho, e a estrela que tinham visto no Oriente foi adiante deles, até que finalmente parou sobre o lugar onde estava o menino. Quando tornaram a ver a estrela, encheram-se de júbilo. Ao entrarem na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o adoraram. Então abriram os seus tesouros e lhe deram presentes: ouro, incenso e mirra. E, tendo sido advertidos em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram a sua terra por outro caminho”.  Mateus 2:9-12

Aqueles que nem mesmo eram do povo de Deus reconheceram o nascimento de um grande rei. Ninguém precisou anunciar para eles. Simplesmente foram em busca do rei que viera ao mundo pois desejavam adorá-lo. Os magos do oriente são os personagens que mostram na história do Natal que o Evangelho não é fechado a um grupo étnico ou algo assim, mas que ela é pra todos os povos de todos os lugares.

Outro fator interessante nesses personagens é que não foi um crente que lhes contou a notícia, eles foram até o menino Jesus por reconhecer que algo na criação de Deus indicava um novo momento. Eles encontraram o Deus menino através daquela estrela colocada lá para sinalizar a grandeza do nascimento do Filho de Deus.

 

Terceiro personagem nessa história: Herodes 

  • Herodes tinha o título de Rei da Judeia.
  • Era um homem extremamente ciumento e eliminava todos aqueles que ofereciam risco ao seu reinado.
  • Na história do Natal Herodes fica sabendo do nascimento de Jesus através dos magos que estão a procura do novo rei.
  • Ao saber do nascimento de um menino que poderia substituí-lo ele simplesmente manda matar todos os meninos com idade inferior a dois anos

 “Quando Herodes percebeu que havia sido enganado pelos magos, ficou furioso e ordenou que matassem todos os meninos de dois anos para baixo, em Belém e nas proximidades, de acordo com a informação que havia obtido dos magos. Então se cumpriu o que fora dito pelo profeta Jeremias: "Ouviu-se uma voz em Ramá, choro e grande lamentação; é Raquel que chora por seus filhos e recusa ser consolada, porque já não existem". Mateus 2:16-18

Herodes ao saber do nascimento de um novo rei toma atitudes diferente daquela dos magos que vão adorar o rei. Herodes tomado por inveja e medo de perder poder, enche-se de ódio e ordena a morte de centenas de crianças, apenas por medo de perder o poder.

Herodes também não era judeu, também não pertencia ao povo de Deus. Mas morava entre eles e os governava na Judeia. Ele tem a mesma oportunidade dos magos de conhecer Jesus, mas por ser duro de coração e olhar apenas para si, ele perde essa oportunidade e morre sem ao menos saber que rei era esse que havia nascido. Morre com seu egoísmo.

Quarto grupo de personagens: Anjos  

  • Os anjos são os mensageiros e a gentes de Deus nessa história do nascimento.
  • São eles que fazem os comunicados as pessoas envolvidas, mas são eles também que participam do nascimento fazendo uma verdadeira festa, enquanto o mundo dormia, o céu tocava a terra na encarnação do Filho de Deus e na alegria dos Anjos cantando e glorificando a Deus
  • A notícia que eles trazem tem 3 características: 1 - Alegre notícia; 2- Grande alegria; 3- Para todo o povo. É uma boa notícia, ou seja, é EVANGELHO! Essa notícia traz consigo uma grande alegria que é para todos, não é para um grupo exclusivo, o natal é para todos!

“No sexto mês Deus enviou o anjo Gabriel a Nazaré, cidade da Galiléia” Lucas 1:26

“De repente, uma grande multidão do exército celestial apareceu com o anjo, louvando a Deus e dizendo: "Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor". Lucas 2:13,14

Os Anjos glorificaram a Deus pois sabiam o imenso acontecimento que era aquele nascimento. O Natal dos anjos foi cheio de canto e festa. Foi louvor e adoração a Deus, foi alegria, afinal, eles sabiam o verdadeiro significado daquele nascimento na estrebaria. E além de adorar e se alegrar, eles contaram a outros que também tiveram a oportunidade de ir até a estrebaria.

Quinto personagem: Dono da Estrebaria

  • O dono da estrabaria não é citado na história, apenas sabemos que não havia lugar nos hotéis e pousadas da época e, por isso, apenas sobrou o estábulo, a estrabaria, lugar onde os animais repousavam, para um homem e uma mulher grávida dormirem.
  • O que podemos deduzir é que o dono daquela estrebaria nem mesmo sabia a grandiosidade do que estava acontecendo ali na sua propriedade.
  • Preocupado talvez com os hospedes ele perdeu a oportunidade de acolher Jesus em seu nascimento.

Sexto personagem: José

  • Sabemos que José era da linhagem de Davi e que sua profissão era a carpintaria. Morava na cidade de Nazaré, uma cidade não importante, mas tinha nascido em Belém cidade de Davi.
  • José encara um caminho de 170 km com uma mulher grávida perto de dar a luz (cerca de 5 dias de viagem)
  • Com pobreza e simplicidade e contra todas as regras culturais ele acolhe Maria como sua esposa e aguarda junto com ela o Filho de Deus.

 “Foi assim o nascimento de Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, mas, antes que se unissem, achou-se grávida pelo Espírito Santo. Por ser José, seu marido, um homem justo, e não querendo expô-la à desonra pública, pretendia anular o casamento secretamente. Mas, depois de ter pensado nisso, apareceu-lhe um anjo do Senhor em sonho e disse: "José, filho de Davi, não tema receber Maria como sua esposa, pois o que nela foi gerado procede do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados". Mateus 1:18-21

 

José não era o pai legítimo de Jesus e ele mesmo sabia disso. Para época essa situação é, com certeza, um grande escândalo. O texto diz que José era justo, e quando o anjo lhe conta os planos de Deus ele assume o papel de cuidador e protetor de Maria e do bebê.

José para salvar a vida de Jesus muda-se para o Egito. E também como esposo respeita Maria em sua gravidez não tendo relações com ela.

José participa do milagre da encarnação não como mero expectador, mas como parte importante do cuidado e crescimento de Jesus. Como servo de Deus ele é uma peça importante nessa história.

 

Sétimo personagem: Maria

  • Maria á a jovem escolhida para carregar em seu ventre o próprio Filho de Deus.
  • É interessante perceber que a Escritura silencia os detalhes sobre a vida de José e Maria. O pouco que sabemos de Maria é que ela era jovem, noiva, pobre, virgem e que era serva do Senhor, pois se alegrou com a notícia de carregar em seu ventre Jesus.
  • Importante perceber que Deus escolhe uma noiva. Por quê? Porque José deveria lhe dar a proteção devida dando também cuidado ao bebê assegurando sua defesa e o direito à cidadania em Israel, bem como, a linhagem de Davi.

 

“uma virgem prometida em casamento a certo homem chamado José, descendente de Davi. O nome da virgem era Maria. O anjo, aproximando-se dela, disse: "Alegre-se, agraciada! O Senhor está com você! " Maria ficou perturbada com essas palavras, pensando no que poderia significar esta saudação. Mas o anjo lhe disse: "Não tenha medo, Maria; você foi agraciada por Deus! Você ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Jesus”. Lucas 1:27-31

“e ela deu à luz o seu primogênito. Envolveu-o em panos e o colocou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria”. Lucas 2:7

Como todos os demais personagens citados nessa história Maria não era perfeita, ela era falha e pecadora como cada um de nós, tanto que se assusta e fica com medo da notícia que recebeu. E cabe ao anjo acalma-la.

Maria recebe a tarefa de mãe. De dar cuidado e carinho, de amamentar e amar aquele bebê e assim ela o faz. Maria aparece na história de Jesus até a crucificação, mesmo que Jesus tenha se afastado de Maria como mãe, ela o reconhece como salvador.

 

Se você fosse personagem nessa história, onde você se encaixaria?

                - Pastores de ovelhas:  pertenciam ao povo de Deus, no entanto, eram desprezados por alguns. Receberam a notícia do Evangelho e foram logo conferir.  Ao ver creram e saíram adorando a Deus e espalhando o Evangelho. São cristãos que por muito tempo ‘ficaram de lado’ mas, são chamados e desafiados pelo próprio Deus a se encontrarem em sua presença e conhecer ele de perto. Ao experimentarem essa presença não ficam calados, tornam-se arautos (mensageiros) do Evangelho.

                - Magos do Oriente : São os curiosos que suspeitam de algo grande iria acontecer e vão atrás, vão buscar saber mais, saber quem era o rei que havia nascido. No início erraram o caminho, indo até Herodes, mas depois de algum tempo encontraram Jesus e se alegraram em sua presença. Diferente dos pastores, não sabemos se os magos compreenderam quem era aquele menino, que ele era o Filho de Deus, mas sabemos que eles o buscaram para adorar e que se esforçaram para isso, pois fizeram uma longa viagem. Eles adoram o menino Jesus! São aqueles que buscam saber mais, que buscam o verdadeiro Natal: adorar a Jesus!

                - Herodes: Foi orgulhoso e invejoso demais. Não se deu nem mesmo ao trabalho de buscar informações e tentar saber quem era esse rei. Por sentir-se ameaçado ele tenta eliminar todas as possibilidades de que esse rei o vença. Herodes é o coração duro, que permanece em suas convicções, com um duro coração, não permite que o amor de Deus o transforme. São aqueles que ficam sabendo acerca de Jesus mas decidem permanecer sem ele, e até mesmo buscam destruir essa alegria que vem daqueles que conhecem a Jesus.

                - Anjos: São os mensageiros, os arautos. Aqueles que dão o recado, que acompanham os acontecimentos e se alegram com a beleza da glória de Deus. São os de coração alegres com o Milagre do Natal e que sinceramente adoram a Deus pelo seu amor e bondade, são aqueles que usados por Deus anunciam o verdadeiro Natal nesse mundo.

                - Dono da Estrebaria: Esse é o que perdeu a oportunidade de conhecer de perto seu salvador. Com muita gente pra hospedar, com muito trabalho em vista, com tanta correria, ele perdeu a oportunidade de presenciar o milagre do Natal, o nascimento de Deus. Toda sua ocupação deixou Jesus de lado, na parte mais esquecida, lá com os animais. Quantos de nós não somos como os donos da hospedaria? Nossas casas, nossas vidas, nossos corações já estão cheios e ocupados demais. Perdemos assim a oportunidade de estar na presença de Deus.

                - José e Maria: Os escolhidos pelo próprio Deus para fazer parte de sua missão nesse mundo. Um jovem casal, que pelo que sabemos eram servos, encararam os desafios do chamado que receberam. Criam um filho da melhor forma que puderam para honra e glória de Deus. Eles foram chamados para esse ministério: Cuidar do Filho de Deus, até o momento em que ele iniciaria seu ministério. Todos nós hoje também somos chamados por Deus para cumprir sua vontade em diversas ações e vivências da vida. Cabe a nós sermos ou não como esse jovem casal que cumpriu seu chamado com excelência.

Quem é você nessa história?

                - E então, consegue se perceber nessa história? Consegues se perceber diante de Deus e ser verdadeiro dizendo: Deus quem sou eu diante de ti?

                - Muitas vezes nós nos enganamos nesse processo e não somos verdadeiros conosco mesmos. Esses personagens em seus erros e acertos, em suas falhas e forças, mostram que a história do nascimento de Jesus envolveu seres humanos como eu e você. Mas além de tudo isso, e principalmente, essa história aponta para o Milagre que se deu ali, onde a eternidade adentrou a criação e se fez humano, como eu e você.  

Não minimize esse milagre, não permita que ele se torne corriqueiro e simples. Ele é grande, é poderoso, e salvífico! É Deus te dizendo, eu vim por você!

Perguntas para a Edificação:

Conversem sobre o que Deus falou no seu coração nesse Natal, e se ele não falou nada conversem sobre como está esse coraçõ. Será que Deus não tem falado, ou nosso coração está cheio demais para conseguir ouvi-lo?