Compartilhe!!!


1 Timóteo 4.9-16

Timóteo era um jovem e o nome Timóteo significa: aquele que honra a Deus.

Timóteo nasceu em Listra, sua mãe era judia, e seu pai grego provavelmente alguém bem de vida. Com certeza, Timóteo conhecia as escrituras por meio de sua mãe e de sua avó. Ele testemunhou um dos apedrejamentos de Paulo e tornou-se cristão ainda muito jovem. Timóteo foi discipulado por Paulo.

Paulo foi um grande apóstolo, evangelista e missionário. Viajou pelo império romano levando a notícia de que um homem judeu tinha morrido pelo pecado de todos, e esse era Jesus, o filho de Deus. Timóteo, sua mãe e sua avó foram alcançados por esse filho de Deus, através de Paulo e de pessoas que foram até Listra com essa notícia.

O texto que lemos é a primeira carta de Paulo ao seu querido discipulando Timóteo. O jovem tinha o dom da pregação e da liderança, ele foi assim confirmado pelos presbíteros por oração e imposição de mãos.

Mas ele era jovem, muito jovem. Como os mais velhos iam ouvi-lo ou respeitá-lo? Um menino pregando e ensinando no lugar de Paulo, ele era só um jovem. Mas Paulo conhecia Timóteo e sabia que Deus o havia chamado para o ministério e, por isso, Paulo fortalece o jovem não permitindo que ele desanime.

“Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo, o Salvador de todos os homens, especialmente dos que creem”.

1 Timóteo 4:10

A esperança daqueles que levam a Palavra de Deus que sofrem por pregá-la que trabalham com garra pela igreja de Cristo, está no próprio Cristo. Paulo nessa carta instrui e ensina Timóteo sobre várias questões da fé. Ele repassa ensinamentos para que Timóteo ajude os cristãos no seu dia-a-dia.

Por que isso? Porque Paulo tem a certeza de que aqueles que permanecerem firmes em sua fé em Jesus serão salvos quando ele voltar.

“Ordene e ensine estas coisas”.

1 Timóteo 4:11

Isso mesmo Timóteo, é você mesmo que deve ensinar. É você mesmo que será usado por Deus para pregar e instruir a igreja que Deus confiou em suas mãos. Paulo quer fortalecer o ministério de Timóteo.

“Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza”.

1 Timóteo 4:12

O fato dele ser jovem não deveria ser impedimento para que ele servisse a Deus a frente de uma igreja, mas pelo contrário, ele deveria ser exemplo aos mais jovens e aos mais velhos. Seja exemplo: na palavra, estudando ela com amor e sinceridade de coração, permitindo que o Espírito Santo fale ao seu coração através da Palavra de Deus; no procedimento, ou seja, nas suas ações seja um exemplo, buscando agir a semelhança de Cristo; no amor, que todos vejam que tudo o que você faz é por amor, porque Timóteo conhecia o amor de Cristo por ele; na fé, a fé de Timóteo deveria ser sincera, verdadeira; e na pureza, que ele fosse puro de coração e pensamento, buscando agir conforme a vontade de Deus.

Ser jovem ou ser mais velho; ser alto ou baixinho; falar bem ou ser gago; ter uma ótima visão ou ser cego; ser homem ou mulher; ser bem sucedido ou muito simples; nenhum desses fatores pode nos impedir de sermos ministros do evangelho e pregar a Palavra de Deus. Fatores físicos, características não devem nos impedir.

Se Deus nos fez como somos é por que dessa maneira ele quer nos usar. Ele quer transformar sim nosso coração e nossas atitudes, para sermos segundo a vontade dele e não a nossa. Mas a idade não nos deve impedir de testemunhar o amor de Deus, as condições financeiras não devem impedir de testemunhar o amor de Deus, o passado de pecado que já foi apagado por Deus e entregue na cruz não devem nos impedir de testemunhar do amor de Deus.

Timóteo era jovem, mas Paulo sabia que ele tinha uma fé verdadeira e sincera e que Deus o havia chamado para testemunhar dessa fé.

“Até a minha chegada, dedique-se à leitura pública da Escritura, à exortação e ao ensino. Não negligencie o dom que lhe foi dado por mensagem profética com imposição de mãos dos presbíteros”.

1 Timóteo 4:13,14

Deus deu um dom e chamou Timóteo, e isso foi confirmado pelos presbíteros, pelos mais velhos na fé e Paulo insiste para que ele  não deixe de lado o chamado de Deus, pelo contrário, ele deveria servir com alegria a Deus onde ele o chamou, onde ele o colocou.

“Seja diligente nestas coisas; dedique-se inteiramente a elas, para que todos vejam o seu progresso. Atente bem para a sua própria vida e para a doutrina, perseverando nesses deveres, pois, fazendo isso, você salvará tanto a si mesmo quanto aos que o ouvem”.

1 Timóteo 4:15,16

Porque se assim você fizer, se você servir a Deus com alegria e pregar a sua palavra com verdade e fé, muitas pessoas serão salvas por Cristo por meio de você.

As Palavras de Paulo a Timóteo são também conselhos e chamado para nós. Para os que hoje têm inventado desculpas ou empecilhos para ouvir o evangelho, e também para falar dele adiante.

E que assim como Paulo disse a Timóteo o meu desejo é de coração que possamos vivenciar nessa comunidade salvação: “Atente bem para a sua própria vida e para a doutrina, perseverando nesses deveres, pois, fazendo isso, você salvará tanto a si mesmo quanto aos que o ouvem”.

1 Timóteo 4:16

 

Sugestão de perguntas:

  1. O que para você define uma pessoa que é um exemplo?  (Ou) Quem são as pessoas que você tem como exemplo em sua vida?
  2. O que nos impede de ser exemplo a outras pessoas no dia-a-dia?
  3. Como você tem levado o Evangelho a outras pessoas a partir do seu exemplo?
  4. (Se der tempo) A nossa comunidade tem capacitado os membros para serem exemplos?