QUAL É O PROPÓSITO DE DEUS PARA SEU POVO?

SER UMA BÊNÇÃO PARA O MUNDO

admin
Escrito por admin em fevereiro 12, 2020
SER UMA BÊNÇÃO PARA O MUNDO
Você é novo por aqui?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Gn 12.3b: “…e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados”.

Mt 5.14a; 16: “Vocês são a luz do mundo… Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus”.

INTRODUÇÃO

            Quando nós olhamos para a Bíblia como um todo, percebemos que ela trata dum grande propósito de Deus: o de reconciliar novamente a humanidade com o seu Criador. Os primeiros 11 capítulos de Gênesis nos relatam sobre a criação do mundo e do ser humano; sobre a sua queda e separação de Deus, bem como das consequências desastrosas dessa opção do ser humano.

A partir de Gn 12, com Abraão, Deus inicia seu grande projeto de salvar a humanidade, reconciliando-a novamente com ele, o seu Criador. Na mensagem de hoje quero focar neste homem, observando através da vida dele a maneira como Deus trabalha conosco para tornar-nos em uma bênção para o mundo.

De Abraão, que viveu há 4.000 anos, Deus fez uma grande nação. Com que propósito? Para que fosse um povo de bênção para todos os povos da terra, como havia dito a Abraão (Gn 12.3). Era propósito de Deus para Israel, na qualidade de servo do Senhor, ser luz para os povos. Lemos isso, por exemplo, em Is 49.6: “Ele diz: Para você é coisa pequena demais ser meu servo para restaurar as tribos de Jacó e trazer de volta aqueles de Israel que eu guardei. Também farei de você uma luz para os gentios, para que você leve a minha salvação até os confins da terra”.

Israel, porém, muito ocupado só consigo mesmo, basicamente perdeu a visão do propósito para o qual Deus os criou como um povo neste mundo. Procuravam resgatar os seus (israelitas) espalhados pelo mundo, mas pouco se importaram com o serem a luz de Deus para os demais povos à sua volta e pelo mundo afora. Israel não estava muito a fim der instrumento de Deus para a salvação dos outros povos, nesse propósito de Deus para reconciliar todos os povos com Deus.

Se Israel, como povo, em boa medida falhou em ser “luz para os gentios”, Deus não desistiu do seu propósito. Deus envia seu Filho e levanta um descendente de Abraão, 42 gerações depois deste. Agora Jesus diz: Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará nas trevas, mas terá a luz da vida” (Jo 8.12).

Jesus estende a nós, seus discípulos, a tarefa de sermos luz do mundo. Ele diz, em Mt 5.14a e 5.16: “Vocês são a luz do mundo”…Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus”.  

            Se Israel, em boa medida, falhou em ser “luz para os gentios”, por se satisfazerem com sua fé em Deus, sem se preocuparem com o mundo perdido, ou seja, a humanidade separada de Deus devido ao pecado, nós não deveríamos cair no mesmo erro. É importante nós termos ciência desse propósito de Deus para conosco. Deus tem o propósito de sermos uma bênção para o mundo; de sermos luz do mundo.

Pr. Irno Prediger – Pastor Emérito

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *