Compartilhe!!!


Nas últimas mensagens falamos sobre aspectos essenciais da fé cristã. Criação (Deus criou todas as coisas); Queda (entrada do pecado); Redenção (A morte de Jesus na cruz e sua ressureição); e Consumação (a esperança da volta de Cristo). Esse é o fio vermelho que perpassa toda a Bíblia. Toda história da humanidade se resume na missão de Deus, que é resgatar a humanidade pecadora, e essa missão tem a ver conosco hoje.

Tendo dito isso, foi elevado às alturas enquanto eles olhavam, e uma nuvem o encobriu da vista deles. E eles ficaram com os olhos fixos no céu enquanto ele subia. De repente surgiram diante deles dois homens vestidos de branco, que lhes disseram: “Galileus, por que vocês estão olhando para o céu? Este mesmo Jesus, que dentre vocês foi elevado ao céu, voltará da mesma forma como o viram subir”. Atos 1:9-11

O texto acima de Atos é o relato de Jesus indo para o Pai, subindo ao céu, após sua ressureição. Nesse domingo celebramos a Páscoa. A vitória da vida sobre a morte. Dia em que o nosso Deus revelou sua vontade na ressureição do seu Filho. A morte de um homem trouxe nova vida para todos que nele creram. Essa data é a mais importante para o cristianismo, mais que o Natal, pois foi nesse domingo que nós recebemos nova esperança.

Ao compreendermos a salvação em Cristo e crermos, ao entregar nossas vidas a Jesus tendo Ele como Senhor e salvação, somos, então, salvos. Mas e depois disso? Então Jesus subiu aos céus, nós continuamos nossas vidas aqui só esperando ele voltar? O que fazemos depois de crer em Jesus? Vamos aos cultos quando dá, oramos de vez em quando, lemos a Bíblia e esperamos? Afinal se nós já estamos salvos os demais que se virem, pois eu estou tranquilo! É isso mesmo?

Nós fazemos algumas boas ações, somos corretos na vida e, no mais, cremos em Jesus então estamos salvos e podemos “relaxar”? Será que esse é o desejo de Jesus? Vamos refletir sobre isso e compreender como nós somos parte dessa missão de Deus para a redenção da humanidade!

Leitura: Mateus 28. 18-20

Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”. Mateus 28:18-20

Como a história continua? Ela continua com um chamado, uma incumbência, um envio. O próprio Jesus, antes de subir ao céu, instrui seus discípulos sobre como seria dali adiante. Seria uma vida de discipulado e de fazer discípulos! A grande comissão, como chamamos esse texto, mostra que os verdadeiros discípulos de Jesus levam pessoas ao discipulado com Ele.

Vamos compreender alguns aspectos:

O que é então ser um discípulo?

Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: “Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”. João 8:31-32

O discípulo conhece a Palavra (Bíblia), pois nela encontramos a vontade de Deus e os seus mandamentos suas instruções para nossa vida. Jesus nos deixou incumbências, instruções, ordens, conselhos. Precisamos conhecer isso para fazer sua vontade.

O que o discípulo faz?

Ele segue o seu mestre! Jesus dizia a todos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me”. Lucas 9:23. Seguir é imitar, fazer aquilo que ele fez, ser como ele foi. O discípulo aprende com seu mestre. Você tem aprendido com Jesus? A sua vida tem espelhado e mostrado, que seu mestre é Jesus?

Nós somos parte da missão de Deus nesse mundo quando obedecemos ao nosso Deus, indo pelo mundo e pregando o Evangelho a toda criatura. Quando fazemos discípulos, batizamos e ensinamos.

Esse mundo é primeiramente a sua casa. Pai e mãe a primeira tarefa de vocês são os seus filhos, os primeiros discipuladores deles são vocês. Esse mundo são os seus vizinhos que não conhecem a Cristo. Esse mundo é o seu trabalho, são aquelas pessoas difíceis de lidar, pessoas que tentam preencher o vazio que há nelas com coisas passageiras. Esse mundo são as pessoas a sua volta.

Nós podemos traduzir esse texto como: “Indo, portanto, fazei discípulos de todas as nações”. Indo! No caminho que você for trilhando seja um discípulo que leva pessoas ao discipulado com Cristo.

É importante compreendermos que para ser parte da missão de Deus, precisamos deixar de lado nossa preguiça, nosso comodismo, pois na verdade, é bem mais fácil sentar no sofá da sala e ligar a televisão, é bem mais fácil passar horas em frente ao computador.

Pra ser parte dessa missão precisamos negar nossa vontade e servir ao outro. Deixar de lado nossas reclamações e intrigas, aprendendo a perdoar e pedir perdão. Pra ser parte dessa missão precisamos compreender que o Senhor dela é Deus, que ele está no comando e nós somos apenas instrumentos.

Observe, assim como um músico que conduz seu violão e faz o tom e a melodia que deseja, precisamos compreender que o Espírito Santo quer ser nosso condutor, nosso musico, e nós seremos instrumento, que é tocado e que, com isso, toca o coração de outros.

Como viver o discipulado?

Aprendendo a amar: “Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros”. João 13:35

É o amor que vai nos levar adiante. O amor que vem do nosso Senhor. Não é a necessidade de aparecer, o orgulho ou qualquer outro motivo, mas o amor. O discípulo de Cristo leva pessoas ao discipulado com ele ao reconhecer que outros precisam experimentar o imenso amor de Deus. E assim, aprendemos também a amar nossos irmãos na fé, que estão no mesmo barco que nós, que também são instrumentos.

Por que fazer discípulos?

Porque Jesus disse que faríamos, porque foi também o que ele fez. E, também, porque a salvação não é privilégio de uns, mas benção a ser anunciada a todos, cabe a nós anuncia-la.

Até quando fazer discípulos?

Temos duas respostas: até descansarmos (até morrermos) ou até Jesus voltar. Enquanto uma dessas coisas não acontece continuamos “Indo”, anunciando, batizando, ensinando, fazendo discípulos.

Onde a comunidade entra nisso? Como ela surgiu e por que nos reunimos como igreja?

Isso fica para nossa próxima mensagem!

Miss. Daline Moeller