"Como posso retribuir ao Senhor toda a sua bondade para comigo?" - Salmo 116:12

Irno Prediger

Pastor Emérito

bootstrap modal form

COMO POSSO RETRIBUIR AO SENHOR?

Salmo 116.12


“Como posso retribuir ao Senhor toda a sua bondade para comigo?

INTRODUÇÃO

 Há dez anos os exames de PSA começaram a indicar que algo não estava normal com a minha próstata. Uma biópsia em 2010, então, confirmou que eu estava com câncer de próstata. Quem já teve alguém de sua família, ou próximo a ele, com câncer sabe o que isso significa. Muitas coisas começam a passar pela mente da gente. O urologista e o patologista de Andradina logo me recomendaram fazer a cirurgia. Optei em ter um tempo de oração e de diálogo com a minha família, antes de tomar uma decisão. No CIS (Centro Integrado de Saúde) de Castliho, município onde resido, me foi proposto de eu ser encaminhado ao hospital de câncer de Barretos. Junto com a família, e depois duns dias de oração, entendemos que esta era a orientação de Deus. Em Barretos passei por novos exames, inclusive duma cintilografia óssea para ver se o câncer já teria avançado aos ossos. Não havia, felizmente. Já tinha passado pelo psicólogo e anestesista, preparando-me para a cirurgia, quando o médico chefe do setor de urologia do hospital falou comigo. Como no meu caso se tratava dum câncer inicial, ele me propôs entrar num programa do hospital chamado “monitoramento ativo”. Não fariam a cirurgia e nem outra coisa qualquer naquele momento. Eu devia retornar periodicamente ao hospital para exames e eles iriam monitorar o câncer, intervindo só quando ele desse sinais de estar avançando. Bem. Quase 10 anos depois, continuo sob este monitoramento do hospital de câncer de Barretos e o câncer continua estagnado até hoje. Só posso ser profundamente grato a Deus. E, “como posso retribuir ao Senhor toda a sua bondade para comigo”?

 E, você irmão, quanto Deus já lhe tem dado?! Deus deu a você a vida, a saúde, a família, o sustento e, em Cristo, Deus lhe deu a salvação que você não merecia, bem como inúmeras bênçãos espirituais e materiais!

 Diante de tudo isso que Ele nos tem dado, o salmista pergunta: “Que darei ao Senhor por todos os seus benefícios para comigo”?

 Qual seria a sua resposta? Penso que a nossa resposta pode ser:

1. Vou entregar a Deus a minha própria vida

Há alguns anos, num país africano, a igreja estava celebrando o culto anual de ações de graças. Todos traziam alguma coisa para o culto daquele domingo. Uns traziam cereais, outros frutas e ainda outros um valor em dinheiro. Colocavam em cestos bem grandes à volta da mesa de altar da igreja. Cada um trazia o que tinha para, assim, expressar a Deus sua gratidão por tudo o que Deus lhe tinha dado. Um menino não trouxe nada ao culto. Não possuía nada para dar. Decidiu ir à frente, durante o culto. Colocou a si mesmo num daqueles cestos. Em Pv 23.26 lemos: “Meu filho, dê-me o seu coração”.

Em Rm 12.1 somos ensinados sobre como oferecer nosso culto a Deus: “Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável; este é o culto racional de vocês”.

Você retribui toda a bondade de Deus, acima de tudo, entregando a sua vida a Ele. E entregar a sua vida a Deus implica em você negar-se a si mesmo, tomar a sua cruz a cada dia; render-se a Ele e comprometer-se com o Senhor. É dizer o que Paulo disse em Gl 2.20: “Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim”.

2. Vou amar a Deus acima de todas as coisas

Em Mt 22.37 Jesus reafirma o que já constava no AT, no livro de Deuteronômio: “Ame o Senhor, teu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento”.

Não é com coisas materiais que você vai, primeiramente, retribuir a Deus toda a sua bondade. Não é oferecendo algum tipo de sacrifício que você agradece a Deus por tudo o que ele fez para você. É, porém, amando o Senhor com todas as suas forças!

Como você mostra seu amor para Deus?

- Temendo e honrando o Senhor.

- Louvando ele nos cultos e no seu dia-a-dia.

- Confessando a sua fé em Jesus diante das pessoas e testemunhando a elas que o Criador é quem sustenta você.

- Buscando ele em oração e no meditar em Sua Palavra.

- Procurando obedecer a Ele em fé, não por obrigação, mas por gratidão!

Deus não está tanto à procura de pessoas que O conheçam mais, mas quem o busque mais no seu quarto de oração!

O que Jesus pediu a Pedro para ser seu servo no cuidar o seu rebanho?

Em Jo 21.15-17 lemos que Jesus não exigiu dele ser alguém que não cometa falhas; que seja um doutor em teologia. Jesus apenas esperava que Pedro realmente amasse o Senhor. Três vezes lhe perguntou: “Tu me amas”? Como, nas três vezes, Pedro afirmou que amava Jesus, o Senhor lhe disse: “Então pastoreia o meu rebanho!”.

Amor dedicado, que se traduz numa obediência por gratidão, é a maneira de você retribuir a Deus por toda a sua bondade que ele teve para com você!

3. Vou servir ao Senhor com fidelidade

Nós retribuímos toda a bondade de Deus para conosco, servindo a Ele e à Sua igreja com alegria, colocando em prática os dons que o Senhor nos deu.

Em Mt 25.21 Jesus nos ensina que, na Sua volta, serão recompensados aqueles que foram fiéis; aqueles que serviram, usando os talentos que cada um recebeu. Aos que forem encontrados fiéis, o Senhor dirá: “Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco, eu o porei sobre o muito. Venha participar da alegria do seu senhor”!

Como você irá servir ao Senhor?

a) Em primeiro lugar você serve ao Senhor, estando disponível, assim como Isaías o foi. Lemos em Is 6.8: “Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim”.

b) Usando os seus dons. Lemos em 1 Pe 4.10: “Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas”. Deus deseja usar a nós de formas diferentes e em funções diversas. Por isso deu dons diferentes a cada um de nós. Ele espera que cada um de nós sirva a Ele, servindo uns aos outros. Você quer agradecer a Deus por tudo o que lhe deu? Seja um servo fiel que usa o dom recebido para servir aos irmãos na fé.

c) Pagando o preço. Quem deseja retribuir a bondade de Deus irá servir ao Senhor, sabendo que pagará um preço. Quem se dispõe a servir, inevitavelmente, precisa abrir mão de algumas coisas. Também deve contar que, provavelmente, será criticado por outras pessoas, pessoas da própria família e, por vezes, por pessoas da própria igreja.

d) Abrindo mão de interesses e privilégios pessoais. Quem se dispõe a servir ao Senhor arrisca a sua vida e renuncia a interesses pessoais. Neste sentido, Paulo dá o seu testemunho em At 20.24: “Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar o evangelho da graça de Deus”.

CONCLUSÃO

 Diante de tudo o que Deus nos deu, nós só podemos retribuir, da nossa parte, com o nosso melhor: com nossa própria vida dedicada a Ele; com nosso amor abnegado a Ele e com o nosso servir fiel ao Senhor!

 Assim, façamos nossas a disposição e palavras de Paulo em At 20.24!

 Amém!

Perguntas para o encontro das células:

1. Como você responde à pergunta de Sl 116.12?

2. O que dificulta (ou impede) você de dar a sua vida a Deus, amar Deus de todo o coração e de servir ao Senhor com os seus dons?

3. O que diz para você pessoalmente At 20,24?

4. Como nós do grupo podemos nos ajudar mutuamente no servir ao Senhor?


COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS

Endereço

Rua Protázio Garcia Leal, 1137 
Três Lagoas - MS

Contato

Email: secretaria@luterana3lagoas.com.br