"Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres? ’ Então eu lhes direi claramente: ‘Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal! ’ " - Mateus 7:21-23

Pr.João Carlos

Pastor Auxíliar

bootstrap modal form

QUEM ENTRA NO REINO DOS CÉUS

Mateus 7: 21 e 23

O Sermão da Montanha (ou Sermão do Monte) é o sermão que Jesus deu em Mateus capítulos 5-7." O sermão da Montanha é o mais famoso sermão que Jesus deu, talvez o mais famoso já dado por alguém. O Sermão da Montanha abrange vários temas diferentes. Se tivéssemos que resumi-lo a uma única frase, seria mais ou menos assim: Como viver uma vida dedicada e agradável a Deus, livre de hipocrisia, cheia de amor e graça, e cheia de sabedoria e discernimento. 

Você já parou para pensar sobre o verso bíblico abaixo que faz parte dos ensinamentos do sermão do monte?

Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?

E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade. 

Devemos estar atentos para o fato, que este texto de Mateus 7, não está descrevendo a perdição de incrédulos. Os perdidos neste texto representam os membros da igreja que, em nome do Senhor operam sinais e que mesmo assim não alcançarão a salvação por não estarem fazendo a vontade do Senhor. Também devemos reconhecer que haverá um tempo em que já será demasiado tarde para obter a salvação. Então aquele que deseja a salvação deve estar “agora” muito atento para o que causou a perdição destas pessoas e tomar todas as medidas necessárias “em ocasião oportuna” para não cometer o mesmo erro, para não estar entre aqueles que ouvirão do Senhor “apartai-vos de Mim”. 


Uma Declaração De Fé No Senhor Não Garante O Acesso Ao Reino Dos Céus.

Você já parou para pensar nesta afirmação bíblica? Que profetas, pessoas que expulsam demônios e que foram usadas para realizar maravilhas, curas, sinais... ficarão fora do Reino de Deus?

É triste pensar nisto, mas é uma verdade. O que profetiza e opera sinais e maravilhas é usado pelo Espírito Santo, que o usa nos Dons Espirituais, o que expulsa demônios, os expulsa pelo poder e autoridade do nome de Jesus. Então vemos que as pessoas citadas acima possuem contato com o  Espírito Santo, mas porque Jesus afirma que muitas destas pessoas correrão o risco de ficar para traz? E por qual motivo ficarão para traz? Resposta: por praticarem a iniquidade. Então alguém pode questionar que Deus não usaria alguém que vive em pecado, ou que não se converteu.

Ninguém Entra No Céu Por Fazer Boas Obras.

Primeiro analisemos o seguinte: Dons espirituais são enviados de Deus para o homem, a Bíblia nos orienta a buscar com diligência os Dons, mas vemos exemplos que mesmo sem o homem merecer, e mesmo sem o homem ser fiel, Deus pode o usar. Exemplos:

1. O profeta velho de I Reis 13, o profeta velho era um homem mentiroso, enganador, enganou o profeta novo o fazendo voltar do seu caminho, mas depois profetizou que ele morreria comido por um leão e assim sucedeu.

2. Balaão, um homem amante do dinheiro que ensinou o rei Balaque a lançar prostitutas no meio de Israel para levar o povo a pecar, tentou amaldiçoar Israel mas Deus o dizia para abençoar.

3. Caifás, é dito em João 11:51 que ele sendo o sumo sacerdote profetizou que um homem deveria morrer pela nação(mesmo sem aceitar o testemunho de Jesus, do contrário, o condenando, apoiando e desejando sua morte)

Então vemos irmãos que Deus para cumprir seus propósitos (Ele é soberano) pode usar quem ele quiser para operar sinais e prodígios, por isso Jesus adverte que profetizar, curar, expulsar demônios, pregar não garante entrada no Reino de Deus. Jesus mesmo disse aos discípulos:

Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus. 

Lucas 10:20

Bom se Dons e operações não nos garante entrada no Reino de Deus, o que nos garante? O que nos dá segurança que herdaremos a vida eterna? Que sinal temos em nossas vidas de que estamos realmente desfrutando da Graça, do Sacrifício eterno de Jesus, de que estamos justificados?

A fé salvadora se manifestará em mudança.

Todos sabemos que somos salvos pela Graça de Deus, por meio da Fé em Jesus, sem nenhuma obra. Mas a Bíblia nos fala muito sobre produzir frutos, vejamos:

Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento; (Mateus 3:8)

Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus. (Romanos 7:4)

Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus. (Filipenses 1:11)

Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. (Tiago 3:17)

E principalmente: Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. (Gal 5:22-23)

Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. (Mateus 7:17)

Irmãos, vão ser salvos aqueles que derem frutos, não confundamos frutos com obras para alcançar Salvação, por exemplo o fruto de arrependimento é não voltar a praticar aquilo que Deus te libertou. O arrependimento vem de Deus, quando o homem se entrega a este arrependimento ele abandona seu pecado, isto é o fruto. 

A Salvação pela Graça e Fé é assim, Deus se revela ao homem, mostra sua Graça, seu perdão, lhe concede a Fé, a medida que cremos iremos dar frutos para Deus, frutos que indicam que a Graça está sobre nossas vidas.

Conclusão.

Apesar da tragédia do texto, há esperança. O Senhor utiliza um tom de advertência. O tempo verbal utilizado é futuro, portanto ainda a ocorrer. Urge uma avaliação criteriosa da vida que cada um leva, consultar as profundezas de nossos corações para sabermos se de fato o Senhor nos conhece. Servir ao Senhor não traz qualquer garantia de amizade com Ele.

Ele diz: sois meus amigos se fizerdes o que mando.

A Ele honra, glória e louvor de eternidade a eternidade.

Que o caráter de Cristo seja o nosso maior objetivo, em nome de Jesus!! Deus abençoe.

Amém..

Sugestão de perguntas para os pequenos grupos.

Cristo tem sido de fato nosso Senhor?  

Estou de fato obedecendo a Sua Palavra?

Em que está baseado sua salvação? 

Você faz boas obras para ser salvo por elas?

Quais as motivações que te levam a realizar algo para Deus? 


COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS

Endereço

Rua Protázio Garcia Leal, 1137 
Três Lagoas - MS

Contato

Email: secretaria@luterana3lagoas.com.br